You are on page 1of 2

Descontinuidades

Ilustrao

Causas deformaes trmicas do material durante a soldagem

Como eliminar ou minimizar

Distoro

Distores Fonte: Universidade Federal de Minas Gerais

Juntas incorretas Fonte: Universidade Federal de Minas Gerais

falha ao produzir um chanfro com as dimenses ou forma fora das especificada.

Descontinuidades dimensionais

Preparao incorreta da junta

Verificao em campo de juntas incorretas

Projeto elaborado junta.

mal de

Dimenso incorreta da solda


Dimenses das juntas Fonte: Universidade Federal de Minas Gerais corrente de soldagem muito baixa; velocidade de soldagem muito alta; bitola do eletrodo inadequada; abertura excessiva da junta; falta de penetrao devido a grande espessura da pea a ser soldada; angulo de eletrodo ou movimento do eletrodo inadequados; grande distncia entre o eletrodo e a pea. verificar junto ao fabricante, a faixa de amperagem mais adequada para aquele eletrodo, usando sempre acima da mdia especificada; reduzir a velocidade de aplicao do eletrodo, visando melhorar enchimento nos centros e nas laterais das juntas; usar uma bitola menor de eletrodo. Procurar aumentar o ngulo do chanfro para facilitar o acesso do eletrodo. Procurar na medida do possvel executar soldas planas; Diminuir a distancia entre a pea e o eletrodo, consequentemente reduzindo o arco.

Falta de fuso

Falta de fuso em parte do cordo de solda

Falta de penetrao Fonte: SENAI

Falta de penetra

Falta de penetrao em parte do cordo de solda amperagem da mquina de solda muito alta; grande distncia entre o eletrodo e a pea ( arco longo ); sopro Magntico ( o arco se desvia sem o movimento do eletrodo ); pea suja, com ferrugem ou mida; eletrodo mido; verificar junto ao fabricante, a faixa de amperagem mais adequada para aquele eletrodo, usando sempre acima da mdia especificada; diminuir a distancia entre a pea e o eletrodo, conseqentemente reduzindo o arco; mude a posio do cabo terra, melhore o contato eltrico do cabo com a pea e no deixe os cabos enrolados; limpe superfcie da pea usando lixadeira ou escova de ao para remover sujeiras em geral, ferrugem e solventes para remoo de tintas , leos e graxas. A umidade da pea pode ser diminuda com o auxilio do maarico; acondicione os eletrodos conforme especificados pelo fabricante.

Excesso de respingos
Excesso de respingos Fonte: GERDAU

Respingo excessivo

Mordedura Fonte: SENAI

Mordeduras

Descontinuidades estruturais
Mordeduras no cordo de solda

corrente de soldagem muito alta; velocidade de soldagem muito alta; bitola do eletrodo muito grossa para o chanfro; angulo de eletrodo ou movimento de eletrodo inadequado; distancia muito alta do eletrodo para a pea; eletrodo mido; trincas de cratera, no final do cordo o arco fechado muito rpido; teor de carbono ou enxofre elevado no metal base, o que significa estar utilizando um eletrodo no adequado; pea muito espessa ou junta muito rgida; cordo de solda muito cncavo ou muito convexo; eletrodo mido; junta ou chanfro incorreto em peas de espessuras elevadas ou com vrios passes;
entre um cordo e outro a escoria no foi removida devidamente; na troca de eletrodo, a escoria no removida no final do cordo; angulo de eletrodo ou movimento inadequado; bitola do eletrodo muito grossa par o tipo de trabalho, ou ento chanfro muito apertado, com isso a escria no destaca com facilidade.

verificar junto ao fabricante, a faixa de amperagem mais adequada para aquele eletrodo, usando sempre acima da mdia especificada; reduzir a velocidade de soldagem para um enchimento correto das laterais da junta; mudar o ngulo do eletrodo para que a fora do arco segure o metal nas laterais, mantenha a velocidade de soldagem adequada; diminuir a distancia entre o eletrodo e a pea, para proporcionar um arco mais curto acondicionar os eletrodos conforme especificados pelo fabricante.

Trincas Fonte: SENAI

Trincas

Trincas propagadas devido ao trabalho da pea

no final do cordo, retorne ou passe o deslocamento para encher adequadamente a cratera de solda; usar eletrodo apropriado para o tipo de metal, conforme indicao do fabricante. Verificar se ele esta devidamente seca. Pr-aquecer a pea e reduzir a penetrao baixando a corrente de soldagem; previra na medida do possvel, cordes planos ou ligeiramente convexos; melhore a montagem das peas a serem soldadas, de forma a permita que o metal base dilate e contraia livremente.

Incluso de escria

Incluso de Escria Fonte: SENAI

remova totalmente a escoria antes de aplicar outro cordo de solda, usando alem de picadeira, uma escova de ao; ao substituir um eletrodo, limpe o final da solda para comear a soldagem em uma superfcie limpa; use uma bitola de eletrodo menor , aumente o angulo do chanfro para facilitar o acesso do eletrodo e conseguintemente facilitar a remoo de escoria.

Incluso de Escria

Porosidade Fonte: SENAI

Porosidade

pea suja, enferrujada ou mida; corrente de soldagem incorreta; velocidade de soldagem muito alta; distancia muito alta do eletrodo a pea ; polaridade incorreta; eletrodo mido.

Porosidade em junta soldada

limpar as superfcies a serem soldadas com lixadeira ou escova de ao para remover de forma efetiva a ferrugem presente; verificar junto ao fabricante do eletrodo a faixa de corrente adequada para a bitola em uso, geralmente esta informao esta presente na embalagem; soldar com eletrodo mais prximo da pea; verificar a polaridade indicada para ser usada com aquele eletrodo; acondicionar de forma adequada os eletrodos.

Referncia bibliogrfica
SANCHES , Ricardo Almeida. Defeitos em solda detectveis atravs de inspeo visual. Dissertao de monografia. Manaus: CEULM 2010. Disponvel em: http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2289098.PDF ; Acessado em: 03/04/2013 ACESITA. Soldagem dos aos inoxidveis. Disponvel em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABdpEAJ/apostila-aco-inoxsoldagem-acesita

You might also like