You are on page 1of 79

UNISINOS ENGENHARIA CIVIL Arquitetura e Urbanismo ARQTECN-13 2013-2

Definies Iniciais

Competncias
ARQUITETURA
Compreender e analisar as fases de um projeto de arquitetura at sua aprovao nos rgos pblicos; Entender e viabilizar os projetos complementares no processo de planejamento como um todo; exercitar solues e compatibilizar os principais elementos que configuram os projetos complementares de um projeto de arquitetura.

Competncias
URBANISMO
entender, manejar e aplicar a legislao relativa aos regimes urbansticos e ao parcelamento do solo; compreender a morfologia urbana bem como os sistemas de infraestrutura e equipamentos urbanos para atuar em projetos urbansticos.

Conhecimentos
aspectos e elementos que envolvem o processo de um projeto de arquitetura e as interfaces com os projetos complementares; lanamento em nvel de estudos preliminares dos elementos que interferem diretamente no projeto de arquitetura, configurando os projetos complementares; morfologia e usos do solo urbano;

Conhecimentos
legislao de parcelamento do solo;

aplicao da legislao do Plano Diretor atravs da adequao aos regimes urbansticos de uso e ocupao do

solo na elaborao do projeto de edificaes;

acessibilidade

a edificaes,

mobilirio,

espaos

equipamentos e mobilirios urbanos.

Metodologias, tcnicas e recursos de ensino e aprendizagem


A atividade acadmica ser desenvolvida em consonncia com a proposta pedaggica do curso, utilizando-se de:
aulas expositivas; Trabalhos prticos em equipe; assessoramentos; sada de campo;

Para o desenvolvimento da atividade acadmica sero utilizados recursos tecnolgicos, tais como:
Apresentaes eletrnicas; dvd, fitas de vdeo, slides;

Metodologias, tcnicas e recursos avaliao


As competncias sero avaliadas individual e coletivamente ao longo de todo o semestre atravs de seminrios (apresentao e discusso dos trabalhos em plenria) e relatrios dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos, a partir de

temas previamente selecionados.


Esta avaliao ser formalizada em dois momentos. O primeiro momento, correspondente ao Grau A, dever ser aferido a partir dos trabalhos realizados at a dcima semana de aula, aproximadamente. O segundo, Grau B, avaliar os trabalhos realizados na segunda parte do semestre. Por tratar-se de atividade prtica, o restante das competncias que no foram integralmente consolidadas acontece ao longo de todo o semestre, de forma

sistemtica, no sendo possvel a fragmentao do processo atravs de uma


recuperao pontual (Grau C).

Desenvolvimento da disciplina Arquitetura


QUARTAS CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 2011/2 AULA /DATA ATIVIDADES AULA N 1 10/08/2011Apresentao da disciplina Aula terica 01 - Definies iniciais Aula terica 02 - Fases de um projeto de arquitetura AULA N 2 17/08/2011Apresentao do Exerccio 1 GRAU A1 (60% GA) Arquitetura Anlise Condicionantes. Aula terica 03 Levantamento e anlise dos condicionantes sociais, fsicos AULA N 3 24/08/2011Aula terica 04 Levantamento e anlise dos condicionantes legais Trabalho em aula - assessoramento. AULA N 4 31/08/2011Trabalho em aula - assessoramento. AULA N 5 07/09/2011Feriado (SEXTA DIA 9/09/2011 = AULA NORMAL, ASSESSORAMENTO) AULA N 6 14/09/2011Entrega do Grau A1 Exerccio 1: Anlise Condicionantes Apresentao do Exerccio 2 - GRAU A2 (40% GA) Arquitetura Compatibilizao de projetos complementares. Aula terica 05 Projetos complementares. Gesto, Coordenao e Compatibilizao de projetos Aula terica 06 Compatibilizao de projetos. AULA N 7 21/09/2011 AULA N 8 28/09/2011 AULA N 9 05/10/2011 Trabalho em aula assessoramento. Trabalho em aula assessoramento. Entrega do GRAU A2 Exerccio 2: Compatibilizao

