You are on page 1of 21

U.

I MARIA JOS ARAGO SUB TEMA FOGO 8 SRIE A

USO CONSCIENTE E SUSTENTVEL DE ENERGIA ELTRICA NAS ESCOLAS

INTRODUO
H muito existe nas sociedades mais conscientes a preocupao com o uso adequado de determinados recursos de nosso planeta. A energia eltrica um desses recursos que se usado de forma inadequada pode vir a faltar daqui h alguns anos.

As empresas concessionrias de energia eltrica no Brasil e as entidades governamentais devem, dentro de seus planos de trabalhos voltar-se a algumas atividades que visam o uso consciente de energia eltrica e tambm atividades voltadas ao meio ambiente a fim de melhorar a qualidade da energia que chega at as casas dos usurios, escolas e cidade como um todo sem degradar ainda mais o planeta.

OBJETIVO
Conscientizar

toda a comunidade escolar do U.I Maria Jos Arago sobre a necessidade de se fazer o uso eficiente de energia e dos recursos ambientais disponveis em nosso meio.

CONTEDOS PROGRAMTICOS ABORDADOS


Desperdcio Uso Desperdcio

de energia;
de gua.

consciente de energia eltrica;

USO CONSCIENTE E SUSTENTVEL DE ENERGIA ELTRICA NAS ESCOLAS

Racionalizar

usar de forma inteligente a energia eltrica, ou seja, fazer com que a energia consumida resulte no mximo de benefcios para a escola como um todo. perfeitamente vivel economizar energia eltrica sem reduzir o conforto, bem-estar e a segurana dos alunos, professores e funcionrios.

Se a iluminao na escola imprpria, alm de gastar mais, as tarefas visuais podem estar sendo prejudicadas, comprometendo a qualidade dos servios e a produtividade dos alunos, professores e funcionrios. instalao eltrica. Caso ela no esteja em ordem, pode causar grandes perdas de energia.

CONHECENDO MELHOR

Para que possamos analisar o consumo de energia da escola, bem como verificar possveis desperdcios nas instalaes.

PERFIL DO CONSUMO EM UNIDADES DE ENSINO

CONSUMO

ILUMINAO

BOMBA DE RECALQUE

EQUIPAMENTOS ELTRICOS

a iluminao corresponde a 70% do consumo, portanto, este o ponto que requer uma maior ateno.

16% do consumo de energia eltrica, portanto, importante observar de imediato como esto sendo utilizados os aparelhos eltricos.

As bombas de recalque representam 14% do consumo de energia, nesse caso bom verificar se esse equipamento est corretamente dimensionado para atender as necessidades da escola.

A eliminao de vazamentos alm de reduzir a conta de gua, tambm influir positivamente na economia de energia caso exista um sistema de recalque. Basta saber que uma torneira com um simples gotejamento desperdia, em mdia, 46 litros de gua por dia ou 1380 litros mensais.

USO RACIONAL DE ENERGIA

acostume-se a apagar as luzes que no esto sendo utilizadas. Se ningum est utilizando o ambiente, no tem porque deixar as luzes acesas.

Utilizar lmpadas de baixo consumo de energia. As lmpadas frias consomem quase 1/3 a menos de energia do que as incandescentes, e tem a grande vantagem de durar at 10x mais tempo!

Ao utilizar o ar condicionado, e seu uso for imprescindvel, desligue-o na hora do almoo e uma hora antes do final do expediente. Quando no tem ningum no ambiente, no faz sentido algum ter um ar condicionado ligado.

Na hora de comprar um equipamento eletroeletrnico , escolha os mais eficientes, de baixo consumo energtico e que possuem o selo Procel, Conpet (nacionais) ou Energy (internacional)

CONSIDERAES FINAIS

Nosso projeto e aes visa criarmos cidados conscientes da importncia deste planeta para ns e para as geraes futuras. Cuidar e preserv-lo nada mais que nossa obrigao. Afinal ele foi apenas emprestado a ns e quando deixarmos o mnimo que devemos fazer deixa-lo como o encontramos.

O consumo consciente de energia eltrica somente uma das vertentes para salvarmos nosso planeta. Mas se conseguirmos fazer com que nossos jovens de hoje j saibam da importncia de preservarmos o planeta e este mesmo arregaasse as mangas e trabalhar por si s no consumo consciente de energia eltrica, podemos ter certeza de uma coisa, esses jovens no deixaro nosso planeta morrer.

You might also like