You are on page 1of 56

Alexandre e Fernando

ROTEIRO
Perfil da organizao Linha de Produtos Misso Viso Objetivos Anlise Externa

Anlise Interna SWOT Complementadores Rede de Valor Cadeia de Valor Estratgias

PERFIL DA ORGANIZAO

Movida por duas paixes a cosmtica como veculo de autoconhecimento e promoo do bem-estar e as relaes humanas como forma de expresso da vida a Natura conquistou posio de destaque no cenrio empresarial brasileiro. Uma das empresas mais admiradas do Brasil, a Natura lder no mercado nacional de cosmticos, fragrncias e higiene pessoal e a marca est entre as mais valorizadas do pas. Atualmente, conta com cerca de 900 produtos no portflio nas categorias maquiagem, perfumaria, proteo solar, cuidados com o rosto, o corpo e os cabelos, entre outras. Em 2007, a receita bruta consolidada chegou a R$4.301,6 milhes, valor 10,6% maior que o exerccio anterior. Um dos fundamentos dessa expanso a busca constante pela excelncia dos produtos e servios, essencial para o estabelecimento e a manuteno da qualidade na relao com os pblicos.

PERFIL DA ORGANIZAO

Uma das empresas brasileiras que mais investem em pesquisa e desenvolvimento. Em 2007, produziu mais de 225 milhes de unidades, que chegaram aos 50 milhes de consumidores, em cerca de 5 mil municpios brasileiros por meio de venda direta. A Natura tambm possui operaes na Argentina, Chile, Peru, Mxico, Frana e, mais recentemente, na Venezuela e na Colmbia. No Brasil, as operaes esto concentradas no Espao Natura em Cajamar, So Paulo, que abriga um importante e moderno centro integrado de pesquisa, produo e logstica. Possu ainda unidades comerciais e de distribuio em Itapecerica da Serra, tambm em So Paulo, e Uberlndia e Mathias Barbosa, em Minas Gerais. Em setembro de 2006, inaugurou a primeira Casa Natura no Brasil, na cidade de Campinas, Estado de So Paulo. Com o dia-a-dia dos negcios fortemente envolvido por crenas e valores, mantendo e desenvolvendo uma gesto scio-ambiental responsvel, respaldada em dois pilares um deles a relao tica, transparente e com canais de dilogo abertos com os vrios pblicos que interagem com a companhia; o outro, a fixao de metas empresariais compatveis com o desenvolvimento sustentvel. So iniciativas que fazem parte do sonho de contribuir para a construo de um mundo melhor.

ORGANOGRAMA EMPRESARIAL

LINHA DE PRODUTOS
Chronos

A linha Chronos oferece uma gama completa de opes para tratamento da pele do rosto, desenvolvidas para mulheres com mais de 30 anos. Chronos afirma a beleza das mulheres em todos os estgios de suas vidas e alinha tecnologia para tratamento da pele com a rejeio de esteretipos sobre beleza. Esta linha inclui uma variedade de produtos de limpeza, tonificao e hidratao da pele, alm de produtos anti-sinais, divididos em categorias para mulheres de 30 a 45, 45 a 60 e 60 anos ou mais. A linha Natura Ekos de produtos de perfumaria, higiene pessoal e ambientao utiliza recursos da rica biodiversidade brasileira e inspirada pelo conhecimento tradicional das propriedades e usos de nossas plantas. Com esta linha buscamos aumentar a conscincia da riqueza de nosso patrimnio ambiental e obter ingredientes naturais de maneira sustentvel, de modo a preservar esse patrimnio para as geraes futuras e estimular o desenvolvimento e a qualidade de vida nas comunidades que cultivam ou extraem esses ingredientes. Em linha com o conceito de sustentabilidade, os produtos Natura Ekos so biodegradveis e utilizam vidros e embalagens que contm material reciclado e refis que, alm da reduo do impacto ambiental, aumentam a competitividade, oferecendo economia e aproveitamento de embalagens. Natura Ekos cobre a maior parte dos segmentos de mercado nos quais atuamos, incluindo sabonetes, shampoos, condicionadores, hidratantes e perfumes. A linha Mame e Beb de produtos para higiene pessoal foi desenvolvida para afirmar o valor do vnculo existente entre me e filho, que se inicia na gravidez, inclusive no tocante importncia desse relacionamento na formao da personalidade e na contribuio para a felicidade. Os ingredientes, texturas, fragrncias, cores, formas e funes desses produtos so desenvolvidos para evocar a ternura do cuidado da me para com seu filho. Nossa linha de produtos Mame e Beb inclui produtos para o beb e para a mulher grvida. Uma variada e ampla seleo oferecem alternativas para ambos os sexos, todas as idades e estilos, contemplando as diferenas nas preferncias dos consumidores. Fragrncias, perfumes, desodorantes e emulses hidratantes perfumadas, com ampla variao de preo, embalagem e modo de usar.

