You are on page 1of 35

Centro de Cincias Exatas e Tecnologia Curso: Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Tecnologias das Construes II

REVESTIMENTO DE PAREDES E TETOS EM ARAGAMASSA

Maria Helena Ferreira Bianca Torres Giovanne Mafra Laiana Castro Wanessa Silva Yasmin Guedes Belm PA 2011.2

1. Introduo
As argamassas so materiais porosos usados em diversos tipos de aplicao em construes. Suas formas variadas de utilizaes fazem com que seja necessrio um bom entendimento de seu comportamento, de modo a cumprir as exigncias para as quais foram definidas. As argamassas tm associado ao seu nome o tipo de ligante com o qual so efetuadas, sendo este o componente que majoritariamente influencia seu comportamento.

2. Objetivo
O trabalho tem como objetivo o estudo da argamassa enquanto material de construo, apresentando a classificao, as funes e as propriedades mais importantes da argamassa para revestimentos de pisos e paredes. So discutidos tambm aspectos da dosagem e preparo do mesmo.

3. Argamassa
3.1. Origem da argamassa
O revestimento com argamassa uma tecnologia construtiva usada comumente desde a Idade Mdia. Nessa poca, as alvenarias eram utilizadas como vedaes e como estrutura, na maior parte das vezes constitudas por tijolos de origem cermica, que eram assentados e revestidos com argamassa proveniente da mistura de cal e areia. Os primeiros registros de emprego de argamassa como material de construo, entretanto, so da pr-histria, h cerca de 11.000 anos. O que hoje considerado o registro mais antigo de emprego do material um piso polido de 180 m2, feito com pedras e uma argamassa de cal e areia, o qual se estima ter sido produzido entre 7.000 a.C. e 9.000 a.C. foi descoberto em 1985, durante a escavao de uma rua no sul da Galilia, em Israel. O segundo registro mais antigo de 5.600 a.C., em uma laje de 25 cm de espessura, tambm executada com argamassa de cal, no ptio da Vila de Lepenske-Vir, hoje Iugoslvia.

3.2. Definio
Material de construo civil com propriedades de aderncia e endurecimento, obtidos a partir da mistura homognea de um ou mais aglomerantes, agregado mido (areia) e gua, podendo conter ainda aditivos e adies minerais. A argamassa usada no assentamento de alvenarias e nas etapas de revestimento, como emboo, reboco ou revestimento de camada nica de paredes e tetos, alm de contrapisos para a regularizao de pisos e ainda no assentamento e rejuntamento de revestimentos de cermica e pedra. O material pode ser dosado em obra ou em instalao prpria (argamassa industrializada).

3.3. Preparo da argamassa


Quando utilizada argamassa industrializada, os fabricantes devem instruir a equipe tcnica encarregada da obra e a mo-de-obra para que sejam atendidas as recomendaes de preparo, aplicao e rendimento de produto, garantindo o desempenho esperado. Quando a argamassa preparada em obra, estas instrues ficam a cargo do projetista. Nesta fase, a maioria das definies tcnicas j foi informada no projeto e no treinamento, restando apenas itens que dependem de fatores climticos, como o acerto de dosagem dos materiais e o tempo de mistura, descano e tempo limite de uso do material.

3.4. Aplicabilidade
Os servios de revestimento devem ser iniciados aps a definio do sistema de revestimento, para o qual se exigem ser compatvel com o acabamento decorativo (pintura, revestimento cermico, etc.), ser constitudo por uma ou mais camadas superpostas de argamassa contnuas e uniformes (no devendo ser colocada uma camada mais resistente sobre uma menos resistente) e resistir ao de variaes de temperatura e umidade do ambiente.

3.5. Vantagens e desvantagens


Vantagens: - Esttica - Dificulta a infiltrao de gua - Impede a proliferao de caros e alojamento de mosquitos - Evitam doenas transmitidas por vetores - Melhoram as condies respiratrias dos moradores

Desvantagens: Em geral, ndice de perda dos materiais elevado Fissurao, permite ocorrncia da infiltrao de gua Necessidade da aplicao de pinturas Custo elevado para manuteno

3.6. Classificao (Tipos de argamassa)


- Argamassas para assentamento - Argamassas para revestimento - Argamassa para assentamento de revestimentos

3.6.1. Propriedades da argamassa para revestimento

Quando fresca

Adeso inicial Consistncia e plasticidade Reteno de gua de consistncia


Quando endurecida Resistncia Mecnica

3.7. Especificao
O procedimento de execuo dever obedecer a norma NBR 7200 Revestimento de parede e tetos em argamassa - material, preparo, aplicao e manuteno.

