You are on page 1of 14

MINIMALISTA DE ERNEST HEMINGWAY NO CONTO HILLS LIKE WHITE ELEPHANTS

DANILO CANDIDO PEREIRA

LESS IS MORE: O ESTILO

Objetivos
Desenvolver um estudo sobre o estilo na literatura do escritor Ernest Hemingway, a partir de sua obra Hills Like White Elephants, fazendo um paralelo com o estilo do autor e o estilo do movimento minimalista; Reconhecer o estilo do conto Hills Like White Elephants (e do escritor americano) como literatura minimalista.

O Conto
O conto "ao invs de representar o desenvolvimento [...], visando a abarcar a totalidade, [...] aparece como uma amostragem, como um flagrante ou instantneo, [registrando] um episdio singular e representativo" (SOARES, 2005, p. 54); Gotlib (2006) aponta duas comparaes criadas por Cortzar em relao ao conto: na primeira, o autor diz que o conto est para fotografia como o romance est para o cinema, referindo-se a brevidade do texto; e na segunda, diz que o autor ganha o leitor por nocaute e no romance a luta vencida por pontos, referindo-se a intensidade, pois o conto deve ser impactante.

O CONCEITO DE ESTILO
Ducrot e Todorov (1977) observam que o estilo tem haver com os elementos disponveis na lngua e como operado no texto, ou seja, um registro da lngua. Refere-se a expresses como "sentido figurado", "discurso emotivo", etc. Para este, o estilo volta-se ao texto e no para o autor; compreende o que h de especifico e particular na estruturao textual, ou seja, as expresses, as figuras de linguagem, etc. Mas para aquele, a idia de estilo est atrelada a noo de individualidade (expresso nica), rompendo forma de contedo.

MINIMALISMO
Minimalismo ou Minimal Art
Tcnica do corte geomtrico, materiais industriais e repeties modulares;

Literatura minimalista
economia no uso de descries e outros elementos da narrativa; o contexto do dilogo dita o sentido; o leitor toma o papel ativo na criao da histria preenchendo-a com as pistas textuais.

HILLS LIKE WHITE ELEPHANTS


Integrou o livro Men Without Women (1927), publicado durante o panorama de recuperao da 1 Guerra Mundial, onde os EUA saram favorecidos economicamente; Lost Generation perda e isolamento (consequncias da guerra), escritores americanos em Paris; Anlise geral: personagens e temas.

Minimalismo em Hills Like White Elephants


A qualidade opaca de seus textos, uma opacidade que transparece com nitidez nos contos, se relacionam metfora do iceberg. Apenas uma milsima parte do iceberg fica exposta ao leitor. O resto est abaixo da superfcie e ter que ser rastreado mediante uma leitura cuidadosa. Hemingway, portanto, no um escritor que mostra todas as cartas que tem na mo. Embora no seja um escritor hermtico, constri um texto cheio de espaos vazios e deixa para o leitor a fascinante tarefa de preencher esses espaos atravs de sua interpretao. (NAZARIO, 1988, p.20)

The hills across the valley of the Ebro were long and white. On this side there was no shade and no trees and the station was between two lines of rails in the sun. Close against the side of the station there was the warm shadow of the building and a curtain, made of strings of bamboo beads, hung across the open door into the bar, to keep out flies. The American and the girl with him sat at a table in the shade, outside the building. It was very hot and the express from Barcelona would come in forty minutes. It stopped at this junction for two minutes and went on to Madrid. (HEMINGWAY, 1977, p. 364) Descrio do cenrio (economia verbal).

Os dilogos
Hemingway abusa dos dilogos e parece esquecer de suas obrigaes com o leitor. Nessas ocasies, o dilogo toma conta da narrativa e temos a impresso de estarmos lendo uma pea teatral. Quando isso acontece, o leitor tende a confundir a fala dos protagonistas, devido falta de indicadores, como por exemplo "ele disse" ou "ela disse", que funcionam como sinais de direo no texto (NAZARIO, 1988, p.26).

'And we could have all this,' she said. 'And we could have everything and every day we make it more impossible.' 'What did you say?' 'I said we could have everything.' 'We can have everything.' 'No, we can't.' 'We can have the whole world.' 'No, we can't.' 'We can go everywhere.' 'No, we can't. It isn't ours any more.' 'It's ours.' 'No, it isn't. And once they take it away, you never get it back.' (HEMINGWAY, 1977, p. 366-367)

Personagens
Mesmo quando os personagens parecem no dizer nada de significante, os dilogos nas histrias de Hemingway transmitem muita informao. Atravs da hbil manipulao de suas palavras, ele consegue comunicar ao leitor at as modulaes e as inflexes das falas dos personagens nos momentos mais dramticos de suas histrias. (NAZARIO, 1988, p. 28)

Simbolismo polissmico white elephant; Minimalismo e Hills Like White Elephants smbolos e metforas ferem com os princpios minimalistas; A arte minimalista nos esclarece talvez mais do que qualquer tendncia modernista que mesmo o mais slido, concreto e literal dos objetos estar ele mesmo sempre constitudo de ausncias textos, memrias e desejos que perturbaro a hipottica plenitude de uma pura presena objetual. (DIDI-HIBERMAN apud PORTO FILHO, 2010, p. 413-414)

CONSIDERAES FINAIS
O estilo minimalista de Hemingway:
Ausncia do narrador; Omisso de elementos tradicionais da narrativa; Exigncia de um leitor ativo/crtico; A verdade no minimalismo os dilogos dominam a narrativa; Narrativa aberta e ambgua; Metforas e smbolos.

REFERNCIAS
DUCROT, Oswald; TODOROV, Tzvetan. Dicionrio enciclopdico das cincias da linguagem. trad. Alice Kyoko Miyashiro et alii. So Paulo: Perspectiva, 1977. GOTLIB, Ndia Battela. Teoria do conto. 11 ed. So Paulo: tica, 2006. HEMINGWAY, Ernest. Hills like white elephants. In: _______. The essential Hemingway. St. Albans (Hertfordshire): Panther Books, 1977, p. 364-368. NAZARIO, Julian. Ernest Hemingway. So Paulo: tica, 1988. PORTO FILHO, Gentil. O objeto da arte como objeto - forma e representao na arte minimalista. In: ENCONTRO DA ASSOCIAO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLSTICAS, 19, 2010, Cachoeira, BA. Anais [do] 19 Encontro da ANPAP - Associao Nacional de Pesquisadores em Artes Plsticas / Entre Territrios. Cachoeira: EDUFBA, 2010. p. 403-414. SOARES, Anglica. Gneros literrios. 6 ed. So Paulo: tica, 2005.

You might also like