You are on page 1of 32

Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS Programa de Ps-Graduao em Educao O PIM mudou nossas vidas?

As representaes de infncia e o impacto do Programa Primeira Infncia Melhor nos modos de viver e de pensar das famlias atendidas. Cristiane Kessler de Oliveira Orient.: Prof Dr Rute Baquero

O PIM

Poltica pblica estadual - Lei 12.544/2006

Criado em 7 de abril de 2003


Coordenado pela Secretaria de Estado da Sade Parceria com as Secretarias de Estado da Educao, da Cultura e da Justia e Desenvolvimento Social.

O PIM

OBJETIVO
Orientar as famlias, a partir de sua cultura e experincias, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianas, desde a gestao at os seis anos de idade.

O PIM

Poltica pblica estadual - Lei 12.544/2006

Criado em 7 de abril de 2003


Coordenado pela Secretaria de Estado da Sade Parceria com as Secretarias de Estado da Educao, da Cultura e da Justia e Desenvolvimento Social.

MODALIDADES DE ATENO
Modalidade Individual: Casas das famlias - Famlias com crianas 0-3 anos (semanal) - Gestantes (quinzenal)
Modalidade Grupal : Espaos na Comunidade -Famlias com crianas 3-6 anos (semanal) - Gestantes (mensal) Reunio Comunitria: Espaos na Comunidade gestantes e famlias (mensal)

DADOS ATUAIS

OBJETIVO
Analisar os impactos provocados pelo Programa Primeira Infncia Melhor nos modos de viver e de pensar das famlias atendidas: -identificando as representaes de infncia para as famlias atendidas pelo Programa. - identificando as modificaes provocadas (ou no) pelo PIM nos modos de viver e de pensar das famlias atendidas, nas formas de lidar com suas crianas, de interagir com estas e de se comunicar.

JUSTIFICATIVA

Ausncia de pesquisas que focalizem o tema; Programa em fase de monitoramento e avaliao;

Resultados da investigao podem realimentar o Programa.

QUESTES DE PESQUISA

Quais as representaes de infncia para as famlias atendidas pelo PIM? Foram observadas mudanas nos habitus das famlias atendidas, nos modos de lidar com as crianas?

As famlias, a partir das orientaes e do acompanhamento recebidos, modificam a maneira de lidar com suas crianas, de interagir com estas e de se comunicar?

QUADRO TERICO

Aris Infncia e sociedade Infncia como construo social

Diferentes concepes Diferentes perodos histricos (Aris, 1981)

QUADRO TERICO

Aris Infncia e sociedade

Nos sculos XIII e XIV. A vida da criana era, at ento, segundo ries, considerada com a mesma ambigidade com que hoje se considera o feto (ries, 1981, p.18).
At o sculo XVII, as crianas eram vistas como pequenos adultos, sem que fossem consideradas as caractersticas e peculiaridades da infncia.

QUADRO TERICO

Aris Infncia e sociedade

Em torno do sculo XVII inicia-se a diferenciao entre o adulto e a criana, desfazendo aos poucos a idia de que crianas so apenas adultos que ainda no cresceram . No sculo XVIII a atribuio de inocncia e
fraqueza dada criana permanece, mas a esta idia se acrescenta uma maior preocupao em relao aos cuidados fsicos para com ela.

QUADRO TERICO

Aris Infncia e sociedade

Na famlia do sculo XIX percebe-se uma organizao diferente, com a criana no centro de suas preocupaes. Constituio Federal de 1988 e Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) - a criana passa a ser considerada um sujeito de direitos, algum em condio peculiar de desenvolvimento.

QUADRO TERICO

Aris Infncia e sociedade

De uma postura mais assistencialista e punitiva, h o deslocamento para uma nova viso sobre a infncia, voltada para cuidar, proteger e educar. Declarao Mundial de Educao para Todos Jomtiem, Tailndia 1990 art. 5 - A aprendizagem comea no nascimento.

QUADRO TERICO

Moscovici Teoria das Representaes Sociais A representao social uma modalidade de conhecimento particular que tem por funo a elaborao de comportamentos e a comunicao entre indivduos (MOSCOVICI, 1978, p. 26).

QUADRO TERICO

Bourdieu Conceito de habitus O habitus segundo Bourdieu (1998), pode ser pensado como um sistema de disposies, uma maneira de ser, uma tendncia, uma inclinao, princpio formador e estruturador de prticas, sejam elas individuais ou coletivas.