4. Execuo de revestimento de paredes e tetos em argamassa


4.1. Objetivo O objetivo deste procedimento fornecer e regulamentar normas para realizao do servio, sem que haja desperdcio de materiais na execuo de revestimentos internos de paredes e tetos com argamassa, afim de garantir os aspectos relacionados a tcnica, a prazo e a custo

4.2. Documento de Referncia


4.1. - Projeto de arquitetura 4.2. - Projeto de esquadria 4.3. - Projeto de instalaes eltricas 4.4. - Projeto de instalaes hidrulicas 4.5. Memorial Descritivo 4.6. - NR 18 Condies e meio ambiente do trabalho na indstria da construo (Norma regulamentadora do Ministrio do Trabalho). 4.7. - Projeto de impermeabilizao (se necessrio)

4.3. Materiais equipamentos

Nvel de mangueira

Colher de pedreiro

Vassoura de piaaba

4.3. Materiais equipamentos

Rolo para textura acrlica

Padiola de madeira

Rgua de alumnio com nvel de bolha acoplado

4.3. Materiais equipamentos

Broxa

Prumo de face

Suporte metlico provido de rodas para apoio de caixotes

4.3. EPIs
Capacete Bota de couro Luvas de borracha culos de segurana Corda de segurana Cinto de segurana Trava quedas

4.4. Mtodo Executivo


4.5. Etapas do Processo Executivo so:
Execuo do chapisco sobre a alvenaria Colocao das taliscas Preenchimento com argamassa formando as mestras Execuo e nivelamento das mestras Execuo do emboo e do reboco Acabamento final e limpeza

4.6. Condies para o incio de servio


Para iniciao do servio, todas as partes de alvenaria devem estar concludas e fixadas internamente. Contramarcos chumbados, instalaes eltricas e hidrulicas devem estar terminadas e posteriormente testadas para no ocasionar futuros imprevistos na obra ocasionando a quebra do revestimento e alvenaria, o local onde a argamassa ir ser aplicada dever estar limpo e livre de incrustaes.

4.7. Execuo dos servios


4.7.1. Chapisco
Chapisco argamassa bsica de cimento e areia grossa, na proporo de 1:3 ou 1:4, bastante fluda, que aplicada sobre as superfcies previamente umedecidas e tem a propriedade de produzir um vu impermeabilizante, alm de criar um substrato de aderncia para a fixao de outro elemento.

4.7.2. Taliscas
1 a 1,5 cm

Ta co (ta lisca )

M ximo 30 cm do teto

So pequenas peas de madeira ou de ladrilhos cermicos colocados sobe a superfcie a ser revestida e que servir de referncia para o acabamento e nivelamento da alvenaria, e para sua fixao utilizada a mesma argamassa que ser utilizada no emboo.

1,0 a 1,5 m

Pa rede cha pisca da

Cha pa da de a rga ma ssa p/ fixa r ta cos

M ximo 30 cm

1,0 a 2,0 m

M ximo 30 cm do piso

Eta pa 1 - Coloca o dos ta cos a pruma dos e nivela dos

4.7.3. Emboo
O emboo a argamassa de regularizao que deve determinar a uniformizao da superfcie, corrigindo as irregularidades, prumos, alinhamento dos painis e cujo trao depende do que vier a ser executado como acabamento. o elemento que proporciona uma capa de impermeabilizao das alvenarias de tijolos ou blocos e cuja espessura no deve ser maior que 1,5 cm.

4.7.4. Mestras
1 a 1,5 cm

Mestra s

Depois que os tacos estiverem consolidados (2 dias, no mnimo), preenche-se o espao entre as taliscas verticalmente com a mesma argamassa do emboo e estando a massa firme com o uso de uma rgua de alumnio (desempenadeira), apruma-se as mestras que serviro de guia para a execuo do revestimento

Pa rede cha pisca da

Eta pa 2 - Execu o da s mestra s

4.7.5. Sarrafeamento
Iniciar o sarrafeamento to logo a argamassa tenha atingido o ponto de sarrafeamento usando uma rgua desempenadeira de baixo para cima, retirando o excesso de material chapeado. Para verificar o ponto de desempeno, que depende do tipo de argamassa usada, da capacidade de suco da base e das condies climticas, deve-se pressionar com o dedo a superfcie chapeada.
Arga ma ssa cha pea da em ponto de desempeno

Rgua desempena deira

Superfcie sa rra fea da

Eta pa 4 - Sa rra fea mento

4.7.6. Desempeno
Dependendo do acabamento desejado pode-se executar o desempeno da superfcie com desempenadeira de mo adequada para cada caso (madeira, ao ou feltro). Se a parede for receber revestimento cermico, basta um leve desempeno com desempenadeira de madeira, cuidando para no deixar incrustaes nos cantos e no piso prximo ao rodap.

4.7.7. Reboco
a argamassa bsica de cal e areia fina, onde a nata de cal (gua e cal hidratada) adicionada em excesso no trao, constitui uma argamassa gorda, que tem a caracterstica de pequena espessura (na ordem de 2 mm) e de preparar a superfcie, com aspecto agradvel, acetinado, com pouca porosidade, para a aplicao de pintura.

5. Inovaes tecnolgicas
Argamassa projetada: Concepo & Objetivo: A argamassa projetada uma inovao tecnolgica na construo civil que visa qualificao da mo de obra, reduo de custos e desperdcios, bem como menor variabilidade do revestimento.

5.1. Como utilizar/aplicao


O uso desse mtodo se faz por uma pistola, formada por um registro onde regula a liberao do ar, e uma caneca na sua extremidade projeta a argamassa para a parede. Essa sada de ar gerada atravs da passagem de ar comprimido, fornecido por um compressor a diesel ou eltrico.

Pistola utilizada para o procedimento

Registro que regula a sada de ar

Caneca- recipiente para a argamassa.

You might also like