You are on page 1of 20

A Administrao de Materiais visa garantia de existncia contnua de um estoque, organizado de modo a nunca faltar nenhum dos itens que

e o compem, sem tornar excessivo o investimento total.

Professor Heron Duarte


professorheron@gmail.com

PRINCIPAIS PRINCIPAIS FUNES FUNES DO CONTROLE DO CONTROLE DE ESTOQUE DE ESTOQUE

MTODOS DE AVALIAO DE ESTOQUES

PEPS - FIFO

UEPS LIFO

CUSTO-MDIO

PEPS - FIFO
Vantagens A baixa lgica e sistemtica O resultado mostra o custo real dos itens nas sadas O movimento ordenado

UEPS - LIFO
Vantagens
1. Custeia-se o consumo de maneira realista e sistemtica 2. Minimizam-se os lucros das operaes 3. Os preos maiores das compras recentes so apropriados mais rapidamente reduzindo o lucro 4. O estoque avaliado ao nvel de preos da poca

CONTROLE DE ESTOQUE CLASSIFICAO ABC


um importante instrumento que permite identificar aqueles itens que justificam ateno e tratamento adequados quanto sua administrao. As classes da curva ABC podem ser definidas das seguintes maneiras: Classe A: Grupo de itens mais importante que devem ser trabalhados com uma ateno especial pela administrao. Do a sustentao s vendas. So 20% dos itens e respondem por CERCA DE 65% do faturamento; Classe B: Grupo intermedirio. So 30% dos itens e respondem por 25% do faturamento Classe C: Grupo de itens menos importantes em termos de movimentao. Requerem ateno pelo fato de gerarem custo de manter estoque. So 50% dos itens e respondem por 10% do faturamento.

CONTROLE DE ESTOQUE CURVA ABC

A ARTE DE COMPRAR TORNOU-SE UMA PROFISSO E NO UM JOGO

SOCIEDADE
(PBLICO-ALVO DA AO DO GOVERNO)

DEMANDAS

GESTO DE COMPRAS

EFICINCIA

EFICCIA

EFETIVIDADE

FUNO DE COMPRAS

a) Cadastramento de Fornecedores;
b) Coleta de Preos; c) Definio quanto ao transporte do material; d) Julgamento de Propostas; e) Diligenciamento do preo, do prazo e da qualidade do material; f) Recebimento e Colocao da Compra.

O CICLO DE COMPRAS

1. Receber e analisar as requisies de compra: 2. Selecionar fornecedores: 3. Solicitao de cotaes: 4. Determinar o preo certo: 5. Emitir pedidos de compra. 6. Seguimento e entrega: 7. Recepo e aceitao das mercadorias: 8. Aprovao da fatura do fornecedor para pagamento:

OBJETIVO DE COMPRAS

a) Atender o cronograma de produo, atravs do fornecimento contnuo de materiais; b) Estocar ao mnimo, sem comprometer a segurana da produo desde que represente uma economia para a organizao; c) Evitar multiplicidade de itens similares, o desperdcio, deteriorao e obsolescncia; d) Manter a qualidade dos materiais conforme especificaes; e) Adquirir os materiais a baixo custo sem demrito a qualidade; f) Manter atualizado o cadastro de fornecedores.

ESPECIFICAO/DESCRIO DO MATERIAL

Descrio por marca: mais freqente. Usada em negcios de atacado e varejo e em manufatura. O cliente confia na reputao e integridade do fornecedor. Geralmente tem um preo mais alto.
Descrio por especificao: caractersticas fsicas e qumicas; material e mtodo de manufatura; performance.

Desenhado por engenheiros: descrevem em detalhes a configurao exata das partes e da montagem, como acabamento, tolerncias e material a ser utilizado. Feita pelo dep. de engenharia, so caras de serem produzidas.

CENTRALIZAO DAS COMPRAS

vantagens: 1 - Melhor aproveitamento das verbas para compras; economia de escala. Aumento do poder de barganha; 2 - Melhor controle por parte da direo; 3 - Melhor aproveitamento de pessoal; 4 - Melhoramento das relaes com fornecedores.