METODOLOGIA
Estudo de natureza qualitativa. Sujeitos da pesquisa: -6 famlias atendidas pelo PIM; -3 Visitadores, responsveis pelo atendimento a estas famlias. Instrumentos da investigao:

Entrevistas semi-estruturadas

METODOLOGIA

Sujeitos

Famlias

Visitadoras

METODOLOGIA
Critrios para escolha do municpio:

-ter pelo menos um ano com o Programa em funcionamento;


-estar localizado a uma distncia de at 80km de Porto Alegre, por questes de deslocamento; -no ser alvo de outras pesquisas em andamento, por solicitao da Coordenao do Programa; - estar desenvolvendo o Programa de acordo com a sua proposta metodolgica, segundo avaliao da tcnica do Grupo Tcnico Estadual (GTE) responsvel pelo atendimento do municpio.

METODOLOGIA
Critrios para escolha dos sujeitos da pesquisa:

- incluso no Programa, com atendimento sistemtico, h pelo menos um ano; -aceitar participar da pesquisa.

A escolha das Visitadoras se deu pelo fato de serem as responsveis pelo atendimento s famlias entrevistadas, como uma forma de complementar as informaes obtidas atravs destas.

METODOLOGIA
Instrumentos da investigao:

Quadro de especificaes para entrevista com as famlias:

METODOLOGIA
DIMENSES Dados de identificao do sujeito da entrevista ASPECTOS FOCALIZADOS Idade Sexo Estado civil Nvel de escolaridade Nmero de filhos Forma de conhecimento do Programa Tempo de atendimento da famlia Razes da participao no Programa Entendimento sobre o PIM Representao de infncia QUESTES Quantos anos tens? s casada? At que ano tu estudaste na escola? Quantos filhos tens?

Encontro e participao no PIM

Como descobriste o PIM? H quanto tempo a famlia atendida pelo PIM? Por que a famlia comeou a participar do Programa? Se algum te perguntasse me explica o que o PIM, o que dirias? O que te vem mente quando falamos em Criana? Infncia? O que te vem mente quando eu falo no PIM? O PIM te ajudou em alguma coisa? No qu? E te atrapalhou em alguma coisa? No qu? Tu observas alguma mudana no(s) seu(s) filho(s) a partir do PIM? Quais? E no teu comportamento desde que a famlia participa do PIM? Fale um pouco. E mudanas na famlia, desde o incio do atendimento pelo PIM, tu observaste? Quais? E na relao com a criana? Como era a famlia antes do PIM?

Concepo do PIM pelo entrevistado Representao de infncia

Efeitos do PIM

Efeitos positivos Efeitos negativos Mudanas nos filhos Mudanas na famlia Mudanas na relao com os filhos

METODOLOGIA
Instrumentos da investigao:

Quadro de especificaes para entrevista com as Visitadoras:

METODOLOGIA
DIMENSES Dados de identificao do sujeito da entrevista ASPECTOS FOCALIZADOS Idade Sexo Estado civil Nvel de escolaridade Tempo de PIM Tempo de atendimento na famlia Como se relaciona com a famlia Efeitos positivos Efeitos negativos Mudanas nas crianas Mudana na famlia Mudana na relao dos pais com os filhos QUESTES Quantos anos tens? Qual o teu estado civil? E escolaridade? H quanto tempo trabalhas no PIM? H quanto tempo atendes esta(s) famlia(s)? Como definirias a tua relao com a famlia? Na tua opinio, quais os pontos positivos do PIM? E os negativos? O que deve ser melhorado? Tu observas alguma mudana na(s) criana(s) desta famlia em relao poca em que entraram no Programa? Quais? E no comportamento dos pais? Fale um pouco. E mudanas na famlia, comparando com o momento em que entraram no PIM, tu observaste? Quais? Observaste alguma mudana na relao dos pais com as crianas? Fale um pouco.

Relao com a famlia

Efeitos do PIM sobre as famlias atendidas

REFERNCIAS
ARIS, Philippe. Histria social da criana e da famlia. 2 Edio. Rio de Janeiro: LTC, 1981. BANCO MUNDIAL. Brasil-Desenvolvimento da Primeira Infncia: foco sobre o impacto das pr-escolas. Braslia: Banco Mundial/Departamento de Desenvolvimento Humano. Brasil/Unidade de Gerenciamento do Pas, Regio da Amrica Latina e do Caribe, 2002. Bernardes, K. I., Avaliao do Primeira Infncia Melhor atravs de Estudos de Casos: o encontro entre a educao formal e no-formal. Dissertao de Mestrado. Porto Alegre: PUC, 2010. BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educao. Petrpolis: Vozes, 1998. ________________. Coisas ditas. So Paulo: Editora Brasiliense,

REFERNCIAS
BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Lei Federal de 1988. 3. ed. So Paulo: Jalovi, 1989. _____. Estatuto da Criana e do Adolescente. Lei Federal 8.069/1990. So Leopoldo: UNISINOS, 1990.

