You are on page 1of 7

O ministrio cristo e a sua multiplicidade

Texto bblico: Romanos 12: 4 a 8


ocupao exercida por algum; cargo, I Corntios 12 : 4funo, a 11 profisso.

Efsios 4: 1 a 16

Efsios 4:11 fala de cinco ministrios: Apstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres.
I Co. 12:28 menciona tambm os ministrios de apstolos, profetas, mestres e acrescenta os ministrios ou servios de operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de lnguas. Rm. 12:6-8 nos diz que os dons de Deus nos so concedidos segundo a graa (no segundo nossos mritos). Romanos, neste texto, fala de profecia segundo a proporo da f ou seja, segundo o poder dado a todo crente para exercer o seu Dom espiritual. Alm de profecia, temos meno de ministrio, ou seja, servir, em geral, quer seja servio fsico ou espiritual. Em Lc. 10:40, Marta est a servir sozinha: Aqui se trata de servio material. O verbo (diaconin) significa servir. O verbo diaconin de Lc. 10:40 cognato do substantivo (diaconia) que Rm. 12:7 menciona. Assim, diaconia, que quer dizer servio ou ministrio, termo que pode ser usado para designar servio em geral, fsico ou espiritual, relativo s coisas temporais ou s realidades eternas. Os textos de I Co. 12:5; Ef. 4:12 e II Tm. 4:11 falam de ministrio (diaconia) que traz sentido que varia desde o servio fsico ou temporal at o espiritual ou eterno.

Os dons espirituais

I Co. 12:1

Os Dons Espirituais so capacitaes divinas, concedidas pneumatikon), queles(ton que temem ao Senhor e significando coisas querem realmente servi-lo. Estes caracterizadas ou controladas donspelo (capacitaes) so distribudos Esprito. Dons espirituais entre o povo deem Deus pelo Santo so, portanto, primeiro Esprito, para controladas serem usados para lugar, coisas ou caracterizadas pelo Esprito. propsitos espirituais, visando uma contribuio relevante e significativa na obra da edificao da Igreja, que o Corpo Espiritual de Cristo.

Os dons espirituais apontam para a multiplicidade de ministrios

Romanos 12 menciona os seguintes dons espirituais:

a) b) c) d) e) f) g)

Profecia (pregao, declarao inspirada) Servio (ministrio) Ensino (comunicao de princpios bblicos) Exortao (estmulo f, encorajamento) Contribuio (doao, generosidade) Liderana (autoridade, governo, administrao) Misericrdia (simpatia, consolo, bondade)

I Corntios 12 adiciona: h) Sabedoria (conselho sbio, palavra sbia) i) Conhecimento (falar com propriedade) j) F (crer na interveno divina) k) Cura (sarar mgoas e doenas fsicas) l) Milagres (realizao de grandes feitos) m) Discernimento de espritos (percepo espiritual) n) Lnguas (falar em lnguas nunca aprendidas) o) Interpretao de lnguas (traduo compreensiva) p) Apstolo q) Socorro r) Administrao (governo, presidncia, liderana)

Filipenses 2.3 ...porque Deus o que opera em vs tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.
Diferente
H diversidade de dons, mas o Esprito o mesmo. H diversidade de ministrios, mas o Servio Senhor o mesmo. Realizaes H diversidade de operaes, mas o mesmo Deus que opera tudo em todos.

O Mesmo

Dom

Esprito

Senhor
Deus

A distribuio e a funo dos dons na igreja


I Co. 12:28 apresenta Deus estabelecendo na Igreja ministrios. Ef. 4:12 mostra que os ministros de Ef. 4:11 no so um fim em si, mas so um meio para Deus alar o seu fim que : o aperfeioamento dos santos para o desempenho do seu servio ou ministrio. O objetivo de Deus para a Sua Igreja est colocado em I Pe. 2:9, que declara: Vs, porm, sois raa eleita, sacerdcio real, nao santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Ef. 4:12 mostra que a Igreja , no propsito de Deus, um corpo, um povo com servio ou ministrio apostlico, proftico, evangelstico, pastoral e que ensina a verdade da Palavra de Deus. Sem dvida, Deus quer que a Sua igreja opere milagres, que cure enfermos, que socorra, que governe, que tenha dons. Rm. 12:6-8 ; I Co. 12:28 e Ef. 4:11 tm seu objetivo maior que o aperfeioamento dos santos para o desempenho do seu servio ou ministrio conforme Ef. 4:12.

You might also like