You are on page 1of 35

Psicopedagogia Institucional Estgio Supervisionado

Professora Mestranda Hilgerly Gomes psicopedagogiafatin@hotmail.com Senha: fatin2012

Diferenas entre o trabalho clnico e preventivo


A distino entre o trabalho clnico e o preventivo fundamental. Clnico: Visa buscar os obstculos e as causas para o problema de aprendizagem j instalado. Preventivo: Estuda as condies evolutivas da aprendizagem apontando caminhos para um aprender mais eficiente.

Diferenas entre o trabalho clnico e preventivo


J os objetivos especficos de um bom curso de psico segundo a ABPp so: No enfoque clnico: Desenvolver competncias e habilidades no aluno, preparando-o para trabalhar na identificao, anlise, e na elaborao de uma metodologia de diagnstico e de interveno/orientao (individual, grupal,familiar e dos profissionais envolvidos) nas questes que envolvem a aprendizagem humana. No enfoque Institucional: Considerando-se que o objeto de estudo a pessoa em desenvolvimento e as alteraes de tais processos, buscar-se- desenvolver competncias e habilidades no aluno para que este seja capaz de focalizar as possibilidades do aprender, num sentido amplo, no se restringindo a uma s agncia, isto , a educao formal, mas possibilitando a atuao preventiva do psicopedagogo na comunidade (Ongs, hospitais,empresas,creches, famlia).

Na clnica...
O psicopedagogo usar instrumentos tais como testes operacionais (Piaget), provas projetivas (desenhos, ex: HTP), brincadeiras, jogos, anamnese, etc...(da escolha do profissional) a fim de detectar geralmente entre 8 a 10 sesses o problema e dar o diagnstico.

Acertos
Nunca podemos esquecer que uma entrevista ou perodo com os pais ou responsveis pelo paciente muito valioso a fim de definir sesses, horrios, honorrios pois este momento deve ser reservado a discutir o trabalho do profissional, neste primeiro momento no devemos comear a explorar o histrico do sujeito atravs da observao dos pais e /ou responsveis pelo paciente.

Diagnstico- detector de problemas- Faro


Indica tratamento psicopedaggico, identifica problemas que exigem outras intervenes que podem necessitar encaminhamento do indivduo a psiclogos, fonoaudilogos, neurologistas, etc.

Tratamento Psicopedaggico
O tratamento poder ser feito com o prprio psicopedagogo que fez o diagnstico ou por outro a escolha dos responsveis pela criana ou adolescente; Durante o tratamento so realizadas diversas atividades com o objetivo de encontrar a melhor forma de se aprender e o que poder estar causando o bloqueio ou problema encontrado; O psicopedagogo utilizar recursos como jogos , desenhos, brincadeiras, histrias, computador e tudo que for preciso pois muitas vezes a criana no consegue falar sobre seus problemas e atravs destes desenhos, brincadeiras etc, que ela revela suas dificuldades, nvel de desenvolvimento e consegue adquirir ateno.

O psicopedagogo solicitar, se necessrio,as tarefas escolares,observando cadernos,olhando a organizao e os possveis erros, ajudando o paciente com esses erros, isso ajudar nosso paciente a encontrar a melhor forma de estudar para que se d uma aprendizagem significativa; profissional poder ir at a escola para conversar com o professor ou professores deste ou com as pessoas com quem nosso paciente tem contato dirio para obter informaes que podem nos ajudar a montar o quebracabea que detectar e procurar sanar os problemas ou problema encontrado; Nunca podemos esquecer que a ajuda de outros profissionais muito valiosa para trocar idias, pedir opinies, etc alm da classe ter de estudar muito pois a retro-alimentao bsica nesta rea de atuao.

