You are on page 1of 16

The New England Journal of Medicine, april, 2013

Acadmico: Gustavo Lima

Reviso bibliogrfica discute as evidncias disponveis

sobre a correlao potencial entre o uso de agentes anti-hipertensivos e a diminuio do risco de demncia vascular e declnio cognitivo.

Introduo
A hipertenso o fator de risco modificvel mais

comum para as doenas cardiovasculares e cerebrovasculares.

A demncia vascular geralmente se desenvolve em

associao com eventos vasculares, em particular, a angiopatia hipertensiva.


Micro-angiopatia

associada com hipertenso mal controlada a segunda causa mais relevante de comprometimento cognitivo, perdendo somente para a doena de Alzheimer.

Sinais de DV:
- Declnio cognitivo Alterao das funes cognitivas superiores, como memria, orientao, julgamento e ateno.

A um nvel cerebral o principal efeito do envelhecimento o

alongamento progressiva dos vasos sanguneos, que se tornam mais tortuosos. Para manter o fluxo sanguneo ocorre

um aumento na presso arterial (PA). Este aumento da PA


provoca o espessamento e a rigidez da parede dos vasos e um estreitamento do lmen, o que significa que a PA deve

aumentar para se assegurar um fluxo sanguneo adequado,


criando assim um ciclo vicioso.

Evidncias
Uma meta-anlise de 14 estudos longitudinais em quase 70

mil pacientes investigou o papel das vrias classes de medicamentos comercializados para reduzir a PA. A metaanlise quantitativa mostrou que os pacientes em uso de medicamentos anti-hipertensivos apresentaram

menor incidncia de DV quando comparados aos pacientes no tradados.

Estudo de Rotterdam

- Anlise de mais de 7000 idosos mostrou que aqueles que tomavam medicao anti-hipertensiva no incio do estudo (n = 2015) tiveram uma reduo na incidncia de demncia em comparao com aqueles

que no esto em tratamento, aps um seguimento


mdio de 2,2 anos.

Anlises estatsticas mostraram que os pacientes com

diagnstico de DV tinham menos prescries de bloqueadores dos receptores da angiotensina (BRA) ou inibidores da ECA do que os controles.
Observao: so necessrios testes mais rigorosos em ensaios clnicos randomizados.

Diurticos + IECA
- Examinou-se medicao anti-hipertensiva em 3.336 pacientes com idade> 80 anos 29. Os participantes foram aleatoriamente designados para receber indapamida (diurtico de liberao lenta) associado a um inibidor da ECA, ou placebo. No geral, as taxas de demncia foram semelhantes em ambos os grupos (33 e 38 casos por mil pacientes em um ano. Os autores atriburam estes resultados ao curto seguimento (2,2 anos no total.

Estudos

mostraram

que

uma

combinao de perindopril (IECA) e indapamida (diurrico) est associado proteo contra AVE, em indivduos hipertensos ou no-hipertensos, com

histria de acidente vascular cerebral


ou ataque isqumico transitrio,

quando comparado com placebo.

Bloqueadores dos receptores de angiotensina II


O potencial efeito benfico dos BRA na

funo cognitiva apoiada por vrios estudos, entre eles o realizado por Fogari et al. (N = 120) em pacientes com idades entre 75-89 anos, com hipertenso leve a moderada aleatoriamente designados para uso de losartan ou atenolol. Neste estudo, o uso de losartan aumentou significativamente a pontuao da memria, ao passo que o tratamento com atenolol no resultou em mudanas significativas em qualquer resultado do teste.

Antagonistas do clcio
Um estudo realizado com 2418 pacientes evidenciou uma

diminuio acentuada do nmero de casos de demncia em pacientes tratados com nitrendipina , com a possvel adio de enalapril, hidroclorotiazida (n = 1,238), ou ambos os medicamentos, quando comparados com aqueles que receberam placebo (n = 1180). Durante um acompanhamento mdio de dois anos de tratamento ativo reduziu a incidncia de demncia em 50%, 7,7-3,8 casos por mil pacientes. O seguimento do estudo (3,9 anos no total) confirmou os efeitos benficos do tratamento contnuo.

-Estudo prospectivo envolvendo 378 pacientes hipertensos > 60 anos com queixas subjetivas de memria, mas no afetados por demncia, recebendo, no mnimo, um agente anti-hipertensivo. Todos os pacientes foram submetidos a uma combinao de testes neuropsicolgicos, ressonncia magntica cerebral e avaliaes ambulatoriais de presso arterial. O estudo mostrou associao significativa e positiva entre o escore de memria e o uso de bloqueadores dos canais de clcio em pacientes do sexo masculino, independente da idade.

Estudos em animais sugerem que a lipofilicidade de

perindopril (IECA) pode desempenhar um efeito protetor. A hiptese que o perindopril pode inibir a ECA no crebro, aumentando a neurotransmisso colinrgica e melhorando assim a disfuno cognitiva. A evidncia experimental sugere que o telmisartan (ARA) pode exercer um efeito protetor no hipocampo, que independente do seu efeito redutor da presso arterial 56 .

Referncias
Antonio Coca. Hypertension and vascular dementia in

the elderly: the potential role of anti-hypertensive angents. Curr Med Pes, June 27, 2013.

You might also like