You are on page 1of 90

Mitos Romanos

Jane F. Gardner 1990

Diz-se que os romanos no tinham mitos, apenas lendas. Brando descreve o mito como "narrativa fictcia que geralmente envolve pessoas, aes ou fatos sobrenaturais, e incorporando alguma idia popular sobre fenmenos histricos ou naturais".

A maioria dos mitos romanos no cabe muito bem nesta definio. Eles so apresentados pelos escritores antigos no como fico, mas como o incio da histria do povo romano - ainda que possamos observar seu contedo se alterando diante de nossos prprios olhos. Muitos mitos no envolvem nenhum deus, ou s at certo ponto, e estes no so mitos sobre os prprios deuses romanos.

No sculo I a.C., um interlocutor, no dilogo f1losfico de Ccero, Da natureza dos deuses, faz a distino entre as histrias mitolgicas sobre os deuses, que ele encara como um tanto gregos, e as expectativas romanas da religio.

A religio romana se constitui de: (1) ritual. (2) tomar os auspcios. 3) advertncias profticas emitidas pelos intrpretes dos orculos sibilinos ou das entranhas de animais sacrificados, com base em pressgios.

Em outras palavras, as histrias sobre os deuses no tinham muita importncia; a funo da religio era manter um relacionamento estvel entre os deuses e o Estado - o sucesso passado de Roma era sua justificao.

Uma gerao depois, Dionsio de Halicarnasso, um autor grego, falava com aprovao da ausncia de mitos sobre os deuses. (especialmente da espcie moralmente duvidosa) em Roma. Ele atribui isto previso de Rmulo, que percebeu que o mais importante era manter a benevolncia dos deuses, por meio de prticas rituais adequadas e do estmulo s virtudes cvicas.

Certamente outros dois.fatores desempenham um papel na determinao do carter do mito romano:

em primeiro lugar, a viso antiga, comum a gregos e romanos, do qu era a histria e de como ela deveria ser escrita; em segundo lugar, o fato de que as mais antigas descries detalhadas que temos hoje nos chegaram atravs de autores dos sculos I a.C. e d.C.

Nesse momento Roma j se tornara uma sociedade urbana bastante sofisticada, cuja cultura, literatura e pensamento eram profundamente permeados por sculos de influncia da literatura e cultura dos gregos;

os "mitos" esto preservados em textos que so produto de refinadssimas tcnicas literrias conscientes. Os autores sentiam-se livres para moldar e mesmo fazer acrscimos s histrias tradicionais.

As nossas principais fontes

Lvio (c. 59 a.C. - 17 d.C.) escreveu uma histria de Roma em 142 livros, da fundao de Roma a 9 a.e. O Livro I, depois de um breve esboo desde a partida de Enias de Tria ao nascimento de Rmulo e Remo, contm a histria da fundao de Roma e os reinados de seus sete reis. O Livro 11 trata do estabelecimento da Repblica de Roma e suas primeiras lutas.

A maior obra de Virglio (70-19 a.C) a Eneida, um poema pico em doze livros, contando as aventuras de Enias depois de sua partida de Tria at sua chegada na Itlia e a unio de troianos e italianos. H diversas vises profticas sobre a futura grandeza de Roma, culminando no aparecimento predestinado do imperador Augusto (cuja famlia dizia descender da divina me de Enias, Vnus).

Ovdio (43 a.C - 17/18 d.C.) aqui e ali usa o mito romano em muitas de suas obras poticas. Uma, Fasti, era uma descrio do calendrio romano, ms a ms, incluindo a histria e explicaes objetivas dos ritos e festivais sagrados do ano religioso romano. Infelizmente, somente os seis primeiros livros, de janeiro e junho, chegaram at ns. Em seu Metamorfoses esto algumas histrias de Roma, culminando na deificao de Jlio Csar; o livro termina com um encmio a Augusto.

Dionsio de Halicarnasso foi para Roma como professor de retrica mais ou menos na poca em que Augusto Csar obtinha a liderana (30/29 a.C) e l permaneceu por vinte e dois anos. Escreveu Antigidades romanas, uma histria romntica e retrica da Roma desde os primeiros tempos ao incio das guerras pnicas (264 a.C). Era um panegrico Roma antiga, visando conciliar os gregos com a idia de serem governados pelos romanos.

A antiga erudio latina tambm preservou alguma informao, ainda que de forma abreviada e muitas vezes fragmentria.