O trabalho na Instituio
O psicopedagogo na Instituio escolar poder: Ajudar os professores, auxiliando-os na melhor forma de elaborar seus planos, objetivos de trabalho para que sua clientela possa entender melhor as suas aulas; Ajudar na elaborao do TCC; Orientar os professores na melhor forma de ajudar em sala de aula os alunos com dificuldades de aprendizagem,; Realizar diagnstico institucional para averiguar possveis problemas pedaggicos que possam estar prejudicando o processo de ensinoaprendizagem; Encaminhar o aluno para um profissional (psiclogo, fonoaudilogo, neurologista etc) a partir de avaliaes psicopedaggicas; Conversar com os pais/responsveis para fornecer orientaes; Auxiliar a direo da escola para que os profissionais da instituio possam ter um bom relacionamento entre si; Conversar com a criana ou adolescente quando estes precisarem de orientao de qualquer nvel, da a responsabilidade de dominar muitas reas de conhecimento e se abastecer de leituras.

Fundamental na atuao
Escuta Fortaleza para lidar com as resistncias conscientes e inconscientes do nosso paciente, seus bloqueios,sentimentos e emoes No parar de buscar, compreender, conhecer, reestruturar saberes

Inter-relaes
Aspecto pedaggico- aspecto cognitivoaspecto emocional

- Qual o maior desafio que voc teve que enfrentar em sua carreira? Quais as dificuldades enfrentadas?
O que E.O.C.A.? A sigla E.O.C.A. significa Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem e deve ser realizada no incio do diagnstico, antes da aplicao das provas. De acordo com Visca, o que nos interessa observar na EOCA so ...seus conhecimentos, atitudes, destrezas, mecanismos de defesa, ansiedades, reas de expresso da conduta, nveis de operatividade, mobilidade horizontal e vertical etc (1987, p. 73). da EOCA que o psicopedagogo extrair o 1 Sistema de hipteses e definir sua linha de pesquisa. Logo aps so selecionadas as provas piagetianas para o diagnstico operatrio, as provas projetivas psicopedaggicas e outros instrumentos de pesquisa complementares.

O que anamnese?
Anamnese uma entrevista que fazemos com os pais ou responsveis do sujeito que est sendo diagnosticado. A depender da linha de trabalho realiza-se no incio ou no final do diagnstico.

De que forma o psicopedagogo pode atuar na empresa?


A empresa poder contratar o psicopedagogo para ajudar seus funcionrios a superarem as dificuldades de relacionamento no grupo, ajudar a empresa a superar as fragmentaes de setores e trabalhar de forma interdisciplinar. Atravs de intervenes o psicopedagogo auxiliar o grupo observando sua movimentao, como funcionam, como lidam com suas frustraes, como reagem ao erro etc. Antes de tudo deve dar ateno a queixa da empresa e observar seu histrico para assim fazer as intervenes cabveis. Para cada empresa um trabalho diferente, porque nenhum grupo igual.

As escolas psicolgicas (Freud, Piaget, Vygotski, entre outros) podem contribuir para a psicopedagogia? Sem dvida. As escolas de psicologia do suporte indispensvel para a psicopedagogia, entre elas a psicologia gentica de Jean Piaget de onde tiramos as provas operatrias que aplicamos no diagnstico, a psicologia social de Pichon Rivire que nos orienta a cerca do processo grupal e sua dinmica, a Psicanlise de Freud que tambm nos d suporte. Trabalhamos com a Epistemologia Convergente uma linha terica criada por Jorge Visca que orienta o trabalho psicopedaggico que se baseia nas trs teorias: Psicologia Gentica de Piaget, Psicanlise de Freud, e Psicologia Social de Pichn. Outros tericos tambm nos ajudam a entender como se d o processo de aprendizagem e desenvolvimento, como Vygotski, Wallon etc.

