You are on page 1of 14

MINICURSO

FOUCAULT E A TEORIA QUEER


CRISTIANE MARINHO ELIAS F. VERAS

Introduo: Algumas referncias...

No Brasil...
Guacira Lopes Louro: Poltica Ps-identitria Richard Miskolci: Analtica na normalizao

Queer pode ser traduzido por estranho, talvez ridculo, excntrico, raro, extraordinrio. Mas a expresso tambm se constitui na forma pejorativa com que so designados homens e mulheres homossexuais. Um insulto que tem, para usar o argumento de Judith Butler, fora de uma invocao sempre repetida, um insulto que ecoa e reitera os gritos de muitos grupos homfobos, ao longo do tempo, e que, por isso, adquire fora, conferindo um lugar discriminado e abjeto queles a quem dirigido. Este termo, com toda sua carga de estranheza e de deboche, assumido por uma vertente dos movimentos homossexuais precisamente para caracterizar sua perspectiva de oposio e de contestao. Para esse grupo, queer significa colocar-se contra a normalizao venha ela de onde vier. Seu alvo mais imediato de oposio , certamente, a heteronormatividade compulsria da sociedade; mas no escaparia de sua crtica a normalizao e a estabilidade propostas pela poltica de identidade do movimento homossexual dominante. Queer representa claramente a diferena que no quer ser assimilada ou tolerada e, portanto, sua forma de ao muito mais transgressiva e perturbadora (LOURO, 2001,p. 546).

Como es posible que una palabra que indicaba degradacin haya dado um giro tal haya sido refundida em el sentido brechtiano que termine por adquir una nueva serie de resignificaciones afirmativas? (BUTLER, 2005, p. 313)

A emergncia da Politica/Teoria Queer


O livro Histria da Sexualidade A vontade de saber (1976); O surgimento da Aids; A Guerra Cultural: Poltica conservadora de Reagan X Novos sujeitos polticos (gays, lsbicas, negros/as, feministas etc.);

ACT UP (AIDS Coalition to Unleash Power): nova ao poltica;


Crise da Poltica de identidade homossexual?

Pensamento de Michel Foucault Poltica/Teoria Queer


Ontologia crtica do presente; Sexualidade como tema privilegiado de anlise; Sexualidade como dispositivo histrico de poder; Sexo e gnero como tecnologias; A desconstruo/desnaturalizao da normalidade; Por uma esttica da existncia das vidas abjetas, como crtica/resistncia biopoltica;

Judith Butler
Filsofa estadunidense; Professora do Departamento de Retrica e Literatura Comparada da Universidade da Califrnia, Berkeley.

Judith Butler e a Teoria Queer

Qual a melhor maneira de problematizar as categorias de gnero que sustentam a hierarquia dos gneros e a heterossexualidade compulsria? (BUTLER, 2008, p. 08); Gnero o mecanismo atravs do qual se produzem e se naturalizam as noes do masculino e do feminino, mas o gnero bem poderia ser o aparato atravs do qual ditos termos se desconstroem e se desnaturalizam (...) estamos sugerindo que existe uma forma de deslocarse para alm do binrio naturalizado.

Os gneros so performances culturais (Teoria da Performatividade);


Sexo, gnero e desejo so efeitos de instituies, prticas e discursos mltiplos e difusos; Desconstruo da coerncia entre sexo-gnero-desejo-prtica sexual, instaurado da/pela heterossexualidade compulsria, heteronormatividade; Empreender uma mudana epistemolgica que efetivamente rompa com a lgica binria e com seus efeitos: a hierarquia, a classificao, a dominao e a excluso; Abjeo;

Beatriz Preciado
Filsofa e ativista queer espanhola; Professora de Histria Poltica do Corpo e Teoria do Gnero na Universidade de Paris VIII;

Beatriz Preciado e a Teoria Queer

El gnero no es simplemente performativo (es decir, un efecto de las prcticas culturales lingstico-discursivas) como habra querido Judith Butler. El gnero es ante todo prosttico, es decir, no se da sino en la materialidad de los cuerpos. Es puramente construido y al mismo tiempo enteramente orgnico. Escapa a las falsas dicotomas metafsicas entre el cuerpo y el alma, la forma y la materia (PRECIADO, 2011).

Sexopoltica: centralidade do sexo e da sexualidade na


moderna forma de governar a vida;

Tecnologias de produo de subjetividades; Regime farmacopornogrfico;

Teoria Queer no Brasil

Bibliografia

BUTLER, Judith. Crticamente subversiva. In: JIMNEZ, Rafael M. Mrida. Sexualidades transgresoras. Una antologa de estudios queer. Barcelona: Icriaeditorial, 2002, p. 55 a 81.

CRDOBA, David, SEZ, Javier e VIDARTE, Paco. Teoria queer. Polticas bolleras,maricas, trans, mestizas. Madrid: Editorial Egales, 2 edicin, 2007.
LOURO, Guacira Lopes. O corpo estranho. Ensaios sobre sexualidade e teoria queer . Belo Horizonte: Autntica, 2004. MISKOLCI, Richard. A Teoria Queer e a questo das diferenas. emhttp://www.alb.com.br/anais16/prog_pdf/prog03_01.pdf. Disponvel

PRINS, Baukje, MEIJER, Irene Costera. Como os corpos se tornam matria: entrevista com Judith Butler. In: Revista Estudos Feministas . Volume 10, nmero 1,Florianpolis, janeiro de 2002, pp. 155-167. SPARGO, Tamsin. Foucault y la teoria queer. Barcelona: Gedisa, 2004.

You might also like