You are on page 1of 7

UVV Centro Universitrio Vila Velha

HENRI FAYOL (1841-1925)


ORIGEM: Constantinopla (Turquia) - Famlia Burguesa,

educado na Frana.
FORMAO: Engenheiro de Minas, formado aos 19 anos. CARREIRA: Sempre na mesma empresa

- Segmento

metalrgico e carbonfero
DESTAQUE: considerado o pai da administrao moderna

e fundador da teoria clssica , que partia-se do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficincia a todas as partes envolvidas.
2

ORGANIZAO ESTRUTURAL DAS EMPRESAS


Funes bsicas da empresa:

Tcnica (produo, manufatura); Comercial (compra ,venda e troca); Financeira (procura e utilizao de capital); Segurana (proteo da propriedade e das pessoas); Contabilidade (registros de estoques, balanos, custos, estatsticas); Administrao (planejamento/previso, organizao, comando, coordenao e controle)

Funes do administrador Proporcionalidade das funes administrativas


Prever visualizar o futuro e traar um plano de ao. Organizar constituir o duplo organismo material e social da empresa. Comandar dirigir e orientar as pessoas. Coordenar ligar e harmonizar todos os atos e esforos coletivos. Controlar verificar se tudo est de acordo com as regras e as ordens.
Mais Elevados

Funes Administrativas Prever Organizar Comandar Coordenar Controlar

Nveis Hierrquicos

Outras Funes No-Administrativas


Mais Baixos 4

PRINCPIOS GERAIS DA TEORIA ADMINISTRATIVA


1- Diviso do trabalho especializao das tarefas 2- Autoridade e responsabilidade direito de dar ordens e esperar a obedincia; conseqncia natural da autoridade ou seja, dever de prestar contas 3- Disciplina 4- Unidade de comando receber ordens de apenas um superior 5- Unidade de direo um nico plano para o conjunto de atividades com o mesmo objetivo 6- Subordinao dos interesses individuais aos gerais os interesses gerais que devem se sobrepor aos individuais 7- Remunerao do pessoal justa 8- Centralizao concentrao de autoridade no topo da hierarquia 9- Cadeia escolar linha de autoridade do topo base 10- Ordem um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar 11- Eqidade amabilidade e justia para alcanar a lealdade pessoal 12- Estabilidade do pessoal no deve haver rotatividade de pessoal 13- Iniciativa capacidade de visualizar um plano e assegurar seu sucesso 14- Esprito de equipe harmonia e unio entre as pessoas so grande foras para a organizao
5

Teoria Clssica da Administrao


1- Administrao como Cincia estudos cientficos da Administrao. 2- Teoria da Organizao concebe a organizao como uma estrutura. 3- Diviso do Trabalho: Vertical: segundo os nveis de autoridade e responsabilidade (hierrquico). Horizontal: segundo os diferentes tipos de atividades (departamentalizao). 4- Coordenao: a reunio, a unificao e a harmonizao de toda a atividade e esforo. 5- Conceito de Linha e Staff: - Linha: organizao linear que apresenta uma estrutura piramidal, autoridade formal. - Staff: rgos prestadores de servio ou assessorias especializadas, autoridade atribuda aos especialistas da prestao de servio ou assessoria. 6- Organizao linear: unidade de comando ou superviso nica, unidade de direo, centralizao de autoridade e cadeia escalar (hierrquica)
6

COMPARAO ENTRE AS TEORIAS Teoria Clssica X Administrao Cientfica

You might also like