You are on page 1of 63

Bamboterapia

Profa. Virgnia I. Moreira Marques Farmacutica


Presidente Prudente 2013 UNOESTE

Introduo
Entre

as terapias alternativas, a bambuterapia tem se destacado em razo de sua facilidade para tratamento facial e corporal, modelagem, drenagem linftica e relaxamento. terapia com bambu uma inovao do mercado que valoriza o cliente e est presente nas clnicas.

Bambu
O

bambu uma planta muito resistente, podendo se recuperar de um ano ou uma estao ruim. Aps a destruio da Hiroshima pelas armas atmicas os bambus resistiram e foram as primeiras plantas aparecer. Representa para os chineses fora, beleza, leveza e flexibilidade.

HISTRIA DO BAMBU

O bambu uma espcie vegetal, encontrado nos continentes asitico e americano, pertencente famlia das gramneas. Calcula-se existirem1.200 espcies no mundo. No Brasil, encontra-se uma das maiores diversidades de espcie, especialmente na Bahia e na Amaznia. O bambu pode habitar em diferentes tipos de solo e condies climticas, muito resistente e seu custo bastante acessvel. Seus 5 primeiros anos de vida, durante a fase de crescimento, ocorrem abaixo do solo. O bambu vai enraizando e criando foras para, mais tarde, aparecer acima da terra, podendo atingir altura de at 35 metros.

Definio

A tcnica tambm associa a estimulao de alguns pontos de acupuntura, promovendo o bem-estar fsico e um equilbrio energtico capaz de integrar a mente, corpo e esprito. Os pontos de acupuntura podem ser estimulados atravs da extremidade do bambu ou com a ponta dos dedos, realizando-se uma presso por alguns segundos a fim de assegurar a harmonizao desses pontos.

Na medicina tradicional chinesa, a gordura localizada so consideradas uma sndrome de estagnao dos lquidos internos do corpo (JinYe), e tal acmulo de lquidos est associado ao elemento terra. O elemento terra representado por BP e E; e sua funo est relacionada com a transformao dos alimentos no corpo.

- SISTEMA CARDIOVASCULAR
Transporte

Funo

de oxignio e substncias nutritivas para todas as clulas do corpo pela remoo dos produtos residuais e conduo de clulas especializadas que ajudam a proteger o corpo contra infeces.

SISTEMA IMUNOLGICO

Funo

defender um organismo multicelular de bactrias, vrus ou parasitas.

LINFONODO - Os principais:
Axilar;

Fossa-olecraniana;
Ducto

torcico; Pr-artico; Inguinal; Losango poplteo

EDEMA

a acmulo anormal de lquido no espao intercelular resultante de uma leso que provoca um encharcamento do tecido conjuntivo.

CELULITE

uma palavra de origem latina. Significa inflamao do tecido celular.

DRENAGEM COM BAMBU


A

tcnica de drenagem com bambu originria da Frana e vem ganhando adeptos no mundo inteiro pela eficincia e praticidade de sua aplicao. A tcnica consiste nos princpios bsicos da drenagem linftica manual.

DRENAGEM COM BAMBU


Para

realizao das manobras corporais, os movimentos so realizados alternandose varetas de bambu de tamanhos diversificados. As varetas agem como se fossem prolongamentos dos dedos podendo se adaptar aos contornos corporais desejados.

Kit de Bambu

Curiosidade
O

bambu era considerada uma planta sagrada. Os chineses o utilizavam apenas em cerimnias de nascimento, morte, casamento e iniciao de magos. Acredita-se que o espao vazio entre um n e outro era to puro, que os anjos ao virem terra ali se hospedavam.

Kit de Bambu

Por estar em contato direto com a pele, o bambu deve ter uma superfcie lisa e livre de farpas que possam prejudicar a integridade do tecido cutneo. O Kit de bambu, normalmente, consiste em sete a dez varetas com quatro tamanhos diferentes. As varetas so escolhidas durante a aplicao da tcnica dependendo da localizao e do tamanho da rea a ser tratada.

