You are on page 1of 29

Tratamentos Trmicos e Termoqumicos

Alunos: Fernando Rodrigues Carlos Eduardo Ramada

Generalidades
H

muitos sculos atrs o homem descobriu que com aquecimento e resfriamento podia modificar as propriedades mecnicas de um ao, isto , tornlos mais duro, mais mole, mais malevel, etc.

Generalidades
Mais

tarde, descobriu tambm que a rapidez com que o ao era resfriado e a quantidade de carbono que possua influam decisivamente nessas modificaes.

Tratamento Trmico

o conjunto de operaes de aquecimento e resfriamento a que so submetidos os aos, sob condies controladas de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de resfriamento, com o objetivo de alterar as suas propriedades ou conferir-lhes caractersticas determinados.

Tratamento Trmico

Principais objetivos do tratamento trmico: - Aumento ou diminuio da dureza; - Aumento da resistncia mecnica; - Melhora da ductilidade; - Melhora da usinabilidade ; - Melhora da resistncia ao desgaste; - Melhora das propriedades de corte; - Melhora da resistncia corroso; - Melhora da resistncia ao calor; - Modificao das propriedades eltricas e magnticas.

Tratamento Trmico
Tipos

de Tratamento: Recozimento; Normalizao; Tmpera e Revenimento; Coalescimento (Esferoidizao); Austmpera; Martmpera.

Recozimento

Visa reduzir a dureza do ao, aumentar a usinabilidade, facilitar o trabalho a frio ou atingir a microestrutura ou as propriedades desejadas.

Forno de Recozimento

Recozimento

O recozimento composto por 3 estgios:


- Recuperao
Re-arranjo das discordncias, configuraes mais estveis e sem efeito sensvel sobre as propriedades do material

- Recristalizao
Grande alterao na microestrutura do metal.

- Crescimento de Gro
Absoro por parte de alguns gros dos gros circunvizinhos.

Normalizao

A normalizao consiste na austenitizao completa do ao, seguida de resfriamento ao ar. Tem por objetivo refinar e homogeinizar a estrutura do ao, conferindo-lhe melhores propriedades do que o recozimento. As condies de aquecimento do material so as idnticas s que ocorrem no recozimento. Porm o resfriamento mais rpido: ao ar.

Normalizao

Esquemas de Normalizao

Tmpera e Revenimento
Tmpera

- Tem como objetivo a obteno de uma microestrutura que proporcione propriedades de dureza e resistncia mecnica elevadas. Neste processo, a regio a ser temperada inicialmente aquecida temperatura de austenitizao e em seguida, submetida a um resfriamento rpido, em geral ao leo ou ao ar.

Tmpera e Revenimento
Revenido.

- Tratamento trmico, realizado aps a tmpera, para reduzir a fragilidade, aliviar as tenses, diminuir a dureza e melhorar a tenacidade

Tmpera e Revenimento

H um tipo especial de Tmpera: a Tmpera Superficial. Ela tem por objetivo produzir um endurecimento superficial, pela obteno de martensita apenas na camada externa do ao. No exige forno. Tmpera Superficial dividida em dois tipos: - Tmpera por Chama; - Tmpera por Induo;

Tmpera por Chama


A

superfcia a ser endurecida rapidamente aquecida temperatura de austenitizao por intermdio de uma chama de oxiacetileno e logo a seguir resfriada por meio de um borrifo de gua

Tmpera por Induo


O

calor gerado na prpria pea por induo eletromagntica, utilizandose, para isso, bobinas de induo atravs das quais flui uma corrente eltrica, tambm ocorrendo o resfriamento posterior por borrifo de gua.

Coalescimento
Consiste

num aquecimento e resfriamento subseqente, em condies tais a produzir uma forma globular ou esferoidal de carboneto no ao. A esferoidizao objetiva melhorar a usinabilidade de aos de alto carbono.

Austmpera
Aquecimento

do ao temperaturas acima da crtica, seguido de resfriamento rpido at o nvel de temperaturas correspondentes bainita. O ao mantido a essa temperatura at que a transformao da austenita em bainita se complete.

Martmpera
Obtm

a martensita como microstrutura, como na tmpera. O tratamento difere da tmpera comum, porque ao atingir a linha de incio de transformao o resfriamento retardado, se formando mais lentamente.

Tratamentos Termoqumicos
Objetivo:

Endurecimento superficial dos aos, pela modificao parcial de sua composio qumica e aplicao simultnea de um tratamento trmico.

Tratamentos Termoqumicos
Tipos:

Cementao; Nitretao; Carbonitretao; Cianetao; Boretao.

Cementao

Tratamento termo-qumico que consiste em aumentar-se o teor de carbono na superfcie do material, mantendo-se um ncleo dctil, atravs da difuso do carbono. Normalmente seguido de tmpera. H lquida tipos principais de cementao: - Slida (em caixa); - Gasosa; - Lquida;

Cementao Slida
A

substncia fornecedora de carbono slida (misturas carborizantes). peas so colocadas em caixas metlicas envoltas pela mistura carborizante. As caixas so colocadas no forno.

As

Cementao Gasosa
A

substncia carboncea uma atmosfera gasosa como o CO ou gases derivados de hidrocarbonetos.

Cementao Lquida
O

meio carborizante um sal fundido com composio qumica varivel.

Nitretao

Objetiva o endurecimento superficial de aos por absoro de nitrognio. Propicia elevada alm de alta dureza superficial, resistncia ao desgaste, fadiga, corroso e ao calor. normalmente realizada em fornos com atmosfera controlada, rica em Nitrognio (em geral NH3) Pode ser gs ou lquida (banho de sal).

Cianetao
Aquecimento

do ao temperatura acima da crtica em um banho de sal de cianeto fundido. Absorvendo assim, carbono e nitrognio simultaneamente. superfcie resistncia ao desgaste. dura e

Obtm-se

Carbonitretao
O

meio carbonitretante uma atmosfera gasosa de carbono e nitrognio.

Boretao
Introduo

de Boro por difuso, obtendo-se boreto de ferro, de dureza muito elevada.

Referncia Bibliogrfica:
Chiaverini, Vicente Tecnologia Mecnica, Vol.III; 3 Ed.

You might also like