You are on page 1of 13

NVEIS DE LINGUAGEM

COMUNICAO

A linguagem transforma-se no tempo atravs da fala; No se deve confundir lngua falada e lngua escrita; Cada situao comunicativa exige uma linguagem adequada a ela.

NVEIS BSICOS DA LINGUAGEM

Nvel coloquial-popular-informal: a fala que a maioria das pessoas utiliza no seu dia a dia, principalmente em situaes informais. Esse nvel da fala mais espontneo, ao utiliz-lo, no nos preocupamos em saber se falamos de acordo ou no com as regras formais estabelecidas pela lngua. Nvel formal-culto: o nvel da fala normalmente utilizado pelas pessoas em situaes formais. Caracterizase por um cuidado maior com o vocabulrio e pela obedincia s regras gramaticais estabelecidas pela lngua.

FATORES QUE INFLUENCIAM NA VARIAO LINGUSTICA

Fatores regionais: possvel notar a diferena do portugus falado por um habitante da regio nordeste e outro da regio sudeste do Brasil. Dentro de uma mesma regio, tambm h variaes no uso da lngua. No estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, h diferenas entre a lngua utilizada por um cidado que vive na capital e aquela utilizada por um cidado do interior do estado.

FATORES QUE INFLUENCIAM NA VARIAO LINGUSTICA

Fatores culturais: o grau de escolarizao e a formao cultural de um indivduo tambm so fatores que colaboram para os diferentes usos da lngua. Uma pessoa escolarizada utiliza a lngua de uma maneira diferente da pessoa que no teve acesso escola.

FATORES QUE INFLUENCIAM NA VARIAO LINGUSTICA

Fatores contextuais: nosso modo de falar varia de acordo com a situao em que nos encontramos: quando conversamos com nossos amigos, no usamos os termos que usaramos se estivssemos discursando em uma solenidade de formatura.

FATORES QUE INFLUENCIAM NA VARIAO LINGUSTICA

Fatores profissionais: o exerccio de algumas atividades requer o domnio de certas formas de lngua chamadas lnguas tcnicas. Abundantes em termos especficos, essas formas tm uso praticamente restrito ao intercmbio tcnico de engenheiros, qumicos, profissionais da rea de direito e da informtica, bilogos, mdicos, lingustas e outros especialistas.

FATORES QUE INFLUENCIAM NA VARIAO LINGUSTICA

Fatores naturais: o uso da lngua pelos falantes sofre influncia de fatores naturais, como idade e sexo. Uma criana no utiliza a lngua da mesma maneira que um adulto, da falar-se em linguagem infantil e linguagem adulta.

O gerente de vendas recebeu o seguinte fax de um dos seus novos vendedores: Seo Gomis, o criente de belzonte pidiu mais cuatrucenta pessa. Faz favor toma as providenssa. Abrasso, Nirso

Aproximadamente uma hora depois recebeu outro. Seo Gomis, os relatrio di venda vai xega atrazado proque to f xando umas venda. Temo que manda treiz mil pessa. Amanha to xegando. Abrasso, Nirso

No dia seguinte; Seo Gomis, num xeguei pucausa de que vendi maiz deis miu em Beraba. To indo pra Brazilha. No outro: Seo Gomis, Brazilha fexo 20 miu. Vo pra Frolinoplis e de l pra Sum Paulo no vinho das cete hora.

E assim foi o ms inteiro. O gerente, muito preocupado com a imagem da empresa, levou ao presidente as mensagens que recebeu do vendedor. O presidente, um homem muito preocupado com o desenvolvimento da empresa e com a cultura dos funcionrios, escutou atentamente o gerente e disse: Deixe comigo que eu tomarei as providncias necessrias.

E tomou. Redigiu de prprio punho um aviso que afixou no mural da empresa, juntamente com os faxes do vendedor: A parti de oje nois tudo vamo faz feito o Nirso. Si priocup menos em iscrev serto mod a vende maiz. Acinado,O Prezidenti"
Autoria desconhecida, set. 2001.

You might also like