You are on page 1of 30

ILUMINAO

Tipos de Luminrias

Balizador um refletor que possui caractersticas para iluminar reas de circulao. A utilizao desta aparelhagem deve ser pensada e planejada para se tirar melhor proveito das caractersticas de cada um bem como a necessidade de valorizao da rea a ser iluminada. Tipo de balizador, usado em caminhos e acessos.

Luminria da esquerda uma fonte de piso e solo, a luminria da esquerda popularmente chamado de espeto, sua vantagem a articulao do direcionamento da luz.

Na esquerda um tipo de projetor com refletor interno, com facho de luz de longo alcance, e da direita um poste de iluminao para quando e necessrio uma luz geral e de segurana.

FOTOS DE JARDINS PRONTOS COM O


LUMINOTCNICO

Uma iluminao focal para determinadas plantas e integra com o ambiente interno.

Neste caso a iluminao esta direcionada aos arbustos e a copa da rvore, desta forma cria mais volume ao elemento

Com destaque para a copa da rvore.

A iluminao est direcionada para o caule e a copa da palmeira, para se conseguir esse efeito necessrio que a lmpada tenha um ngulo mais fechado possvel, para que fique um facho de luz concentrado.

J neste caso o facho de luz est direcionado para o tronco das rvores e reflete mais luz na rea de circulao da piscina.

Destaque para as copas.

A luz se tornou escultural neste caso, podemos ver que o arbusto pequeno, mas quando o facho de luz est direcionado para a planta ela cria uma sombra numa escala muito maior na parede de fundo. Quando se tem um arbusto pequeno pode ser usado lmpada par 20, e para ter a flexibilidade do direcionamento a luminria recomendada um espeto. No espelho da escada foi utilizado embutido com LED para balizar o acesso.

Para este efeito pode ser usado fonte de piso com Par 20, ou com LED.

Este efeito pode ser usado fonte de piso com Par 20, ou com LED

facho de luz, tem como objetivo inverter o sentido da luz para que ela no fique direcionada para a planta, e sim para a parede de fundo. E com isso criou mais destaque para a planta e para parede bambu formando um fundo figura.

Luminria balizadora, que ajuda a direcionar o caminho de acesso.

Neste acesso foi utilizado fonte de piso com LED, ou seja, baixo consumo de energia e seguro para usurio, pois no emite calor.

Guarda corpo com iluminao.

Vaso com fonte de luz PAR 20.

Ambiente Interno

Ambiente est com iluminao geral, iluminado por inteiro e sem sobras.

LUZ INDIRETA: esse tipo de iluminao trabalha por meio de reflexo onde o facho de luz direcionado para cima e reflete no ambiente. uma luz mais suave e aconchegvel, pois a fonte de luz no vai diretamente aos olhos, se v somente o efeito j produzido. Esse tipo de iluminao pode ser adotado nos ambientes como salas e quartos para se obter o efeito de luz indireta.

LUZ DIFUSA: uma luz mais homognea que distribui por igual no ambiente. Esse tipo de luz mais verstil, pode-se utilizar em qualquer ambiente, como salas, quartos, banheiros, cozinhas, garagens e corredores.

Outro exemplo de ambiente com iluminao difusa. Nessa foto podemos observar a mistura da luz artificial e a natural. Mas propositalmente, a luz do dia uma luz difusa, clara e homognea.

Este lavabo um exemplo de uma mistura de iluminao difusa com iluminao indireta. Que proporcionada pelo plafon de acrlico no teto que a luz difusa e lmpada fluorescente tubular atrs do painel do espelho que a luz indireta. Neste caso as duas fontes de luz se complementam.

A ILUMINAO PONTUAL ou de destaque o tipo de iluminao que cria centro de interesse para algum tipo de adorno, um mvel ou uma tela. uma iluminao que proporciona mais luz e sombra, uma vez que o facho de luz concentrado o restante fica com sobra. A luz pontual pode ser tambm luz de tarefa, como luminrias de leitura que tem uma funo especfica de pontuar a luz na rea de trabalho.

ILUMINAO DECORATIVA uma luz mais aconchegante, a inteno dela no iluminar, mas sim deixar o ambiente acolhedor. Para esse tipo de iluminao pode-se usar abajur, dispositivos de dimmer, ou mesmo com outros elementos decorativos como velas.

ILUMINAO FUNCIONAL como o prprio nome diz ela deve ser funcional e est relacionada a estimulao da atividade fsica e mental. Esse efeito ajuda na percepo do ambiente como um todo. muito utilizado em ambientes comerciais ou residenciais como cozinhas, lavanderias, escritrios, academias ou outro tipo de ambiente que exige boa iluminao para atividade.

Nesta cozinha a iluminao funcional foi bem explorada, com um pendente de luz difusa localizada no centro do ambiente e distribuindo luz no ambiente em geral, e como segunda opo, na bancada foi projetado um tampo iluminado, favorecendo na manipulao e boa visualizao dos alimentos.

ILUMINAO CNICA, o efeito de luz mais atraente de todos. Em ambientes como salas e home theater ,ento onde queremos Deixar o ambiente mais aconchegante possvel, tambm uma luz mais intimista e convidativa. Pode-se dizer tambm que uma luz teatral, pois transforma o cenrio com efeitos de luz e sombra, destacando mveis e objetos estratgicos, demarcando piso e circulao.

LUZ DE EFEITO, bem at agora vimos que a luz tem funo de iluminar o ambiente ou destacar algum objeto desejado, mas no caso da iluminao de efeito a luz o centro de interesse, com cores, formas e desenhos.

Neste caso a iluminao est colorida. E como hoje existem vrios tipos de lmpadas coloridas, como LED e fluorescentes, s dependem da imaginao e criao para projetar um ambiente atraente.

Bibliografia:
http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI215600-16939, 00-ILUMINACAO+PARA+JARDINS+E+VARANDAS.html http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-32--37-20120221&tit=iluminacao+de+ area+externa+valoriza+jardins+e+edificacoes http://www.eletrica.info/efeitos-de-iluminacao/ http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-32--37-20120221&tit=iluminacao+de+ area+externa+valoriza+jardins+e+edificacoes http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-32--43-20110928&tit=iluminacao+ diferente+causa+efeitos+especiais+no+jardim

You might also like