You are on page 1of 55

CENTRO UNIVERSITRIO BARRIGA VERDE Engenharia Civil

Materiais de Construo Civil


Prof. Ernani Beninc Cardoso

Orleans, Agosto de 2013.

Introduo
Os materiais de construo so definidos como todo e qualquer material utilizado na construo de uma edificao, desde a locao e infraestrutura da obra at a fase de acabamento, passando desde um simples prego at os mais conhecidos materiais, como o cimento.

Nenhuma obra feita sem materiais e a qualidade e durabilidade de uma construo dependem diretamente da qualidade e da durabilidade dos materiais que nela so empregados. Por isso, necessrio que o responsvel tcnico de uma edificao tenha em mente a importncia de conhecer as propriedades e aplicaes mais adequadas para cada material.

Introduo
Na hora de escolher os materiais que ir utilizar, o responsvel tcnico por uma edificao deve analis-los de acordo com seguintes aspectos: Condies tcnicas; Condies econmicas; Condies estticas.

Condies Tcnicas
O material deve possuir propriedades que o tornem adequado ao uso que se pretende fazer dele. Entre essas propriedades esto a resistncia, a trabalhabilidade, a durabilidade, a higiene e a segurana.

Condies Econmicas
O material deve satisfazer as necessidades de sua aplicao com um custo reduzido no s de aquisio, mas de aplicao e de manuteno, visto que muitas obras precisam de servios de manuteno depois de concludas e que da manuteno depende a durabilidade da construo.

Condies Estticas
O material utilizado deve proporcionar uma aparncia agradvel e conforto ao ambiente onde for aplicado.

Classificao
Os materiais de construo podem ser classificados de acordo com diferentes critrios. Entre eles podemos destacar como principais a classificao quanto origem e funo. Quanto origem ou modo de obteno os materiais de construo podem ser classificados em: Naturais (areia, pedra, madeira, etc.); Artificiais (tijolo, telha, ao, cimento, etc.); Combinados (concreto e argamassa).

Classificao
Quanto funo onde forem empregados, os materiais de construo podem ser classificados em: Materiais de vedao: so aqueles que no tm funo estrutural, servindo para isolar e fechar os ambientes nos quais so empregados, como os tijolos de vedao e os vidros. Materiais de proteo: so utilizados para proteger e aumentar a durabilidade e a vida til da edificao. Nessa categoria podemos citar as tintas e os produtos de impermeabilizao.

Materiais com funo estrutural: so aqueles que suportam as cargas e demais esforos atuantes na estrutura. A madeira, o ao e o concreto so exemplos de materiais utilizados para esse fim.

Propriedades Gerais dos Materiais


So as qualidades exteriores que caracterizam e distinguem os materiais. Um determinado material conhecido e identificado por suas propriedades e por seu comportamento perante agentes exteriores.
Extenso: a propriedade que possuem os corpos de ocupar um lugar no espao. Massa: a quantidade de matria e constante para o mesmo corpo, esteja onde estiver. Peso: definido como a fora com que a massa atrada para o centro da Terra varia de local para local. Volume: o espao que ocupa determinada quantidade de matria. Massa especfica: a relao entre sua massa e seu volume. Peso especfico: a relao entre seu peso e seu volume. Densidade: a relao entre sua massa e a massa do mesmo volume de gua destilada a 4C. Porosidade: a propriedade que tem a matria de no ser contnua, havendo espaos entre as massas. Dureza: definida como a resistncia que os corpos opem ao serem riscados. Tenacidade: a resistncia que o material opem ao choque ou percusso. Maleabilidade ou Plasticidade: a capacidade que tm os corpos de se adelgaarem at formarem lminas sem, no entanto, se romperem. Ductibilidade: a capacidade que tm os corpos de se reduzirem a fios sem se romperem. Durabilidade: a capacidade que os corpos apresentam de permanecerem inalterados com o tempo. Desgaste: a perda de qualidades ou de dimenses com o uso contnuo. Elasticidade: a tendncia que os corpos apresentam de retornar forma primitiva ps a aplicao de um esforo.

Esforos Mecnicos
Os materiais de construo esto constantemente submetidos a solicitaes como cargas, peso prprio, ao do vento, entre outros, que chamamos de esforos. Dependendo da forma como os esforos se aplicam a um corpo, recebe uma denominao. Os principais esforos aos quais os materiais podem ser submetidos so:
Compresso: esforo aplicado na mesma direo e sentido contrrio que leva a um encurtamento do objeto na direo em que est aplicado. Trao: esforo aplicado na mesma direo e sentido contrrio que leva o objeto a sofrer um alongamento na direo em que o esforo aplicado. Flexo: esforo que provoca uma deformao na direo perpendicular ao qual e aplicado. Toro: esforo aplicado no sentido da rotao do material. Cisalhamento: esforo que provoca a ruptura por cisalhamento.