Natura Ekos

Mame e Beb

Fragrncias e Perfumes

LINHA DE PRODUTOS
Natura nica A linha de produtos de maquiagem Natura nica estimula a auto-realizao e a descoberta da beleza nica de cada mulher, valorizando diversas belezas, raas e estilos. Utilizando tecnologia prpria desenvolvida, estes cosmticos contm ingredientes que tratam e protegem a pele, e usam frmulas testadas. A linha Natura nica inclui produtos para o rosto, os olhos e os lbios. Natura Diversa Esta linha de maquiagem oferece um portfolio abrangente em cores, texturas, formas de aplicao e benefcios de tratamento para todas as necessidades, fases e desejos das mulheres. Oferece ainda produtos com alta tecnologia em formulaes que utilizam ativos vegetais extrados de forma sustentvel, e proporcionam conforto e sensorial nicos. Disponibiliza um novo conceito de refil, que permite a personalizao dos estojos de maquiagem, e ainda permite a reposio de produtos a um preo mais acessvel, na contramo do mercado premium. Conscincia ambiental e atitude sustentvel sem perder sofisticao e glamour. Diversa estimula a expresso e valoriza a diversidade de belezas, atitudes e estilos. Faces de Natura Faces de Natura uma linha completa de cosmticos e produtos de higiene pessoal desenvolvidos para refletir o ritmo de vida da jovem mulher moderna. Oferece produtos para tratamento de pele, cosmticos e fragrncias todos prticos, fceis de usar e facilmente combinveis com outros produtos dentro da linha, de acordo com as preferncias pessoais e inspirao da mulher jovem. Tododia Nossa linha Tododia oferece uma grande variedade de produtos desenvolvidos para uso dirio em diversos segmentos. Esta linha segue uma tendncia mundial no uso cosmtico de ingredientes naturais, como o leite, o acar e o mel.

MISSO
A Razo de Ser criar e comercializar produtos e servios que promovam o Bem-Estar/Estar Bem. Bem-Estar a relao harmoniosa agradvel do indivduo consigo mesmo, com seu corpo. Estar Bem a relao emptica, bem-sucedida, prazerosa do indivduo com o outro, com a natureza da qual faz parte, com o todo.

VISO

A Natura, por seu comportamento empresarial, pela quantidade das relaes que estabelece e por seus produtos e servios, ser uma marca de expresso mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construo de um mundo melhor atravs da melhor relao consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.

OBJETIVOS

Envolver os pblicos de relacionamento na definio e acompanhamento das prioridades estratgicas da Natura por meio do processo de engajamento. Atingir 71% de favorabilidade na Pesquisa de Clima com colaboradores. Investir 3,5% do total da folha de pagamento em treinamentos em 2009. Manter 90% de favorabilidade na Pesquisa de Satisfao com Consultoras e Consultores. Arrecadar R$ 3,744 milhes com a venda de produtos da linha Crer Para Ver. Registrar a participao de 463.054 Consultoras e Consultores em treinamentos. Atingir 85% de favorabilidade por empresa na Pesquisa de Satisfao com Fornecedores. Dar incio a implementao de planos de desenvolvimento local em trs comunidades em 2009. Divulgar os princpios de relacionamento comunidades fornecedoras Divulgar os princpios de relacionamento para os pblicos consumidores. Manter o ndice de 47% em preferncia de Marca, extrado da pesquisa Brand Essence (imagem de marca).