Desenvolvimento da disciplina Urbanismo


AULA /DATA AULA N 9 ATIVIDADES
05/10/2011Apresentao do Exerccio 3 - GRAU B1 (60%) - Parcelamento do Solo loteamneto urbano) Etapa a (10%) Diagnstico Urbano; Etapa b (50%): Proposta de loteamento urbano. Aula terica 07- rea de estudo Apresentao dos levantamentos AULA N 10 12/10/2011Feriado Feriado (SEXTA DIA 14/10/2011 = AULA NORMAL, ASSESSORAMENTO)

AULA N 11
19/10/2011Aula terica 08- Morfologia Urbana Aula terica 09 - Elementos urbanos Apresentao - Projetos Urbanos Trabalho em aula assessoramento AULA N 12 26/10/2011Sada de Campo AULA N 13 02/11/2011Feriado Feriado (SEXTA DIA 02/11/2011 = AULA NORMAL, ASSESSORAMENTO) AULA N 14 Aula terica 10 Legislao Urbana Aula terica 11 Sistema Virio Aula terica 12 Equipamentos Urbanos 09/11/2012Trabalho em aula assessoramento AULA N 15 Aula terica 13- Exemplo de trabalho 16/11/2011Trabalho em aula assessoramento. AULA N 16 23/11/2011Trabalho em aula - assessoramento. AULA N 17 30/11/2011Trabalho em aula - assessoramento. Reviso conceitos para a prova AULA N 18 Entrega do Grau B1 - Loteamento Urbano (Exerccio 2 Etapas 1 e 2) 07/12/2011GRAU B2 - AVALIAO INDIVIDUAL (40% GRAU B) AULA N 19 14/12/2011Divulgao do Grau B e Grau Final. Comunicao e discusso dos graus.

Para comear, algumas definies... O QUE ARQUITETURA?

O que arquitetura por...


Le Corbusier, 1923 (arquiteto) "A arquitetura um jogo sbio, habilidoso e grandioso de volumes expostos a luz.
Le Corbusier, a Notre Dame Du Haut, em Ronchamp.

Eugene Raskin, 1974 (arquiteto) Assim como a formiga, a abelha e o castor, o homem no est satisfeito com a terra de Deus e se sente obrigado a conseguir outra melhor, mais adequada sua exaltada majestade. A formiga produz formigueiros, a abelha faz colmias, o castor constri represas; o homem cria a arquitetura.

Frank Lloyd Wright, Casa da Cascata (Fallingwater house ou Casa Kaufmann)

O que arquitetura para...


Christian Norberg-Schulz, 1961(arquiteto) O propsito da arquitetura dar ordem a certos aspectos do nosso entorno (...) a arquitetura controla ou regula as relaes entre o homem e seu ambiente.

Nikolaus Pevsner, 1943 (historiador) Um alpendre de bicicletas um edifcio; a catedral de Lincoln uma obra de arquitetura. De um modo geral, tudo que contm espao para que uma pessoa possa mover-se em seu interior um edifcio; o termo arquitetura aplica-se somente aos edifcios cuja construo de moldes a produzir-nos emoes de ordem estticas.
A Catedral de Lincoln
Um alpendre de bicicletas

Para comear, algumas definies...

Vitruvius definiu as qualidades da arquitetura como: FIRMITAS solidez, durabilidade UTILITAS utilidade, funcionalidade VENUSTAS beleza

Para comear, algumas definies...


Pode-se

definir arquitetura como construo concebida com uma determinada inteno plstica, em funo de uma determinada poca, de um determinado meio, de um determinado material, de uma determinada tcnica e de um determinado programa.

