You are on page 1of 12

Sade da Mulher

Pr - natal

O pr-natal o acompanhamento mdico que toda gestante deve ter, a fim de manter a integridade das condies de sade da me e do beb. Durante toda a gravidez so realizados exames laboratoriais que visam identificar e tratar doenas que podem trazer prejuzos sade da me ou da criana. importante que as futuras mames comecem a fazer seu pr-natal assim que tiverem a gravidez confirmada ou antes de completarem trs meses de gestao. Alguns exames feitos durante o pr-natal so importantes para detectar problemas, como doenas que possam afetar a criana ou o seu desenvolvimento no tero. Geralmente os mdicos pedem os seguintes exames:

* Glicemia: para avaliar se h presena de diabetes; * Grupo sanguneo e fator Rh: Esse exame muito importante, pois detecta a incompatibilidade sangunea entre me e beb, que pode levar morte do feto; * HIV: para identificar se h a presena do vrus da AIDS no sangue da me. Se a me for soropositiva, o mdico prescrever alguns medicamentos que reduziro as chances de a doena ser transmitida para o beb; * Exame para detectar a sfilis: doena que pode causar malformaes no beb;

* Exame para detectar a toxoplasmose: pois essa doena pode ser transmitida ao feto, causando malformaes; * Exame para detectar a rubola: doena que pode levar ao aborto, alm de causar malformaes no beb; * Exame para detectar a presena do vrus da hepatite B: Caso a me tenha o vrus da doena, algumas medidas podem reduzir as chances de transmisso do vrus para o beb; * Exame de urina e urocultura: para identificar se a me possui infeco urinria, que pode levar a um parto prematuro, alm de poder evoluir para uma infeco mais grave;

* Ultrassonografias: As ultrassonografias so utilizadas para a identificao da idade gestacional e malformaes no beb.

ATIVIDADES FSICAS
Converse com o seu mdico sobre as atividades fsicas durante a gravidez. As consideradas de baixo risco so as indicadas, pois ajudam na diminuio do stress mecnico sobre as articulaes e tm um efeito diurtico, alm de outras vantagens. As consideradas de mdio risco devem ser realizadas com cuidado e vigilncia, somente por aquelas gestantes que j realizavam tais atividades de forma habitual, e que tm preparo fsico.

ALIMENTAO E GANHO DE PESO DURANTE A GESTAO

A gestante no deve engordar mais do que doze quilos durante a gestao. O ganho muito rpido ou excessivo de peso prejudicial a gestante e seu beb pois, entre outras complicaes, pode ser fator desencadeante da presso alta especfica da gravidez e/ou da diabetes gestacional, com consequncias ruins a ambos.

Como amamentar
O lugar onde voc vai amamentar e a posio em que colocar o beb para mamar dependem apenas do seu nvel de conforto, e da facilidade de a criana alcanar o peito. Procure deixar a criana com a cabea e o corpo alinhados, ou seja, como se o beb estivesse olhando para a frente, sem ter de virar o pescoo para mamar. O que mais conta a chamada pega (pronuncia-se pga), mais uma palavra nova no seu vocabulrio. Veja a seguir como fazer a melhor pega, aquela que no di.

Para Comear..
Escolha um lugar confortvel para se sentar, que tenha um bom apoio para as costas e que no deixe voc muito reclinada para trs. Apoie as pernas ou os ps em um banquinho confortvel. O objetivo que as suas coxas fiquem retas, paralelas ao cho, e que voc no tenha que forar os msculos para manter o beb na altura correta. Colocar os ps para cima mais importante no comecinho, quando o beb ainda bem pequenininho e sua circulao sangunea ainda est voltando ao normal depois da gravidez. Use uma almofada de amamentao ou mesmo almofadas comuns e travesseiros para apoiar o beb. Voc vai precisar levar o beb at o seu peito, e no o peito at o beb. Com a almofada voc no sobrecarrega seus braos com o peso do beb. Parece levinho, mas com o tempo cansa! Quando voc tiver mais prtica, e o beb estiver maior, talvez voc nem precise mais das almofadas, porque ser mais fcil para ele alcanar o seio. Observe se voc no est tensa. Relaxe os ombros. Deixe-os o mais longe possvel das suas orelhas.

Como posicionar a boca do beb no seio


Para que a amamentao d certo, o beb precisa abocanhar uma boa parte do seio, no s a pontinha. O lbio de baixo e a lngua da criana precisam chegar ao peito primeiro, e ficar o mais longe possvel do mamilo. Ele ter que estar com a cabea ligeiramente inclinada para trs, assim o que se aproxima antes o queixo dele. Antes de colocar o beb no peito, d uma "molhadinha" no seu bico e na arola com seu prprio leite. Assim, quando os lbios do beb encostarem no seu peito, por reflexo ele automaticamente abre o boco.

Quando aproximar o beb, com a cabecinha um pouco inclinada para trs, e ele abrir a boca, coloque-o rapidamente no peito, lembrando de posicionar o lbio inferior a uma boa distncia da parte de baixo do mamilo. Se precisar, ajude-o a abrir um bom "boco" puxando um pouco o queixo dele para baixo, com delicadeza. Voc pode fazer isso mesmo que ele j esteja mamando, para entrar mais peito ainda na boca dele. O beb fica com a boca de peixinho ou seja, com o lbio de baixo "enrolado" para fora. Dessa forma a suco muito mais eficaz. Ao abocanhar uma boa parte da mama, o beb consegue colocar seu seio mais profundamente na boca. Assim, o mamilo ficar no fundo da boca dele, na rea em que o cu da boca (palato) j mais macio. O maxilar do beb se move para cima e para baixo, seguindo-se ao da lngua, e o beb engolir o leite medida que ele chegar ao fundo de sua boca.

Algumas dicas para o Pr Natal: Mantenha uma pasta com todos os exames realizados em ordem cronolgica, com referncias de laboratrios e datas. Tenha sempre mo o seu carto de acompanhamento pr-natal preenchido com todos os dados importantes. Siga rigorosamente os conselhos mdicos, quanto alimentao, medicao e exerccios. No falte s consultas e exames marcados.

Tec x Turma 11
Nomes: - Alcilene. - Aliny. - Caroline. - Ednea. - Jaqueline. - Vanessa.

You might also like