You are on page 1of 16

COMPONENTES 82N CAMILE LUCIANA LUCIMARA ROBERTA ROSEMAR

SISTEMA NERVOSO CENTRAL

ANALGESICOS ANTI-INFLAMATORIOS SEDATIVOS HIPNOTICOS NEUROLEPTICOS ANSIOLITICOS ANTIDEPRESSIVOS

O sistema nervoso central responsvel pela maioria das funes de controle em um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais; ele recebe, analisa e integra informaes. o local onde ocorre a tomada de decises e o envio de ordens.

ANALGESICOS: PARACETAMOL e DIPIRONA O QUE : So substncias que aliviam ou previnem a dor, sem causar perda de conscincia e sem destruir completamente o centro nervoso correspondente rea dolorosa. PARA QUE SERVE: Reduzir a febre e promover o alvio temporrio de dores leves a moderadas, associadas a gripes e resfriados comuns, dor de cabea, dor de dente, dor nas costas e dores musculares. ONDE ATUA: No sistema nervoso central, modificando o processamento dos sinais que o crebro recebe atravs dos nervos. EFEITOS COLATERIAS: Coceira, ardor e inchao. APRESENTAES DAS DROGAS: Paracetamol (Tylenol): VO: Gotas frascos 100ml Comprimidos 500mg e 750mg. VR: Supositrios com 300mg (infantil) e 1g (adulto). EV: Ampolas de 1ml, 2ml e 5ml (500mg/ml). Dipirona (Novalgina): VO: Gotas 500mg/ml Comprimido 500mg.

ANTI-INFLAMATRIO: DICLOFENACO e IBUPROFENO O QUE : Substncias ou medicamentos que combatem a inflamao de tecidos. PARA QUE SERVE: Estes medicamentos tm como caracterstica alm de diminuir os sinais de inflamao, o alvio da dor e da febre, no tratamento de dores musculares, artrites e reumatismo. ONDE ATUA: Nas inflamaes agudas e crnicas como nos casos da gota e do reumatismo, na febre e na dor e nas inflamaes geradas por algum trauma ou agresso. EFEITOS COLATERAIS: Nuseas; desconforto abdominal e azia. APRESENTAO DAS DROGAS: DICLOFENACO (Fisioren ou Voltaren): VO: Gotas 15mg/ml - Comprimidos 50mg. EV: Ampolas 75mg. VR: Supositrios de 75mg. IBUPROFENO (Alivium): VO: Gotas 100 mg/ml Comprimidos 300mg e 600mg.

SEDATIVOS: DIAZEPAM e DORMONID O QUE : So medicamentos capazes de diminuir a atividade do crebro, principalmente quando este fica em estado de excitao acima do normal. PARA QUE SERVE: Reduzir a ansiedade e exercer um efeito calmante. ONDE ATUA: No sistema nervoso central. EFEITOS COLATERAIS: Sonolncia, vertigem, confuso mental, ansiedade e cansao. APRESENTAO DAS DROGAS: Diazepam (Valium ou Dienpax): VO: Comprimidos 20mg. EV: Ampolas de 5mg/ml. Dormonid (Midazolan): VO: Comprimidos 7,5ml e 15ml. VR, IM, EV: Ampolas de 3ml, 5ml e 10ml.

HIPNOTICOS: ETOMIDATO e ZOPICLONA O QUE : So frmacos capazes de induzir o sono. PARA QUE SERVE: Sedao pr-cirrgica ou prvia a procedimentos diagnsticos curtos; coadjuvante da anestesia geral. ONDE ATUA: No sistema nervoso central. EFEITOS COLATERAIS: Sensao de boca amarga ou seca, nusea, vmito, alterao do sono, ansiedade, alucinaes, fadiga e amnsia temporria. APRESENTAO DAS DROGAS: Etomidato (Hypnomidate): EV: Ampolas 2mg/ml. Zopiclona: VO: Comprimidos 7,5mg.

NEUROLEPTICOS: CLORPROMAZ e SOCIAN O QUE : So medicamentos inibidores das funes psicomotoras, a qual pode encontrar-se aumentada em estados, por exemplo, de excitao e de agitao. Caracterizam por sua ao psicotrpica, com efeitos sedativos e psicomotores. PARA QUE SERVE: So drogas utilizadas no tratamento dos transtornos psicticos onde se incluem: a esquizofrenia, transtorno psictico induzido por drogas (anfetaminas, cocana, levodopa, apomorfina e bromocriptina...), distrbio afetivo bipolar (sndrome manaco-depressiva), transtornos cognitivos, mal de Alzheimer. ONDE ATUA: No sistema nervoso central. EFEITOS COLATERAIS: Alterao da marcha, viso turva, depresso, impotncia, insnia, dor de cabea e nervosismo. APRESENTAO DAS DROGAS: Clorpromaz (Amplictil): VO: Comprimidos 100mg. EV: Ampolas de 5ml. Socian (Amissulprida): VO: Comprimidos 200mg.

ANSIOLITICOS: BROMAZEPAM e LORAZEPAN O QUE : So drogas sintticas usadas para diminuir a ansiedade e a tenso. PARA QUE SERVE: Reduzir a ansiedade e exercer um efeito calmante, com pouco ou nenhum efeito sobre as funes motoras ou mentais. ONDE ATUA: No sistema nervoso central. EFEITOS COLATERAIS: Fraqueza, cefalia, viso turva, nuseas e vmitos. APRESENTAO DAS DROGAS: Bromazepam (Lexotan): VO: Comprimidos e cpsulas de 3mg e 6mg. VO: Gotas (frasco com 20ml). Lorazepam (Lorax): VO: Comprimidos de 1mg e 2mg.

ANTIDEPRESSIVO: SERTRALINA e FLUOXETINA O QUE : So drogas que aumentam o tnus psquico melhorando o humor e, conseqentemente, melhorando o conforto emocional e o desempenho de maneira global. PARA QUE SERVE: Tratamento da depresso. ONDE ATUA: No sistema nervoso central. EFEITOS COLATERAIS: Disfuno sexual, alterao do sono e apetite, aumento ou diminuio de peso, nusea, tontura e tremores. APRESENTAO DAS DROGAS: Fluoxetina (Cloridrato de Fluoxetina): VO: Gotas frasco com 70ml - Comprimidos de 20mg. Sertralina (Cloridato de Sertralina): VO: Comprimidos de 50mg e 100mg.

You might also like