You are on page 1of 17

Gesto da Qualidade

1. Mdulo: Os 5 S

A gesto da Qualidade primordial para o estabelecimento e sobrevivncia de uma instituio e para viabilizar o controle de atividades,informaes e documentos. A meta a boa prestao de servios, de forma eficiente e dinmica para que o solicitante fique satisfeito. Dentre as muitas ferramentas que podem ser usadas pra implantar o Sistema da Qualidade total numa empresa ou instituio, est o Programa 5S. Este o ponto de partida e um requisito bsico para o controle da qualidade, uma vez que proporciona vrios benefcios ao setor. A ordem, a limpeza, o asseio e a auto-disciplina so essenciais para a produtividade.

Histrico dos 5S

Histrico dos 5S
O movimento 5s nasceu no ambiente de fbricas (sujas e desorganizadas) no Japo derrotado do ps-guerra, no final da dcada de 1960, como parte do esforo empreendido para reconstruir o pas. No Brasil, o movimento chegou formalmente atravs dos trabalhos pioneiros da Fundao Christiano Ottoni, liderada pelo professor Vicente Falconi, em 1991.

O 5S uma filosofia voltada para a mobilizao dos colaboradores, atravs da implementao de mudanas no ambiente de trabalho, incluindo a eliminao de desperdcios, arrumao de salas e limpeza. O mtodo chamado de 5S porque, em japons, as palavras que designam cada fase de implantao comeam com o som da letra S, e so: 1.Seiri - Senso de Utilizao 2.Seiton - Senso de Ordenao 3.Seisou - Senso de Limpeza 4.Seiketsu - Senso de Sade 5.Shitsuke - Senso de Autodisciplina

O que so os 5S

O que so os 5S
Seiri: Senso de Utilizao - Consiste em deixar no ambiente de trabalho apenas os materiais teis, descartando ou destinando os demais da maneira mais adequada. Seiton: Senso de Organizao - Consiste em estabelecer um lugar para cada material, identificando-os e organizando-os conforme a frequncia do uso. Se utilizado frequentemente o material deve ficar perto do trabalhador, caso contrrio, deve ser armazenado em um local mais afastado, para que no prejudique as tarefas rotineiras.

O que so os 5S
Seisou: Senso de Limpeza - Consiste em manter os ambientes de trabalho limpos e em timas condies operacionais. Este princpio diz: melhor que limpar no sujar. Seiketsu: Senso de Sade ou Melhoria Contnua - Este princpio pode ser interpretado de duas formas. Na aplicao de aes que visam a manuteno e melhoria da sade do trabalhador e nas condies sanitrias e ambientais do trabalho. Como Melhoria contnua, aplica-se o princpio do kaizen, melhorando e padronizando os processos.

O que so os 5S
Shitsuke: Senso de Autodisciplina Autodisciplina um estgio avanado de comprometimento das pessoas, que seguem os princpios independente de superviso. Para atingir este estgio necessrio ter atendido satisfatoriamente os 4 princpios anteriores do 5S.

Objetivos do 5S
O 5S tem papel importante como instrumento para a unio dos colaboradores. Seu objetivo principal mudar a maneira de pensar desses colaboradores (cultura organizacional), a fim de procurarem ter um comportamento melhor em toda a vida, tanto profissional quanto familiar. Incentivando-se a utilizao da capacidade criativa de cada colaborador da empresa, mediante a formao espontnea de grupos de trabalho, bem como aproveitando o potencial de participao de cada um, pode-se eliminar a papelada sem serventia, arrumar e manter salas e corredores limpos e desobstrudos, realocar itens inservveis no momento para posterior utilizao por outras reas ou at para possvel descarte.

Objetivos do 5S
O Programa 5 S tem aplicabilidade em diversos tipos de empresas e rgos, inclusive em residncias, pois traz benefcios a todos que convivem no local, melhora o ambiente, as condies de trabalho, sade. higiene e traz eficincia e qualidade.

Objetivos do 5S
De acordo com experincias de empresas que j implantaram o programa, a chave no somente a aplicao dos conceitos, mas a mudana cultural de todas as pessoas envolvidas e a aceitao de que cada um deles importante para melhorar o ambiente de trabalho, a sade fsica e mental dos trabalhadores e o Sistema da Qualidade. Porm, este programa implantado sozinho, somente ele, no assegura o Sistema da Qualidade eficiente. necessrio haver melhorias contnuas, treinamentos e conscientizao do pessoal quanto filosofia da qualidade.

Principais objetivos a serem atingidos


Melhorar ambiente de trabalho; Eliminar desperdcios e o retrabalho; Reduzir custos; Prevenir acidentes; Mudar o comportamento.

Metodologia para os 5S
As atividades so divididas em: sensibilizao e perpetuao. Sensibilizao: educao e treinamento de todos os colaboradores em temtica, origem e concepo. Perpetuao: aplicao dos ltimos 2S (Seiketsu, Shitsuke).

1. Fase: Sensibilizao

Metodologia para os 5S
Fixam-se cartazes nas dependncias da empresa com o objetivo de sensibilizar os colaboradores, suscitando sua curiosidade. Nesta fase, cria-se um smbolo para a campanha. Pode-se tambm escrever mensagens nos contra-cheques. Estrutura-se o plano de ao (apresentao a todos os colaboradores). Em seguida, acontece a semana da limpeza ou dia da limpeza. Esta etapa conduzida por multiplicadores (colaboradores de cada rea, indicados pelas chefias), cuja incumbncia transmitir informaes aos demais colegas e alert-los quanto aos principais pontos a serem observados na semana da limpeza.

Metodologia para os 5S
2. Fase: Perpetuao Equivale aplicao dos ltimos 2S (padronizao, disciplina), que d o suporte formal para a perpetuao do processo, a fim de tornar a prtica do 5S uma constante no dia-a-dia do colaborador, no s no ambiente organizacional mas tambm em casa. So criadas as comisses 5S, que iro definir as condies ideais de trabalho, e os grupos de auditoria do 5S, que estabelecero a pontuao correspondente aos itens planejado versus realizado.

O housekeeping
Outra verso da filosofia 5S o housekeeping, com foco nos 3 primeiros S, que visa atingir resultados mais rpidos que o 5S tradicional, pois a nfase recai sobre os 3S mais objetivos, proporcionando resultados mais tangveis e de fcil mensurao.
Housekeeping = faxina 5S = programa de manuteno.

Resultados esperados com o 5S


Eliminao de estoques intermedirios; Eliminao de documentos sem utilizao; Melhoria nas comunicaes internas; Melhoria nos controle e na organizao de documentos; Maior aproveitamento dos espaos; Melhoria do lay-out; Maior conforto e comodidade;

Resultados esperados com o 5S


Melhoria do aspecto visual das reas; Mais limpeza em todos os ambientes; Padronizao dos procedimentos; Maior participao dos colaboradores; Maior envolvimento e empowerment; Economia de tempo e esforo; Melhoria geral do ambiente de trabalho.

You might also like