Bom saber...
De acordo com Visca a Psicopedagogia foi inicialmente uma ao ligada medicina e psicologia, perfilando-se como conhecimento independente com o passar do tempo, constitui um objeto de estudo, um processo de constante aprendizagem, de recursos diagnsticos corretores e preventivos; Influncias no Brasil: Visca, Sara Pan , Ana Muniz; Podemos dizer que Visca foi pioneiro na difuso psicopedaggica no Brasil criando a Epistemologia Convergente, linha terica que prope um trabalho com a aprendizagem utilizando-se da integrao de trs linhas da Psicologia:Escola de Genebra- Psicogentica ( j que ningum pode aprender alm do que sua estrutura cognitiva permite), da Psicanlise de Freud com quem vamos trabalhar muito neste mdulo ( j que precisamos saber que dois sujeitos com igual nvel cognitivo e distintos investimentos afetivos em relao a um objeto aprendero de forma diferente) e da Escola de Psicologia Social de Enrique Pichon Rivire (pois se ocorresse pariedade do cognitivo e afetivo em dois sujeitos de distinta cultura, tambm as aprendizagens em relao a um mesmo objeto seriam diferentes devido a influncias que sofreram por seus meios scio-culturais). Para Visca o principal objeto de estudo so os nveis de inteligncia, as teorizaes da psicanlise sobre as manifestaes emocionais, as proposies da psicologia social... porque a aprendizagem escolar alm de lidar com problemas sociais e emocionais lida tambm com as relaes, as experincias vivenciadas em grupos sociais especficos.

PROPOSTA DA NOSSA AULA PLANEJAMENTO DA PRTICA PISCICOPEDAGGICA 1.A que distncia se est daquilo que se quer alcanar com as aes de planejamento? 2. Prope realizar um diagnstico da realidade, tendo como parmetro Onde se quer chegar? Ex. Dois irmos gmeos 1 ano - 2ano objetivo alfabetizar Laudo Neuropsiclogo dficit de ateno Laudo da Piscicopedagoga dficit de ateno Deve separar e no diminuir Laudo Escolar Deve estar onde seu nvel pedaggico estar para se sentir seguro e aprender com segurana Atrasar, no diminuir.

3. A reflexo sobre o homem e a sociedade uma ferramenta essencial Para a definio de homem e sociedade que queremos construir.

Planejamento da Prtica Piscicopedaggica - ementrio


Planejamento teraputico O trabalho docente e suas relaes com o diagnstico e planejamento teraputico Orientao no manejo prtico pedaggico s crianas que evidencias, nas atividades escolares, questes de ordem sociointeracional, tanto na relao de sala de aula, como grupo de iguais ou mesmo famlia. Orientao pedaggica ao professor e seus familiares.

Artigo: A prtica psicopedaggica como alicerce para a superao das dificuldades de aprendizagem

Assim, a proposta desta aula de compreender que o sujeito um ser humano nico que traz consigo uma constituio, o organismo o corpo, a estrutura cognitiva e a estrutura simblica. A Psicopedagogia possui caracterstica a ambigidade tanto da palavra como ao que se reporta. sistematiza um corpo terico, definindo seu objeto d e estudo e delimitando seu campo de atuao

Exemplo: Artigo cientfico O dficit em conscincia fonolgica e sua relao com a dislexia: diagnstico e interveno.

Atuando ativamente na minimizao dos atrasos dificuldades que podero se manifestar no aprendizado da leitura e da escrita, o fonoaudilogo o profissional legalmente habilitado para prevenir e reabilitar estas crianas que no conseguem ter acesso pleno linguagem escrita. Entretanto, durante muito tempo, o fonoaudilogo relegou a segundo plano seu trabalho nesses distrbios, necessitando tomar agora o seu lugar de profissional capaz de prevenir e reabilitar alteraes no processo de aquisio da linguagem escrita.

DISLEXIA
A dislexia um distrbio especfico de leitura, ocasionado pela interrupo ou malformao nas conexes cerebrais que ligam zonas anteriores (lobo frontal) com zonas mais posteriores (lobo parietal e occipital) do crtex cerebral. Pode-se entender que os transtornos de aprendizagem apresentam em seu espectro os fatores genticos como desencadeantes e os fatores psicolgicos, pedaggicos, socioeconmicos e culturais como agravantes

De que forma o psicopedagogo pode atuar na empresa?