CENTRALIZAO DAS COMPRAS

outras vantagens: a) viso do todo quanto organizao do servio; b) anlise do mercado, com eficcia, em virtude da especializao do pessoal no servio de compras; c) controle financeiro dos compromissos assumidos pelas compras associado a um controle de estoques; d) melhor qualidade, por causa da maior facilidade de implantao do sistema de qualidade; e) sortimento de produtos com mais consistncia, para suportar as promoes nacionais; aproveitamento das verbas para compras; economia de escala. Aumento do poder de barganha;

DESCENTRALIZAO DAS COMPRAS

Pontos importantes para descentralizao:


a) adequao da compra devido ao conhecimento dos problemas especficos da rea onde o comprador exerce sua atividade. b) menor estoque e com uma variedade mais adequada, por causa de peculiaridades regionais da qualidade, quantidade, variedade. c) coordenao, em virtude do relacionamento direto com o fornecedor, levando a unidade operacional a atuar de acordo com as necessidades regionais. d) flexibilidade proporcionada pelo menor tempo de tramitao das ordens, provocando menores faltas. e) atendimento mais particular ao cliente.

DESCENTRALIZAO DAS COMPRAS

a) larga faixa de experincia aplicada nas decises; b) as decises so tomadas numa atmosfera mais cientfica; c) o nvel de presses sobre compras mais baixo, melhorando as relaes dos compradores com o pessoal interno e os vendedores; d) a co-participao das reas dentro do esprito de engenharia simultnea, cria um ambiente favorvel para melhor desempenho tanto do ponto de vista poltico, como profissional.

ESCOLHA DOS FORNECEDORES

Existem 3 tipos de fonte de fornecedores: Fonte exclusiva: apenas um fornecedor est disponvel (available), devido a patentes, especificaes tcnicas, matria-prima, localizao etc. Mltiplas fontes: o uso de mais de um fornecedor para um item, gerando competio que resultar em preo menores e melhores servios, e haver continuidade no fornecimento.

- Fonte nica: uma deciso planejada da organizao para selecionar um fornecedor para um item quando diversas fontes so disponveis, objetivando produzir um parceria de longo prazo.

AS CONDIES DE ARMAZENAGEM SO DECISIVAS PARA A

GESTO DE MATERIAIS
VELOCIDADE NECESSRIA PARA O ATENDIMENTO

NMERO DE ITENS TIPOS DE EMBALAGENS

VOLUME DAS MERCADORIAS/ESPAO DISPONIVEL

ARMAZENAMENTO

RESISTNCIA/TIPO DE MERCADORIAS

PRINCIPAIS TCNICAS DE ESTOCAGEM

Carga unitria
Constituda de embalagens de transporte que arranjam ou acondicionam certa quantidade de material para possibilitar o seu manuseio, transporte e armazenamento como se fosse uma unidade. A formao de carga unitria se atravs de pallets. Pallet um estrado de madeira padronizado. Suas medidas convencionais bsicas so 1.100mm x 1.100mm, como padro internacional para se adequar aos diversos meios de transportes e armazenagem; Caixas ou Gavetas: a tcnica de estocagem ideal para materiais de pequenas dimenses, como parafusos, arruelas, e alguns materiais de escritrio; materiais em processamento, semi acabados ou acabados.

PRINCIPAIS TCNICAS DE ESTOCAGEM

Prateleiras: Tcnica de estocagem destinada a materiais de tamanhos diversos e para o apoio de gavetas ou caixas padronizadas. Tambm como as caixas podero ser construdas de diversos materiais conforme a convenincia da atividade. As prateleiras constituem o meio de estocagem mais simples e econmico.
Raques:
Os raques so construdos para acomodar peas longas e estreitas como tubos, barras, tiras, etc.

PRINCIPAIS TCNICAS DE ESTOCAGEM

Empilhamento:

Trata-se de uma variante da estocagem de caixas para aproveitamento do espao vertical. As caixas ou pallets so empilhados uns sobre os outros, obedecendo a uma distribuio eqitativa de cargas.

Container Flexvel: uma das tcnicas mais recentes de estocagem, uma espcie de saco feito com tecido resistente e borracha vulcanizada, com um revestimento interno conforme o uso.

You might also like