Depois de sua retirada da vida pblica, Marcus Terentius Varro (116-27 a.C) dedicou vinte anos pesquisa e a escrever; sua produo foi enorme. Mais tarde, um outro escritor creditou-o por 490 livros quando atingira os setenta e sete anos. Entre suas obras perdidas estava a Antigidades divinas e humanas, em quarenta e um livros. Alm de um tratado sobre agricultura, tudo o que resta de sua obra cerca de um quarto de A lngua latina, contendo muitos trechos das antigidades.

Temos tambm parte da eptome de Sextus Pompeius Festus (sculo II d.C.) para obra semelhante de autoria de um escravo liberto, Verrius Flacus, professor dos netos de Augusto.

Plutarco (c. 46 a.C.- depois de 120 d.C.), um grego que muito viajou pelo mundo romano tratando de questes pblicas, foi tambm um autor prolfico. Sua obra mais conhecida Vidas paralelas de gregos e romanos, de que restam vinte e dois pares de biografias, alm de quatro isoladas. Sobre a Roma antiga, temos ainda o seu Vidas dos reis Rmulo e Numa, de Publius Valerius Publicola, um dos primeiros cnsules, e a de Coriolano. O seu Questes romanas discute costumes e rituais religiosos de Roma. Nenhuma dessas obras anterior ao sculo I a.C., ou seja, sete sculos depois da data tradicional da fundao de Roma. Que fontes teriam esses escritores?

Eles baseavam-se principalmente nos autores mais antigos. O primeiro historiador romano conhecido (de quem restam apenas alguns fragmentos) foi Quintus Fabius Pictor que, no final do sculo III a.C., escreveu uma histria de Roma desde as origens at meados deste sculo. Como os primeiros poetas conhecidos de Roma, ele escreveu em grego; o primeiro a escrever uma narrativa histrica em latim foi o velho Cato, meio sculo mais tarde.

Autores que surgiram depois, como Lvio, basearam seus relatos no em pesquisa original (para o qu no havia praticamente nenhum material), mas nos de seus predecessores, s vezes tentando conscientemente avaliar as verses conflitantes; era mais comum utilizarem a que daria a melhor histria ou a mais conveniente para seus objetivos particulares.

As duas coisas de grande importncia para a maioria dos autores antigos de histria eram a qualidade literria da obra e seu valor didtico. "O que torna especialmente benfico e proveitoso o estudo da histria", escreveu Lvio, " receber lies de todo o tipo de experincias, plenamente expostas, como em um monumento, de onde se possa escolher por si mesmo e pelos exemplos de seu pas do qu imitar e o qu (mal comeado, pior encerrado) evitar". Entre outras coisas, isto significava que os escritores interpretariam o passado em termos das questes de seu prprio tempo.

O perodo desde a suposta origem de Roma at o final da monarquia e estabelecimento da repblica (tradicionalmente, em 509 a.C.), no pode ser chamado "histrico" no sentido que damos palavra; o das descries literrias da primeira ou segunda geraes da repblica tambm no pode ser assim chamado.

Os estudiosos modernos dizem que, se possvel encontrar alguma verdade nas histrias sobre o perodo dos reis (e se h, como identific-la) e as narrativas tradicionais sobre os primeiros dias da repblica, concordam que elas esto cheias de invenes e contaminao de fontes posteriores.

Contudo, para quem estiver interessado na construo dos mitos, essas tradies so um tesouro -- pois nelas, na maneira como se alteram e desenvolvem at o perodo histrico, vemos os romanos definindo a si mesmos pelas histrias que contam sobre o seu passado -- ou seja, seus "mitos".

Eles utilizam uma boa variedade de materiais, como idias e motivos copiados da mitologia e histria dos gregos, motivos de um tipo de "conto folclrico" tradicional e as histrias de tradies familiares de algumas das grandes famlias romanas, Os financistas republicanos emitiram moedas referindo-se a supostos ancestrais no passado lendrio.

Os historiadores disseminavam as tradies de famlia -- as proeminncias dos Fabii dos Valerii e dos Claudii na histria da primeira repblica deve algo a Fabius Pictor, a Valerius Antipas e a Claudius Quadrigamus, que escreveram suas prprias histrias de Roma por volta do ano 80 a.C.

