You are on page 1of 8

GESTO ESTRATGICA DE PESSOAS NO SETOR PBLICO

INTRODUO
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar, atravs de uma pesquisa bibliogrfica, como a gesto de pessoas na era do conhecimento tornou-se um fator de vantagem competitiva para as empresas, transformando-se talvez no nico diferencial de difcil cpia pelos concorrentes.

REFERENCIAL TERICO
Gerenciar pessoas ou a gesto de pessoas a preocupao de muitas organizaes para que seus objetivos sejam atingidos, de preferncia com a participao de um grupo eficaz e motivado liderado por um gestor que possa ter os seguintes desafios estratgicos nesta atividade:

Atrair, capacitar e reter talentos; Gerir competncias; Gerir conhecimento; Formar novo perfil do profissional demandado pelo setor; Gerir novas relaes trabalhistas;

Manter motivao/clima organizacional;


Desenvolver uma cultura gerencial voltada para a excelncia; RH reconhecido negcio; como contributivo para o

RH reconhecido como estratgico;


Conciliar reduo de custo e desempenho humano de qualidade; Equilbrio com qualidade de vida no trabalho; Descentralizar gesto de RH.

Chiavenato (1999) ainda enfatiza que o RH est relacionado a todas essas funes do administrador. Ele afirma que a Administrao de Recursos Humanos refere-se s polticas e prticas necessrias para se administrar o trabalho das pessoas.

METODOLOGIA
A metodologia usada para desenvolvimento deste estudo tomou como base a pesquisa bibliogrfica, que conforme Gil (1999) fundamenta-se em fontes escritas que se referem a uma modalidade especfica de documentos, que so as obras escritas, impressas em editoras, comercializadas em livrarias e classificadas em bibliotecas. Alm de pesquisa via internet em artigos com temas relacionados.

CONSIDERAES FINAIS
A gesto de pessoas nada mais que uma forma de geri os servios pblicos de forma eficiente, onde os prestadores dos servios so peas fundamentais para que isso ocorra. No setor pblico, o que se v so cidados/usurios insatisfeitos com o mau atendimento, com isso pressupe-se que essa deficincia no atendimento sucede, muitas vezes, pela falta na Administrao Pblica de uma gesto estratgica, onde haja a busca por treinamentos e desenvolvimentos dos servidores.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
CHIAVENATO, I. Gerenciando pessoas. 2. ed. So Paulo : MakronBooks, 1994. CHIAVENATO, Idalberto. Gesto de Pessoas; o novo papel dos recursos humanos nas organizaes. Rio de Janeiro: Campus, 1999. GIL AC. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. 5. Ed. So Paulo: Atlas; 1999. LACOMBE, B. M. B., A contribuio da gesto de pessoas para os resultados organizacionais: em direo a um quadro terico-analtico. In: Gestin y competencias frente al desafio de la integracin de los mercados Puerto Plata: CLADEA/Pontificia UniversidadCatlica Madre y Maestra, 2004

You might also like