You are on page 1of 15

Bacharelado em Farmcia

Farmacoterapia
Marcel Tavares Daniela Natalia Pimentel Wldia Magalhes

Tratamento da Tuberculose
RIFAMPICINA

Tuberculose
Doena grave transmitida pelo ar; Atinge os pulmes; Causador da doena o Bacilo de koch; Bacilos jogados no ar permanecem horas em suspenso.

Mycobacterim Tuberculosis

O primeiro frmaco utilizado no tratamento da tuberculose foi a Estreptomicina em 1944

As rifampicinas foram descobertas em 1957

RIFAMPICINAS
Antibiticos

Macrocclico complexo com estrutura semelhante: 1. Rifampicina; 2. Rifabutina; 3. Rifapentina. Produzidos por Strptomyces mediterranei.

RIFAMPICINA

A Rifabutina e a Rifapentina so derivados da Rifamicina.

INDICAO DA RIFAMPICINA

Frmaco mais importante; Frmaco bactericida semi sinttico de amplo espectro e potente efeito esterelizante contra Mycobacterium tuberculosis em meio celular e extra celular, Lipossolvel Absorvido no TGI Eliminado nas fezes,urina e leite materno.

Interaes medicamentosas

A Rifampicina induz potencialmente as CYPs 1 A2, 2C9, 2C19 E 3 A4, diminuindo a meia vida de outros compostos:

Analgsicos; 2. Anticoagulantes; 3. Barbitricos; 4. Ciclosporinas; 5. Corticosterides; 6. Contraceptivos orais 7. Propnolol.


1.

PARACETAMOL

Aumenta o risco de Hepatoxicidade Monitorar funo Heptica. Reduz o efeito imunossupressor. Evitar associao destes medicamentos.Monitorar os nveis e ajustar as doses. Reduo da resposta teraputica. Monitorar a PA e funo Heptica. Reduo do corticide e perda do controle da doena. Reduo do efeito anticoagulante.Monitorar o tempo de protombina(TAP) Reduz a eficcia do mesmo.Monitorar a resposta do bromazepam e ajustar a dose na

CICLOSPORINA

PROPANOLOL

PREDNISOLONA

VARFARINA

BROMAZEPAM

FLUCONAZOL

Reduo de concentrao srica do Fluconazol.Monitorar a atividade antifngica e eficcia do mesmo durante o uso concomitante com a Rifampicina Os anticidos e o Cetoconazol reduzem a absoro da Rifampicina .Devem ser tomados em horrios separador.Intervalo de no mnimo 2hs.
Estrognios combinados a Progestognios reduz o efeito contraceptivo.Exigindo a utilizao de outros mtodos para evitar a gravidez. O uso associado com Ritonavir e Saquinavir apresenta elevado risco de causar efeitos txicos no fgado

ANTICIDOS

ESTROGNIOS

ANTIRETROVIRAIS

TRIMETOPRIMA

O uso concomitante com esse medicamento pode aumentar a eliminao da trimetropima prejudicando a eficcia.

Interaes com Alimentos

A absoro da Rifampicina diminuda quando administrada concomitantemente com alimentos; Deve ser administrada 1 hora antes ou 2 horas aps as refeies; A erva de so jao pode diminuir a ao da Rifampicina; Evitar ingeri-la durante o tratamento.

LCOOL
O consumo de lcool pode aumentar o metabolismo da Rifampicina e o risco de efeitos hepatotxicos.

You might also like