Essas lendas de famlia atraram especialmente os autores da histria e oradores, como Ccero (embora s vezes expressassem algum ceticismo sobre elas), devido a seu valor no que os romanos chamavam de exempa, ilustraes de uma determinada verdade moral ("o qu imitar e o qu evitar"). Os primeiros livros de Lvio, como os "faris" histricos em Virglio, contm muitas dessas lendas patriticas exemplificando as virtudes "romanas".

Como os gregos, os romanos tambm se interessavam particularmente pela etiologia, a narrativa dos comeos -- o comeo dos rituais, dos nomes de lugares, das instituies, das cidades, do povo romano e de sua histria. Isto no significa que eles realmente desejassem descobrir como haviam comeado, mas que apenas queriam contar uma boa histria sobre seus comeos.

Assim, por exemplo, o comeo das principais instituies polticas religiosas e civis da Roma histrica foi distribudo entre os sete reis (eles mesmos geralmente imaginrios): Rmulo -- o senado, a assemblia da "cria" e as "centrias" da cavalaria; Numa -- o calendrio e os sacerdcios mais importantes; Hostilius -- os julgamentos por traio e os procedimentos religiosos para a manuteno da paz; Ancus Marcius -- os procedimentos para a declarao de guerra, a primeira priso de Roma, a primeira ponte e o primeiro aqueduto; Tarquinius Priscus ("o primeiro") -- a primeira muralha em tomo da cidade, os jogos romanos anuais; Srvius Tulius -- o censo, o sistema tribal e a assemblia hierrquica dos "centuriatos; Mesmo o principal esgoto foi atribudo a um rei, Tarquinius Superbus ('o Soberbo"), embora o que dele resta date de um perodo no anterior ao sculo IV a.C.

Deuses romanos e mitos gregos

Parece que os romanos tinham um deus ou deuses nativos para praticamente todos os objetos ou atividades importantes: Por exemplo, Consus ("armazenamento" -- embora Varro pensasse que a palavra viesse de "conselho"). Pales (deusa das manadas e dos rebanhos) e Robigo/us ("pulgo" ou praga) eram agrcolas; Janus cuidava dos prticos; Faunus era o deus dos seres silvestres; Silvanus o deus dos bosques e das terras nocultivadas; Tm o numem (poder divino), mas no tm uma personalidade.

A observao religiosa dos romanos era complicada e minuciosa, o calendrio era pontilhado pelo ano inteiro de sacrifcios e rituais administrados por conselhos de sacerdotes, mas h poucas histrias associadas a esses fatos e poucas destas incluem os prprios deuses, mesmo quando visam explicar um determinado culto ou algum ttulo de um deus.

A mitologia romana e os grandes deuses foram simplesmente tomados dos gregos, as divindades olmpicas e as romanas correspondem diretamente entre si. Os principais deuses gregos eram Cronos (o tempo), pai de Zeus, que o derrubou; Zeus, rei e deus do clima; seu irmo Posdon, deus das guas e dos terremotos; Hera, deusa-rainha, esposa (e irm) de Zeus, divindade do casamento e das mulheres; Demter (gros e colheitas); Hsta (deusa do lar).

A estes, somam-se os filhos de Hera: Ares (guerra). Hefesto (ferreiro-arteso) casado com Afrodite. Esta era a deusa do amor, que se diz ter nascido da "espuma" de Urano, pai de Cronos, ou ser filha de Zeus com uma das Tits. Aten, deusa da sabedoria, era filha de Zeus e Mtis (uma personificao do conselho). Outros filhos de Zeus, com suas diversas amantes, eram os gmeos Apolo (deus da msica, da medicina, dos arqueiros, das manadas e dos rebanhos) e Artmis, associada caa, aos animais selvagens e virgindade. Hermes, o mensageiro dos deuses, patrono dos mercadores e dos ladres, e um que chegou mais tarde ao Olimpo. Dioniso (tambm chamado Baco), deus do vinho.

Alguns desses, no todos, os romanos simplesmente identificaram com seus prprios deuses, nem sempre adequadamente. Jpiter (tambm chamado "Jove"), Netuno, Marte, Vnus e Vesta mais ou menos so o mesmo que Zeus, Posdon, Ares, Afrodite e Hstia. Vulcano, o deus romano do fogo, equivale a Hefesto. Artmis identificada com Diana, uma deusa dos bosques, mas tambm provavelmente da lua, das mulheres e do parto. Juno, que historicamente aparece em funes muito semelhantes s de Hera, especialmente no papel de deusas das mulheres, talvez tenha sido originalmente .uma divindade associada ao vigor dos jovens guerreiros. Cronos no corresponde exatamente ao romano Saturno, que em sua origem talvez tenha sido um deus das colheitas, mas foi associado a uma espcie de Era Dourada primitiva, antes que a agricultura se tornasse necessria.

