You are on page 1of 19

Amanda Albuquerque; Ananda Ferreira; Ingrid Carvalho; Igor Dantas; Mayara Felipe

Se nada mudasse em ns nem ao nosso redor, o destino estaria traado e no poderamos fazer outra coisa seno repetir ao longo da nossa vida o que aprendemos em um momento que era preciso se calar para sobreviver. Boris Cyrulnik.

Atitudes positivas para com a violncia;


Conflitos com regras; Comportamentos de risco; Uso excessivo de lcool e drogas ilcitas; Probabilidade de comportamentos anti-sociais; Escassos sentimentos de culpa; Ausncia de empatia; Baixa tolerncia a frustrao; Estilo comportamental provocativo; Intolerncia diferena.

Solitrias; Baixa autoestima; Tmidas; Oprimidas; Com sentimentos de aniquilao; Introvertidas; Com caractersticas fsicas ou psicolgica que podem servir de pretexto ao sujeito agressor como: obesidade, uso de culos, condies fsicas peculiares, modo de andar, falar, vestir ou comportar-se; Choro fcil; Tendncia a depresso; Inteligncia superior ou inferior mdia do grupo; Necessidades educativas especiais

Bullying direto

Bullying indireto

Escolas

Vizinhana

Ambiente de trabalho

Cyberbullying ou bullying virtual

Massacre na escola municipal Tasso da Silveira

Wellington Menezes de oliveira, de 24 anos, no Rio de janeiro, portando dois revlveres,entrou na escola, comeou a atirar e matou 12 alunos, feriu outras 12 pessoas e se matou aps o confronto com um policial.Surgem indcios de que o bullying um dos fatores contribuintes para o crime, pois colegas de classe afirmaram que o assassino, ex-aluno da escola, era vtima de bullying.

Garota de 15 anos comete suicdio, aps ser vtima de Bullying e cyberbullying

Amanda tinha 12 anos quando tudo comeou. Ela estava numa sala de bate-papo com amigos, conhecendo e conversando com outros usurios, recebendo diversos elogios dos garotos foi induzida a mostrar partes de seu corpo. Um ano depois, uma pessoa entrou em contato com Amanda pelo facebook e disse que se ela no fizesse um show para ele, iria mostrar os prints para amigos e familiares de Amanda. As fotos foram enviadas para todos e a vtima passou a sofrer de ansiedade, depresso comeou a usar drogas e passou a se automutilar. A garota foi morar em outra cidade e se envolveu com um menino que tinha namorada, porque acreditava que ele a amava, logo a namorada com algumas amigas, bateram em Amanda na frente da escola, assim mudou de cidade novamente, mas continuaram perseguindo ela pelas redes sociais, no agentando a presso; em uma das muitas tentativas de suicdio seu corpo foi encontrado. Amanda havia se enforcado.

Eu sei que errei, mas por que eles continuam me perseguindo? [...] Todos os dias eu me pergunto: por que ainda estou aqui? Amanda Todd

Estudante australiano, se vinga de bullying.


Garoto cansa de ser chamado de gordo e bate em um menino que se diz magro, o gordinho sempre zuado na escola, o que um grande problema em todo o mundo, principalmente quando o garoto cansa de ser humilhado e resolve se vingar,mesmo que para se defender, acaba gerando mais e mais violncia. Pode-se dizer que essa uma das maiores problemticas do bullying.

Pas Estados Unidos Canad Reino unido Espanha ustria Alemanha

Meninas 7 5 6 6 11 9

Meninos 14 13 10 7 26 21

Bullying no Brasil

1 em cada 3 estudantes de 14 anos j sofreu bullying na escola. 70% de alunos entre 11 e 14 anos testemunharam agresses 25% dos casos acontecem dentro da sala de aula.

Turquia

13

A Lei N 4.837, que foi decretada pela Cmara Legislativa e sancionada pelo governador, define bullying como violncia fsica ou psicolgica intencional e continuada "com o objetivo de agredir, intimidar, humilhar, causar sofrimento e dano fsico ou moral vtima. Comportamentos que se enquadram nesse quadro so muitos, e vo desde agresso fsica manipulao de um colega, induo ao preconceito, e isolamento do aluno. Ainda segundo a lei, qualquer pessoa que tomar conhecimento de uma vtima de bullying pode formalizar a denncia junto direo da escola, na Secretaria da Educao, no Conselho Tutelar, no Ministrio Pblico ou na Polcia Civil. O texto prev a realizao de pesquisas para identificar causas e conseqncias do bullying. A capacitao dos professores e pedagogos para identificar e lidar com esse tipo de violncia, e a exigncia dos estabelecimentos privados de realizarem programas de preveno ao bullying so outras demandas.

Treino de competncia importante para o desenvolvimento de aptides, melhorando assim a forma de lidar com a vida, permitindo perceber problemas, reconhecer sentimentos, criar solues alternativas, antecipar conseqncias e usar pensamentos do meio para fins.

A educao psicolgica deliberada Promove autoconhecimento, desenvolve a capacidade para reflexo crtica e cria maior complexidade, flexibilidade e integrao dos processos psicolgicos.

A discusso de dilemas morais Utiliza-se para promover o desenvolvimento setorial das estruturas cognitivas da ao humana; tem como objetivo fomentar o raciocnio moral e interpessoal mostra ao indivduo outra maneira de agir ou de pensar numa determinada situao ou comportamento.

You might also like