You are on page 1of 30

PRIMEIROS SOCORROS HEMORRAGIAS

HEMORRAGIAS
a perda de sangue circulante, proveniente da ruptura, dilaceramento ou corte de um vaso sanguneo. Do ponto de vista clnico, ser classificada como:
Interna - aquela produzida dentro dos tecidos ou cavidades naturais; Externa aquela cuja perda de sangue ocorre para o exterior do organismo.

10/09/2013

HEMORRAGIAS
Hemorragia Externa
aquela que se manifesta atravs do extravasamento de sangue do corpo ao meio externo, podendo causar estado de choque.

10/09/2013

CAPILAR Sangue vermelho, vaso em gotas e sem risco imediato de morte

VENOSA Sangue vermelho escuro, vaso escorrida (sem presso), no muito grave.

ARTERIAL Sangue vermelho vivo, vaso em jatos (alta presso) com elevado risco de morte.
10/09/2013 4

HEMORRAGIAS
Reconhecimento de hemorragia externa A hemorragia externa, muitas vezes, ser de fcil visualizao, porm podero ocorrer casos em que o sangue no estar visvel.
O socorrista sempre deve considerar que haver uma hemorragia externa, se observar os seguintes sinais: Presena de sangue nas roupas da vtima; Presena de sangue no local ou nas imediaes onde a vtima se encontra; Sada de sangue pelos ferimentos;

10/09/2013

HEMORRAGIAS
Tratamento para controle de hemorragia externa 1. Expor o ferimento; 2. Como primeira medida, fazer uma compresso direta e firme sobre o ferimento, com um pedao de pano limpo ou gaze, at cessar o sangramento;

10/09/2013

HEMORRAGIAS
Tratamento para controle de hemorragia externa 3. Fixar um curativo, com auxlio de faixas, ataduras ou bandagem triangular; O n nunca deve ficar sobre a ferida. 4. Nas hemorragias em membros superiores, elevar o membro atingido, desde que no esteja fraturado, objetivando diminuir o sangramento; 5. Se o sangramento persistir, comprimir os pontos arteriais proximais.

10/09/2013

HEMORRAGIAS
Tratamento para controle de hemorragia externa Como exemplo, temos as artrias temporal, facial, subclvia, braquial, radial, femoral e pediosa.

10/09/2013

HEMORRAGIAS

10/09/2013

HEMORRAGIAS
Em situaes de grave hemorragia, recomendvel acalmar a vtima, posicion-la de costas, mantendo-a aquecida e com as vias areas liberadas, enquanto aguarda a ambulncia ou efetua o transporte. Se o sangramento persistir aps a aplicao de um curativo, no o remova, aplique outro curativo sobre o primeiro exercendo maior presso. Nos ferimentos na cabea, compresso excessiva no local. no deve ser feita

10/09/2013

10

Tcnicas de controle de hemorragia externa

10/09/2013

11

HEMORRAGIAS
TORNIQUETE
O torniquete um recurso extremo que somente ser utilizado nas situaes em que for absolutamente impossvel controlar um sangramento, e quando for imprescindvel para salvar a vida da vtima, como ocorre em catstrofes.

10/09/2013

12

HEMORRAGIAS
TORNIQUETE
Nestes casos o socorrista dever minimizar a perda de sangue evitando o estado de choque, alm de preservar a parte amputada.

Conter a hemorragia e localizar o segmento amputado; Conduzir o segmento com o paciente, em plstico esterilizado; Conservar em baixa temperatura evitando contato direto com gelo, gua ou outra substncia; Considerar a possibilidade de choque.
10/09/2013 13

HEMORRAGIAS
TORNIQUETE
O torniquete jamais dever ser usado em como suporte para conteno de hemorragias, sua aplicao justifica-se apenas para casos de amputao, sob o risco de concentrar toxinas que estimularo o processo de necrose (gangrena), este por sua vez culminar com a perda do referido membro.

10/09/2013

14

HEMORRAGIAS
TORNIQUETE
Portanto, para casos de amputao procede-se toda sequncia de HEMOSTASIA: 1 - Presso Direta e Elevao do Membro, 2 - Curativo Compressivo no local da amputao, 3 - Presso Indireta no ponto de compresso e por ultimo, 4- Presso contnua e fixa do ponto de compresso TORNIQUETE.

