You are on page 1of 36

POLIFARMACOTERAPIA NO IDOSO

INTRODUO
A parcela de idosos na populao brasileira vem crescendo muito nas ltimas dcadas Aumento na expectativa de vida (1940-1970)
Saneamento bsico Vacinas Avanos mdico-tecnolgicos

INTRODUO
Urbanizao e Planejamento Familiar (1960) Reduo da fecundidade idosos 2025 populao 5 vezes maior que 1950, e idosos com mais de 60 anos 15 vezes maior

INTRODUO
considerada a existncia de polifarmcia quando o paciente consome 5 ou mais medicamentos, segundo critrio utilizado pelo Centro Ibero-Americano para a Terceira Idade.

INTRODUO
As interaes medicamentosas podem classificar-se em: menor: os efeitos so usualmente leves, ocasionam poucas molstias e podem passar inadvertidamente. No requerem tratamento adicional; moderada: podem produzir uma deteriorao na situao clnica dos pacientes, requerem associao de tratamento; maior: os efeitos so potencialmente ameaadores para a vida, capazes de produzir um dano permanente

INTRODUO
Analgsicos Medicamentos cardiovasculares Antidiabticos orais Antidepressivos e outros psicotrpicosos Relaxantes musculares Antiarrtimicos Antibiticos

So os medicamentos mais comumente inclusos na fatalidade por intoxicao em idosos

INTRODUO
A ingesto de doses elevadas dos medicamentos Identificao confusa do medicamento Via incorreta de administrao Armazenamento imprprio

Esto entre os principais motivos de intoxicao no intencional em idosos

IATROGENIA
Doena causada pelo mdico aps prescrio; Trs a sete vezes mais comum em idosos do que em jovens; Diagnstico das complicaes no fcil; Em caso de dvida, a principal medida a ser adotada suspenso da medicao.

IATROGENIA
Ao prescrever medicamentos para idosos: Adeso correta ao tratamento; Real necessidade do uso do medicamento; Utilizar medicaes com baixa incidncia de efeitos colaterais; Verificar as funes renais e hepticas; Evitar medicamentos para tratar efeitos colaterais; Utilizar embalagens que ajudem na administrao do medicamento pelo idoso.

IATROGENIA

INTERAES MEDICAMENTOSAS: FATORES DE RISCO


Paciente

Medicamento

Mdico

CLASSIFICAO DAS INTERAES MEDICAMENTOSAS

TIPO A TIPO B TIPO C TIPO D

Sem importncia clnica


Efeito clinico de interao no foi estabelecido Possveis efeitos adversos, que podem ser evitado com ajuste de doses de forma individual

Efeitos adversos severos. Recomenda-se evitar a associao de tais frmacos

Metabolismo no Idoso
METABOLISMO

Idoso
DISTRIBUIO EXCREO

Absoro deficiente: 1. Reduo da saliva, do cido e perfuso do TGI 2. Reduo do transporte ativo da membrana 3. Aumento de divertculo - Sndromes de m absoro - < efeito da 1passagem heptica - > biodisponibilidade 4. Reduo do esvaziamento gstrico com > tempo de contato e leso das mucosas

Distribuio Alterada: 1. Aumento do tec. Adiposo com > depsito de frmacos lipossolveis 2. Reduo do tec. muscular e da gua corporal com < vida mdia dos frmacos hidrossolveis 3. Reduo da albumina e outras protenas plasmticas afetando o transporte (< disponibilidade no stio de ligao e > concentrao no plasma). 4. Exacerba ao de corticides, antidepressivos e aspirina.

Alterao do metabolismo: 1. Reduo da massa e do fluxo Heptico com < depurao heptica, oxidao e conjugao. 2. > concentrao de frmacos no metabolizados no plasma(propanolol, verapamil e lidocana) Biodisponibilidade reduzida: 1. Por < depurao heptica h reduo de metablitos ativos e lipossolveis na circulao.

Eliminao diminuda: 1. Reduo da massa e fluxo renal com < filtrao glomerular e funo tubular 2. Acmulo de metablito de frmacos como BZP, antidepressivos e analgsicos opiides causando toxicidade

Alterao renais no idoso: 1. Perda de 40% do parnquima renal 2. Hialinizao dos glomrulos (+crtex) 3. < filtrao glomerular 4.Divertculos tubulares (+ coletores) com surgimento de cistos 5. Perda da capacidade de concentrar urina, eliminar gua se em excesso e conservar sdio. Diferente da biotransformao heptica pode-se avaliar a funo renal por testes laboratoriais como o clearance renal

Farmacodinmica
DECLNIO DAS FUNES ORGNICAS ALTERAO MECANISMOS HOMEOSTTICOS

ALTERAO DE SENSIBILIDADE A FRMACOS

Red. na ao do sistema nervoso autnomo, Menor controle postural; Dificuldade de termorregulao; Queda da capacidade cognitiva; Alteraes metablicas; Etc..