OBJETIVOS

Eliminar parabenos do portflio at 1 de dezembro de 2010. Mais de 90% do portflio de produtos so livres de parabenos. Eliminar os ftalatos do portflio como ingrediente de formulao at 1 Jul 2010. Mais de 95% do portflio de produtos so livres de ftalatos. Divulgar os princpios de relacionamento para comunidades do entorno. Implementar o projeto Trilhas em 210 municpios brasileiros. O projeto visa criar oportunidades para que crianas da pr-escola tenham maior acesso literatura infantil e, conseqentemente, cultura da lngua escrita. Incluir mais 2 ativos na fase III do processo de certificao Reduzir 3% das emisses relativas de gases do efeito estufa. Aumentar para 79% o total de material de origem renovvel vegetal nos produtos. Atingir 19% na venda de refil sobre itens faturados no Brasil.

ANLISE EXTERNA

MODELO E-C-D
Estrutura do Setor
Poucos Concorrentes Produtos diferenciados Elevado Custo de Entrada

Conduta da Empresa
Relacionamento tica Diferenciao Brasilidade

Desempenho
Reconhecimento Participao de Mercado Rentabilidade e Crescimento

RADAR AMBIENTAL

Condies Legais e Polticas

Mudanas Tecnolgicas

Acontecimentos Internacionais

Tendncias Demogrficas

Condies Econmicas

Tendncias Culturais

TENDNCIAS DEMOGRFICAS
Envelhecimento da Populao Brasileira e mundial Grande parte da populao brasileira est concentrada no litoral

TENDNCIAS CULTURAIS
Cuidados com Higiene Pessoal e Beleza s tendem a crescer. O Homem est cada vez mais preocupado com a beleza.

CONDIES ECONMICAS
No h necessidade de Crdito. As condies da economia brasileira so positivas para os prximos anos. A entrada no mercado americano foi adiada e no existe prazo definido.

CONDIES LEGAIS E POLTICAS


Controle cada vez maior contra o uso de produtos poluentes. Diminuio dos gases que contribuem para o efeito estufa. Uso de materiais reciclveis. Tratamento dos resduos.

ACONTECIMENTOS INTERNACIONAIS
Crise Internacional do Crdito Empresas esto competindo globalmente

MUDANAS TECNOLGICAS
Tratamentos Estticos que acabem com a necessidade de produtos em que a empresa atua. Produtos farmacuticos.

5 FORAS DE PORTER
Novos Entrantes

Fornecedores

Concorrncia da Indstria

Compradores

Substitutos

CONCORRNCIA DA INDSTRIA
Mary Kay Avon Jequiti

COMPRADORES
Consultoras Cliente final - Classes A e B

FORNECEDORES
Indstria Qumicas Indstria Farmacutica Universidades Moradores da Regio Amaznica Colaboradores Prestadoras de servios

SUBSTITUTOS
Farmcias locais de manipulao Nvea Unilever Procter & Gamble Boticrio

NOVOS ENTRANTES
Um mercado difcil de entrar pois exige canais de distribuio e logstica estruturados. Pessoas preparadas e em grande volume para comercializar os produtos. Precisam de um diferencial muito grande para entrar neste mercado.

TAMANHO DO MERCADO
(Brasil)

ANLISE INTERNA

RECURSOS
Distribuio Credibilidade Relacionamento Inovao Fora de Vendas Modelo de Gesto

MODELO VRIO
Recurso Distribuio Credibilidade Relacionamento Inovao Fora de Vendas Valioso? Sim Sim Sim Sim Sim Raro? No Sim Sim Sim Sim Custoso Imitar? No Sim Sim Sim Sim Organizado? Sim Sim Sim Sim Sim

IMPLICAES ESTRATGICAS
Recurso Distribuio Credibilidade Relacionamento Inovao Fora de Vendas Implicaes Estratgicas Paridade Competitiva Vantagem Competitiva Sustentvel Vantagem Competitiva Sustentvel Vantagem Competitiva Sustentvel Vantagem Competitiva Sustentvel

FORAS E FRAQUEZAS
Recurso Distribuio Credibilidade Relacionamento Inovao Fora de Vendas Foras e Fraquezas Fora Fora Sustentvel Fora Sustentvel Fora Sustentvel Fora Sustentvel

