You are on page 1of 24

Organizando a Informao:

Resumo Resenha Fichamento

Resumir apresentar de forma breve, concisa e seletiva um certo contedo. Isto significa reduzir a termos breves e precisos a parte essencial de um tema. Saber fazer um bom resumo fundamental no percurso acadmico de um estudante em especial por lhe permitir recuperar rapidamente idias, conceitos e informaes com as quais ele ter de lidar ao longo de seu curso.

Em geral um bom resumo deve ser:


Breve e conciso: no resumo de um texto, por exemplo, devemos deixar de lado os exemplos dados pelo autor, detalhes e dados secundrios Pessoal: um resumo deve ser sempre feito com suas prprias palavras. Ele o resultado da sua leitura de um texto

Logicamente estruturado: um resumo no apenas um apanhado de frases soltas. Ele deve trazer as idias centrais (o argumento) daquilo que se est resumindo. Assim, as idias devem ser apresentadas em ordem lgica, ou seja, como tendo uma relao entre elas. O texto do resumo deve ser compreensvel.

O resumo tem vrias utilizaes. Isto significa tambm que existem vrios tipos de resumo. Voc ir encontrar resumos como parte de uma monografia, antes de um artigo, em catlogos de editoras, em revistas especializadas, em boletins bibliogrficos, etc. Por isso, antes de fazer um resumo voc deve saber a que ele se destina, para saber como ele deve ser feito. Em linhas gerais, costuma-se dizer que h 3 tipos usuais de resumo: o resumo indicativo, o resumo informativo e o resumo crtico (ou resenha).

Resumo Indicativo
Tambm conhecido como abstract (resumo, em ingls), este tipo de resumo apenas indica os pontos principais de um texto, sem detalhar aspectos como exemplos, dados qualitativos ou quantitativos, etc. Um bom exemplo deste tipo de resumo so as sinopses de filmes publicadas nos jornais. Ali voc tem apenas uma idia do enredo de que trata o filme.

Tambm conhecido, em ingls, como summary, este tipo de resumo informa o leitor sobre outras caractersticas do texto. Se o texto o relatrio de uma pesquisa, por exemplo, um resumo informativo no diz apenas do que trata a pesquisa (como seria o resumo indicativo), mas informa as finalidades da pesquisa, a metodologia utilizada e os resultados atingidos. Um bom exemplo disto so os resumos de trabalhos cientficos publicados nos anais de congressos, como os da SBPC (link para os resumos da SBPC: http://200.177.98.67/sbpc/53a/lista.exe?TIPO=RA

A principal utilidade dos resumos informativos no campo cientfico auxiliar o pesquisador em suas pesquisas bibliogrficas [link para pesquisa bibliogrfica]. Imagine-se procurando textos sobre seu tema de pesquisa. Quais voc deve realmente ler? Para saber isso, procure um resumo informativo de cada texto.

Resumo Crtico Resenha


De modo geral, resenha consiste em examinar e apresentar o contedo de obras prontas, acompanhadas ou no de avaliao crtica.

EXEMPLO

You might also like