A empresa poder contratar o psicopedagogo para ajudar seus funcionrios a superarem as dificuldades de relacionamento no grupo, ajudar a empresa a superar as fragmentaes de setores e trabalhar de forma interdisciplinar. Atravs de intervenes o psicopedagogo auxiliar o grupo observando sua movimentao, como funcionam, como lidam com suas frustraes, como reagem ao erro etc. Antes de tudo deve dar ateno a queixa da empresa e observar seu histrico para assim fazer as intervenes cabveis. Para cada empresa um trabalho diferente, porque nenhum grupo igual.

"Aspectos da famlia que podem ser um terreno frtil para a formao de um sintoma na aprendizagem relacionam-se com o tipo de circulao do conhecimento e com as possibilidades de diferenciao desta famlia.. A Famlia intervm nos nveis, orgnico, corporal, intelectual e desejante, que entram em ao para que se possa aprender

HABILIDADE MOTORA FUNDAMENTAL DE ESTABILIZAO Foram descritos alguns padres de movimento, para cada um deles selecionadas determinadas habilidades que foram relacionadas uma idade aproximada de incio. Equilbrio Dinmico Manter o prprio equilbrio conforme o centro de gravidade se desloca. Caminhar em linha reta - 3 anos Caminhar em linha circular - 4 anos Ficar em p sobre trave de equilbrio baixa - 2 anos Caminhar em superfcie com 10 cm de largura uma curta distncia - 3 anos Caminhar na trave baixa alternando os ps - 3 ~ 4 anos Caminhar na trave fina (5,1 cm ou 7,6 cm) - 4 anos Executar rolamento para frente (forma grossa) - 3 ~4 anos Executar rolamento para frente (forma fina) - 6 ~7 anos

Equilbrio Esttico
Equilbrio Esttico Manter o prprio equilbrio enquanto o centro de gravidade permanece estacionrio. Colocar-se em p - 10 meses Colocar-se em p sem apoio das mos - 11 meses Colocar-se em p sem apoio - 12 meses Equilibrar-se em um p durante 3 ~5 seg. - 5 anos Suportar o peso corporal em apoio invertido com 3 contatos (parada de cabea) - 6 anos

Movimentos Axiais
Movimentos Axiais Posturas estticas que envolvem inclinao, alongamentos, giros, rotaes e similares. Esses movimentos vo se refinando progressivamente at o ponto de serem includos nos padres de movimentos manipulativos emergentes de lanar, aparar, chutar, bater e outras atividades. - 2 meses a 6 anos No post sobre Conceitos do Movimento voc encontrar sugestes de tarefas para executar essas habilidades. Referncia Bibliogrfica: GALLAHUE, D.L., OZMUN, J.C. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebs, Crianas e Adultos. So Paulo: Phorte Editora, 2001 http://flaviamonteiro-psicopedagogia.blogspot.com/

Como identificar a doena? A partir de que idade? Autismo


Normalmente possvel observar sinais de autismo j no primeiro ano de vida e geralmente antes dos 3 anos de idade, acometendo mais meninos do que meninas numa proporo quatro vezes maior. Algumas mes de crianas autistas, relatam que j percebiam algo diferente desde o nascimento. Normalmente so bebs que apresentam dificuldades de sugar o bico do seio. Aos seis meses j percebem que a criana no fixa o olhar, no acompanha o deslocamento de pessoas e de objetos. Relatam que so muito quietas, quase no choram e no interagem com o mundo. Numa idade maior percebe-se a continuidade da dificuldade na interao social, pouco contato visual, no gostam de contatos prximos como abraos, movimentos repetitivos, podendo apresentar agressividade inclusive consigo mesma, dificuldade em entender o que foi dito, atrasos na linguagem, cerca da metade dos autistas no falam ou quando falam apresentam linguagem limitada como ecolalia (repetio de palavras), mas outros conseguem ter linguagem normal. O diagnstico precoce de extrema importncia para que se busque o tratamento adequado para esta criana. Para o diagnstico so usados testes mentais, DSM Manual de Diagnstico e Estatstica da APA - DSM IV (1995) Transtornos Invasivos do Desenvolvimento, Critrios diagnsticos: CID Classificao Internacional de Doenas OMS, CID-10 - 1993