Farmacodinmica
Podem ocorrer modificaes nos receptores e stios de ao, com vrios pontos entre a interao frmaco-receptor e o efeito final.
BETA-ADRENRGICOS

Reduzidos em nmero e em afinidade

RECEPTORES

ALFA-ADRENRGICOS

Menor resposta a agonista e antagonistas

COLINRGICOS

Menor afinidade

SNC

Aumento da sensibilidad aos BDZ.

Farmacodinmica
Algumas interaes droga-doena importantes nos pacientes idosos devem ser conhecidas.

DIGITLICOS
Diminuio da massa muscular no idoso. Diminuio da funo renal no idoso. Janela teraputica estreita. Risco aumentado de interao medicamentosa. Condies clnicas podem predispor intoxicao por digitlicos.

DIURTICOS
Reaes adversas so comuns nos idosos. Os diurticos de ala so de primeira escolha. Os diurticos poupadores de potssio podem provocar hiperpotassemia, principalmente, associado ao IECA e idosos com funo renal comprometida.

NITRATOS

As doses devem ser avaliadas cuidadosamente. A menor tolerncia aos efeitos vasodilatadores decorrente da tendncia dos ajustes autonmicos a serem mais lentos.

AINES
So os medicamentos mais prescritos aps 56 anos. Deve-se evitar o uso de AINES de meia-vida longa e utilizar a menor dosagem clnica efetiva. Os pacientes idosos so mais susceptveis a reaes adversas. Na populao idosa, o nmero de hemorragias gastrintestinais 7 vezes maior que a encontrada na populao adulta, sendo 10% dos casos fatais.

Teraputica clnica no idoso


Antidiabticos orais: Um dos mecanismo de interao medicamentosa envolve o deslocamento de frmacos que circulam unidos s protenas por frmacos que apresentam maior capacidade de ligao O uso de aspirina pode causar hipoglicemia A clorpropamida contra indicada no idoso devido ao tempo prolongado de ao e a presena de metablitos ativos Efeitos colaterais: hiponatremia e reteno hdrica (potencializa a ao do hormnio antidiurtico)

Teraputica clnica no idoso


Antidepressivos: Metabolismo lento: ( aumento da concentrao, taxa de depurao prolongada e aumento da meia-vida ) Os idosos devem fazer uso de AD de meia-vida curta ( bupropiona, trazodona e venlafaxina ) Os ADT possuem estreita margem de segurana Efeitos colaterais: complicaes cardiovasculares, altas doses pode promover a morte por bloqueio cardaca e arritmias, hipotenso ortosttica, instabilidade postural, infarto do miocrdio e morte sbita.

Teraputica clnica no idoso


Analgsicos opiceos: Tm indicao limitada s situaes de dores intensas, no possui atividade anti-inflamatrias, nem antitrmicas No idoso, causa dependncia fsica, depresso respiratria e constipao intestinal A morfina pode levar ao quadro de coma, insuficincia respiratria, miose, hipotenso, hiporreflexia e arritmia cardaca.

Teraputica clnica no idoso

Antibiticos: deve-se adequar a posologia de acordo com a funo renal e a menor massa muscular que exibem. Ansiolticos: deve-se avaliar o peso corpreo, a massa magra, clearance de creatinina, e a funo heptica Recomenda-se usar dosagens menores e intervalos maiores entre as administraes Os BDZs podem acumular e atingir nveis txicos, causando confuso, fala ininteligvel, despneia, falta de coordenao e fraqueza acentuada.

Farmacoepidemiologia
Uso de 5 medicamentos Risco de 50% de interao medicamentosa Interao medicamentosa (20% de manifestaes graves)
Interaes medicamentosas de tipo D C

Farmacoepidemiologia
Frmacos que interferem na atividade do citocromo P450

Estado Nutricional
Estado nutricional ruim:
Baixa absoro de frmacos Trasnferncia defeituosa atravs das membranas celulares; Alteraes das reaes enzimticas;

Estado de Hidratao
Afinidade do medicamento Dissoluo e Adequada absoro Evitar constipao

Estado Mental
Diretamente relacionado com a correta ingesto de frmacos; Fatores relacionados com o mau cumprimento farmacolgico:
Dficit sensorial; Isolamento social; Insatisfao com o mdico; Presena de enfermidades mentais; Polifarmcia; Desempenho funcional alterado; Presena de reaes adversas;

Aderncia ao Tratamento
Varia muito de acordo com a faixa etria do paciente; Fatores que influenciam:
Deficincia Visual Deficincia Auditiva Deficincias fsicas limitantes

Concluso
Para se entender e prevenir a polifarmcia alm de tratar suas complicaes, o profissional de sade que atende o pblico geritrico deve ter o conhecimento que abrange desde as alteraes orgnicas prprias do envelhecimento, que ir influenciar no metabolismo das drogas, e tambm:
A farmacologia das medicaes prescritas, suas possveis interaes medicamentosas e efeitos adversos; As dificuldades encontradas pelo idoso em orientar-se nas prescries medicas e na dificuldade do apego terapeutico; A realidade socieconmica individual desses pacientes, sendo este um fator muito importante no Brasil;

You might also like