You are on page 1of 17

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT Programa de Ps-Graduao em Poltica Social

RECONHECIMENTO E CERTIFICAO DE SABERES NO FORMAIS NA EDUCAO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS: Anlise poltica da poltica

Mestranda: Fernanda Santana de Souza Urbano Orientadora: Prof. Dr. Eriv Garcia velasco

Objeto de estudo
Anlise do processo de reconhecimento e certificao de saberes no formais na Educao Profissional de Jovens e Adultos.

Questes problematizadoras:
De que forma o Estado vem estabelecendo relaes entre a sociedade e o mercado atendendo s necessidades demandadas pela classe que vive do trabalho em relao educao profissional? Em que medida a poltica inova e se distancia do modelo de competncias presente na qualificao profissional como resposta s mudanas no mundo do trabalho? possvel admitir que tal poltica, a partir do que enuncia, permite que o trabalhador prossiga nos estudos se insira e/ou permanea no mercado de trabalho?

Questes problematizadoras:
Responde aos desafios de jovens e adultos de insero e permanncia na escola e no mundo do trabalho, aps percorrer trajetria longa de ensino no formal? A Rede CERTIFIC uma poltica pblica inclusiva ou acompanha o histrico de ofertas de cursos profissionalizantes e Educao de Jovens e Adultos no pas, em termos de dar vultuosidade aos ndices de educao nacional? Esta poltica converge ou se distancia do paradigma hegemnico no mbito da Educao de modo geral e, especificamente, da Educao Profissional e Tecnolgica?

Objetivo Geral:
Analisar a poltica pblica de reconhecimento e

certificao de saberes no formais (Rede CERTIFIC), implementada pelos Institutos Federais de Educao, Cincia e Tecnologia no perodo de 2010 a 2012, no contexto das transformaes contemporneas do capitalismo.

Objetivos especficos:
Identificar e analisar o quadro de referncia tericoconceitual da poltica pblica em tela, luz das transformaes econmicas, polticas e ideoculturais do capitalismo contemporneo; Constituir o marco legal e o desenho institucional da Rede CERTIFIC, de forma a contextualizar e analisar o processo de formulao e implementao nos Institutos Federais, com destaque para as dimenses da natureza da poltica, finalidades, processo decisrio, sujeitos e interlocutores; Sistematizar informaes e analisar dimenses da operacionalidade da poltica (instituies acreditadoras, rea de produo, perfil dos trabalhadores, equipe tcnica, procedimentos para certificao), a fim de delinear suas caractersticas e problematizar sua abrangncia, acesso e alcance na perspectiva da garantia de direitos.

Justificativa
Aproximao com a prtica profissional; Interesse em conhecer sobre a temtica; Esta pesquisa ao contextualizar a educao profissional de jovens e adultos e os condicionamentos econmico-sociais que contriburam para o desencadeamento das transformaes no mundo do trabalho, mostra sua relevncia social ao pretender apresentar uma percepo crtica sobre a construo scio-histrica dos trabalhadores que esto em processo de certificao profissional, direcionando este olhar para a efetivao plena de direitos e emancipao para a cidadania. Contribuio acadmica para futuras pesquisas;

Marco Temporal
2010 a 2012;

Marco Espacial
Os Institutos Federais de Educao, Cincia e

Tecnologia que compem a Rede CERTIFIC como instituies acreditadoras;

Comit Gestor da Rede CERTIFIC sediado em Braslia-

DF;

Categorias de anlise
Educao, Trabalho, Educao Profissional, Certificao de Saberes;

Processo metodolgico
Mtodo: Materialismo histrico e dialtico; Tipo de Pesquisa: Bibliogrfica e documental; Natureza da pesquisa: qualitativa com carter analtico e exploratrio;

Fontes documentais:
Ordem 1 Tipo de Documento Portaria Interministerial N 1.082 de 20/11/2009 Orientaes para a implantao da Rede CERTIFIC Atas Relatrio de Gesto 1 Instrumento de Acompanhamento das Aes da Rede CERTIFIC 2 Instrumento de Acompanhamento das Aes da Rede CERTIFIC 3 Instrumento de Acompanhamento das Aes da Rede CERTIFIC 4 Instrumento de Acompanhamento das Aes da Rede CERTIFIC Origem/Orgo MTE - MEC MEC Comit Gestor CERTIFIC SETEC-MEC SETEC-IFs Ano 2009 2010 2010-2012 2009-2011 2010

2 3 4 5

SETEC-IFS

2010

SETEC-IFS

2011

SETEC-IFS

2012

ESTRUTURA DA DISSERTAO
INTRODUO CAPTULO 1 POLTICA PBLICA DE EDUCAO PROFISSIONAL DE JOVENS E ADULTOS: trajetrias e tendncias no Brasil contemporneo 1.1 Trabalho e Educao: relao dialtica que fundamenta a poltica de Educao Profissional e breve reconstituio histrica da Educao Profissional no Brasil 1.2. A Educao Profissional no Brasil e perspectivas atuais da Poltica Social - a influncia do Workfare 1.3 O jovem e adulto trabalhador e os programas de educao profissional e elevao de escolaridade ps-Constituio de 1988: PROEJA e PROEJA FIC

CAPTULO 2 CERTIFICAO PROFISSIONAL: uma nova institucionalidade para uma nova poltica?
2.1 O paradigma de certificao por competncias e sua centralidade no Brasil 2.2.Rede Nacional de Certificao Profissional e Formao Inicial e Continuada Rede CERTIFIC 2.3 O reconhecimento e certificao de saberes no formais

CAPTULO 3 RECONHECIMENTO E CERTIFICAO DE SABERES NO FORMAIS ANLISE POLTICA DA POLTICA


3.1 Anlise poltica da poltica pblica em questo: resultados da pesquisa 3.2 A Rede CERTIFIC e a perspectiva emancipatria - estratgia de enfrentamento ao modelo hegemnico?

