You are on page 1of 22

RELATO DE EXPERINCIA EM SEMINRIO DESCENTRALIZADO

DIRETORIA DE ENSINO DE SANTO ANASTCIO

E.E. PROF MARINA AMARANTE RIBEIRO VASQUES SANCHES

GESTO
VERA HELENA ZANELLA CARLA YURI BONIFCIO BARRETO MARIA JOS PEREIRA DE SOUZA

PALAVRAS-CHAVE DO CONTEDO

1.
2. 3. 4.

INDICADORES
OBSERVAO COMPETNCIA LEITORA E ESCRITORA FEEDBACK

OBJETIVOS PRETENDIDOS COM O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE


Observar se os alunos compreendem o significado das fraes na representao de medidas no inteiras e da equivalncia das mesmas, relacionando e contextualizando atravs da competncia leitora e escritora .

EXPECTATIVA DE APRENDIZADO
Espera-se que aluno, professor e gestor concluam aps a atividade concreta e de uma sequncia didtica diferenciada, a compreenso sobre equivalncia de fraes e as representaes fracionarias, bem como o desenvolvimento da competncia leitora e escritora.

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
1.

Diagnostico preliminar

2. Leitura de fraes (desenhos, quociente)

3. Relao de equivalncia

4. Atividade concreta

4. Degustao

A IMPORTNCIA DA ATIVIDADE

DESENVOLVER NOS ALUNOS UM TRABALHO:


Que una informaes tericas e prticas; Que seja desafiador; Real; Interessante; Contextualizado; Que envolva o raciocnio e Tenha um nvel adequado de dificuldade.

AVALIAO
Percebe-se se os objetivos foram alcanados ou no, atravs dos indicadores.

HISTRICO DE COLABORAO
Cursista (observador): Vera Helena, Carla Yuri e Maria Jos Professor observado: Elaine Pereira da S. Oliveira rea: Matemtica Indicadores (O que ser observado? Planejado pelo observador antes da observao) Observado (Descrio do que foi observado em relao ao indicador Preenchido durante a observao) Encaminhamento inicial (Encaminhamento realizado pelo observador Preenchido aps a observao) Encaminhamento acordado (O encaminhamento que o observador e o professor combinaram sobre os indicadores)

Indicador
As atividades e os problemas propostos so desafiadores e proveitosos para todos os alunos ou para alguns foi muito fcil e, para outros, muito difcil ?

Observado
A professora prope aos alunos que faam desenhos que representam pizzas e nelas realizem as divises e atravs de uma metodologia diferenciada contextualiza com o material concreto (pizza), facilitando a aprendizagem de todos os alunos.

Encaminhamento Encaminhamento inicial acordado


A proposta de diviso das pizzas era trabalhar a equivalncia que representasse 50% de cada uma delas, sendo que poderia ser trabalhada outras equivalncias como 25% e 75%. Professora, neste momento no seria interessante utilizar outras representaes de equivalncia?

Indicador
Os recursos utilizados so adequados ao contedo ?

Observado
Sim, so utilizados jogos (domin de fraes); Material concreto (pizza e mini pizza); Giz colorido; Lousa; Caderno do aluno/professor; Mquina fotogrfica.

Encaminhamento Encaminhamento inicial acordado


Para complementar a atividade proposta , a utilizao de ferramentas tecnolgicas como jogos on line que faz correes automticas facilitaria a dinmica da atividade. Sugerimos a utilizao de sites: www.escolagames.com. br/jogos/dividindopizza ; www.atividadesdemate matica.com/jogos/jogosd efraes

Indicador
As hipteses e os erros que surgem so levados em considerao para a elaborao de novos problemas ?

Observado
Ao propor as atividades da diviso dos crculos, os alunos apresentam solues e a partir dessas interaes a professora faz as devidas intervenes, levando em considerao as hipteses e os erros.

Encaminhamento Encaminhamento inicial acordado


Anotar os erros no quadro e a partir deles retomar os contedos com novas situaes problemas. Parabenizamos a professora pela interao e sugerimos a anotao das dificuldades individuais dos alunos, para que sejam trabalhadas posteriormente .

Indicador
O objetivo da aula est claro para os alunos ?

Observado
Iniciou-se a aula com a apresentao das competncias e habilidades que seriam desenvolvidas

Encaminhamento Encaminhamento inicial acordado


Registrar os objetivos, competncias e habilidades na lousa para que os alunos possam tambm registrar em seus cadernos. Objetivo significa o fim que se deseja atingir, a meta que se pretende alcanar. o que move o indivduo pra tomar alguma deciso ou correr atrs de suas aspiraes.

ENCAMINHAMENTO ACORDADO

MATERIAIS UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES, VISANDO A COMPETNCIA LEITORA E ESCRITORA


Pequenos textos; Situaes problemas;

Pesquisa sobre o assunto na sala do Acessa Escola;


Currculo Oficial do Estado de So Paulo; Caderno do Professor; Caderno do Aluno, vol. 1 S.A. 3; Giz / lousa; Pizza e mini-pizza ; Mquina Fotogrfica .

ENSINAR NO TRANSFERIR CONHECIMENTO, MAS CRIAR AS POSSIBILIDADES PARA A SUA PRPRIA PRODUO OU A SUA CONSTRUO. PAULO FREIRE

You might also like