You are on page 1of 29

Introduo Administrao

Prof. Aline Moura Costa da Silva

Planejamento

Atualmente

as funes administrativas congregadas em 4 grandes grupos: planejamento organizao direo

so

controle

Planejamento

Planejamento - a mais bsica de todas as funes gerenciais. A habilidade com que essa funo desempenhada determina o sucesso de todas as operaes.

Estgios do Planejamento:
Estabelecer os objetivos da organizao Avaliar o cenrio que a organizao est inserida Avaliar recursos existentes Determinar estratgias para alcanar os objetivos Delinear um programa de ao

Planejamento
Planejamento Estratgico Planejamento Operacional Programao

Execuo

Controle

Planejamento Estratgico

O planejamento estratgico o processo de elaborar uma estratgia, com base na anlise do ambiente externo e interno da organizao. Qual o ponto de partida do planejamento estratgico? Anlise da situao atual. Este diagnstico deve focar em 5 elementos:
Clientes e Mercados Produtos e Servios Vantagens competitivas

Objetivos, misso, metas

Desempenho

Planejamento Estratgico

Um plano estratgico uma viso especfica do futuro da empresa, que contm as seguintes descries:

Como ser o setor de atuao da empresa; Quais os mercados que a empresa ir competir; Quais so os competidores no mercado; Que produtos e servios a empresa estar oferecendo; Quem so e como so seus clientes; Que valor estar oferecendo a seus clientes atravs de seus produtos e servios; Que vantagens a empresa ter no longo prazo; Qual ser ou dever ser o porte da empresa; Qual ser ou dever ser a rentabilidade da empresa; Quanto ser agregado de valor aos acionistas.

Planejamento Estratgico

Torna-se, ainda, importante identificar o sistema de controle organizacional que a empresa est inserida:

Controle familiar A gerncia realiza um controle muito centralizado, com uma limitada descentralizao, o que reduz a necessidade do controle. Controle burocrtico Prprio para ambientes pouco competitivos e caracterstico de organizaes de grande porte, fortemente centralizadas. Criam uma cultura avessa mudana.

Planejamento Estratgico

Controle por resultados Existe em contextos sociais competitivos. H um elevado grau de descentralizao das aes.
Contorole ad-hoc Ambientes muito dinmicos e de grande complexidade. Essas organizaes realizam atividades que dificultam a formalizao dos procedimentos e de comportamentos por no possurem caractersticas rotineiras.

Planejamento Estratgico

Modelo Swat

Modelo para elaborao do planejamento estratgico mais conhecido.

SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats)

Mapeamento das condies ambientais externas, para identificao de potenciais ameaas e oportunidades; Avaliao do ambiente interno da organizao, onde se busca identificar os pontos fortes e fracos

Planejamento Estratgico

Etapas:

Planejamento Estratgico

Anlise SWOT

2 Capitalizar 4 Monitorar
Pontos Fortes

3 Melhorar 1 Eliminar
Pontos Fracos

Oportunidades

Riscos

Planejamento Estratgico

Aps identificadas as principais dificuldades e competncias internas da empresa, importante compar-las com outras empresas, atravs do benchmarking.

O benchmarking uma prtica que possibilita empresa comparar seu desempenho com outras empresas de classe mundial.

Planejamento Estratgico

Algumas das principais etapas do benchmarking:


1) Identificar fatores-chaves de sucesso 2) Escolher as empresas para pesquisa 3) Formar a equipe de benchmarking 4) Efetuar comparaes com as empresas

Planejamento Estratgico

Modelo de Porter:

Porter desenvolveu um modelo baseado em 5 foras competitivas que, em seu entendimento, devem formatar a estratgia, por serem potenciais redutores dos lucros futuros da organizao.

Planejamento Estratgico
ameaas de novos entrantes poder de negociao dos fornecedores produtos e servios substitutos poder de negociao de clientes rivalidade

Planejamento Estratgico

MODELO COMBINADO

SWOT + PORTER =
elaborao mais racional e completa do planejamento estratgico

Anlise apurada e completa

Planejamento Estratgico

Elaborar o Estudo de Caso: Nike

Planejamento Operacional

Para realizar objetivos estratgicos e administrativos, necessrio definir atividades e recursos. Esse o domnio do planejamento operacional.

O planejamento operacional consiste na identificao, integrao e avaliao de alternativas de ao e na escolha de um plano de ao a ser implementado.

Planejamento Operacional

No processo de planejamento operacional h a definio de como realizar objetivos. Os planos operacionais contm os seguintes elementos:
o

o
o

Objetivos especficos; Atividades necessrias para realizar esses objetivos; Recursos que devem ser mobilizados para realizar as atividades.

Planejamento Operacional

Para a elaborao de um planejamento operacional, devem ser verificadas 5 categorias principais:


Identificao de atividades Programao Previso de recursos e custos Polticas e procedimentos Estrutura Organizacional

Planejamento Operacional

O planejamento Oramento.

operacional

tem como produto

O oramento tem o papel principal de: Identificar os Objetivos Organizacionais e as Metas de Curto Prazo; Desenvolver as Estratgias de Longo Prazo e Planos de Curto Prazo; Mensurar e avaliar o Realizado versus o Orado; e Reavaliar e reprogramar os objetivos, metas, estratgias e planos.

Planejamento Operacional

O principal benefcio trazido com a implementao de um sistema oramentrio uma maior segurana na tomada de deciso. Os oramentos so preparados para perodos especficos permitindo a comparao dos resultados efetivos com os resultados planejados.

Planejamento Operacional

Existem vrios tipos de oramento:

Oramento Base Zero

Oramento Contnuo

Mtodos Oramentrios

Oramento Flexvel

Oramento Esttico

Planejamento Operacional

Oramento Contnuo:
Tambm denominado de oramento mvel.
Perodo normalmente de um ano Corresponde a adicionar continuamente um ms seguinte projetado em substituio ao ms decorrido

Planejamento Operacional

Oramento Base Zero:


O oramento base zero uma maneira alternativa. Ele exige anlises extensas e profundas, pois, cada unidade de uma empresa comea a produzir o oramento do zero. Oramento base zero consiste em abandonar as informaes histricas sobre elementos componentes. A filosofia est em romper com o passado.

Planejamento Operacional

Oramento Base Zero: Consiste essencialmente em dizer que o oramento nunca deve partir da observao dos dados anteriores, pois eles podem conter ineficincias. A proposta do oramento base zero est em rediscutir toda a empresa sempre que se elabora o oramento (em questionar cada gasto, cada estrutura, buscando verificar sua real necessidade).

Planejamento Operacional

Oramento Esttico:

Ao elaborar o oramento, os dados no so mais alterados, o que pode dificultar o processo de acompanhamento e avaliao de desempenho. No recebem ajustes.

Planejamento Operacional

Oramento Flexvel: Conjunto de oramentos que podem ajustados conforme a necessidade. ser

Planejamento Operacional

Estudo de Caso: Mamferos da Parmalat

You might also like