______. Ministrio da Sade. Polticas intersetoriais em favor da infncia: guia referencial para gestores municipais. Braslia: MS/Comit da Primeira Infncia, 2002. 150 p.
______. Ministrio da Sade, 2002, p. 42 COHN, Clarice. A antropologia da infncia. R.J.: Zahar, 2005.

REFERNCIAS
DRUMOND, Viviane. Representaes Sociais da Infncia: Um estudo com pais e professores. 1 vol. 220p. Dissertao (Mestrado em Educao), Universidade Federal do Mato Gross, 1998. FORTUNA, Tnia Ramos. A brincadeira na incluso social. Revista Ptio educao Infantil. Ano IV. N. 6. Mar/Jun 2008. FREITAS, Marcos Cezar de. A criana pobre e suas desvantagens: o pensamento social no mundo dos apetrechos. In: SOUZA, Gisele de. (Org.). A criana em perspectiva: o olhar do mundo sobre o tempo infncia. So Paulo: Cortez, 2007. GUARESCHI, Pedrinho A., R. JOVCHE LOVITCH, Sandra (orgs.). Textos em representaes sociais. Petrpolis: Vozes, 1994

REFERNCIAS
Jodelet, D. Les Reprsentations sociales: un domaine en expantion. Em D. Jodelet (org.), Les reprsentations sociales. Paris: Press Universitary de France, 1989. KESSLER, M. C. Problematizando a produo da excluso por conhecimento: o caso da matemtica. Dissertao de Mestrado. So Leopoldo: Unisinos, 2003. KLEIN, Carin. ...Um carto [que] mudou nossa vida? Maternidades veiculadas e institudas pelo Programa Nacional Bolsa-Escola. 150p. Dissertao (Mestrado em Educao). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2003. LA TAILLE, Ives de, OLIVEIRA, Martha K. & DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygostsky, Wallon: teorias psicogenticas em discusso. So Paulo: Summus, 1992.

REFERNCIAS
MATURANA, H. R. Cognio, cincia e vida cotidiana. Belo Horizonte: UFMG, 2001. _______________. Emoes e linguagem na educao e na poltica. Belo Horizonte: UFMG,1998.

McCAIN, Margaret N. & MUSTARD, J. F. Estudo dos primeiros anos de vida. Toronto: Childsec, 1999.
MIZUKAMI, Maria da G. Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. So Paulo: EPU, 1986. MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: Teoria, mtodo e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

REFERNCIAS
MOSCOVICI, Serge. A representao social da psicanlise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. NOGUEIRA, Cludio Marques Martins. NOGUEIRA, Maria Alice. A Sociologia da Educao de Pierre Bourdieu: limites e contribuies. In: Educao e Sociedade (CEDES), n 78, Campinas:CEDES, 2002. PLATO. A Repblica. 2. ed. Braslia: Editora da Universidade de Braslia, 1996. RIO GRANDE DO SUL, Secretaria Estadual da Sade. Programa Primeira Infncia Melhor. Guia de orientao para GTM, Monitor e Visitador. Porto Alegre: Relmpago, 2007. ________, ____. Programa Primeira Infncia Melhor. Volante informativo do Programa Primeira Infncia Melhor. Porto Alegre: Matriz, 2009.

REFERNCIAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO DE PORTO ALEGRE. Proposta Pedaggica da Educao Infantil. 2 ed. Porto Alegre: SMED, n. 15, dez 1999. SOUZA, Oralda Carlota Adur de. As representaes de educadores sobre a aprendizagem de alunos que recebem acompanhamento da famlia. Dissertao (Mestrado em Educao). Universidade Federal do Paran, 2006.

TERRA, Osmar G. IV Seminrio Internacional da Primeira Infncia. Porto Alegre, 22 de novembro de 2007.
UNESCO. Declarao Mundial sobre Educao para Todos, Jomtien, 1990, disponvel em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?sel ect_action=&co_obra=14803

REFERNCIAS
UNESCO. Bases slidas: educao e cuidados na primeira infncia; relatrio de monitoramento global de educao para todos EPT, 2007. Braslia: UNESCO, 2007. VIEIRA, Adriano. Humberto Maturana e o espao relacional da construo do conhecimento. Revista Humanitates. Vol. I N. 2 Novembro 2004 (www.humanitates.ucb.br) , acessado em 20 de setembro de 2008. VYGOTSKY, L.(2000). Manuscrito de 1929. Educao & Sociedade, v.21, n. 71, p. 45-78
WIMMER, G. F.; FIGUEIREDO, G. de O. Ao coletiva para qualidade de vida: autonomia, transdisciplinaridade e intersetorialidade. Cincia & Sade Coletiva, v. 11, n. 1, p. 145-154, 2006. www.pim.saude.rs.gov.br (acessado nos dias 30 de julho, 1 e 2 de agosto)

You might also like