Higienizar os bambus
O

Kit no necessita ser de uso exclusivo de cada paciente, devendo ser realizada a assepsia correta antes de sua aplicao. A assepsia pode ser realizada com o uso de lcool gel a 70%, devendo ser evitada a regio interna do bambu.

Aplicao
A

tcnica de drenagem com bambu pode ser realizada at trs vezes por semana, desde que seja respeitado um dia de intervalo entre as sesses.

Indicaes

Edema; Alteraes no retorno venoso; Alteraes musculares (ex. fadiga, dor e tenso) Desintoxicao; Harmonizao e equilbrio energtico; Oxigenao e nutrio dos tecidos; Relaxamento geral e especfico; Melhora do bem-estar psicolgico. **** Gestante****est contra indicado estimular os pontos de acupuntura e realizar as manobras especficas da regio do abdome. Para envelhecimento; Flacidez.

Contra indicaes

Trombose venosa profunda e tromboflebites; Infeces agudas; Insuficincia renal; Hipertenso ou hipotenso descompensada; Cncer; Insuficincia cardaca congestiva; Dermatite; Certos tipos de afeces da pele.

Acupuntura
A

estimulao de todos os pontos de acupuntura localizada no abdome ajudam em conjunto na reduo de medidas da circunferncia abdominal e so bastante utilizados em tratamento estticos na medicina tradicional chinesa.

Realizar

a compresso e descompresso sobre o abdmen juntamente com a expirao e inspirao do cliente. Promover compresso e descompresso dos bambus nos msculos do trapzio em direo aos ps.

Estimulo dos pontos reflexos


Yin tang VB 14 Yu Yao TA 23 VB 1 E2 E3 E4 IG 20 E5 E6 ID 19

VC 12 VC 14 E 25 E 26 E 27 VB 30 IG4 BP 6 VC 6 VC 9 BP 15 E 36 VG 20

Yin

tang: Ponto extra indicado para estado de ansiedade, distrbio do sono, afeces nasais como rinite, prurido; estimula glndula pineal e hipfise. Localizao: linha mediana entre as sobrancelhas.

VB

14: Indicao para dor de cabea frontal, dor nos olhos, enxaqueca e tontura; clareia mente e pensamentos. Localizao: um tsun acima da linha da sobrancelhas, perpendicular pupila. Yu Yao: afeces de plpebras e msculo de face.

TA

23: Indicado para problemas nos olhos e enxaqueca; promove tonificao dos msculos do corpo. Localizao: no final da sobrancelhas.
VB

1: indicado para paralisia facial. Localizao: 0,5 tsun, canto externo dos olhos.

E 2: Indicado para casos de conjutivite, paralisia facial, espasmo facial, tique e dor de cabea; desintoxica o corpo e regula a respirao. Localizao: depresso do forame infraorbital, bilateral.

E 3: Indicado para paralisia facial, conjutivite, hiperlacrimao, miopia e dor de dente; desintoxica o corpo e regula a respirao. Localizao: entre a linha vertical da pupila e alinha horizontal da borda inferior do nariz, bilateral.

E 4: Indicado para paralisia facial, tique e dor de dente; atua no fgado e no pulmo purificando o sangue e evitando o acmulo de lquidos no corpo. Localizao: a meia polegada do canto da boca, bilateral.

IG

20: Indicado para distrbios da regio do nariz como constipao, renite e sinusite, edema ou acne na face; estimula desintoxicao corporal. Localizao: borda lateral da asa do nariz, bilateral. IG 19: fortalece os lbios e ctis, evitando rachadura.

VC24 (vaso concepo)


Indicado

para paralisia facial, gengivite, inchao no rosto e dor de dente; melhora eliminao dos resduos alimentares, evitando acmulo nos tecidos corporais. Localizao: linha central do rosto, na depresso abaixo do lbio inferior.

VG

26: Indicado para desmaios, coma, lombalgia, paralisia facial e distrbio mental; regula ao hormonal. Localizao: linha mediana entre nariz e boca. VG 24: Melhora a eliminao dos resduos alimentares, evitando que se acumulem nos tecidos corporais.

