You are on page 1of 14

LEITURA , ESCRITA E A DIVERSIDADE CULTURAL NA SALA DE AULA

ACADMICOS (AS) : ADRIANE DE OLIVEIRA CARVALHO ANA MARIA FAGUNDES GREFF ANDERSON FREITAS COSTA ARYANE DOS SANTOS GOMES DIPO MATHEUS DA SILVA ABENSUR LILIANE BATISTA DA SILVA NARA QUIMARES MARQUES RODRIGO RAMOS DE SOUZA

A problemtica que o professor de lngua materna encontra em sala de aula, como explicar ao seu aluno a importncia da leitura e da escrita na sua vida futura, lidando com a diversidade cultural que cada aluno traz consigo?

Essa crioula tem o olho azul Essa lourinha tem cabelo bombril Aquela ndia tem sotaque do Sul Essa mulata da cor do Brasil A cozinheira t falando alemo A princesinha t falando no p A italiana cozinhando o feijo A americana se encantou com Pel
Lourinha Bombril Os Paralamas do Sucesso

O professor J da Escola Estadual Maria Amlia do Esprito Santo, ensino mdio, matutino. Pergunta 2 - Em sua opinio a diversidade cultural vem sendo utilizada na questo da leitura nos ltimos tempos? Creio que, de modo geral, a diversidade cultural no vem sendo utilizada na leitura e ressalta (...) Deve-se trabalhar desde o clssico at uma receita de bolo, de Machado de Assis a uma receita mineira escrita em portugus no padro.

O professor J da Escola Estadual Maria Amlia do Esprito Santo, ensino medio, matutino. Pergunta 1 Com o mundo cada vez mais virtual, onde prevalece o interesse pelas redes sociais, como abordar nas salas de aula a leitura? Como isso reflete na escrita e na diversidade cultural?

Os estudantes no escrevem mal por causa das redes sociais, mas sim por causa da falta de leitura, pelo desinteresse nas aulas de lngua materna, pela falta de conhecimento de mundo.

A professora X, do 1 ano do Ensino Mdio, da Escola Estadual Antnio Lucena Bittencourt, turno vespertino. Pergunta 3 Como o processo da leitura e da escrita contribui para a diversidade cultural? O processo da leitura e escrita torna o individuo capaz de discernir e relacionar as coisas. Alm de formar o individuo ao exerccio da leitura e escrita, tornando-a uma prtica social, dessa forma contribuindo para diversidade cultural, que ele adquiriu no seio de sua famlia, na sua comunidade.

A professora X, do 1 ano do Ensino Mdio, da Escola Estadual Antnio Lucena Bittencourt, turno vespertino. Pergunta 4 Qual a metodologia de ensino o (a) senhor (a) utiliza para a leitura? Eu procuro trazer para dentro de sala de aula, assuntos atuais que atenda suas expectativas. E procuro chamar ateno dos meus alunos a participar em minhas aulas, fao debates de assuntos, apresentaes de opinies, declamao de poemas e seminrios.

A professora E da Escola Municipal Raimundo Theodoro Botinelly Assumpo fundamental 2, matutino.


Pergunta 5 - Diante de seu conhecimento sobre leitura e escrita, qual a situao atual do processo de aprendizagem sobre os alunos? Quais as metodologias utilizadas para trabalhar essa prtica?

a professora relata que em relao a seus alunos do 6 ano matutino, percebe que na maioria deles h uma falta de interesse e compromisso com a prtica da leitura e da escrita, pois muitos no conseguem dominar e se expressar de forma coerente.

A professora E da Escola Municipal Raimundo Theodoro Botinelly Assumpo fundamental 2, matutino.

Pergunta 6- Quem l muito; escreve mais corretamente? um fator que independe de sua situao econmica?
Quem possui o hbito da leitura certamente ter um conhecimento maior e isso refletir em sua escrita. claro que tambm se deve avaliar aquilo que lido, pois existe inmera referencias bibliogrfica e algumas chegam a serem um tanto equivocadas. A situao econmica no um fator que prejudica diretamente quem busca o conhecimento, embora limite em alguns pontos o aluno que procura ampliar seu vocabulrio.

Professor A, da Escola Estadual Farias de Brito. Pergunta 7- Diante da diversidade cultural existente em sala de aula, tendo uma viso cultural, como o professor apresenta a seus alunos, os poetas e escritores que representam a cultura amazonense?

O professor relata que a escola j tentou inmeras vezes aproximar seus alunos da Literatura Amazonense, trazendo obras para sala de aula e at mesmo os prprios escritores. Porm essa abordagem foi sempre forada, o mesmo no consegue entender por que tanta resistncia em ler obra literria.

Professora T de lngua portuguesa da Escola Municipal Ablio Alencar do turno vespertino.

Pergunta 8 - Em sua opinio, o que voc acha sobre a leitura na sala de aula?
Tenho que entender e respeitar o aluno, cada menino no e igual ao outro. Conhecer o aluno e buscar instrumentos didticos que chamem a ateno das crianas.

Professora I de lngua portuguesa da Escola Estadual Alda Barata do turno noturno, serie 9 ano. Pergunta 9 - O papel do professor, sobretudo do de Lngua Portuguesa e Literatura, ao efetivo uso social da leitura e da escrita pelos alunos? Como educador, o professor precisa ter uma formao geral, e esses conhecimentos so bsicos. Como professor alfabetizador precisa ter conhecimentos tcnicos slidos e completos.

Concluso Nossos professores esto em sua maioria preparados didaticamente, mas no ponto de vista da diversidade cultural ainda enfrentam barreiras sociais, econmicas e governamentais, mas temos o otimismo de acreditar que o ensino est passando por uma mudana de postura, tanto das escolas como da sociedade, esta mudana inevitvel, por causo da globalizao que exige indivduos mais preparados para lidar com tantas informaes, que a cada dia ficam mais disponveis em nosso mundo globalizado.

You might also like