Macrodiviso da Edificao

Edificao

Infraestrutura

Supraestrutura

Vedao

Cobertura

Infraestrutura

Infraestrutura

Estacas

Sapatas

Baldrame

Supraestrutura

Supraestrutura

Laje

Pilares

Contraventamento

Vedao

Vedao

Paredes

Portas

Janelas

Cobertura

Cobertura

Telhado

Forro

Equipes = Materiais
Madeira [Marcos 22/08]; Materiais betuminosos (impermeabilizantes, asfalto, etc.) [Flvia 12/09]; Vidro [Daiane 19/09]; Polmeros (PVC, etc.) [Eduardo 26/09]; Cermica (pisos, azulejos, etc.) [Jonathan 03/10]; Tintas, vernizes, solventes, complementos [Fernando 24/10]; Tijolos, telhas, lajotas [Monique 31/10]; Metais (ao, alumnio, etc.) [Fabiano 07/11]; Borracha, isopor e gesso [Antnio 14/11].

Contedo dos Trabalhos


Amostra de cada material (2 pontos); O que ? Como? Quando? Quanto? Onde? Por qu? Condies tcnicas, econmicas e estticas; Caracterizao fsica (dimenses, resistncias); Caracterizao qumica; Normatizao; Variaes; Empregos; Exemplificaes, etc.

Professor ir elaborar 5 questes para serem respondidas em aula por todos os alunos aps cada apresentao.

Exemplo
Tijolo:
Quais os tipos?
6 furos, refratrio, estrutural, vista, macio, de vidro, etc.; Trazer exemplares.

Resistncia mecnica compresso? trao? Ao impacto? Dimenses? Pesos? Etc.; Reage quimicamente? Ensaios? Quais so e o que dizem as NBRs? Normatizao! Onde so usados?
Churrasqueira; parede convencional; parede estrutural; etc.

Como so usados?
Assentamento; ferramentas; etc.

Concreto Armado

Concreto Armado
Concreto um material de construo proveniente da mistura, em proporo adequada, de: aglomerantes, agregados e gua. Tambm frequente o emprego de aditivos e adies.

a) Aglomerantes Os aglomerantes unem os fragmentos de outros materiais. No concreto, em geral se emprega cimento Portland, que por ser um aglomerante hidrulico, reage com a gua e endurece com o tempo.

Concreto Armado
b) Aditivos Os aditivos so produtos que, adicionados em pequena quantidade aos concretos de cimento Portland, modificam algumas propriedades, no sentido de melhorar esses concretos para determinadas condies. Os principais tipos de aditivos so: plastificantes (P), retardadores de pega (R), aceleradores de pega (A), plastificantes retardadores (PR), plastificantes aceleradores (PA), incorporadores de ar (IAR), superplastificantes (SP), superplastificantes retardadores (SPR) e superplastificantes aceleradores (SPA).

Concreto Armado
c) Adies As adies constituem materiais que, em dosagens adequadas, podem ser incorporados aos concretos ou inseridos nos cimentos ainda na fbrica, o que resulta na diversidade de cimentos comerciais. Com a alterao da composio dos cimentos pela incorporao de adies, comum eles passarem a ser denominados aglomerantes. Os exemplos mais comuns de adies so: escria de alto forno, cinza volante, slica ativa de ferro-silcio e metacaulinita.

Concreto Armado
d) Agregados Os agregados so partculas minerais que aumentam o volume da mistura, reduzindo seu custo, alm de contribuir para a estabilidade volumtrica do produto final. Dependendo das dimenses caractersticas , dividem-se em dois grupos: Agregados midos: 0,075mm < < 4,8mm. Exemplo: areias. Agregados grados: 4,8mm. Exemplo: pedras.

Concreto Armado
e) Pasta A pasta resulta das reaes qumicas do cimento com a gua. Quando h gua em excesso, denomina-se nata. f) Argamassa A argamassa provm da mistura de cimento, gua e agregado mido, ou seja, pasta com agregado mido.

