You are on page 1of 28

EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO MARCOS

INTRODUO
Dos quatro livros do Novo Testamento que so denominados "Evangelhos", aceito, pela maior parte dos estudiosos, que o segundo da ordem , na realidade, o mais antigo. o bastante aqui apresentar os detalhes simples deste raciocnio. Numa comparao com os outros dois Sinpticos (Mateus e Lucas), constata-se que cerca de 90% de Marcos reproduzido em Mateus e Lucas. Apenas cerca de trinta, dos 661 versculos de Marcos, no aparecem em Mateus ou Lucas.

INTRODUO
Alguns destes versculos so idnticos quanto ao vocabulrio e ordem de palavras. Tanto Mateus como Lucas concordam com a ordem cronolgica de Marcos; quando Mateus discorda, Lucas concorda, e vice-versa; ambos muito raramente discordam juntos. Tambm o grego segundo Marcio no polido e sua sintaxe ruim; a linguagem de Mateus e Lucas muito melhor.

AUTORIA
Assim como os outros 3 evangelhos, Marcos annimo. No incio do segundo sculo, o segundo Evangelho do cnono foi atribudo a "Joo chamado Marcos. Joo (hb. Joan). Como mais tarde seu campo de ao foi a misso aos gentios, ele ficou conhecido, e at hoje o , por seu cognome latino Marcos (cf At 15.39; Cl 4.1; Fm 24; 2Tm 4.11; 1Pe 5.13; em At 13.5,13 ele s Joo; os dois nomes juntos esto em At 12.12,25; 15.37).

AUTORIA
Na opinio de Grundmann (p 20), do nome duplo conclui-se que Marcos ou um antepassado seu foi um libertinus, um liberto. At 6.9 comprova a fora numrica do grupo dos libertini em Jerusalm. Era costume que estes libertos, por ocasio da sua libertao da escravatura, eram adotados por uma famlia romana, passando a usar o nome dela. Saulo Paulo um exemplo conhecido. Este contexto histrico poderia fazer com que Marcos fosse o homem certo especialmente para o trabalho missionrio em Roma.

JOO MARCOS
O filho da Maria para cuja casa Pedro fugiu depois de escapar da priso (At. 12:12); O mesmo Marcos que Paulo e Barnab levaram com eles, na chamada Primeira Viagem Missionria (At. 12:25). primo de Barnab (Col. 4:10). Marcos deixou Paulo e Barnab em Perge (At. 13:13), para retornar a Jerusalm.

JOO MARCOS
No incio da segunda viagem, Barnab quis levar Marcos outra vez, mas Paulo recusou-se (At. 15:37). Como resultado, Paulo e Barnab separaram-se, Joo Marcos indo com Barnab para Chipre (At. 15:39). Mais tarde, Marcos encontrado estando com Paulo, quando este escrevia igreja colossense (Col. 4:10,11) e a Epstola a Filemom (24). Em II Timteo 4:11, Paulo pede a Timteo para ir a Roma e levar Joo Marcos. Em I Pedro 5:12,13, Marcos est presente, com Pedro, em Babilnia, juntamente com Silvano (Silas), outro excompanheiro de Paulo.

O TESTEMUNHO DOS PAIS PRIMITIVOS


Os pais primitivos so enfticos em dizer que Joo Marcos coletou seu material de Pedro. A afirmao de Papias (cerca de 140 d.C.) bem conhecida, tendo sido preservada por Eusbio (Ecclesiastical History Histria Eclesistica, III, 39, 15)

PAPIAS (140 d.C.)


E o ancio disse isto tambm: Marcos, tendo-se tornado o intrprete de Pedro, escreveu precisamente tudo o que lembrara das coisas ditas e feitas pelo Senhor, mas no em ordem. Pois nem ele ouvira o Senhor, nem o seguira, mas posteriormente, como eu disse, Pedro adaptou seus ensinos s necessidades (de seus ouvintes), mas no como se ele estivesse redigindo uma narrao associada dos orculos do Senhor. Assim, Marcos no cometeu nenhum engano ao registrar, desta forma, algumas coisas exatamente como ele se lembrou delas, pois ele tomou todo o cuidado para no omitir nada que ouvira e para no fazer nenhuma declarao falsa.

O TESTEMUNHO DOS PAIS PRIMITIVOS


Justino Mrtir (cerca de 150 d.C.) cita o Evangelho de Marcos como sendo "memrias de Pedro". Irineu (cerca de 180 d.C., em Contra as Heresias III, 1, 2) concordou com Papias, mas acrescentou: "Depois da morte destes, Marcos, o discpulo e intrprete de Pedro, tambm dirigiu-se a ns, ao escrever as coisas pregadas por Pedro. Clemente de Alexandria (cerca de 200 d.C.), conforme preservado em Eusbio (Histria Eclesistica VI, 14, 6,7), disse que Pedro ainda estava vivo, quando Marcos escreveu, e verificou a preciso da narrativa de Marcos.

O TESTEMUNHO DOS PAIS PRIMITIVOS


Por causa do testemunho antigo da igreja, pouca dvida pode haver de que Joo Marcos escreveu o segundo Evangelho. Provavelmente, ele era jovem demais para seguir a Jesus. Contudo, alguns estudiosos sentem que o jovem mancebo de Marcos 14:51-52 uma referncia encoberta ao autor. A incluso de tal incidente isolado apontaria mais logicamente para o escritor do que para algum outro.

