You are on page 1of 20

Educao Ambiental

Um direito, mas principalmente um dever para todos.

Educando para encontrar harmonia entre o Homem e o Meio Ambiente


Educao ambiental um ramo da educao cujo objetivo a disseminao do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar sua preservao e utilizao sustentvel dos seus recursos. uma metodologia de anlise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido s grandes catstrofes naturais que tm assolado o mundo nas ltimas dcadas.

A educao ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de 1999. A Lei N 9.795


A Lei da Educao Ambiental, em seu Art. 2 afirma: "A educao ambiental um componente essencial e permanente da educao nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os nveis e modalidades do processo educativo, em carter formal e no-formal.

Metas Modificar as atitudes em relao ao meio


"A educao ambiental um processo de reconhecimento de valores e clarificaes de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relao ao meio, para entender e apreciar as interrelaes entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofsicos. A educao ambiental tambm est relacionada com a prtica das tomadas de decises e a tica que conduzem para a melhora da qualidade de vida

Art. 1o da Lei no 9.795 de abril de 1999


"Processo em que se busca despertar a preocupao individual e coletiva para a questo ambiental, garantindo o acesso informao em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma conscincia crtica e estimulando o enfrentamento das questes ambientais e sociais. Desenvolve-se num contexto de complexidade, procurando trabalhar no apenas a mudana cultural, mas tambm a transformao social, assumindo a crise ambiental como uma questo tica e poltica.

A Agenda 21
A Agenda 21 se destaca como o mais importante compromisso scioambiental em prol da sustentabilidade firmado na RIO-92. Com mais de 2,5 mil recomendaes prticas, a Agenda 21 estabeleceu o desafio do milnio seguinte como um instrumento de planejamento estratgico que visa implemen-tar um novo modelo de desenvolvimento scio econmico e ambiental, construdo de baixo para cima, orientado a melhorar e resguardar a qualidade de vida das geraes futuras (Rubens Harry Born. Meio Ambiente,2002)

Educao Ambiental Desenvolvimento Sustentvel


Desenvolvimento sustentvel refere-se, assim, melhoria na qualidade de vida humana, respeitando-se ao mesmo tempo os limites da capacidade de sobrevivncia dos ecossistemas em que vivemos. (HUTCHISON 2000 p.22), faz o seguinte comentrio: A viso ambiental est comprometida com a apresentao de problemas ambientais, abrandados pela promessa de renovao cultural e ecolgica .

Interdisciplinaridade e Educao Ambiental


A funo do professor ser um agente facilitador desse processo e os currculos escolares devem ser elaborados de tal maneira que haja a articulao das disciplinas para alcanar uma viso do todo. Contedos isolados devem ser substitudos por planos de ao integrados com a realidade e o todo. A palavra interdisciplinaridade est ligada a palavra disciplina, ou seja, um complexo que rene de maneira global todas as disciplinas valorizando esta de maneira uniforme, separando a importncia de cada uma, onde o contedo e as informaes so analisadas e aproveitadas em outras reas.

Mapa Mental Estudos Ambientais

Mapa Mental Saneamento Bsico

Mapa Mental gua

Mapa Mental A gua pode estar secando

Jogos em educao ambiental BINGO DA GUA


CONTEDO 1 lista numerada com 60 conceitos e suas definies referentes ao tema GUA. 40 cartelas contendo 16 conceitos cada 1 tabela contendo os nmeros de 1 60 a ser utilizada para o sorteio.

COMO JOGAR

I. Cada participante recebe uma ou mais cartelas II. Um monitor ou apresentador sorteia um nmero III. Ser lida a definio correspondente ao nmero sorteado IV. Nas cartelas deve ser marcado o conceito correspondente definio lida V. Quem completar uma quina (horizontal ou vertical) deve comunicar. VI. O monitor deve verificar se os conceitos marcados correspondem aos nmeros sorteados VII. Os blocos de perguntas, alm de serem divididos por temas, tm nveis diferentes de dificuldade que poderiam ser modificadas nas cartelas. Regras e outros detalhes em:
http://www.saude.mg.gov.br/publicacoes/comunicacao-e-educacao-em-saude/atividadeseducacionais-agua-para-o-consumo-humano

Pginas de Relacionamento Bate Papo


Vocs sabiam que as paginas de relacionamento pode e deve serem usadas para compartilhar conhecimentos atuais , inclusive sobre a cincia e como fonte de divulgao com idias e propostas sobre Educao Ambiental. Sites de relacionamento: Orkut, facebook msn e outros

Enquetes para Alunos


Voc recebe informaes sobre Educao Ambiental, de outras matrias diferente da Biologia??

Como seria a melhor forma de se ensinar Educao Ambiental?


Jogos? Bate Papo? Atividades Ldicas? Mapas Mentais ? Visitas para contato com o Meio Ambiente integro ou degradado?

Para vocs alunos


O que seria educao ambiental?

Como voc aluno poderia ajudar a comunidade onde mora?


Atitudes corretas com o planeta ajuda-o a sobreviver. Sendo assim, qual atitude deveria ser mudada pelos moradores de sua comunidade? Como voce podia ajudar para que houvesse uma mudana consciente dos habitos para preservar o planeta?

Deixe aqui o seu testemunho

E nos ajudem a divulgar como e porque devemos preservar a gua do nosso planeta Terra.

You might also like