You are on page 1of 9

DEMANDA, OFERTA E EQUILBRIO DE MERCADO

A oferta e a demanda so as grandes foras que fazem a economia funcionar: so elas que determinam a quantidade produzida de cada bem e o preo pelo qual o bem ser vendido. Se voc quiser saber como a economia ser afetada por qualquer acontecimento, voc precisa pensar, primeiramente, em quais sero seus impactos sobre a oferta e a demanda.

Por exemplo:
Quando uma frente fria atinge a Flrida, o preo do suco de laranja aumenta nos supermercados norte-americanos. Quando o tempo esquenta na Nova Inglaterra, a cada vero, o preo das dirias nos hotis do Caribe despencam. Quando irrompe uma guerra no Oriente Mdio, o preo da gasolina nos Estados Unidos aumenta e o preo dos Cadillacs usados cai (Mankiw, 2005).

Como vimos, os desejos dos consumidores (demanda) e os desejos dos produtores (oferta) so conflitantes: os consumidores buscam o menor preo possvel, enquanto o interesse dos produtores o maior preo possvel. Ento, como compatibilizar os interesses de ambos os lados da negociao, de maneira que saiam satisfeitos com os preos e as quantidades transacionadas?

Podemos definir como o ponto em que h o equilbrio de mercado como a situao na qual as foras de demanda e as de oferta interagem a ponto de encontrar preo e quantidade satisfatrios s duas partes (Cordeiro, 2005).

De acordo com o mecanismo de mercado, existe uma tendncia automtica de ajuste das foras de oferta e demanda, configurando uma situao de constante busca pelo equilbrio de mercado, situao na qual o preo atinge um nvel em que a quantidade demandada e a quantidade ofertada se igualam. Ou seja, a quantidade que os consumidores esto dispostos a comprar a mesma quantidade que os produtores esto dispostos a ofertar.

O preo de equilbrio chamado de preo de ajustamento do mercado porque, a esse preo, o mercado est satisfeito. As aes de compradores e vendedores conduzem automaticamente o mercado em direo ao equilbrio entre oferta e demanda. Contudo, o mercado encontra-se mais fora do equilbrio do que em equilbrio e, por isso, o mecanismo de mercado nos diz que h a constante busca de ajuste das foras de oferta e demanda, antagnicas por natureza.

EXCESSO DE OFERTA: tendncia de reduo dos preos


-

os vendedores percebem que no podem vender tudo o que desejam, seus estoques aumentam e, assim, passam a oferecer o produto a preos mais baixos;

- os compradores, por sua vez, percebem a fartura e passam a regatear no preo, ou seja, pechinchar.

EXCESSO DE DEMANDA: tendncia de elevao dos preos


-

os compradores, incapazes de comprar tudo o que desejam ao preo vigente, dispem-se a pagar mais;

- os vendedores, diante da escassez de produto para atender a demanda, percebem que podem elevar os preos sem queda em suas vendas.

Observa-se que:

(...) as atividades dos diversos compradores e vendedores conduzem automaticamente o mercado em direo ao equilbrio. Uma vez que o mercado atinja seu equilbrio, todos os compradores e vendedores ficam satisfeitos e no h presso nem para cima nem para baixo sobre o preo. A rapidez com que o equilbrio atingido varia de mercado para mercado, dependendo da velocidade de ajustamento dos preos. Na maioria dos mercados livres, o excesso ou escassez so apenas temporrios porque os preos acabam por se mover em direo aos nveis de equilbrio. De fato, esse fenmeno to universal que chamado de lei da oferta e da demanda: o preo de qualquer bem se ajusta para trazer a quantidade ofertada e a quantidade demandada do bem para o equilbrio (Mankiw, 2005).

You might also like