Minerva tambm surpreende como equivalente a Aten. Minerva era uma deusa italiana do artesanato. Para os romanos, fazia parte de sua principal trade divina -- Jpiter, Juno e Minerva -- com um templo no Capitlio. O templo e essa trade passaram a simbolizar o romano, e foram copiados em todo o imprio. Os prprios romanos acreditavam que este fora institudo pelo ltimo rei de Roma, Tarqunio, o Soberbo, por volta do ano 509 a.C. Seu pai viera da Etrria, o que talvez nos diga algo sobre a origem de Minerva; sua elevao a uma posio superior, como Aten, pode ser um reflexo da influncia da cultura grega sobre os etruscos j naquele perodo.

provvel que Mercrio, anlogo a Hermes, no fosse romano em sua origem, mas um novo nome dado pelos romanos a um deus grego, com um grupo de outros, no sculo V a.C. Mais ou menos na mesma poca, Demter e Dioniso foram introduzidos em Roma com os nomes de Ceres e Lber. Isto teria acontecido a conselho dos chamados Livros sibilinos, uma coleo de orculos mantidos no templo de Jpiter Capitolino e consultados em momentos de crise (especialmente nos desastres naturais, como a peste ou a fome) para descobrir como fazer as pazes com os deuses; a resposta em geral era a introduo de um novo deus ou um novo ritual religioso.

Dionsio nos conta (diz ele que segundo Varro) como os romanos se apossaram deles: Certa mulher que no havia nascido no pas foi ao tirano [Tarqunio, o Soberbo] desejando vender-lhe nove livros contendo os orculos sibilinos. Quando Tarquinio se recusou a compr-los ao preo pedido, ela foi embora queimou trs deles; em seguida voltou, pedindo o mesmo preo pelos seis que restavam. Pensaram que fosse louca e riram dela por pedir o mesmo preo por um nmero menor de livros, porque no o conseguira nem pelo nmero maior; ela foi embora de novo e queimou a metade dos restantes. Voltou mais uma vez e pediu o mesmo preo pelos trs que restavam. Surpreso com a determinao da mulher, Tarqunio mandou chamar os augrios e perguntou-lhes o que fazer. Alguns indcios mostravam que ele havia rejeitado uma beno enviada pelos deuses. Disseram-lhe que era um grande infortnio no haver comprado todos os livros e que desse velha todo o dinheiro que ela queria e ficasse com os orculos restantes.

Foi o que Tarqunio fez, e a mulher desapareceu. O tirano ento nomeou os guardies dos orculos que, segundo Dionsio, foi um posto que existiu at sua poca. Quando os orculos foram queimados num incndio em 83 a.C., fezse uma nova coleo, transcrevendo orculos de diversas partes do mundo conhecido --alguns dos quais falsos, como se descobriu.

Roma em geral recebia bem os novos deuses e deusas. Apolo (de quem no se encontrou nenhum equivalente romano), deus da cura, e o heri divinizado Hracles (a quem os romanos chamavam Hrcules) estavam entre os primeiros a serem admitidos em Roma.

Uma das mais notveis introdues foi a da Grande Deusa Me, Cibele, a Mater Magna, trazida Roma em 204 a.C. na forma de uma pedra negra durante a guerra contra Anbal; seu templo foi inaugurado em 191 a.C. e estabelecido um festival anual de teatro e jogos, a Megalsia. O culto vinha do lado grego do Mediterrneo, da Frigia, na sia Menor.

O festival era muito popular entre os romanos, embora nenhum tivesse permisso de participar de seu culto, que no se submetia suas idias de decoro: eram procisses barulhentas na rua, de sacerdotes em xtase saltando e danando, acompanhados por tambores, cornetas e cmbalos, e mendigando aos passantes. A dana depravada, especialmente em pblico, era inteiramente desaprovada pelos romanos; o pior aos olhos dos romanos era o fato de que os sacerdotes eram eunucos.

Para ns ainda mais difcil perceber o que realmente os romanos pensavam de seus deuses helenizados, porque as histrias escritas que sobrevivem so pouco mais do que motivos ou aconselhamentos literrios.