Lcio Costa, 1945 (arquiteto)

Exemplos de Arquitetura - para pensar

Burj Dubai, Adrian Smith ex SOM

Banco Islamico, Abu Dhabi, Estudio Lamela

Mercado Central, Normam Foster

Torre Comercial O14, Reiser e Umemoto

Museu Guggenheim, Frank Gehry

Museu Louvre, Jean Nouvel

Museu Louvre, Jean Nouvel

Museu Martimo, Tadao Ando

Opera de Dubai, Jean Nouvel

Centro de Artes Cnicas, Zaha Hadid

Centro de Convenes, OMA E Koolhaas

Complexo Turstico Jebel el Jaiz, OMA E Koolhaas

Complexo Turstico Jebel el Jaiz, OMA E Koolhaas

Para comear, algumas definies... O QUE URBANISMO?

Para comear, algumas definies... O QUE URBANISMO?


Em diferentes dicionrios do sculo XX, o urbanismo alternativamente definido como cincia, arte e/ou tcnica da organizao espacial dos

estabelecimentos humanos.

Do latim urbs (cidade), este termo recente tem por base o neologismo espanhol urbanizacin, criado em 1867 pelo engenheiro-arquiteto espanhol Ildefonso Cerd, em sua Teora General de la Urbanizacin, para designar uma disciplina nova: a cincia da organizao espacial das cidades
lamnagement, Paris, PUF, 1988). (CHOAY, Franoise. Dictionnaire de lurbanisme et de

Horizonte comum de todos os saberes e prticas setoriais que, sob o nome de urbanismo, participam da edificao concertada de nosso espao (CHOAY, 1988).

Para comear, algumas definies... URBANISMO PROJETOS URBANOS; PLANEJAMENTO URBANO e REGIONAL; GESTO URBANA.

Para comear, algumas definies...


Projeto Urbano:
Iniciativas de renovao urbana concentradas em determinados setores da cidade, combinando agentes pblicos e privados, cujos investimentos e intervenes seguem um plano urbanstico, podendo se apoiar no redesenho do espao urbano e arquitetnico, em normas legais especficas e em novas articulaes institucionais e formas de gesto. O projeto urbano contemporneo se prope a ter um significado estratgico, que ao ser articulado a outros projetos pontuais inseridos num plano provoque efeitos benficos que transcendam os limites da rea de interveno. Para tal, esses projetos devem superar o perfil personalista de seus autores com plena autonomia projetual, para serem incorporados a uma rede de intervenes pontuais articuladas com o objetivo maior de requalificar reas mais vastas e participar de um Plano para a cidade.

Para comear, algumas definies...


Desenho Urbano:
Ferramenta para a interveno urbana.

Exemplos de Projetos Urbanos:


Revitalizao e requalificao de: reas centrais; espaos abertos; reas degradadas e desativadas; Habitao de Interesse Social; Ocupao de vazios e densificao; Reutilizao do patrimnio instalado; Redesenho de vias e seu entorno.

Concursos de Projetos Urbanos- Eixo Tamanduehy, Santo Andr


O projeto Busquets est voltado criao de reas verdes.

Leira se preocupou com as questes regional e metropolitana e com a insero do projeto do ponto de vista da acessibilidade.

Concursos de Projetos Urbanos- Eixo Tamanduehy, Santo Andr


Cndido Malta priorizou a busca do redesenho espacial e a criao de equipamentos geradores de uma nova centralidade para a metrpole.

Finalmente, Portzamparc concentrou-se na explorao do desenho das quadras e suas volumetrias de ocupao.

Concursos de Projetos Urbanos- Bairro Novo So Paulo, 2004


1 Lugar Equipe: Euclides Oliveira, Carolina de Carvalho e Dante Furlan Implantao geral Zoom unidade de vizinhana

Concursos de Projetos Urbanos- Bairro Novo So Paulo, 2004


Generosos pontos de encontro nas esquinas

Exemplo de elevao da quadra tipo

Projetos Urbanos - Disciplina

Projetos Urbanos - Disciplina

Projetos Urbanos - Disciplina

Projetos Urbanos - Disciplina

Para comear, algumas definies...