Existe cura?
Ainda no h cura para o autismo. Recentemente um estudo feito pelo BMC Pediatrics submeteu crianas autistas a um tratamento hiperbrico de 40 horas durante um ms, numa cmara de descompresso recebendo 24% de oxignio pelo aumento da presso atmosfrica.. A teoria a de que o oxignio pode ajudar a reduzir a inflamao e melhorar fluxo de oxignio ao tecido cerebral. O tratamento hiperbrico consiste em dar altas concentraes de oxignio pelo aumento da presso atmosfrica. Os estudos mostraram melhoras no funcionamento global, linguagem receptiva, na interao social e contato visual. O estudo mostrou benefcios tambm para outras condies neurolgicas, como a sndrome alcolica fetal e paralisia cerebral. No total, 30% no grupo de tratamento foram classificados pelos mdicos como melhorou muito ou muito melhor comparado com 8% das pessoas no grupo controle. 80% no grupo de tratamento melhorou em comparao com 38% dos controles. Entretanto isso est em estudo e ainda no se sabe da continuidade destas melhoras.

Como feito o tratamento do autismo?

No existe um padro universal no que diz respeito ao autismo at mesmo porque existem nveis variados de autismo. preciso avaliar o grau de comprometimento para indicar o tratamento mais adequado. O tratamento deve visar sempre a busca pelo aumento da comunicao e interaes sociais, autonomia nas atividades do cotidiano, reduo das alteraes comportamentais (estereotipias, hiperatividade, agressividades etc.), maximizao do aprendizado. Podem se beneficiar de tratamentos como: mtodos multisensoriais, terapias cognitivo-comportamental, interveno psicopedaggica, fonoaudiologia, equoterapia. Hoje um dos mais conhecidos o mtodo TEACCH, que teve sua origem na Universidade da Carolina do Norte nos EUA e tem como objetivo permitir aos indivduos autistas participarem o mais possvel significativamente e independentemente na comunidade. Algumas crianas autistas se aproximam com mais facilidade de cachorros, ficando mais tranquilos.

De que maneira as pessoas mais prximas devem se portar em relao ao autista? Primeiramente ter conhecimento do que autismo e receber orientaes de especialista de como poder ajud-lo, paralelo ao tratamento. A famlia dever estar atenta ao ambiente desta criana. Como muitas crianas possuem uma tendncia de agressividade necessrio retirar do ambiente objetos que possam se ferir. Os estmulos tambm devero ser reduzidos. A famlia dever procurar estimular a autonomia da criana para as tarefas do seu cotidiano: vestir-se, banhar-se, pentear-se etc. Quando falar com a criana diminuir os estmulos de distrao e procurar o contato visual abaixando-se at a sua altura e sempre falando perto da criana e nunca de um cmodo para outro. Normalmente so crianas tambm hiperativas e pais reclamam da exausto em lidar com estas crianas no dia-a-dia. Muitas vezes os pais tambm precisam de ajuda teraputica para ajudar seu filho. O autista pode estudar normalmente? Deve ser includo em escolas 'normais'? Sem dvida o autista pode ser includo em escolas normais, mas preciso que os pais busquem uma escola que trabalhe com a incluso e tenha conhecimento e saiba lidar com o autista no dia-a-dia. Entretanto ser importante o apoio de um especialista como o psicopedagogo para trabalhar as suas necessidades especiais e ajud-lo no seu desenvolvimento de aprendizagem. Simaia Sampaio Pedagoga e Psicopedagoga Clnica.

http://www.psicopedagogiabrasil. com.br/ RECURSOS: Quais recursos o psicopedagogo usa para realizar o diagnstico e a interveno psicopedaggica?

