You are on page 1of 12

REMUNERAO/SALRIO

A remunerao pode ser entendida como a contraprestao recebida pelo empregado, decorrente do contrato de trabalho. Assim, a remunerao o termo mais amplo, ou seja, o gnero que engloba como espcies o salrio e a gorjeta, por exemplo. O salrio a quantia paga diretamente pelo empregador, decorrendo do contrato de trabalho.(art.457, caput da CLT).

OBSERVAO

O salrio pago e devido no s como contraprestao do efetivo servio prestado, mas tambm dos perodos em que o empregado esteve disposio do empregador, aguardando ou executando ordens(art.4 da CLT), bem como de certos perodos de descanso remunerado (hipteses de interrupo do contrato de trabalho, como ocorre nas frias e nos descansos semanais e feriados remunerados).

FORMAS DE PAGAMENTO DE SALRIO

SALRIO POR TEMPO aquele pago em funo do tempo no qual o trabalho foi prestado ou o empregado permaneceu disposio do empregador, ou seja, a hora, o dia, a semana, a quinzena e o ms, excepcionalmente um tempo maior. SALRIO POR PRODUO aquele calculado com base no nmero de unidades produzidas pelo empregado. Cada unidade retribuda com um valor fixado pelo empregador antecipadamente. Esse valor a tarifa. O pagamento semanal, quinzenal ou mensal efetuado calculando-se o total das unidades multiplicado pela tarifa unitria. Ex: remunerar o empregado por um nmero x por gravatas que ele fabrique.

OBSERVAO

OBS: existem crticas a esse tipo de salrio por produo de ordem jurdica e social. A jurdica parte da dificuldade de clculo dos salrios por produo e dos demais pagamentos do empregado baseados nos salrios, como frias, indenizaes, afastamento do empregado em geral etc. De ordem social, pois o empregado para ganhar mais, chega a exaurir suas foras e nunca consegue atingir um valor suficiente.

SALRIO POR TAREFA

SALRIO POR TAREFA aquele pago com base na produo do empregado, mas pela economia de tempo h uma vantagem. O empregado ganha um acrscimo no preo da tarefa ou dispensado, quando cumpre as tarefas do dia, do restante da jornada.

MEIOS DE PAGAMENTO DO SALRIO

PAGAMENTO EM DINHEIRO - O salrio deve ser pago em dinheiro. Essa a forma normal. Art. 463 da CLT. A moeda estrangeira pode, no entanto, servir de base de clculo para converso, no ato do pagamento, em moeda nacional. PAGAMENTO EM CHEQUE OU DEPSITO - A lei permite o depsito do salrio em conta bancria aberta em nome de cada empregado, com o consentimento deste, em estabelecimento de crdito prximo ao local de trabalho(CLT, art. 464, pargrafo nico). A jurisprudncia veda o pagamento em notas promissrias. Dois so os inconvenientes. Prorroga automaticamente a data do pagamento do salrio e nem sempre de fcil circulao.

PAGAMENTO EM UTILIDADES

a forma de pagamento na qual o empregado recebe em bens econmicos. A CLT permite o pagamento em utilidades, como alimentao, habitao etc. Porm, nem todo salrio pode ser pago em utilidades, uma vez que 30% necessariamente do seu valor tero de ser em dinheiro(CLT, arts. 458, 81,1, e 82, pargrafo nico). No h um texto expresso ordenando a observncia desse percentual, mas h um dispositivo que o indica quando disciplina os critrios de composio do salrio mnimo (art.82, p.u.), aos quais se referem os dispositivos da CLT que tratam do salrio em utilidades em geral(art. 458,1).

CONTINUAO

O salrio em utilidades a forma mais antiga de salrio. Alis a palavra salrio vem de sal, forma de remunerao das antigas legies romanas. Atualmente, os salrios em utilidades se mantm, em especial a habitao e a alimentao. Formas sofisticadas surgiram, como o pagamento das mensalidades escolares dos filhos do executivo, o automvel, os cartes de crdito etc., criando problemas jurdicos. Nem sempre utilidades fornecidas pelo empregador so salrios, cujas solues no so previstas em lei.

OBSERVAO

Smula 367 do TST: A habitao, a energia eltrica e veculo fornecidos pelo empregador ao empregado, quando indispensveis para realizao do trabalho, no tm natureza salarial, ainda que, no caso de veculo, seja ele utilizado pelo empregado tambm em atividades particulares. Se a prestao fornecida para o trabalho, no tem natureza salarial; caso o seja pelo trabalho, considera-se salrio-utilidade.

OBSERVAO

SMULA 258: Os percentuais fixados em lei relativos ao salrio in natura apenas se referem s hiptese em que o empregado percebe salrio mnimo, apurando-se, nas demais, o real valor da utilidade.
Obs: art.4583 A habitao e a alimentao fornecidas como salrioutilidade devero atender aos fins a que se destinam e no podero exceder, respectivamente, a 25% e 20% do salrio contratual. Obs: J no caso do empregado rural, a Lei 5.889/1973, no art.9, apresenta disposio especfica, permitindo descontos apenas nas hipteses de autorizao legal ou deciso judiciria, bem como das seguintes parcelas, calculadas sobre o salrio mnimo: at o limite de 20% pela ocupao da moradia; at 25% pelo fornecimento de alimentao; adiantamentos em dinheiro. Sempre que mais de um empregado residir na mesma morada, o desconto de 20% sobre o salrio mnimo deve ser dividido proporcionalmente ao nmero de empregados, vedada em qualquer hiptese, a moradia coletiva de famlias.

OBSERVAO

Obs: Empregado domstico, Lei 11.324/2006, acrescentou o art.2-A na Lei 5.859/1972, passando a estabelecer que: Art. 2 -A. vedado ao empregador domstico efetuar descontos no salrio do empregado por fornecimento de alimentao, vesturio, higiene ou moradia. 1 - Podero ser descontadas as despesas com moradia de que trata o caput deste artigo quando essa se referir a local diverso da residncia em que ocorrer a prestao de servio, e desde que essa possibilidade tenha sido expressamente acordada entre as partes. 2 - As despesas referidas no caput deste artigo no tem natureza salarial nem se incorporam remunerao para quaisquer efeitos.

UTILIDADES SEM NATUREZA SALARIAL(ART.4582 DA CLT)

You might also like