5 e E 6: inchao do rosto e paralisia facial. Localizao: E6: ngulo mandibular . E5: 1 tsun abaixo do E6.

ID

19: revitalizao facial. Localizao: em frente do ouvido, na depresso.

Desobstruo

das cadeias de gnglios principais: axilas, supra e infra clavicular, inguinais e poplteas.

VC

12:Indicaes: sensao de peso no corpo, edema, distrbios de apetite e digesto, vmitos, enjo, gastrite aguda e crnica, lceras gstricas e duodenais. Localizao: Esse ponto est localizado quatro tsun acima do umbigo. VC 4: Indicaes: impotncia, distrbios de menstruaes das vias urinrias, importante ponto de tonificao para os casos de esgotamento fsico e mental Localizao: Esse ponto est localizado trs tsun abaixo do umbigo.

25: Indicaes: distenso abdominal, nuseas e vmito, constipao, edema, distrbios do trato gastrintestinal e distrbios menstruais. Localizao:Esse ponto est localizado duas polegadas laterais ao umbigo bilateralmente.

26 e E 27: menstruao irregular e constipao intestinal. Localizao: E26 1 tsun abaixo do umbigo e dois tsun lateral . E27 2 tsun abaixo do umbigo e dois tsun lateral a ele.

VB

30: dores nos membros inferiores e drenagem de lquidos. Localizao: na ndega, na linha entre o coxi, a cabea do fmur.

IG4 (Intestino grosso 4)


Este

ponto est localizado no lado dorsal da mo entre o primeiro e o segundo metacarpo, no ponto mais alto em cima do msculo intersseo, bilateralmente. Indicaes: insnia, nervosismo, dores em geral, amigdalite, faringite, rinite, asma, bronquite.

BP6 (Bao pncreas 6)


Esse

ponto est localizado quatro tsun acima do malolo lateral bilateralmente. Indicaes: ajuda a eliminar a umidade do corpo, diminui edema em membros inferiores, alivia dor nas pernas e artrite e corrige menstruao irregular

VC6 (vaso concepo 6)


Esse

ponto est localizado um tusun e meia abaixo do umbigo. Indicaes: elimina a estagnao de umidade, melhora estado de inanio e debilidade tanto fsica como psquicas, estados de ansiedade, depresso, distrbios das funes sexuais e afeces do trato gastrintestinal.

VC9 (vaso concepo 9)


Esse

ponto est localizado uma tsun acima do umbigo. Indicaes: distenso e dor abdominal, afeces do trato gastrintestinal, edema e ascite.

BP15 (bao e pncreas 15)


Esse

ponto est localizado quatro tsun laterais ao umbigo bilateralmente. Indicaes: importante ponto nos casos de queixas no abdome, com intensa ao sobre o peristaltismo do intestino grosso e distrbios gastrintestinais.

E36 (estmago 36)


Este

ponto est localizado trs tsun abaixo da patela, lateral margem anterior da tbia, bilateralmente. Indicaes: estimulao geral da imunidade, afeces do trato gastrintestinal, afeco associadas a alergias.

VG20 (vaso governador 20)


Este

ponto est localizado cinco tsun atrs da margem anterior do cabelo, na regio medial. Indicaes: ansiedade, medo, estados de agitao, depresso, cefalia, falta de memria.

B2 (bexiga 2)
Indicado

para dor de cabea, tontura, doena dos olhos, paralisia facial, sinusite e renite; atua no bao e no pncreas melhorando metabolismo e digesto. Localizao: no canto interno da sobrancelhas.

DRENAGEM LINFTICA COM BAMBU


1. Estimulao ganglionar respirao supraclavicular infraclavicular axilar inguinal poplteo malolo

3. Manobras (Membros inferiores) deslizamento superficial em membros inferiores de proximal para distal. (continuao) Deslizamento superficial em membros inferiores de proximal para distal. Rolamento mvel em membros inferiores de proximal, medial e distal. (continuao) rolamento mvel em membros inferiores de proximal, medial e distal. (continuao) Rolamento mvel em membros inferiores de proximal, medial e distal. Deslizamento profundo em X na coxa de distal para proximal. Deslizamento profundo alternado em membros inferiores de proximal para distal. Pinamento com toro somente na coxa. Amassamento somente em coxa. Percusso alternada. Deslizamento superficial. (continuao) Deslizamento superficial.

