You are on page 1of 18

Componentes: Ccero Ericleiton Jaderson

1856 Nasce em Freiber, Morcia (hoje Pribor, Rep. Theca), em 6 de maio, Sigmound Schlomo Freud. Filho do Judeo Jacob Freud e da jovem Amalia Nathanson; 1860 Muda-se com a famlia para Viena para estudar. No primeiro ano j o melhor da turma; 1873 Entra na faculdade de Medicina de Viena; 1881 Gradua-se Mdico; 1885 Vai para Paris, onde trabalha com o neurologista Jean Charcot, que pesquisava o tratamento de disturbios neurticos atravs da hipnose;

1886 volta a viena e estabelece-se como Mdico. Neste mesmo ano, casa-se com Martha; 1891 Pblica em colaborao com Oskar Rie, seu 1 trabalho sobre as Afasias, sobre as paralisias cerebrais infantis; 1893 Pblica, junto com Joseph Breuer, sobre o

Mecanismo Psiquico dos Fenmenos Histricos; 1895 Pblica estudos sobre Histria, tambm com Breuer; 1900 Pblica A Interpretao dos Sonhos,

expondo todos os conceitos fundamentais da doutrina e da tcnica psicanaltica. Mas a obra foi apenas mencionada nas revistas tcnicas; 1903 Funda a Sociedade Psicanaltica da Viena;

1905 Pblica Trs Ensaios sobre a Sexualidade; 1909 1 demonstrao de aceitao da Psicanlise no mundo acadmico: Freud e Jung, so convidados a fazerem uma srie de conferncias na Clark

University, EUA;

1923 Descobre que tem cancer no palato, decorrncia dos charutos que fumava; 1938 Fugindo do nazismo, mudou-se para Londres; 1939n Faleceu no dia 23 de setembro, s 3h da madrugada.
Minha lngua o alemo. Minha cultura, minhas realizaes

so alems. Eu me considerava intelectualmente alemo, at que notei o crescimento do preconceito anti-semita na Alemanha. Desde ento, prefiro-me dizer um JUDEO.

A Psicanlise, na realidade um mtodo de pesquisa, um instrumento imparcial semelhana do clculo infinitesimal. A palavra Psicanlise tem um triplo sentido:
Significa o mtodo criado por Freud, composto de trs tcnicas, destinado ao diagnstico e ao tratamento das doenas mentais; Significa a doutrina criada por Freud, explicando o funcionamento de nossa mente; , tambm, o nome dado ao conjunto dos adeptos do pensamento freudiano, isto , Escola psicolgica fundada por Freud.

composto de trs tcnicas:


Associao livre; Anlise dos sonhos; Anlise dos atos falhos

O comportamento humano orientado pelo impulso sexual;

LIBIDO = IMPULSO SEXUAL

Trs elementos: Id; Ego; Superego; Id Parte biolgica, hereditria, irracional, procura sempre satisfazer a nossa libido; Na sua maioria, inconscientes. Superego Idias, morais, religiosos, regras de conduta, etc. Id e Superego so fora opostas, em constante conflito; Ego procura manter o equilbrio entre essas foras opostas a nossa razo, a nossa inteligncia. Nossa personalidade dinmica resulta das foras antagnicas.

Nossa vida se d em trs nveis:


Nvel consciente esto processando e tomamos conhecimento imediato; Nvel pr consciente no esto se passando agora em minha mente, mas que so meu conhecimento; Nvel inconsciente fenmenos que se realizam em nossa mente sem que saibamos;

Freud teve mrito de:


Fornecer meios para conhecer a vida mental inconsciente; Afirmar que os fatos inconscientes tem grande influncia na direo de nosso comportamento.

Perodo Narcisista Egocntrico(autoertico); Perodo Edipiano Nesta fase a criana dirige sua libido para o progenitor do sexo oposto, manifestando hostilidade para com o progenitor de mesmo sexo. Perodo de latncia sexual Depois de fase edipiano, essa uma fase mais calma.
Latncia porque os impulsos so impedidos se manifestar. Nesse perodo, a energia dos impulsos desviada de seu uso sexual e dirigida para outras finalidades, processo chamado de sublimao.

Perodo da puberdade poca de grandes modificaes fsicas e, principalmente, de grande desenvolvimento dos rgos sexuais. Tambm chamado homossexual, pois h uma ligao afetiva que se estabelece entre jovens do mesmo sexo e de idade aproximado. Adolescncia Nesta fase, a libido do jovem se dirige a um adolescente do sexo oposto.

Casos em que o desenvolvimento emocional no se processa normalmente, no apresenta essa seqncia de fases.
Fixao parada que uma pessoa pode apresentar em uma fase determinada; Regresso volta a uma fase anterior.

Mecanismos de defesa do Ego:


Represso
Dinamismo mais usado para acomodar a oposio entre nossas tendncias naturais e nossa conscincia moral;
Os impulsos reprimidos, conseguiro se manifestar, algumas vezes, enquanto estamos adormecidos, atravs dos sonhos, atos falhos ou estado de intoxicao. So aqueles que praticamos aparentemente sem queres e de modo inexplicvel;

Atos Falhos ou falhados

Sonhos As tendncias recalcadas procuram se manifestar enquanto dormimos, atravs dos sonhos; entretanto, so to condenveis que, para conseguirem se manifestar, precisam vir camuflados.

Intoxicao A pessoa pode demonstrar tendncias libidinais ou agressivas que ela prpria desconhece quando sbria. (alcolica e outros txicos).

Racionalizao
Dinamismo pelo qual a nossa inteligncia apresenta razes socialmente aceitveis para nossas aes, motivadas pelo Id.
Finalidade de manter o auto-estima e reduzir as tenses resultantes da frustrao e dos sentimentos de culpa.

Projeo
Atribuir aos outros nossos prprios desejos e impulsos.

Converso
Transformao de conflitos emocionais em sintomas fsicos.

Tiques
Contraes que a pessoa faz automaticamente, sem nenhuma finalidade e sem perceber.

Sublimao
Satisfao modificada dos impulsos naturais, em atos socialmente mais aceitveis.

Trs tipos de atos de Sublimao:


Mudana de Objetos
A ao desejada realiza-se totalmente, dirigindo-se a um objeto diferente; Ex.: Um empregado satisfaz seu impulso de agredir o patro dando um soco na mesa ou um pontap num caixote.

Mudana de Reao
A ao desejada substituida por outra que se dirige ao mesmo abjeto; Ex.: Um empregado satisfaz seu desejo de dar um soco no patro agredindo-o por meio de palavras.

Mudana de Objeto e de Reao


Nesse caso, a pessoa satisfaz seus desejos naturais entregando-se arte, religio, a obras sociais, etc.

Freud relacionava o comportamento apresentado pelo indivduo adulto com episdios de sua vida infantil; Pais e Professores: compreenso da infncia capacidade de previso e controle do comportamento de seus filhos e alunos.

You might also like