O Cdigo de tica da Psicopedagogia , em seu (Captulo I - Dos Princpios - Artigo 1) afirma que o psicopedagogo pode utilizar procedimentos prprios da Psicopedagogia. Neste sentido, realizando o diagnstico psicopedaggico, o psicopedagogo est utilizando procedimentos prprio de sua rea de atuao. No artigo 2 , enfatiza-se o carter interdisciplinar da Psicopedagogia, destaca o uso de recursos das vrias reas do conhecimento humano para a compreenso do ato de aprender, tambm, menciona o uso de mtodos e tcnicas prprias.

Os recursos apontados por RUBINSTEIN (1996) constituem-se em instrumentos para a realizao do diagnstico e interveno psicopedaggica. Porm, BOSSA (1994), destaca outros recursos para o diagnstico psicopedaggico, referindo-se a Provas de Inteligncia (Wisc); Testes Projetivos; Avaliao perceptomotora (Teste Bender); Teste de Apercepo Infantil (CAT.); Teste de Apercepo Temtica(TAT.); tambm, refere-se a Provas de nvel de pensamento (Piaget); Avaliao do nvel pedaggico ( nvel de escolaridade); Desenho da famlia;Desenho da figura Humana;H.T.P - Casa, Arvore e Pessoa (House, Tree, Person); Testes psicomotores: Lateralidade; Estruturas rtmicas ..

Quanto ao uso de testes, BOSSA (1994), no apresenta restries quanto ao uso quanto ao uso dos instrumentos a que ela se refere para o diagnstico psicopedaggico. Alguns so testes so de uso exclusivo de psiclogos, como as Provas de Inteligncia (Wisc),Testes Projetivos, Avaliao perceptomotora (Teste Bender), Teste de Apercepo Infantil (CAT.), Teste de Apercepo Temtica(TAT.). Porm, a autora chama ateno para as recomendaes dos autores dos testes, como no CAT Infantil, no manual, afirma-se que o mesmo poder ser aproveitado por por psiquiatras, psicanalistas, psiclogos, assistentes sociais e professores. Considerando que h um grande receio por parte dos psiclogos e Conselho Federal de Psicologia ( CFP), que profissionais no formados em psicologia faam uso de testes ditos especficos da psicologia, principalmente, os que medem o nvel de inteligncia e testes projetivos, a leitura atenta s indicaes dos autores quanto ao uso dos mesmos pode evitar posturas anti-ticas no que se refere a relaes com outros profissionais, em especial com os da rea da Psicologia.

Ainda, salienta BOSSA(1994, p.51), que a legislao que regulamenta a profisso de psiclogo a Lei n 4119, de 27 de agosto de 1962 no especifica quais so os testes quais so os testes especfico de uso dos psiclogos. Para evitar tal fato, o psicopedagogo pode ser criativo e desenvolver atividades que possibilitem observar os aspectos da inteligncia e da projeo e, se o profissional achar que os testes psicolgicos so importantssimos para concluir um diagnstico, pode encaminhar o cliente para uma avaliao psicolgica, efetivando um trabalho mulitidisciplinar .

Considerando que a Psicopedagogia uma rea multidisciplinar, deve o psicopedagogo desenvolver trabalhos integrado com outros profissionais, respeitando o seu cliente e resguardando, para os psiclogos, a exclusividade do uso dos testes psicolgicos, pois a Psicopedagogia conta com uma srie de recursos que permite ao psicopedagogo desenvolver seu trabalho em harmonia com outras reas do conhecimento humano, trabalhando nos estritos limites das atividades que lhes so concedidas, conforme aponta o Captulo III do Cdigo de tica. . 4.0. Recursos para o diagnstico e interveno psicopedaggico O diagnstico psicopedaggico, segundo RUBINSTEIN (1996), possui uma dinmica muito particular, fazendo com que o psicopedagogo participe ativamente do processo psicopedaggico, contrariando os padres onde o terapeuta adota uma atitude esttica diante da dinmica do caso. A conduta dinmica proposta por RUBINSTEIN no diagnstico psicopedaggico a Avaliao Assistida. LINHARES (1995,p.23), refere-se avaliao assistida como sendo a "combinao entre avaliar e intervir ensinando diretamente o examinando durante o processo de avaliao"

You might also like