You are on page 1of 17

Alan Rocha

Significado da avaliao do processo ensinoaprendizagem em Educao Fsica


A

avaliao do processo ensinoaprendizagem muito mais do que simplesmente aplicar testes, levantar medidas, selecionar e classificar alunos. Est relacionada ao PPP da escola. A partir de dados obtidos da observao sistemtica das aulas de Educao Fsica verificou-se:

Atender exigncias

No realizada

Atender a legislao

Execuo do gesto tcnico

Avaliar em Educao Fsica

Selecionar para competies

Avaliao biomtrica

Presena como nico critrio

reducionismo das possibilidades pedaggicas da Educao Fsica causa limitaes nas finalidades, forma e contedo da avaliao. Tanto quanto ocorre em outras disciplinas e atividades escolares, desconsidera-se que os alunos chegam escola marcados em seus corpos e possibilidades corporais. Desconhecendo-se essas condies, os alunos passam a ser homogeneizados, igualados.

O sentido da avaliao do processo ensino-

aprendizagem em Educao Fsica o de fazer com que ela sirva de referncia para a anlise da aproximao ou distanciamento do eixo curricular que norteia o PPP da escola.

Finalidades, contedos e forma para uma proposta de avaliao

O projeto histrico
Deve-se ter em conta, claramente, a sociedade na qual estamos inseridos e a que queremos construir.

As condutas humanas
A considerao de que o processo ensinoaprendizagem da Educao Fsica envolve aspectos de conhecimento, habilidades e atitudes.

As prticas avaliativas
A superao de prticas mecnico-burocrticas (aplicar testes, selecionar alunos, dar notas, detectar talentos) pela busca de prticas produtivo-criativas e reiterativas; As prticas avaliativas produtivo-criativas e reiterativas buscam imprimir avaliao uma perspectiva de busca constante da identificao de conflitos no processo ensino-aprendizagem, bem como a superao dos mesmos, atravs do esforo crtico e criativo coletivo dos alunos e as orientaes do professor.

As decises em conjunto
O aluno deve ter a possibilidade de expressar seus objetivos de ao e participar da avaliao coletiva dos mesmos.

O tempo pedagogicamente necessrio para a aprendizagem


A ateno a ser dada ao tempo pedagogicamente necessrio para que a aprendizagem se efetive, ou a destinao de um nmero determinado de aulas para tratar de uma dada problematizao, que deve ser adequado ao ritmo de aprendizagem da turma.

A compreenso crtica da realidade


O rompimento definitivo com vises abstratas, irreais, que homegeneizam e igualam os alunos.

O privilgio da ludicidade e da criatividade


Reconsiderao do papel da escola enquanto celeiro de talentos esportivos, que tem condicionado a avaliao a detectar talentos.

As intencionalidades e intenes
Considerar que, tambm na avaliao, confrontam-se sentimentos e significados.

A nota enquanto sntese avaliativa


Redimensionar o sentido burocrtico do dar nota fazendo-a sntese qualitativa do processo de aprendizagem do aluno. Significa, ainda, fazer da nota um resultado que permita constatar a aproximao ou o distanciamento do eixo curricular privilegiado no PPP e no um castigo para o aluno.

Reinterpretao e redefinio de valores e normas Durante a aula, os alunos devem participar criticamente da reinterpretao dos valores e procedimentos que sustentam a avaliao.

Na interpretao do insucesso e do erro


No reinterpretar o insucesso e o erro para no fazer deles fontes de culpa ou castigo. Isso significa que se deve superar a perspectiva formal de entendimento da aprendizagem que a reduz a erros e acertos. necessrio levar em conta que o erro compe o processo de aprendizagem e faz parte da construo do domnio de novos conhecimentos, habilidades e atitudes.

Implicaes metodolgicas
Na utilizao de instrumentos
No utilizar instrumentos de avaliao bem elaborados, como estmulo e desafio ao interesse e curiosidade dos alunos, empregando os dados coletados com finalidades precisas, divulgando os resultados com registros sistemticos em fichrios cumulativos.

Propondo instrumentos:
Objetivos

Precisamos considerar Critrios

Contedos

Ficha de observao da participao psico-fsico-social dos alunos (Criatividade nas aulas de Educao Fsica TAFFAREL, 1985)

Alunos

Critrios / Indicadores
Fica parte, no demonstrando entusiasmo nem cooperao, movimentand o-se pouco. Age com entusiasmo, sem cooperao na realizao das tarefas, movimentand o-se razoavelmente. Age com entusiasmo e cooperao na realizao das tarefas, boa movimentao . Assume liderana, movimenta-se muito.

Rosalvo Wagner Alice

Projeto Vivendo e aprendendo a jogar Ficha de Acompanhamento


ALUNOS
1 Registra as atividades realizadas

CRITRIOS
2 3 Participa na Coopera no formulao grupo nas das regras situaes de discutidas pela aprendizagem turma 4 Adapta os movimentos s situaes de jogo 5 Cumpre os combinados estabelecidos

Rosalvo Wagner Alice


LEGENDA S F R N Sempre Freqentemente Raramente Nunca

H escolas que so gaiolas e h escolas que so asas. Escolas que so gaiolas existem para que os pssaros desaprendam a arte do vo. Pssaros engaiolados so pssaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode lev-los para onde quiser. Pssaros engaiolados sempre tm um dono. Deixaram de ser pssaros. Porque a essncia dos pssaros o vo.

Escolas que so asas no amam pssaros engaiolados. O que elas amam so pssaros em vo. Existem para dar aos pssaros coragem para voar. Ensinar o vo, isso elas no podem fazer, porque o vo j nasce dentro dos pssaros. O vo no pode ser ensinado. S pode ser encorajado.

Rubem Alves

You might also like