10/09/2013

15

HEMORRAGIAS
TORNIQUETE

10/09/2013

16

Para

aplicar

um

torniquete,

proceder

da

seguinte maneira:
1. Usar um pano ou atadura de 5 centmetros ou mais
de largura; 2. Aplicar o torniquete entre o ferimento e o corao,

mais prximo possvel do ferimento;


3. Dar 2 voltas com o pano ou atadura em torno do brao ou da perna e dar um meio n com as pontas;

17

4. Sobre o meio n, colocar um objeto resistente, duro, um pedao de pau, lpis, etc., e em seguida dar um n completo sobre o pedao de pau, etc., prendendo-o; 5. Agora, apertar o torniquete girando o pedao de pau at que seja estancada a hemorragia; 6. Escrever num papel a hora em que foi aplicado o torniquete e prenda-o na roupa da vtima; 7. Enquanto se aguarda a chegada do mdico ou durante

trajeto

para

um

hospital,

deve-se

afrouxar

ligeiramente e com cuidado o torniquete, de 15 em 15 minutos.

18

HEMORRAGIAS EXTERNAS DOS MEMBROS INFERIORES E SUPERIORES


8. No retire o torniquete, apenas deixe-o frouxo, caso a hemorragia volte, aperte-o novamente.

ATENO: no use para fazer um torniquete os seguintes

materiais: arame ou fios finos, cordo, meias de seda, cordes


de sapato, correias, ataduras com menos de 5 cm de largura.

19

HEMORRAGIAS
TORNIQUETE

10/09/2013

20

HEMORRAGIAS EXTERNAS NO TRONCO (TRAX) OU NA CABEA

Em ferimentos sangrantes do trax e da cabea,

fazer os seguintes procedimentos:


1. Deitar a vtima, colocando um apoio atrs das costas e cabea, para que essas partes fiquem mais altas do que

o resto do corpo;
2. Colocar sobre o ferimento, um chumao grosso de gaze ou um pano limpo dobrado e pressionar o ferimento at parar a hemorragia; 3. No deixar que a vtima se movimento at a chegada de socorro mdico.
21

HEMORRAGIA NASAL
Geralmente no apresentam gravidade, mas deve receber atendimento imediato:
1.

2.

Sentar a vtima com a cabea POUCO inclinada para trs, fazendo compresso com os dedos indicador e polegar na asa do nariz por 10 minutos para se fazer a hemostasia. Depois, se possvel, colocar um pano molhado em gua gelada ou uma bolsa de gelo sobre o rosto da vtima, deixando-a a por alguns minutos.

22

HEMORRAGIA
Hemorragia Interna

aquela que se manifesta desde simples hematomas at casos de grande perda de sangue, com acumulao em reas internas do corpo, podendo causar estado de choque.

23

HEMORRAGIA
Reconhecimento de hemorragia interna A hemorragia interna, na maioria das vezes, ser de difcil visualizao, porm podero ser observados os seguintes sinais indicadores de sua ocorrncia:
Sada de sangue por orifcios naturais, como: ouvido, nariz e boca, nus, vagina; Presena de tosse e ou vmito com sangue; Presena de manchas arroxeadas na regio do abdome; Rigidez da parede abdominal; Sinais e sintomas indicativos do estado de choque.

24

HEMORRAGIA
Tratamento pr-hospitalar para hemorragia interna O socorrista, ao atender uma vtima com suspeita de hemorragia interna, deve acionar, de imediato, o servio de emergncia ou priorizar o transporte. De qualquer forma, sempre ser aconselhvel a adoo das seguintes medidas:
1. Priorizar o transporte para um hospital; 2. Manter a vtima em repouso, deit-la de costas, afrouxando-lhe as vestes; 3. Manter as vias areas abertas; 4. Prevenir o estado de choque, mantendo a vtima aquecida; 5. Estar alerta para a presena de vmito; 6. No administrar nada pela boca; 7. Monitorar os sinais vitais.

25

E C S D H T E O A Q D U O E

26

ESTADO DE CHOQUE

uma ocorrncia muito grave que pe em risco a vida de um acidentado. Por isso deve ser atendido convenientemente.

Nestes casos ocorre uma alterao no abastecimento de sangue ao crebro e consequentemente uma deficiente oxigenao do mesmo.

27

ESTADO DE CHOQUE

Pode ser consequncia de: grandes hemorragias externas

ou internas, ferimentos graves, queimaduras, choque


eltrico, esmagamento de membros, etc.

28

ESTADO DE CHOQUE
Sinais do estado de choque: 1. Pulso fraco; 2. Pele fria e plida; 3. Sensao de frio, s vezes tremores

generalizados; 4. Sensao de fraqueza; 5. Suores na testa e nas mos; 6. Inquietao; 7. Ansiedade.


29

ESTADO DE CHOQUE
Reconhecido que a vtima est em estado de choque proceder da seguinte maneira:
1. Manter a vtima deitada; 2. Levantar as pernas da vtima para facilitar a chegada de sangue ao crebro; 3. Manter a vtima aquecida, cobrindo-a com um

cobertor ou o que estiver disponvel;

4. Monitorar os sinais vitais (pulso e respirao);


5. Procurar auxlio mdico.
Nota: Nunca dar nada para beber a uma vtima em estado de choque. 30

You might also like