Planejamento Urbano:
Processo de criao e desenvolvimento de programas que buscam melhorar ou revitalizar certos aspectos dentro de uma dada rea urbana (como cidades ou bairros); ou o planejamento de uma nova rea urbana em uma dada regio. Lida com os processos de produo, estruturao e apropriao do espao urbano. Busca PLANEJAR A CIDADE, o crescimento, a qualificao, a requalificao, estruturao, reestruturao.

Exemplos de Planejamento Urbano:


Planos Urbansticos - Cidades e reas (bairros, regies) Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Planos Setoriais: Habitao de Interesse Social Saneamento Bsico Mobilidade Urbana Ambiental

Exemplos de Planejamento Urbano

Exemplos de Planejamento Urbano

Exemplos de Planejamento Urbano


Ildefonso Cerd, Plano Cerd para Barcelona, 1859

Cerd emprega o traado reticular, concebendo a cidade a partir de clulas, dentro das quais alocava servios locais. Determina que os espaos verdes ocupem boa parte da cidade.

Exemplos de Planejamento Urbano

Exemplos de Planejamento Urbano - para pensar

Exemplos - Dubai
Rua em

1990

Rua em

2003

Rua em

2007
Palm Island: arquiplago artificial

Exemplos Emirados rabes

Projetos urbanos que sero reais brevemente ...nos Emirados rabes

Exemplos Emirados rabes


Masdar, Cidade carbono zero, Norman Foster

Exemplos Emirados rabes


Gateway, Cidade para 200 mil pessoas, Rem Koolhaas

Arquitetura e Urbanismo Engenharia Civil

Arquitetura e Urbanismo + Engenharia Civil


DECRETO FEDERAL N 23.569, DE 11 DEZ 1933: Regula o exerccio das profisses de engenheiro, de arquiteto e de agrimensor. CAPTULO IV - Das especializaes profissionais
Art. 28- So da competncia do engenheiro civil:
a) trabalhos topogrficos e geodsicos; o estudo, projeto, direo, fiscalizao e construo estudo, projeto, construo: direo, fiscalizao e

Art. 30 - Consideram-se da atribuio do arquiteto ou engenheiro-arquiteto:

b) de edifcios, com todas as suas obras complementares; c) das estradas de rodagem e de ferro; d) das obras de captao e abastecimento de gua; e) de obras de drenagem e irrigao; f) das obras destinadas ao aproveitamento de energia e dos trabalhos relativos s mquinas e fbricas; g) das obras relativas a portos, rios e canais e das concernentes aos aeroportos; h) das obras peculiares ao saneamento urbano e rural; i) projeto, direo e fiscalizao dos servios de urbanismo;

a) de edifcios, com todas as suas obras complementares; b) das obras que tenham carter essencialmente artstico ou monumental;
o projeto, direo e fiscalizao: c) dos servios de urbanismo; d) das obras de arquitetura paisagstica; e) das obras de grande decorao arquitetnica;

arte

Arquitetura e Urbanismo + Engenharia Civil


LEI N 5.194, DE 24 DEZ 1966: Regula o exerccio das profisses de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrnomo, e d outras providncias. TTULO I Do Exerccio Profissional da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia CAPTULO I Das Atividades Profissionais Seo I Caracterizao e Exerccio das Profisses Art. 1- As profisses de engenheiro, arquiteto e engenheiro-agrnomo so caracterizadas pelas realizaes de interesse social e humano que importem na realizao dos seguintes empreendimentos: a) aproveitamento e utilizao de recursos naturais; b) meios de locomoo e comunicaes; c) edificaes, servios e equipamentos urbanos, rurais e regionais, nos seus aspectos tcnicos e artsticos; d) instalaes e meios de acesso a costas, cursos, e massas de gua e extenses terrestres; e) desenvolvimento industrial e agropecurio. No diz nada!