CONSIDERAES FINAIS REFERNCIAS ANEXOS

REFERNCIAS
ALEXIM, J. C. Certificao profissional: avanos e entraves dez anos depois. Boletim Tcnico SENAC, Rio de Janeiro, v. 32, n. 3, set/dez, 2006. ALEXIM, J.C.; LOPES, C.L. A certificao profissional revisitada. Boletim Tcnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 29, n. 3, p. 3-15, set./dez. 2003. ARROYO, M. G. Educao de Jovens e Adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pblica. In: SOARES, L.; GIOVANETTI, M. A. e GOMES, N. L. Dilogos na Educao de Jovens e Adultos. Belo Horizonte, Autntica, 2005. BOSCHETTI, I. Avaliao de polticas, programas e projetos sociais. Servio Social: Direitos sociais e competncias profissionais, CFESS ABPESS, Braslia, 2009. BRASIL, Lei n 9.394 de 29/12/1996 Estabelece as Diretrizes e Bases da Educao. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL, Orientaes para a implantao da Rede Nacional de Certificao Profissional e Formao Inicial e Continuada Rede CERTIFIC/ organizado por Luiz Augusto Caldas Pereira e Snia da Costa. Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Profissional e Tecnolgica. Braslia: MEC,SETEC, 2010. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF, Senado, 1998. BRASIL. Decreto n. 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no mbito das instituies federais de educao tecnolgica, o Programa de Integrao da Educao Profissional ao Ensino Mdio na Modalidade de Educao de Jovens e Adultos PROEJA. Disponvel em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/Decreto. Acesso em 17 de abril de 2011. BRASIL. Documento Base. Programa Nacional de Integrao da Educao Profissional com a Educao Bsica na Modalidade de Educao de Jovens e Adultos/Ensino Mdio. Braslia: MEC/SETEC, 2007a.

FRIGOTTO, G. (org.) Educao e crise do trabalho: perspectivas de final de sculo. In: Accia Zeneida Kuenzer, Desafios terico-metodolgicos da relao trabalho-educao e o papel social da escola. 10 ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2011. FRIGOTTO, G. Educao e a crise do capitalismo real. 6 ed. So Paulo: Cortez, 2010. FRIGOTTO, G. Educao e Trabalho: bases para debater a Educao Profissional Emancipadora. Perspectiva. Florianpolis, v.19, n.1, p.71-87, jan/jun, 2001. FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. & RAMOS, M. A poltica de educao profissional no Governo Lula: um percurso histrico controvertido. Educao e Sociedade, 26 (92) 1.087-1.113, out. 2005. KUENZER, A. Z. A educao profissional nos anos 2000: a dimenso subordinada das polticas de incluso. Educao & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, p. 877-910, out. 2006. KUENZER, A. Z. Conhecimento e competncias no trabalho e na escola. In: Boletim Tcnico do SENAC. Rio de Janeiro: Senac, vol.28, n. 2, mai/ago.,2005.

MACHADO, L. R. S. A institucionalizao da Lgica das competncias no Brasil. Pro-posies - Vol. 13. N. 1 (37) Jan/Abr 2002. MACHADO, L. R. S. Educao bsica, empregabilidade e competncia. Trabalho apresentado na Sesso Especial da Anped, Caxambu, 1998. MINAYO, M. C. S. (org.); DESLANDES, S. F.; NETO, O. C.; GOMES, R. Pesquisa Social. Teoria, mtodo e criatividade. 21. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1994. 80 p. MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em sade. 10 edio. So Paulo: Hucitec-Abrasco, 2007. ROCHA, J. M. Formao inicial de trabalhadores e elevao da escolaridade: polticas pblicas de qualificao profissional em discusso (1963-2011). 2011. 277 f. Tese (Doutorado em Educao) Faculdade de Educao, Universidade de So Paulo, So Paulo, 2011. SANTOS, S. V. O ser e o estar de luto na luta: Educao Profissional em tempos de desordem. Porto Alegre, 2003. Tese (doutorado). Faculdade de Educao, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. SILVA, R. G. Do welfare ao workfare ou da Poltica Social Keynesiana/Fordista Poltica Social Schumpeteriana/Ps-fordista. Braslia, 2011. Tese (doutorado). Instituto de Cincias Humanas, Universidade de Braslia. VELASCO, E.G. Jovem e Qualificao Profissional: Programas e Trajetrias de Jovens em busca do primeiro emprego em Mato Grosso. 2007. Tese (Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas), UFMA, So Lus, 2007.

You might also like