ANLISE SWOT

Anlise Interna

Foras

Fraquezas

Uso de insumo vegetais Produtos para Maquiagens Forte relacionamento com os Grande consumo de gua envolvidos Distncia dos usurios Gesto Ambiental Produtos Masculinos Conhecimento sobre os insumos da amaznia

Anlise Externa

Oportunidades

Ameaas

Recuperao da Economia Concorrncia Internacional Mundial Desvalorizao Cambial Programas Sociais Eliminao de testes em animais Reconhecimento da Marca no Exterior Crescimento do setor

COMPLEMENTADORES

COMPLEMENTADORES
Tratamentos Estticos Academias Lazer Crdito Varejo

REDE DE VALOR

REDE DE VALOR

CLIENTES: Consultoras Clientes Classe A e B

COMPETIDORES: Mary Kay Avon Jequeti

COMPLEMENTADORES: NATURA
Tratamento Esttico Academias Lazer Crdito Varejo

FORNECEDORES:
Indstria Qumica Indstria Farmacutica Universidades Moradores da Regio Amaznica Colaboradores Prestadoras de servios

CO-OPETIO

Quando as empresas do setor de higiene pessoal e beleza investem na criao de um conceito de cuidados com a imagem esto incentivando e aumentando este mercado e assim, ao tornarem-se co-opetidores, todos ganham.

CADEIA DE VALOR

CADEIA DE VALOR
Cadeia Produtiva Completa
Fontes Ind. Qumica/Farm., Universidades, Moradores Amaznicos NATURA Distribuidores & Consultoras Clientes Classes A&B

Cadeia de Valor
P&D Compras Logstica Interna Produo Logstica Externa Vendas & Marketing Servios PsVendas

CADEIA DE VALOR
Infra-estrutura da empresa: Condies estruturais adequadas

Atividades de Apoio

Gerncia de RH: Atrao, reteno e desenvolv. adequado de RH Desenvolv. de Tecnologia: Incentiva a criao de novos produtos

Margem

Aquisio: Atrao, desenvolv., avaliao e monitoramento de forneced.


Logst. Interna: Operaes Sistema Gesto eficiente, capaz eficiente dos de ligar os custos de produtos dos produo; fornecedores com os Construo de processos instalaes de produtivos da produo empresa. eficientes. Logst. Externa: Entregas rpidas e volume adequado as necessidades de Consultoras e Clientes Mkt & Vendas: Grande fora de vendas altamente treinada capaz de geral significativo volume de vendas Servios: Pr e PsVendas bem treinados

Margem

Atividades Primrias

ESTRATGIA

POSICIONAMENTO
A estratgia adotada pela Natura a de Diferenciao de Produto. A Natura tem se esforado em aumentar o valor percebido de seus produtos e servios para os consumidores, possuindo um preferncia de 55% pelos consumidores. A Natura tem oferecido produtos diferenciados dos seus concorrentes. Podendo se dizer que ela quase atua sozinha num setor altamente lucrativo e que cresce a cada ano.

DIFERENCIAO DE PRODUTO
Quando comparado os produtos da Natura com os seus concorrentes diretos, seus produtos so quase que exclusivos. Observando melhor o mercado, nota-se que as concorrentes diretas focaram seus produtos especialmente em maquiagens. Talvez tenha sido uma falha da estratgia de produtos da Natura. O que permitiu que as outras empresas no perdessem mais do seu market share.

DIFERENCIAO DE PRODUTO
A fora de vendas da Natura possui mais de 1 milho de consultoras, todas gerenciadas por equipes em redes. Os fornecedores fazem um papel importante na estratgia da empresa.

INTEGRAO VERTICAL

Pesquisa

Processamento

Produo

Distribuio

DIVERSIFICAO CORPORATIVA

DIVERSIFICAO CORPORATIVA

Geral:

Produto (Vrios produtos em diferentes seguimentos); Geogrfica (Vrios pases);

Relacionada

Restrita (Negcios relacionados em vrios aspectos).

