You are on page 1of 50

Em seu sentido literal, vanguarda (que vem do francs Avant Garde, "guarda avante") faz referncia ao batalho Militar

que precede as tropas em ataque durante uma batalha. Da deduz-se que vanguarda aquilo que "est frente".

Denominam-se genericamente expressionistas os vrios movimentos de vanguarda do fim do sculo XIX e incio do sculo XX que estavam mais interessados na interiorizao da criao artstica do que em sua exteriorizao, projetando na obra de arte uma reflexo individual e subjetiva.

Expressionismo

Esse movimento artstico teve origem na Alemanha entre 1904 e 1905 com um grupo chamado Die Brucke A ponte Reao ao Impressionismo. Procurava retratar as inquietaes do ser humano no incio do sculo XX Inspirao: Edward Munch O grito

DIE BRUCKE Alemo


Expresso o contrario de impresso.

FAUVES

Frances

A impresso um movimento do exterior para o interior


A expresso um movimento do interior para o exterior. Ambos os movimentos so realistas e exigem a dedicao total do artista a Realidade Influencia e recusa do simbolismo arte engajada iniciados Expressionismo: comunicao Nasce no interior das correntes modernistas.

Assim como a Revoluo Russa (1917), as teorias psicanalticas do austraco Sigmund Freud, a evoluo da cincia e a filosofia do alemo Friedrich Nietzsche o expressionismo est inserido no ambiente conturbado que marca a virada do sculo

ponto de encontro entre realidade e esprito considerado um dos artistas mais originais do movimento expressionista.

Convencido de que a realidade artstica era totalmente diferente da observada na natureza "A cor, como a forma, pode expressar ritmo e movimento

Predominncia dos valores emocionais sobre os intelectuais. Corrente artstica concentrada especialmente na Alemanha entre 1905 e 1930.

Expressionismo a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramtica, subjetiva, expressando sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, d forma plstica ao amor, ao cime, ao medo, solido, misria humana, prostituio.

Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento.

* pesquisa no domnio psicolgico; * cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas; * dinamismo improvisado, abrupto, inesperado; * pasta grossa, martelada, spera; * tcnica violenta: o pincel ou esptula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando exploses; * preferncia pelo pattico, trgico e sombrio

Descrena na utopia do progresso universal Soluo dialtica conclusiva da contradio histrica entre o clssico e o romntico. Ideal e Real.

Compromisso de enfrentar a situao histrica presente.

O objetivo do fauvismo no retratar fielmente a realidade.

Movimento das artes plsticas caracterizado pela rejeio da perspectiva linear, pelo uso arbitrrio de cores puras e contrastantes e pelas formas simplificadas e pouco semelhantes s da natureza A idia causar impacto exprimindo sensaes e emoes. Por isso, alm de contrrio arte tradicional, uma reao ao impressionismo Abre alas para a arte abstrata

Henri Matisse
Um dos maiores representantes do Fauvismo Henri-mile-Benot Matisse foi um pintor, desenhista e escultor frances do Fauvismo, um movimento artstico nascido em Paris por volta de 1905
Temas leves, retratando emoes e a alegria de viver e no tendo inteno crtica.

Fauvismo
A cor passou a ser

utilizada para delimitar planos, criando a perspectiva e modelando o volume.


Tornou-se tambm

totalmente independente do real, j que no era importante a concordncia das cores com objecto representado, e sendo responsvel pela expressividade das obras.

"A Arte no a verdade. A Arte uma mentira que nos ensina a


compreender a verdade". Pablo Picasso

Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano.

como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relao ao espectador. O pintor cubista tenta representar os objetos em trs dimenses, numa superfcie plana, sob formas geomtricas, com o predomnio de linhas retas.
No representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos.

* geometrizao das formas e volumes;


* renncia perspectiva;

* o claro-escuro perde sua funo;

* representao do volume colorido sobre superfcies planas;

* sensao de pintura escultrica;

* cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave

Picasso Releitura de Manet


Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Czanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Para Czanne, a pintura no podia desvincular-se da natureza, tampouco copiava a natureza; de fato, a transformava. Ele dizia: Mudo a gua em vinho, o mundo em pintura. E era verdade. Em suas telas, a rvore da paisagem ou a fruta da natureza morte no eram a rvore e a fruta que conhecemos eram pintura. Preservavam-se as referncias exteriores que as identificavam como rvore ou fruta, adquiriam outra substncia: eram seres do mundo pictrico e no do mundo natural. Por isso, correto dizer que Czanne pintava numa zona limite, na fronteira da natureza e da arte.