Em A arte do amor, Ovdio simplesmente tomou de Homero a histria de como Vulcano (Hefesto) apanhou Vnus e Marte (Afrodite e Ares) juntos na cama, prendeu-os com uma rede invisvel e chamou os outros deuses para rir deles. Ovdio a utiliza para ilustrar alguns conselhos brincalhes a amantes suspeitos: se voc suspeita que ela o est enganando, no tente apanh-la -- a longo prazo, sair perdendo.

E acrescente, apressadamente: "Naturalmente, no falo de senhoras casadas reais." Era por prudncia: Augusto emitira uma lei com sete penalidades para o adultrio. Exilou Ovdio no ano 8 d.C. por razes desconhecidas, mas a amoralidade ertica de boa parte de sua poesia pode ter ajudado.

Entretanto, Virglio achou mais conveniente deixar de lado a infidelidade de Vnus em sua Eneida. Ela persuade Vulcano a fabricar armas para Enias (seu filho com Anquises, um mortal), usando uma simples seduo conjugal:

Ele hesitou, mas ela envolveu-o com seus braos alvos e o apertou num abrao clido e terno. Subitamente, ela se inflamou, como sempre, e o calor familiar penetrou cm sua medula, atravessou seus ossos trmulos, bem no instante em que os relmpagos partiram as nuvens de tempestade e os raios luminosos se precipitaram, cintilantes. A deusa sabia, satisfeita com sua esperteza e consciente de sua beleza. O velho deus respondeu, amarrado na teia do amor imorredouro.

Ele consente, as relaes conjugais ocorrem ( insinuado) e ele adormece. A cena da seduo quase uma pardia da que acontece na Ilada, onde Hera distrai a ateno de Zeus do que ocorre no campo de batalha em Tria. Virglio a utiliza para introduzir uma descrio das armas, em especial do escudo. Esta idia tambm foi tirada da Ilada de Homero, em que Hefesto faz um escudo para Aquiles.

Virgilio deseja usar a decorao do escudo para dar uma espcie de espetculo dos eventos famosos na histria romana, culminando, no meio, com uma esplndida cena em que o futuro imperador Augusto, o patrono de Virglio, e (ele estava sempre lembrando os romanos) descendente de Vnus e Enias, derrotava Antonio e Clepatra na batalha do Actium (em 31 a.C.); ApoIo o ajudava outro -- mito que se formava -e mantinha em Roma um triunfo sobre os povos conquistados em todos os cantos do mundo.

Enias e o destino de Roma O mundo conheceu Enias atravs do poema pico de Virglio, em que .as viagens e trabalhos do heri so explicitamente apresentados como um mito nacionalista sobre as origens e o destino divino de Roma. Na Ilada de.Homero, Enias, o troiano, j tinha um grande futuro; o deus Posdon o resgatara do campo de batalha, profetizando que ele e seus descendentes seriam reis.

Depois da queda de Tria, as tradies gregas levaram-no -- com seu pai Anquises, o filho Ascnio e alguns companheiros troianos -- para o Ocidente, como aconteceu com muitos outros veteranos da guerra de Tria dos dois lados. Foi o que proporcionou as lendas de fundao de muitos lugares na Siclia e no sul da Itlia, onde os gregos comearam a instalar-se a partir do sculo VIII a.C.

Histria do incio da lenda de Enias

J no sculo VI a.C., j se conhecia na Etrria a histria de como Enias fugira de Tria, que est pintada em uma srie de vasos atenienses de figuras ali encontrados. O motivo aparece tambm em estatuetas votivas encontradas em Veii, uma cidade etrusca, e em jias etruscas. O primeiro a associ-lo a Roma foi Helanicus, um historiador grego do sculo V a.C.; ele escreveu que Enias fundara Roma e dera este nome, que era o de uma das mulheres troianas que o acompanharam, cidade (roma quer dizer "fora" em grego).

Contudo, alguns autores gregos, no atribuem a fundao a Enias, mas a outros gregos e troianos; em uma verso, Roma foi fundada por um filho de Odisseu e Circe. Enias reaparece mais tarde, como pai ou av do fundador de Roma.

Bibliografia BRANDO, Junito de Souza. Mitologia Grega. Petrpolis: Vozes, 7.a edio, Vol. I, 1991.

You might also like