LOCAL E DATA DA ESCRITA


LOCAL: ROMA DATA: APROX. 58-65 d.C.

CARACTERSTICAS
O estilo foi descrito como pitoresco, enrgico e dramtico. Um realismo vivo caracteriza tanto o estilo de Marcos como a sua narrativa simples dos fatos. Os acontecimentos foram descritos sem alterao ou interpretao extensa, e sua apresentao foi marcada pela qualidade da exatido encontrada nas narrativas das testemunhas oculares.

CARACTERSTICAS
Um vigor pronunciado e uma nota de urgncia podem ser sentidos em quase todas as passagens da obra. A palavra caracterstica deste Evangelho de ao euthys, o qual ocorre cerca de 41 vezes e foi traduzido para logo, imediatamente, sem demora, dentro em pouco.

CONTEDO
O Evangelho comea com um breve relato dos acontecimentos que deram incio ao ministrio pblico de nosso Senhor, isto , seu batismo e tentao. Marcos omitiu assim, propositalmente claro, qualquer referncia ao nascimento e os primeiros trinta anos da vida de Cristo. Ele tambm no menciona o comeo do ministrio na Judia, que foi registrado em Jo. 2:13 4:3. Sem qualquer explicao sobre os acontecimentos intermedirios, o autor passa da tentao para o ministrio na Galilia.

CONTEDO
O primeiro perodo da obra ao norte da Palestina foi marcada por tremendo sucesso com multides se ajuntando para ouvir o novo mestre, resultando em que ele achou necessrio restringir os ajuntamentos ao campo (Mc. 1:45). Vinha gente da Judia e Idumia para o sul da Peria para o leste e de Tiro e Sidom para o norte (3:7,8).

CONTEDO
Quase simultaneamente, nosso Evangelho registra o comeo da hostilidade a Cristo da parte dos lderes judeus. Esta oposio intensificou-se at se transformar em uma das caractersticas principais do segundo perodo da obra na Galilia. Como resultado da inimizade desses lderes e da supersticiosa suspeita de Herodes Antipas, Jesus deu incio a uma srie de sistemticas retiradas da regio da Galilia, sempre permanecendo na rea em geral e freqentemente retornando a Cafarnaum para uma rpida estada.

CONTEDO
Durante esses dias sua ocupao principal era de treinar os discpulos. A hora para a qual ele propositalmente se dirigia estava se aproximando rapidamente e foi nesse ponto que ele comeou a preparar os seus, repetindo explicaes, para a consumao de sua obra terrena com a morte e ressurreio.

CONTEDO
Aps as retiradas para treinamento dos discpulos, Marcos traa a ltima viagem de Cristo a Jerusalm atravs da Peria. Ao fazlo nosso autor tornou a omitir considervel poro de material. Passou por cima de todo o ministrio posterior na Judia e a maior parte do trabalho alm do Jordo na Peria.

CONTEDO
De acordo com a caracterstica brevidade do Evangelista, ele entra imediatamente na narrativa da Semana da Paixo. A este curto perodo Marcos dedica quase seis dos seus dezesseis captulos, uma proporo inteiramente justificada quando se percebe que essa a consumao proposital para a qual a vida de nosso Senhor se dirigiu.

ESBOO
I. O ttulo. 1:1 II. Preparao do ministrio de Cristo. 1:2-13. A. Seu Precursor, 1:2-8. B. Seu Batismo. 1:9-11. C. Sua tentao. 1:12, 13.

III. Ministrio de Cristo na Galilia. 1:14 6:30. A. A chamada dos quatro primeiros discpulos. 1:14-20. B. Primeira viagem missionria pela Galilia. 1:21-45. C. O desenvolvimento da oposio oficial. 2:1 3:12. D. Escolha dos Doze. 3:13-19. E. Preocupao dos amigos de Cristo e as acusaes dos seus inimigos. 3:20-35. F. Parbola beira-mar. 4:1-34. G. Viagem Gadara. 4:35 5:20. H. A mulher com uma hemorragia, e a filha de Jairo. 5:21-43. I. Outra viagem missionria pela Galilia. 6:1-30.

ESBOO

ESBOO
IV. As retiradas da Galilia. 6:31 9:50. A. Retirada para a praia ocidental do lago. 6:3156. B. Discusso da injustificada exaltao da tradio. 7:1-23. C. Retirada para a regio de Tiro e Sidom. 7:2430. D. Retirada para Decpolis. 7:31 8:9. E. Retirada para Cesaria de Filipe. 8:10 9:50.

V. Ministrio de Cristo na Peria. 10:1-52. A. Comentrios sobre o divrcio, as crianas e a riqueza. 10:1-31. B. conversa a caminho de Jerusalm,. 10:32-45. C. A cura do cego Bartimeu. 10:46-52. VI. Final do ministrio de Cristo em Jerusalm. 11:1 13:37. A. Entrada em Jerusalm e no Templo. 11:1-26. B. Controvrsias finais com os lderes judeus. 11:27 12:44. C. O apocalipse no Jardim das Oliveiras. 13:1-37.

ESBOO

VII. A paixo e a ressurreio de Cristo. 14:1 16:20. A. Traio e devoo. 14:1-11. B. A paixo do Senhor. 14:12 15:47. C. A ressurreio do Senhor. 16:1-20.

ESBOO

You might also like