George Braque

Tarsila do Amaral
http://www.tarsiladoa maral.com.br/index_fra me.htm Em 1928 pinta o Abaporu para dar de presente de aniversrio a Oswald que se empolga com a tela e cria o Movimento Antropofgico. deste perodo a fase antropofgica da sua pintura. Em 1929 expe individualmente pela primeira vez no Brasil

Cubismo
O pintor cubista tenta representar os objetos em trs dimenses, numa superfcie plana, sob formas geomtricas, com o predomnio de linhas retas. No representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ngulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.

O Beijo

CUBISMO ANALTICO - (1909)

CUBISMO SINTTICO - (1911)

caracterizado pela desestruturao da obra em todos os seus elementos. Decompondo a obra em partes, o artista registra todos os seus elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a viso total da figura, examinado-a em todos os ngulos no mesmo instante, atravs da fragmentao dela. Essa fragmentao dos seres foi to grande, que se tornou impossvel o reconhecimento de qualquer figura nas pinturas cubistas. A cor se reduz aos tons de castanho, cinza e bege.

reagindo excessiva fragmentao dos objetos e destruio de sua estrutura. Basicamente, essa tendncia procurou tornar as figuras novamente reconhecveis. Tambm chamado de Colagem porque introduz letras, palavras, nmeros, pedaos de madeira, vidro, metal e at objetos inteiros nas pinturas. Essa inovao pode ser explicada pela inteno dos artistas em criar efeitos plsticos e de ultrapassar os limites das sensaes visuais que a pintura sugere, despertando tambm no observador as sensaes tteis.

1 - Vamos comear com a escolha de um objeto. Procure um objeto real, que voc possa observar todos os seus lados e detalhes. Lembre-se de que esse objeto ser o tema principal do seu trabalho, ento capriche na escolha. Ns utilizamos uma caixa de fsforos.

2 - Observe o objeto que voc escolheu e desenhe, separadamente, quatro ou mais faces distintas desse objeto. No esquea dos detalhes e voc poder, inclusive, desenhar a parte interna do objeto O que vale fragment-lo.

3- Em seguida, escolha o suporte onde voc quer trabalhar, por exemplo, papel, cartolina, tela, computador, etc. Sobreponha as faces desenhadas anteriormente, criando uma imagem do objeto maneira cubista, ou seja demonstrar o objeto tridimensional em um espao bidimensional. Para finalizar o seu trabalho voc poder utilizar as cores sbrias, como aquelas que os pintores cubistas utilizavam, ou ento as cores que voc mais gostar.

4- Se voc quiser poder transformar o seu trabalho de Cubismo Analtico para Cubismo Sinttico acrescente colagens de letras, nmeros ou outros materiais.

Cubismo analtico: Desconstruo de objetos

Cubismo Sinttico: Colagem, introduziu letras, palavras, numeros, pedaos d emadeira, vidro , metal Objetivo; despertar sensaes tteis.

Kandinsky
A arte abstrata tende a suprimir toda a relao entre a realidade e o quadro, entre as linhas e os planos, as cores e a significao que esses elementos podem sugerir ao esprito. Quando a significao de um quadro depende essencialmente da cor e da forma, quando o pintor rompe os ltimos laos que ligam a sua obra realidade visvel, ela passa a ser abstrata.

A principal caracterstica da pintura abstrata a ausncia de relao imediata entre suas formas e cores e as formas e cores de um ser. Uma tela abstrata no representa nada da realidade que nos cerca, nem narra figurativamente alguma cena histrica, literria, religiosa ou mitolgica

No representacional O Objetivo no realista No representa objetos da nossa realidade concreta exterior

Surge a partir das pesquisas da vanguarda no inicio do sculo XX


Recusam a herana renascentista e das academias de arte Arte Moderna / Rompimento com a arte figurativa

Insprava-se no instinto, no inconsciente e na intuio Arte imaginaria ligado ao interior, tem fortes influencias do expressionismo Arte no figurativa onde a linha de contorno se sobressaia transformando manchas de cor e linhas em idias e simbolismos subjetivas. Pretende se igualar ou ate superar a msica Predominam sentimentos e emoes

LIRICO

GEOMETRICO

Foca-se na racionalizao As formas devem ser organizadas de tal maneira que a composio resultante seja apenas a expresso de uma concepo geomtrica Depende da anlise intelectual cientfica. Foi influenciado pelo Cubismo e pelo Futurismo

O Abstracionismo Geomtrico divide-se em duas correntes:

Neoplasticismo na: Holanda

Suprematismo na Rssia

defendia uma total limpeza espacial para a pintura, reduzindo-a a seus elementos mais puros e buscando suas caractersticas mais prprias Necessidade de ressaltar o aspecto artificial da arte Usassem apenas as cores primrias (vermelho, amarelo, azul) em seu estado menos saturado (artificial), Assim como o branco e o preto (inexistentes na Natureza, o primeiro sendo presena total e o segundo ausncia total de luz).