COMPETNCIA CENTRAL

A Competncia Central da Natura :

ALIANAS ESTRATGICAS

Acreditamos que a Natura poderia criar alianas estratgicas rentveis, entre outras, com SPAs, Estticas, Academias, Dermatologistas

FUSES E AQUISIES
Para o cenrio nacional, no enchergamos, neste momento, oportunidades de compras e aquisies para a Natura. Para o cenrio internacional, como oportunidade de entrada, sugerimos a anlise de compra da empresa The Body Shop O conceito de ambas as empresas so parecidas, porm a atuao da Natura na venda direta enquanto a The Body Shop atua no varejo. Acreditamos ser uma boa oportunidade de expanso mundial para a Natura, diminuindo os riscos por ser uma empresa j estabelecida mundialmente.

GOVERNANA CORPORATIVA

A governana corporativa da Natura passou por uma significativa evoluo, nos ltimos anos, especialmente a partir da abertura de capital, em 2004, e da adeso ao Novo Mercado da Bolsa de Valores de So Paulo (BM&FBovespa). Mais alta instncia administrativa da Natura, o Conselho de Administrao composto por trs scios-fundadores e por quatro conselheiros externos independentes, que no ocupam nenhum cargo executivo internamente. A escolha dos conselheiros levou em considerao qualificaes, conhecimento em relao sustentabilidade, complementaridade de vivncias executivas e ausncia de conflitos de interesse. Em 2008, o Conselho de Administrao reuniu-se oito vezes, para analisar temas estratgicos, a implantao do plano de ao e o desempenho integrado econmico, social e ambiental da companhia. A atuao do Conselho avaliada regularmente, todos os anos, e a remunerao dos seus integrantes composta por uma parte fixa, mensal, e outra varivel, anual, vinculada ao alcance de objetivos econmico-financeiros, sociais e ambientais. Atualmente, quatro comits auxiliares (Estratgico; de Governana Corporativa; de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional; e de Auditoria, Gesto de Riscos e Finanas) tm a misso de apoiar o Conselho de Administrao na avaliao de temas estratgicos para os negcios da empresa:

GOVERNANA CORPORATIVA

Comit Estratgico Trs conselheiros e o diretor-presidente analisam, mensalmente, os temas estratgicos, preparando orientaes e recomendaes para o Conselho de Administrao.

Comit de Governana Corporativa Discute as melhorias na governana e na operao do negcio. Tambm faz a autoavaliao dos comits e do Conselho. formado por quatro conselheiros, que se renem trimestralmente.
Comit de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional Composto por trs conselheiros, pelo diretor-presidente e pelo vice-presidente de Desenvolvimento Organizacional. Em reunies mensais, avalia questes de remunerao, liderana, sucesso, capacitao e temas de interesse de Recursos Humanos.

Comit de Auditoria, Gesto de Riscos e Finanas Formado por quatro integrantes, trs ligados Natura (um conselheiro, o vice-presidente de Finanas e o gerente de Gesto de Riscos e Auditoria) e um representante externo. Rene-se mensalmente, e sua funo apoiar o Conselho na anlise financeira, de riscos e do relacionamento com as auditorias externas.
A Natura conta com um Comit Executivo (Comex) e trs comits regionais Brasil, Amrica Latina e Internacional , que se reportam ao Conselho de Administrao e so fruns de discusses executivas, com aplicaes geogrficas distintas. O Comex possui trs comits de suporte, que analisam as iniciativas relacionadas gesto da marca, sustentabilidade e produtos. A sustentabilidade permeia todo nosso modelo de governana. O Comit de Sustentabilidade um importante foro de discusso preparatrio s decises do Comex Natura. Regularmente, os temas so analisados pelo Conselho de Administrao. A coordenao fica a cargo da Diretoria de Sustentabilidade, que acompanha a execuo dos planos de ao, conduzidos pelas diferentes reas da empresa. Em 2008, houve uma evoluo na composio do Comex, que passou a ter a representatividade de um integrante envolvido no processo de sustentabilidade da empresa.

REFERNCIAS
http://www.proximoslideres.com.br/ www.natura.net http://natura.infoinvest.com.br/index.asp?language =ptb http://portalexame.abril.com.br/blogs/por-dentrodas-empresas/2010/04/26/as-empresas-continuampresas-ao-passado/ http://portalexame.abril.com.br/exametv/negocios/vi cente-falconi-onde-erram-empresasb3395bd73977c2afacbdfe023229b4d0.shtml http://www.br.avon.com/PRSuite/home.page http://www.marykay.com.br/

You might also like