You are on page 1of 11

Evoluo Histrica da Flauta Tranversal

Como tudo comeou


No comeo dos tempos, os ventos que sopravam nos bambus criavam sons que permeavam os pensamentos do homem, sendo associados a seres mitolgicos, aos espritos da natureza, anjos e at deuses. A primeira flauta transversal foi criada h muitos sculos e tinha um aspeto muito primitivo e tambm muito pouco desenvolvido.

Esta flauta era feita em osso e madeira.

Como tudo comeou


Inicialmente, a flauta transversal no era to popular como a flauta de bisel , mas pode ser vista em algumas obras de arte chinesas do sc. IX A.C, nos relevos etruscos do sc. III A.C e na moeda romana em 169 A.C.

Flauta no renascimento
A flauta transversal renascentista tinha apenas uma nica sesso (parte), seis furos circulares e conseguia produzir sons de at duas oitavas. Eram vistas em trs ou quatro tamanhos diferentes e o dedilhado era praticamente igual s flautas de bisel. Como podemos deduzir, devido aos poucos furos, essa flauta tinha uma gama de som bastante limitada.

Flauta no Barroco
Em 1500, as flautas comearam a ser usadas na corte e os seus momentos solos foram cada vez mais constantes na msica de teatro ( precursor da orquestra moderna). No decorrer desse sculo, a flauta passou tambm a aparecer em alguns conjuntos camersticos, mas normalmente usada como voz tenor. De qualquer maneira, bom lembrar que desde o sculo XVI at ao comeo do barroco, as flautas transversais variavam muito de tamanho e alcance.

Flauta no Barroco
A flauta transversal comeou a ser usada cada vez menos no final do sc. XVII, at que foi adaptada mais tarde com algumas melhorias. A flauta j era feita de trs ou at quatro sesses (partes) com furos de tamanhos diferentes (quanto mais para baixo os furos, menores eram), esse design da flauta deu ao instrumento uma quantidade mais vasta e um som mais penetrante, sem sacrificar a suavidade e a qualidade expressiva.

Flauta no Classicismo
Nesse perodo comeam a formar-se as primeiras orquestras, a flauta ganhou fora e favoritismo e acabou por ser um dos membros de destaque em sinfonias e concertos. Durante todo sculo, o interesse na flauta s aumentava e o seu auge surge na metade do sc. XIX. Nesse perodo, foram adicionadas, vrias chaves novas, principalmente para reforar o Registro inferior.

Flauta no Romantismo
No Romantismo, a flauta de prata foi criada pelo msico, compositor/ pesquisador de instrumentos e engenheiro - Theobald Boehm (17941881). As flautas que so usadas hoje em dia pelo mundo so todas fabricadas com base no instrumento criado em 1847 por Boehm. Ele foi a primeira pessoa a acreditar que os furos das flautas tinham que ser focadas num sistema acstico e no na facilidade de dedilhado do flautista (graas a isso, ele criou meticulosamente um complexo sistema de hastes e chaves que iriam juntar os furos colocados de uma maneira acusticamente positiva facilidade de dedilhado para o flautista)

A flauta atual
As mudanas da flauta no foram apenas uma evoluo, mas tambm uma revoluo e o seu resultado traduziu-se num instrumento completamente novo. De facto, inicialmente foi um instrumento contestado por algumas personalidades da poca. Considerava-se que a flauta de Boehm era diferente e que no tinha o charme ou efeito da verdadeira flauta. A reao das pessoas foi variada. Por este motivo, a flauta perdeu alguma da sua importncia na orquestra. No entanto, as flautas transversais foram a pouco e pouco ganhando importncia pela Europa no decorrer dos sculos. No comeo de 1900, passou a ser mais valorizada.

A flauta atual
A nova flauta transversal apresenta-se assim:

Trabalho realizado por:


Aluna: Diana Aguiar Turma: 6D Professora: Julieta Romo Assunto: Evoluo da Flauta Transversal

You might also like