You are on page 1of 27

Movimentos Sociais Sociologia

Definio
Trata-se de ao conjunta de homens, a partir de uma determinada viso de mundo, objetivando a mudana ou a conservao das relaes sociais numa dada sociedade. Projeto: proposta do movimento, seus objetivos e metas; Ideologia: a viso de mundo do Movimento Social Organizao: pode ser centralizada ou descentralizada

Marxismo: As mudanas so sempre concebidas como fruto das contradies geradas pela oposio entre capital e trabalho, que contrapem respectivamente a burguesia e o proletariado em uma luta ininterrupta: a luta de classes. Esta luta concebida como o motor da histria, cujo resultado ancora-se na suposio de que as contradies geradas por ela colaboram para a organizao poltica do proletariado, permitindo criar as condies necessrias para a superao da ordem capitalista. Os movimentos sociais so concebidos de maneira puramente instrumental, ou seja, como meios mais eficientes para alcanar a distribuio radical dos bens

necessria organizao da comunidade e do interesse de classe; a exigncia de uma vanguarda para o movimento; o desenvolvimento de uma conscincia de classe e de uma ideologia autnoma; uma proposta e um programa de transformao social

Novos Movimentos Sociais


Alain Touraine, ainda na dcada de 70, define movimento social como a ao conflitante de agentes de classes sociais lutando pelo controle do sistema de ao histrica. Dessa forma, os movimentos sociais se definem pelo confronto de interesses opostos para controlar foras de desenvolvimento e do campo de experincia histrica de uma sociedade (1977:344). O conceito de movimento social implica a combinao de trs princpios, a saber: um princpio de identidade (que a definio do ator por ele mesmo); um princpio de oposio (o ator identifica um adversrio); e um princpio de totalidade (que a Dessa forma, o que caracteriza a existncia de um movimento social so os trs elementos derivados destes princpios: o ator, seu adversrio e o que est em jogo no conflito.

Racionalidade x Subjetividade paulatinamente a racionalizao vai sendo identificada com as classes dirigentes que vo se tornando dominantes, enquanto a subjetivao secundarizada e se torna instrumento de defesa e resistncia das classes populares. Dessa maneira, enquanto os dominantes cada vez mais enfatizam sua funo de atores racionais que apenas realizam a lgica natural do progresso cientfico e tecnolgico modernizador, os dominados, por sua vez, resistem com o apelo a sua identidade e memria contra uma modernizao que resulta na sua submisso e explorao

a) a eliminao da centralidade de um sujeito pr-determinado e especfico criado pelas contradies do capitalismo. A idia do sujeito introduz uma noo de resistncia lgica do sistema e a afirmao da vontade e do direito do indivduo ser reconhecido como ator: no s consumidor, mas parte integrante e atuante na sua produo

Contexto Histrico
LIBERALISMO: cidadania associada noes dos direitos: - direitos naturais (liberdade, igualdade perante lei e direito propriedade) e; - direitos de nao (soberania, diviso de poderes). Declarao dos Direitos Humanos de 1789 firma a propriedade como direito supremo. Nasce um sujeito poltico burgus. cidado = proprietrio de terra (burgueses)

Locke: a educao para a cidadania no faria parte da classe trabalhadora porque ela no seria cidad. Essa classe no precisava saber, apenas precisavam acreditar.

SC. XVIII: a questo da cidadania se resumir a uma questo educativa. - cidado passivo: educao como mecanismo de controle social. O povo instrudo seria ordeiro, obedientes a seus superiores e no presa de crendices e supersties religiosas e msticas.

SC XIX: a cidadania se dirige a todos, inclusive as massas, mas para disciplinlas e domestic-las. Os direitos sociais no so conquistados. So outorgados pelo Estado. SC XX: cidadania coletiva - se constri no cotidiano atravs do processo de identidade poltico-cultural que as lutas cotidianas geram.

BRASIL: - meados de 50: movimentos nos espaos rural e urbano adquiriram visibilidade atravs das manifestaes em espaos pblicos (rodovias, praas, etc.) - anos 60 e 70: reivindicaes por educao, moradia e voto direto. - anos 80: Diretas J - anos 90: destaque para MST e ONGs, ao lado de outros sujeitos coletivos, tais como os movimentos sindicais de professores.

Crise dos Movimentos Sociais nos anos 90


Motivaes:
As sucessivas crises do capitalismo; As prticas corporativistas; As aes restritas aos crculos de poder executivo e legislativo; A dificuldade de se estender os movimentos a setores mais abrangentes da sociedade.

Conseqncias:
A classe trabalhadora passou a lutar mais por sobrevivncia que por melhorias; Os movimentos sociais passaram a ser mais qualificados, exemplo disso o movimento dos homossexuais que lutam contra a discriminao sofrida; As ONGs ganharam bastante fora no cenrio nacional.

You might also like