DRENAGEM LINFTICA COM BAMBU

DRENAGEM LINFTICA COM BAMBU


3. Manobras (Abdome) Deslizamento superficial. Deslizamento profundo bilateral Rolamento unilateral na cintura. Frico alternada em regio lateral e medial. (continuao) Frico alternada em regio lateral e medial. Evacuao intestinal. (continuao)Evacuao intestinal. Deslizamento superficial

DRENAGEM LINFTICA COM BAMBU


Manobras (Membros superiores) - Deslizamento superficial * brao distal - Deslizamento alternado * brao proximal - Deslizamento profundo cruzado. * brao proximal - Deslizamento superficial na regio interna do brao
3.

3. Manobras (Membros inferiores dorsal) Deslizamento superficial em membros inferiores de proximal para distal.* coxa. (continuao) deslizamento superficial em membros inferiores de proximal para distal. *distal (continuao) Deslizamento superficial em membros inferiores de proximal para distal. (continuao) Deslizamento superficial em membros inferiores de proximal para distal. Rolamento mvel em membros inferiores de proximal para distal. *proximal (continuao) Rolamento mvel em membros inferiores de proximal para distal. (continuao) Rolamento mvel em membros inferiores de proximal para distal. Deslizamento profundo em X de proximal para distal (continuao) Deslizamento profundo em X de proximal para distal. Pinamento com toro. Amassamento somente em coxa

DRENAGEM LINFTICA COM BAMBU

DRENAGEM LINFTICA COM BAMBU


Percusso. Deslizamento superficial. (continuao) Deslizamento superficial continuao) Deslizamento superficial continuao) Deslizamento superficial Costas Rolamento lateral at axila Deslizamento profundo alternado em regio de flancos. Semicrculo em toda a regio posterior Deslizamento em toda a extenso da cervical, trapzio e deltide. Presso e descompresso em toda extenso do msculo paravertebral. Deslizamento superficial ao redor da escpula. Presso de descompresso ao redor da escpula.

-Membros inferiores dorsal

MASSAGEM FACIAL COM BAMBU

A tcnica de massagem facial com o bambu utiliza manobras de drenagem linftica, lifting e exerccios de isometria de toda a musculatura facial. A tcnica tem como objetivo principal o rejuvenescimento facial, melhorando a elasticidade da pele e a tonificao muscular. Alm disso, na massagem facial com bambu, tambm so trabalhados pontos de acupuntura a fim de harmoniz-los entre eles.

Estimulao ganglionar
respirao

infraclavicular
supraclavicular cervicais

profundo e superficias submandibular submentoniana pr-auriculares

Estimulao dos pontos reflexos

VB 14 TA 23 E2 B2 VG 26 VC 24 E4 IG 20 Yin tang

Manobras

Deslizamentos superficial sobre o msculo estemocleido occipitomastoideo Deslizamento superficial no tero inferior da face Deslizamento superficial no tero mdio da face Deslizamento superficial na regio orbital Deslizamento superficial na regio frontal Rolamento no esternocleidomastoideo Rolamento no tero inferior Rolamento no tero mdio Rolamento no tero superior

Manobras

Deslizamento alternado na regio mentoniana Deslizamento alternado no orbicular dos lbios Deslizamento alternado no tero mdio Deslizamento alternado na regio frontal. Arrastamento com um bambu fixo e o outro mvel e vice-versa, do centro para a lateral na regio do tero inferior. Arraste no tero mdio Arraste na regio frontal em direo cranial Lifting em regio do tero interior. Lifting em regio do tero mdio Lifting em regio do tero superior Percusso na regio do tero inferior Deslizamento superficial da regio frontal levando contingente para regio supraclavicular. (continuao) Deslizamento superficial da regio frontal levando contingente para regio supraclavicular

Muito Obrigada!!!

You might also like