Arquitetura e Urbanismo + Engenharia Civil


Seo IV Atribuies profissionais e coordenao de suas atividades Art. 7- As atividades e atribuies profissionais do engenheiro, do arquiteto e do engenheiroagrnomo consistem em: a) desempenho de cargos, funes e comisses em entidades estatais, paraestatais, autrquicas e de economia mista e privada; b) planejamento ou projeto, em geral, de regies, zonas, cidades, obras, estruturas, transportes, exploraes de recursos naturais e desenvolvimento da produo industrial e agropecuria; c) estudos, projetos, anlises, avaliaes, vistorias, percias, pareceres e divulgao tcnica; d) ensino, pesquisa, experimentao e ensaios; e) fiscalizao de obras e servios tcnicos; f) direo de obras e servios tcnicos; g) execuo de obras e servios tcnicos; h) produo tcnica especializada, industrial ou agropecuria. Pargrafo nico - Os engenheiros, arquitetos e engenheiros-agrnomos podero exercer qualquer outra atividade que, por sua natureza, se inclua no mbito de suas profisses. No especifica!

Arquitetura e Urbanismo + Engenharia Civil


RESOLUO N 218, DE 29 DE JUNHO DE 1973: Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. CONSIDERANDO que o Art. 7 da Lei n 5.194/66 refere-se s atividades profissionais do engenheiro, do arquiteto e do engenheiro agrnomo, em termos genricos; CONSIDERANDO a necessidade de discriminar atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia em nvel superior e em nvel mdio, para fins da fiscalizao de seu exerccio profissional, e atendendo ao disposto na alnea "b do artigo 6 e pargrafo nico do artigo 84 da Lei n 5.194, de 24 DEZ 1966, RESOLVE: Art. 1 - Para efeito de fiscalizao do exerccio profissional correspondente s diferentes modalidades da Engenharia, Arquitetura e Agronomia em nvel superior e em nvel mdio, ficam designadas as seguintes atividades:

Arquitetura e Urbanismo + Engenharia Civil


Atividade 01 - Superviso, coordenao e orientao tcnica; Atividade 02 - Estudo, planejamento, projeto e especificao; Atividade 03 - Estudo de viabilidade tcnico-econmica; Atividade 04 - Assistncia, assessoria e consultoria; Atividade 05 - Direo de obra e servio tcnico; Atividade 06 - Vistoria, percia, avaliao, arbitramento, laudo e parecer tcnico; Atividade 07 - Desempenho de cargo e funo tcnica; Atividade 08 - Ensino, pesquisa, anlise, experimentao, ensaio e divulgao tcnica; extenso; Atividade 09 - Elaborao de oramento; Atividade 10 - Padronizao, mensurao e controle de qualidade; Atividade 11 - Execuo de obra e servio tcnico; Atividade 12 - Fiscalizao de obra e servio tcnico; Atividade 13 - Produo tcnica e especializada; Atividade 14 - Conduo de trabalho tcnico; Atividade 15 - Conduo de equipe de instalao, montagem, operao, reparo ou manuteno; Atividade 16 - Execuo de instalao, montagem e reparo; Atividade 17 - Operao e manuteno de equipamento e instalao; Atividade 18 - Execuo de desenho tcnico.

Arquitetura e Urbanismo + Engenharia Civil


Art. 2 - Compete ao ARQUITETO OU ENGENHEIRO ARQUITETO:

I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, referentes a - edificaes, conjuntos arquitetnicos e monumentos, - arquitetura paisagstica e de interiores; - planejamento fsico, local, urbano e regional;

Art. 7 - Compete ao ENGENHEIRO CIVIL ou ao ENGENHEIRO DE FORTIFICAO e CONSTRUO: I - o desempenho das atividades 01 a 18 do artigo 1 desta Resoluo, referentes a - edificaes, estradas, pistas de rolamentos e aeroportos; - sistema de transportes, de abastecimento de gua e de saneamento; - portos, rios, canais, barragens e diques; - drenagem e irrigao; pontes e grandes estruturas;
Especificidades!

