You are on page 1of 17

Zeus x Cronos Augusto x Marco Antnio Csar x Pompeu Rmulo x Remo

Vnus x Juno

Eneias x turno

Pseudo

A Origem do Povo Romano Apolodoro: I/II d.C. Biblioteca Mitolgica


Pblio Marco

Aurlio Victor: sc. IV d.C.

Virglio Maro: I a.C. Aneu Lucano: I d.C. -

Eneida

Farslia

Acredita-se que, como primeiro, Saturno tenha chegado Itlia como, alis, a musa de Maro atesta naqueles famosos versos: Saturno foi o primeiro que veio do Olimpo etreo, fugindo s armas de Jpiter...

Urano foi o primeiro que governou sobre todo o mundo. Casado com Gea gerou, em primeiro lugar, os chamados Hecatnquiros: Briareu, Gies e Coto, que eram invencveis em tamanho e fora e tinham cem mos e cinquenta cabeas. Depois destes, Gea deu luz os Ciclopes: Arges, Estropes e Brontes, cada um com um s olho na testa.

Urano (cu)
Hecatonquiros: Briareu Gies Coto

Gea (terra)

Ciclopes:

Arges (Raio)
Estropes (Relmpago) Brontes (Trovo)

Porm Urano , uma vez aprisionados, os jogou no Trtaro (lugar tenebroso que se encontra no Hades a tanta distncia da terra, como a terra do cu.)

E de novo gerou filhos de Gea, os chamados Tits: Oceano, Ceo, Hiprion, Cro, Jpeto e Cronos, o mais jovem de todos; e as filhas chamadas Titnidas: Ttis, Rea, Tmis, Mnemosine, Febe, Dione e Ta.

TITS

Oceano

TITNIDAS
Ceo

Ttis Rea

Cronos

Ta

Urano e Gea
Jpeto Hiperion

Dion e

Urano e Gea

Tmi s

Febe
Cro

Mnemosin e

Gea, indignada pela destruio de seus filhos lanados no Trtaro, convence os Tits para que ataquem seu pai e d uma foice a Cronos. Estes o atacam na margem do Oceano e Cronos corta os genitais de seu pai e os joga no mar. Das gotas de sangue que emanava nasceram as Ernias: Alecto, Tisfane e Megera. Depois de expulsar do poder seu pai, libertaram os irmos, lanados no Trtaro, e entregaram o poder a Cronos.

Gea Tits

Sangue de Urano

Urano
Alecto Tsfane Megera

Porm Cronos, tambm aprisionando-os, os encerrou no Trtaro, casou-se com sua irm Rea e, em razo do que Gea e Urano tinham profetizado: que lhe seria tirado o poder por um filho devorava seus bebs. A primeira que nasceu, Hestia, ele a engoliu, depois Demter, Hera, Pluto e Poseidon.

Hestia Demter Hera Pluto Poseidon Zeus

Cronos e Rea

Irritada por isto, Rea se retirou para Creta, j grvida de Zeus, e deu-o luz na caverna de Dicte. (...) e Rea, envolvendo uma pedra em panos, a deu para Cronos comer em lugar do filho recm-nascido. Uma vez Zeus crescido, pediu o apoio de Mtis, a filha do Oceano. Esta ofereceu para Cronos um lquido que o obrigou a vomitar, primeiro a pedra e depois os filhos devorados. Com eles Zeus iniciou uma guerra contra Cronos e os Tits. (...) ento os Ciclopes deram Zeus o trovo, o relmpago e o raio; a Pluto o elmo e a Poseidon o tridente. Armados assim venceram os Tits e, encerrando-os no Trtaro, puseram-lhes como guardas os Hecatnquiros. Lanam s sortes o poder e, a Zeus, cai o domnio do cu, a Poseidon o do mar e a Pluto o do Hades.

Canto as armas e o varo que, fugitivo pelo destino, Foi o primeiro que veio das costas de Troia para a Itlia E para as praias de Lavnio. Ele foi muito agitado nas terras E no mar, pela violncia dos deuses e por causa da Ira Memorvel da cruel Juno. E sofreu tambm muitas afrontas Pela guerra, at que construsse a cidade e introduzisse Os deuses no Lcio, donde procedem a gerao latina E os pais albanos e os muros da altiva Roma.

