You are on page 1of 19

PROFESSOR JUVENAL CARDOSO

OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Definio: So aes coletivas com o objetivo de manter ou mudar uma situao. Podem ser locais, regionais, nacionais ou ainda internacionais. H vrios exemplos de movimentos sociais em nosso dia-a-dia: as greves trabalhistas, por melhores condies de vida na cidade e no campo, ambiental etc.
2

OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Tais movimentos no so predeterminados. Dependem sempre das condies especificas em que se desenvolvem, ou seja, das foras sociais e polticas que os apiam ou confrontam, dos recursos existentes para manter a ao e dos instrumentos utilizados para obter repercusso.

OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Os MS que se mantm por longo perodo tendem a criar uma estrutura de sustentao e uma organizao burocrtica, por mnimo que seja, para continuar atuando.

OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Confrontos e parcerias: Os movimentos sociais so sempre de confronto poltico. Formas de atuao dos movimentos sociais: 1. contra aes do poder pblico que sejam consideradas lesivas aos interesses da populao.

OS MOVIMENTOS SOCIAIS

2. para pressionar o poder pblico a resolver problemas relacionados segurana, educao, sade etc. 3. em parceria com o poder pblico para fazer frente s aes de outros grupos ou empresas privadas. 4. para resolver problemas da comunidade , independentemente do poder pblico.

OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Existem tambm movimentos cujo objetivo desenvolver aes que favoream a mudana da sociedade com base no princpio fundamental do reconhecimento do outro, do diferente. A partir de tais movimentos, se tenta disseminar vises de mundo, ideias e valores que proporcionem a diminuio dos preconceitos e discriminaes que prejudicam as relaes sociais.

OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Exemplos: Movimentos tnicos-raciais; Gay; Feminista; Vadias; Pela paz contra a violncia.

OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Axel Honneth (socilogo alemo), as lutas sociais vo alm da defesa de interesses e necessidades, tendo como alvo tambm o reconhecimento individual e social. Quando um individuo se engaja num movimento social, procura fazer que suas experincias com o sentimento de desrespeito, vergonha e injustia inspirem outros indivduos, de modo que sua luta se transforme numa ao coletiva, de reconhecimento pessoal e social.
9

OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Para Honneth, uma luta s pode ser caracterizada de social na medida em que seus objetivos se deixam generalizar para alm dos horizontes das intenes individuais, chegando a um ponto em que eles podem se tornar a base de um movimento coletivo.

10

OS MOVIMENTOS SOCIAIS

A greve como elemento central A greve foi um dos instrumentos mais utilizados pelos trabalhadores na sociedade capitalista. A paralisao das atividades de uma ou mais empresas sempre se apresentou como uma poderosa arma de reivindicao. O movimento operrio pode ser analisado pelo menos de acordo como dois pontos de vista: o de mile Durkheim e o Karl Marx.
11

OS MOVIMENTOS SOCIAIS

A questo social tambm moral, pois envolve ideias e valores divergentes dos da conscincia coletiva. Os desejos de alguns grupos ou de indivduos devem estar submetidos aos sentimentos gerais da sociedade, e no a eles prevalecer. Assim, uma sociedade dividida no pode ser normal, pois o fundamental manter a solidariedade orgnica decorrente da diviso do trabalho social.
12

OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Durkheim: Parte da ideia de que todo conflito resultado da inexistncia de regras e normas que regulem as atividades produtivas e a organizao das vrias categorias profissionais. A desordem (greve) , para ele, um momento especial em uma ordem geral estabelecida e serve apenas para a desintegrao da sociedade.

13

OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Karl Marx entende a questo de outra forma. A greve aparentemente apenas um movimento reivindicatrio por melhores salrios e condies de trabalho. Entretanto, analisando mais de perto, percebe-se que em uma greve operria existem sempre trs atores sociais: o trabalhador, o empresrio e o Estado.

14

OS MOVIMENTOS SOCIAIS

O trabalhador representa a fora de trabalho e s tem isso para defender; assim, sua luta por melhores salrios e condies de trabalho o coloca em confronto com o empresrio, que representa o capital, e cujo objetivo conseguir o maior lucro possvel. A greve, para Marx, a expresso mais visvel da luta de classes entre a burguesia e o proletariado.

15

OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Ao Estado cabe regular a relao entre o trabalho e o capital: as leis que podem proteger o trabalhador e seus direitos, conquistados arduamente, tambm podem atuar em beneficio do capital, o que acontecem normalmente quando os tribunais decidem as questes trabalhistas.

16

OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Entretanto, o Estado tambm com a fora policial, a qual pode ser acionada para reprimir os trabalhadores em nome da normalidade e da paz social. Diane disto, numa greve questionam-se no s as condies de explorao em que vivem os trabalhadores , mas tambm a ao do Estado e seu carter de classe.

17

OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Numa greve operria questiona-se a prpria estrutura da sociedade capitalista que, em sua essncia, desigual e perpetua a explorao dos trabalhadores.

18

OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Os movimentos sociais contemporneos

19

You might also like