Arquitetura e Urbanismo + Engenharia Civil


Material informativo do site do sistema
www.confea.org.br

Arquitetura e Urbanismo + Engenharia Civil

Arquitetura e Urbanismo + Engenharia Civil

Arquitetura e Urbanismo + Engenharia Civil

Arquitetura e Urbanismo + Engenharia Civil

Art. 25 - Nenhum profissional poder desempenhar atividades alm daquelas que lhe competem, pelas caractersticas de seu currculo escolar.

Arquitetura e Urbanismo + Engenharia Civil

Arquitetura e Urbanismo + Engenharia Civil

Arquitetura e Urbanismo + Engenharia Civil


RESOLUO N 1.010, DE 22 DE AGOSTO DE 2005: Dispe sobre a regulamentao da atribuio de ttulos profissionais, atividades, competncias e caracterizao do mbito de atuao dos profissionais (do Sistema Confea/Crea) O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA Considerando a Lei n 5.194, de 24 de dezembro de 1966, que regula o exerccio das profisses de engenheiro, de arquiteto e de engenheiro agrnomo;

Considerando o Decreto n 23.569, de 11 de dezembro de 1933, que regula o exerccio das profisses de engenheiro, de arquiteto e de agrimensor;
RESOLVE:

Art. 1 Estabelecer normas, estruturadas dentro de uma concepo matricial, para a atribuio de ttulos profissionais, atividades e competncias no mbito da atuao profissional, para efeito de fiscalizao do exerccio das profisses inseridas no Sistema Confea/Crea.

Arquitetura e Urbanismo + Engenharia Civil

Arquitetura e Urbanismo + Engenharia Civil


Lei bastante complexa:

Glossrio: Atribuio Atribuio profissional Ttulo profissional Atividade profissional Campo de atuao profissional Formao profissional Competncia profissional Modalidade profissional Categoria (ou grupo) profissional Curso regular Nveis de formao profissional: tcnico; graduao superior tecnolgica; graduao superior plena; ps-graduao no senso lato (especializao); e ps-graduao no senso estrito (mestrado ou doutorado).

Arquitetura e Urbanismo + Engenharia Civil

Arquitetura e Urbanismo + Engenharia Civil


CAPTULO II DAS ATRIBUIES PARA O DESEMPENHO DE ATIVIDADES NO MBITO DAS COMPETNCIAS PROFISSIONAIS Art. 5 Para efeito de fiscalizao do exerccio profissional dos diplomados no mbito das profisses inseridas no Sistema Confea/Crea, em todos os seus respectivos nveis de formao, ficam designadas as seguintes atividades, que podero ser atribudas de forma integral ou parcial, em seu conjunto ou separadamente: Atividade 01 - Gesto, superviso, coordenao, orientao tcnica; Atividade 02 - Coleta de dados, estudo, planejamento, projeto, especificao; Atividade 03 - Estudo de viabilidade tcnico-econmica e ambiental; Atividade 04 - Assistncia, assessoria, consultoria; Atividade 05 - Direo de obra ou servio tcnico; Atividade 06 - Vistoria, percia, avaliao, monitoramento, laudo, parecer tcnico, auditoria, arbitragem; Atividade 07 - Desempenho de cargo ou funo tcnica; Atividade 08 - Treinamento, ensino, pesquisa, desenvolvimento, anlise, experimentao, ensaio, divulgao tcnica, extenso; Atividade 09 - Elaborao de oramento; Atividade 10 - Padronizao, mensurao, controle de qualidade; Atividade 11 - Execuo de obra ou servio tcnico;

