You are on page 1of 13

Segurana em Soldagem

Como diversas outras operaes industriais, a soldagem e o corte de materiais apresentam uma srie de riscos para as pessoas envolvidas. Os principais riscos incluem a possibilidade de incndios e exploses; de recebimento de choque eltrico; de exposio projeo de respingos e de escrias; de exposio radiao gerada pelo arco eltrico e de exposio a fumos e gases prejudiciais sade.

Processos de Fabricao

Segurana em Soldagem
Existem vrias Normas Regulamentadoras (NR) na Legislao Da Segurana e Medicina do Trabalho. Elas tem como objetivo eliminar acidentes de trabalho atravs de regras de boas prticas em planejamento, operao e manuteno das instalaes industriais. Exemplos: NR-10 Instalaes eltricas, NR-12 Mquinas e equipamentos, NR-6 EPI, entre outras.

Processos de Fabricao

Vesturio de Proteo
COURO: Avental, Manga, Luva, Perneira e Ombreira.

Sapatos de segurana
Mscaras de proteo de radiao culos de segurana Protetor auricular

Processos de Fabricao

Intensidade da corrente At 5 mA

Choque Eltrico

Efeito

Formigamento fraco

De 5 at 15 mA
De 15 at 50 mA De 50 at 80 mA De 80 mA at 5 A

Formigamento Forte
Espasmo muscular Dificuldade de respirao at desmaios Fibrilao do ventrculo do corao; parada cardaca; queimaduras de alto grau Morte Certa

Acima de 5 A
Processos de Fabricao

Choque Eltrico
As precaues que devem ser tomadas para evitar o choque eltrico so:
o o o o o o Aterrar todo o equipamento eltrico, Trabalhar em ambiente seco, Manter as conexes eltricas limpas e bem ajustadas, Usar cabos de dimenses corretas, Evitar trabalhar sobre circuitos energizados, Usar roupas, luvas e calados secos (V = RI).

Processos de Fabricao

O arco eltrico formado em gases ionizados a uma temperatura muito elevada e capaz de gerar radiao eletromagntica intensa na forma de infravermelho, luz e ultravioleta.

Radiao do Arco Eltrico

Processos de Fabricao

Chamas de metal quente tambm emitem radiao, mas com intensidade muito menor (oxi-combustvel). A radiao pode causar queimaduras na pele, ofuscamento, fadiga visual e dor de cabea. Tanto a exposio direta quanto a indireta s radiaes deve ser evitada (protees individual e coletiva).

Radiao do Arco Eltrico

A proteo se d com roupas de couro, mscaras com filtros de proteo, biombos e cortinas no refletoras.

Processos de Fabricao

Radiao do Arco Eltrico

Processos de Fabricao

Para que se inicie um incndio so necessrios trs elementos atuando conjuntamente:

Incndios e Exploses

Combustveis: tintas, solventes, graxas, leos, acetileno Calor: chama, arco eltrico, respingos
Processos de Fabricao

Incndios e Exploses

Processos de Fabricao

Fumos e Gases
As operaes de soldagem podem gerar fumos e gases que podem ser prejudiciais sade por diversos motivos.
Vapores de zinco podem causar dor de cabea intensa e febre. Vapores de cdmio podem ser fatais. Vapores de Mangans atacam o sistema nervoso, podendo levar ao surgimento de sintomas semelhantes doena de Parkinson. No roteiro do laboratrio existe a tabela de valor limite de tolerncia (TLV mg/m3) de fumos e gases industriais que um soldador pode ficar exposto a cada jornada diria de 8h de trabalho.

Processos de Fabricao

Fumos e Gases
Os prprios gases de proteo de alguns processos de soldagem podem levar asfixia e morte se forem usados em ambientes fechados. As operaes de soldagem e corte devem ser efetuadas em locais bem ventilados e, se necessrio devem ser usados ventiladores e exaustores.

Processos de Fabricao

Resumo
Na soldagem tem, ento fao:
CALOR, Utilizar ventilao e roupas adequadas e hidratar-se RADIAO, Utilizar EPI (protees de couro para o corpo, culos de segurana e mscara com lentes protetoras. FUMOS E GASES, Soldar em locais ventilados, utilizar exaustores e equipamentos especiais em aplicaes confinadas. RUDOS, Utilizar protetores auriculares. INCNDIOS E OUTROS RISCOS, Utilizar os equipamentos e acessrios de acordo com as recomendaes dos fabricantes.
Processos de Fabricao

You might also like