Mas o piedoso Eneias estendia a sua direita desarmada, e com a cabea descoberta chamava os seus em altos gritos... (En. XII, 311)
...assim Turno arrogante impele por entre os combates os seus cavalos fumegantes de suor, insultando de um modo miservel os inimigos mortos. (En. XII, 338) No haja demora na execuo das minhas ordens: Jpiter est da nossa parte: ningum me v vagoroso por ser a empresa sbita. Hoje derrubarei a cidade, causa desta guerra, os prprios reinos de Latino, se no consentirem receber o meu domnio e obedecer como vencidos... (En. XII, 268) O prprio Jpiter sustenta os dois pratos da balana em perfeito equilbrio e coloca sobre eles os destinos dos dois, (observando) qual aquele a quem o combate condena e com que peso pende a morte. (En. XII, 725)

Assim sendo os latinos acreditavam de tal forma que Ascnio, por causa de sua insigne coragem, fosse descendente de Jpiter que o nomearam, mudando um pouco o nome e por meio de diminuio da palavra Jpiter, primeiramente de Iolo, depois de Iulo. A famlia Iulia proveio dele, como escrevem Csar, em seu livro segundo e Cato nas Origens.

No centro (do escudo) era digno de ver armadas de brnzeo rostro e a batalha de cio (...) Deste lado v-se Csar Augusto conduzindo os talos aos combates, com os senadores, o povo, os penates e os grandes deuses, estando em p na alta popa: dois raios chamejantes lhe cintilam da fronte alegre, e o astro paternal lhe fulge sobre a cabea.

Deus Apolo

Csar Augusto Otaviano

Daquele outro lado, Agripa, tendo os ventos e os deuses a seu favor, de porte marcial, dirigindo as suas tropas, ao qual soberba insgnia de guerra orna a cabea cingida por uma coroa rostral. Destrouto Antnio com o auxlio de tropas estrangeiras e armamentos diversos, voltando vencedor dos povos do Oriente, traz consigo o Egito, as foras orientais e a cidade Bactra, a mais afastada (da sia); segue-o - que vergonha! uma rainha egpcia. Todos se precipitaram a um tempo, e todo o mar espumava convulso pelos embates dos remos e pelos espores tridentes. Entranharam-se pelo alto mar (...)

A rainha no meio anima os batalhes com o ptrio sistro, e ainda no viu pelas costas os dois spides. Os monstros de deuses de toda a espcie e Anbis com uma cabea de co empunham armas contra Netuno e Vnus e contra Minerva. Marte, gravado em ferro, enfurece-se no meio da batalha, e as Frias cruis repassavam por cima (das cabeas dos combatentes); folgando, gira por ali a Discrdia com o manto rasgado, a quem Belona segue com o azorrague em sangue. Apolo cio, vendo isto, estendia o arco l do seu templo: com medo dele todos davam costas, todo o Egito e os ndios, todos os rabes, todos os Sabeus. A prpria rainha via-se desfraldar as velas implorando os ventos, e a toda pressa desatar as amarras, deixando-as frouxas.

Mas Csar (Augusto) entrando nos muros de Roma com um triplo triunfo, consagrava aos deuses de Itlia imortal voto trezentos templos mximos por toda a cidade. As ruas exaltavam de alegria, com jogos e aplausos, em todos os templos havia coro das senhoras, em todos os altares; diante destes cobriam a terra novilhos imolados. O prprio (Augusto), sentado no resplendente limiar do radioso Apolo, recebe as ofertas dos povos e prende-os nos soberbos portes: as naes vencidas avanam em longa fileira, to vrios no modo de trajar e nas armas, como na linguagem. (En. VIII, 674-720)

No entanto, como os dois discutissem a respeito da necessidade de se fundar uma cidade na qual os prprios reinassem igualmente, Rmulo designou um local, no Palatino, que para ele parecia apropriado, e quis que o local fosse denominado Roma. Remo, por sua vez, achava apropriada a fundao numa outra colina, que distava cinco milhas do Palatino, e tambm queria que este mesmo lugar se chamasse Remria, a partir de seu nome. Visto que este conflito entre eles no se resolvesse, sendo juiz Numitor, av dos gmeos, conveio tomar, como rbitro desta controvrsia, os deuses imortais. Assim qualquer um dos dois que primeiro obtivesse auspcios favorveis, fundaria a cidade, a nomearia segundo seu prprio nome e ainda ocuparia nela o cargo principal do reino.

As guerras sobre o Emtio cho, mais que civis E a lei cantamos, dada ao crime, e o povo altivo Que ao ventre seu voltou a destra vencedora, E hostes irms, e, runa do pacto regente, O combate violento de um mundo caduco Por um nefas total, e estandartes adversos Serem guias iguais, e pilos contra pilos. Que insnia, cidados, que tanto reina o ferro! Valeu mostrar do Lcio o sangue aos inimigos, Se era urgente arrancar da Babilnia esplios Ausnios e vingar de Crasso o errante espectro? Fazer guerras valeu, indignas de triunfos?

You might also like