Arquitetura e Urbanismo + Engenharia Civil


Atividade 12 - Fiscalizao de obra ou servio tcnico; Atividade 13 - Produo tcnica e especializada; Atividade 14 - Conduo de servio tcnico; Atividade 15 - Conduo de equipe de instalao, montagem, operao, reparo ou manuteno; Atividade 16 - Execuo de instalao, montagem, operao, reparo ou manuteno; Atividade 17 Operao, manuteno de equipamento ou instalao; e Atividade 18 - Execuo de desenho tcnico.
Pargrafo nico. As definies das atividades referidas no caput deste artigo encontram-se no glossrio constante do Anexo I desta Resoluo. Art. 6 Aos profissionais dos vrios nveis de formao das profisses inseridas no Sistema Confea/Crea dada atribuio para o desempenho integral ou parcial das atividades estabelecidas no artigo anterior, circunscritas ao mbito do(s) respectivo(s) campo(s) profissional(ais).

Arquitetura e Urbanismo + Engenharia Civil


ANEXO I DA RESOLUO N 1010 DE 22 DE AGOSTO DE 2005 SISTEMATIZAO DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS Contm a tabela de Cdigos de Atividades Profissionais e o Glossrio que define de forma especfica as atividades, estabelecidas no Art. 5 da Resoluo 1.010, de 2005.

Arquitetura e Urbanismo + Engenharia Civil


ANEXO II DA RESOLUO N 1.010 DE 22 DE AGOSTO DE 2005 SISTEMATIZAO DOS CAMPOS DE ATUAO PROFISSIONAL

Arquitetura e Urbanismo + Engenharia Civil


ANEXO II DA RESOLUO N 1.010 DE 22 DE AGOSTO DE 2005 SISTEMATIZAO DOS CAMPOS DE ATUAO PROFISSIONAL

Arquitetura e Urbanismo + Engenharia Civil


ANEXO II DA RESOLUO N 1.010 DE 22 DE AGOSTO DE 2005 SISTEMATIZAO DOS CAMPOS DE ATUAO PROFISSIONAL (73 pginas!!!!) 1.CATEGORIA ENGENHARIA 1.1 CAMPOS DE ATUAO PROFISSIONAL DA MODALIDADE CIVIL

7 pginas de tabelas
Setores: Construo civil Sistemas estruturais Geotecnia Transportes Hidrotecnia Saneamento bsico Tecnologia hidrossanitria Gesto sanitria do ambiente Recursos naturais Recursos energticos Gesto ambiental

Arquitetura e Urbanismo + Engenharia Civil


2.CATEGORIA ARQUITETURA E URBANISMO 2.1 CAMPOS DE ATUAO PROFISSIONAL DA ARQUITETURA E URBANISMO 2.1.1 MBITO DA ARQUITETURA

9 pginas de tabelas

Setores: Arquitetura Arquitetura das edificaes Paisagismo Arquitetura de interiores Patrimnio cultural Meios de expresso e representao

Arquitetura e Urbanismo + Engenharia Civil


2.CATEGORIA ARQUITETURA E URBANISMO 2.1 CAMPOS DE ATUAO PROFISSIONAL DA ARQUITETURA E URBANISMO 2.1.1 MBITO DA TECNOLOGIA DE CONSTRUO Setores:
Topografia Materiais Sistemas construtivos Sistemas estruturais em edificaes Instalaes Conforto Ambiental 2.CATEGORIA ARQUITETURA E URBANISMO 2.1 CAMPOS DE ATUAO PROFISSIONAL DA ARQUITETURA E URBANISMO 2.1.1 MBITO DO URBANISMO Setores: Planejamento urbano e regional Meio ambiente

Arquitetura e Urbanismo + Engenharia Civil

Semestre reas

Represen tao

Teoria e histria

Projeto

19
urbano

humanis mo

tecnologia

Arquitetura e Urbanismo + Engenharia Civil

You might also like