You are on page 1of 22

ROMEO AND JULIETA by Willian Shakespeare

Breve biografia do autor:


Pouca coisa se sabe sobre a vida de William Shakespeare. A falta de maiores informaes sobre sua vida chegou a inspirar dvidas quanto verdadeira autoria de suas peas. Sabe-se apenas, com certeza, que ele nasceu em Stratfordon-Avon, a 22 de abril de 1564, e morreu na mesma cidade, a 23 de abril de 1616 sua vida pessoal at hoje cercada de mistrios. Teria frequentado o colgio pblico de sua cidade natal, casado muito cedo e se tornado ator. Ao transferir-se para Londres, em 1592, j era um dramaturgo conhecido. Dono do Globe Theatre, tornou-se um homem prspero.

A arte dramtica de Shakespeare pode ser dividida em trs fases. Numa primeira, que vai de 1590 a 1602, o dramaturgo escreveu comdias alegres e ligeiras, dramas histricos e tragdias no estilo renascentista. A segunda fase, iniciada em 1602 e que vai at aproximadamente 1610, caracteriza-se por tragdias grandiosas e comdias amargas; enquanto na terceira fase, que vai at o fim de sua vida, foram produzidas peas fricas com finais conciliatrios. Embora alguns crticos queiram atribuir essas diferenas a acontecimentos de sua poca, no h evidncias que possam comprovar essa teoria. O mais provvel que tenha ocorrido uma simples mudana de estilo.

Apesar de ter sido muito respeitado em sua prpria poca, sua genialidade passou a ser reconhecida no sculo XIX por romnticos e vitorianos, alm das centenas de adaptaes de suas obras mais famosas. Romeu e Julieta se tornou a histria de amor mais famosa de todos os tempos.

Breve resumo de Romeu e Julieta

Tragdia elaborada entre 1591 e 1595, no enfoca somente o amor

proibido, mas tambm denuncia a hipocrisia e as convenes sociais, os interesses econmicos e a sede de poder. A pea teve inmeras verses ao longo do tempo, e foi transposta para as telas dos cinemas, a mais recente em 1996, interpretada por Leonardo DiCaprio e Claire Danes, a qual se passa no mundo atual. Romeu e Julieta uma das histrias de amor mais conhecidas do ocidente. Apesar de haver aqueles que a considerem verdica, a pea escrita por Willian Shakespeare mais uma das verses do mito grego de Piramo e Tisbe, alias contada pelo prprio Shakespeare na sua comdia Sonhos de uma Noite de Vero. Muito popular na renascena inglesa, os personagens de Piramo e Tisbe foram transformados em Romeu e Julieta pelo autor Luigi da Porta. Em seguida o italiano Matteo Bandello adapta a histria que foi posteriormente traduzida para o francs por Pierre de Boisteau de Launay. Arthur Brooke traduziu desta ultima fonte em versos ingleses, dando-lhe o titulo de Tragical History of Romeo and Juliet, com o qual publica o poema em 1562. Foi da que Shakespeare se inspirou para sua tragdia, que segue fielmente a verso de Brooke, de acordo com Carlos de Almeida C. Medeiros ( MEDEIROS, 1978).

Sntese da obra:

PERSONAGENS

Anlise da obra
TEMPO:

O tempo em Romeu e Julieta desempenha um papel importante na linguagem e no enredo da pea, uma vez que tanto Romeu quanto Julieta lutam para manter um mundo imaginrio em face da dura realidade que os rodeia. Romeu e Julieta lutam contra o tempo para fazer com que seu amor dure para sempre. No final, a nica forma de derrotar o tempo parece ser atravs da morte que os torna imortais atravs da arte. O tempo tambm est ligado ao tema da luz e da escurido desenvolvido na sub-seo anterior: na poca as peas eram usualmente encenadas de dia, e isso obrigou o dramaturgo a usar palavras para criar a "iluso" de dia e noite em suas peas. Alm de se referir ao tempo atravs dos dilogos, que citam o sol, a lua, as estrelas, o dia, a noite, os atores tambm se referiam a dias da semana e a horas especficas para ajudarem o pblico na compreenso do ambiente da pea. Somente em Romeu e Julieta, por exemplo, pode-se encontrar exatamente 103 referncias claras ao tempo. Pode-se ainda citar que nessa tragdia, a ao ou seja a histria, desenvolve-se em tempo bastante curto, quatro ou cinco dias.

IDEOLOGIA:
ESPAO:

Tudo se passa na cidade de Verona, na Itlia. A ao transcorre no sculo XVI, tempo de riqueza e esplendor das cidades italianas, que naquela poca eram cidades-estados, independentes e rivais entre si. Apesar de ocorrer em Verona, Shakespeare introduz diversos aspectos que assemelham essa cidade Londres de seu tempo. Outra semelhana que na pea a palavra do rei Escalo era lei, assim como era a da Rainha Elizabeth I. Como j mencionado a ao desenvolve-se em poucos dias, inicia-se em uma manh de domingo e se encerra na madrugada de quarta para quinta-feira. Encontro, paixo e desenlace ocorrem nesse perodo.

Key Facts:
Full title: Romeo & Juliet Author: William Shakespeare Type of work: A play Genre: Tragedy Time and place written:Believed to have been written between 1591 and 1595 Date of first publication: 1597 Climax, setting (time): is a tragedy written early in the career of William Shakespeare about two young star-crossed lovers whose deaths ultimately reconcile their feuding families

ANLISE DOS PERSONAGENS


PROTAGONISTAS

ANTAGONISTA

SECUNDRIOS

OS DEMAIS PERSONAGENS:

Capa do Segundo Quarto de Romeu e Julieta publicado em 1599.

A Reconciliao dos Montecchios e Capuletos Diante da Morte de Romeu e Julieta, por Frederic Leighton, 1855.

Richard Burbage, o ator que mais provavelmente viveu o papel de Romeu pela primeira vez

O ltimo Beijo de Romeu em Julieta por Francesco Hayez. leo sobre tela, 1823.

Pintura a leo de 1870 por Ford Madox Brown retratando a famosa cena do terrao de Romeu e Julieta.

Os irmos Cushman, Charlotte e Susan, como Romeu e Julieta em 1846, na produo que preservava o texto de Shakespeare.

Mary Saunderson, provavelmente a atriz a ser profissionalmente. primeira Julieta

Frontspicio do poema Romeu e Julieta de Arthur Brooke.

Facsimile da primeira pgina de Romeu e Julieta, no First Folio publicado em 1623.

Referncias:

You might also like