Claramente um movimento de arte de pesquisa, os experimentos realizados pelos artistas neoplsticos foram essenciais para a arquitetura moderna, assim como para a formulao do que hoje se conhece por design. Embora muitos vejam o NeoPlasticismo como produto da revolta moral contra a violncia irracional que assolava a Europa, alguns outros fatores foram essenciais para o nascimento do movimento, como o cubismo, que desfigurou os modos tradicionais de representao; o idealismo e a austeridade do protestantismo holands; o vis mstico da teosofia , movimento do qual Piet Mondrian era membro.

Para Van Doesburg e Mondrian, portanto, o De Stijl estaria cumprindo o papel de resolver :

questionamento do homem moderno

ilustrar o desenvolvimento da conscincia do homem do individual para o universal,


a rejeio da nfase no individualismo
(o Neo-Plasticismo seria, de certa forma, a primeira expresso artstica puramente plstica porque

no aceitava a predominncia da conscincia individual. Nas palavras de Van Doesburg:

Exemplo da revista De Stijl,

Letterklankbeelden, Projeto Grafico de Theo van Doesburg

1924) CounterComposition V, pintura de Theo van Doesburg

A arte no-figurativa, forma encontrada para atingir a expresso universal, Esta forma de expresso artstica fruto da intuio pura, do pensamento puro, Mondrian quanto Van Doesburg admitam que os estmulos do mundo exterior so indispensveis, pois eles provocam o desejo de criao, o desejo de tornar concreto (atravs da obra de arte)

Abstrao geometrica Influencia o construtivismo. Semitica Russa Movimento que aconteceu na Rssia, entre os anos de 1915 e 1923, Teve como alguns artistas: El Lissitzky, Kazimir Malevich, Lyubov Popova, Ivan Puni, Aleksandr Rodchenko a supremacia do puro sentimento", o essencial era a sensibilidade em si mesma, independentemente do meio onde teve origem.

Para vocs, o cinema um espetculo. Para mim, quase um meio de compreender o mundo. Maiakovski, 1922

O Construtivismo russo foi um movimento estticopoltico que iniciou na Rssia a partir de 1914, Ele negava uma "arte pura", Procurou abolir a idia de que a arte um elemento especial da criao humana, separada do mundo cotidiano. Ela deveria servir objetivos sociais, a construo de um mundo socialista. Caracterizou-se, de forma bastante genrica, pela utilizao constante de: geometria,cores primarias,fotomontagem e a tipografia sem serifa.

A arte torna-se instrumento de transformao social, participa da reconstruo do modo de vida e da revolucionarizao da conscincia do povo Deseja satisfazer as necessidades materiais e organizar e sistematizar os sentimentos do proletariado revolucionrio Ideologia marxista Comunistas revolucionrios

Futurismo
nico movimento italiano de vanguarda, O mais radical de todos, por pregar ruidosamente a anti-tradio Intuito de que as artes demolissem o passado e tudo o mais que significasse tradio, Celebrassem a velocidade, a era mecnica, a eletricidade, o dinamismo, a guerra.

Surgiu como uma forma de superar as novas tendncias e correntes artsticas


Com a guerra de 1914, o Futurismo chegou ao fim

Movimento artstico e literrio iniciado oficialmente em 1909

Publicao do Manifesto Futurista,


Do poeta italiano Filippo Marinetti (1876-1944), no jornal francs Le Figaro. O texto rejeita o moralismo e o passado, exalta a violncia e prope novo tipo de beleza, baseada na velocidade. O apego do futurismo ao novo to grande que chega a defender a destruio de museus e cidades antigas. Agressivo e extravagante, encara a guerra como forma de "higienizar" o mundo.

FORMAS NICAS DA CONTINUIDADE NO ESPAO, 1913 BRONZE; 116.0 x 85.0 x 38.0 cm DOAO MASP

Pintura de ao gestual,

Criada por Jackson Pollock nos anos de 1947 a 1950 faz parte da Arte Abstrata Americana.
Em 1937, fundou-se nos Estados Unidos, a Sociedade dos Artistas Abstratos. O abstracionismo cresce e se desenvolve nas Amricas, chegando criao de um estilo original.

Compreenso da pintura como meio de emoes intensas. Execuo cheia de violenta agressividade, espontaneidade e automatismo. Destruio dos meios tradicionais de execuo - pincis, trincha, esptulas, etc. Tcnica: pintura direta na parede ou no cho, em telas enormes, utilizando tinta leo, pasta espessa de areia, vidro modo.

You might also like