Concreto Armado
g) Concreto simples O concreto simples formado por cimento, gua, agregado mido e agregado grado, ou seja, argamassa e agregado grado. No estado endurecido, o concreto apresenta: boa resistncia compresso; baixa resistncia trao; comportamento frgil, isto , rompe com pequenas deformaes. Na maior parte das aplicaes estruturais, para melhorar as caractersticas do concreto, ele usado junto com outros materiais.

Concreto Armado
h) Concreto armado O concreto armado a associao do concreto simples com uma armadura, usualmente constituda por barras de ao. Os dois materiais devem resistir solidariamente aos esforos solicitantes. Essa solidariedade garantida pela aderncia.

Concreto Armado
g) Concreto protendido No concreto armado, a armadura no tem tenses iniciais. Por isso, denominada armadura frouxa ou armadura passiva. No concreto protendido, pelo menos uma parte da armadura tem tenses previamente aplicadas, denominada armadura de protenso ou armadura ativa.

Concreto Armado
h) Argamassa armada A argamassa armada constituda por agregado mido e pasta de cimento, com armadura de fios de ao de pequeno dimetro, formando uma tela. No concreto, a armadura localizada em regies especficas, Na argamassa, ela distribuda por toda a pea.

Concreto Armado
i) Concreto de alto desempenho Um concreto de alto desempenho CAD apresenta caractersticas diferenciadas do concreto tradicional, e deve ser entendido como um material que atende a expectativas para fins pr-determinados, relativos a comportamento estrutural, lanamento, adensamento, esttica e durabilidade frente ao meio ambiente atual e futuro. Como exemplos podem ser citados: Concreto de Alta Resistncia CAR e Concreto Autoadensvel CAA.

Vantagens, Restries, Providncias


Vantagens do concreto armado moldvel, permitindo grande variabilidade de formas e de concepes arquitetnicas. Apresenta boa resistncia maioria dos tipos de solicitao, desde que seja feito um clculo correto e um adequado detalhamento das armaduras. A estrutura monoltica, com trabalho conjunto, se uma pea solicitada. Baixo custo dos materiais gua e agregados, grados e midos. Baixo custo de mo de obra, pois, em geral, a produo de concreto convencional no exige profissionais com elevado nvel de qualificao. Processos construtivos conhecidos e bem difundidos em todo o mundo. Facilidade e rapidez de execuo, principalmente se forem utilizadas peas prmoldadas. O concreto durvel e protege as armaduras contra corroso. Os gastos de manuteno so reduzidos, desde que a estrutura seja bem projetada e adequadamente construda. O concreto pouco permevel gua, quando dosado corretamente e executado em boas condies de plasticidade, adensamento e cura. um material com bom comportamento em situaes de incndio, desde que adequadamente projetado para essas situaes. Possui resistncia significativa a choques e vibraes, efeitos trmicos, atmosfricos e a desgastes mecnicos.

Vantagens, Restries, Providncias


Restries do concreto Retrao e fluncia, Baixa resistncia trao, Pequena ductilidade, Fissurao, Peso prprio elevado, Custo de formas para moldagem, Corroso das armaduras.

Vantagens, Restries, Providncias


Providncias Tanto a retrao quanto a fluncia dependem da estrutura interna do concreto. Portanto, para minimizar seus efeitos, adequada ateno deve ser dada a todas as fases de preparao, desde a escolha dos materiais e da dosagem at o adensamento e a cura do concreto colocado nas frmas. A fluncia depende tambm das foras que atuam na estrutura. Portanto, um programa adequado das fases de carregamento, tanto na fase de projeto quanto durante a construo, pode atenuar os efeitos da fluncia. A baixa resistncia trao pode ser contornada com o uso de adequada armadura, em geral constituda de barras de ao, obtendo-se o concreto armado. Alm de resistncia trao, o ao garante ductilidade e aumenta a resistncia compresso, em relao ao concreto simples. Em peas comprimidas, como nos pilares, os estribos, alm de evitarem a flambagem localizada das barras, podem confinar o concreto, o que tambm aumenta sua ductilidade.

Vantagens, Restries, Providncias


A fissurao pode ser contornada ainda na fase de projeto, com armao adequada e limitao do dimetro das barras e da tenso na armadura. Tambm usual a associao do concreto com pelo menos uma parte de armadura ativa, ou seja, com tenses prvias, formando o concreto protendido. A utilizao de armadura ativa tem como principal finalidade aumentar a resistncia da pea, o que possibilita a execuo de grandes vos ou o uso de sees menores, diminuindo o peso prprio, sendo que tambm se obtm uma melhora do concreto com relao fissurao.

Vantagens, Restries, Providncias


O concreto de alto desempenho CAD apresenta caractersticas melhores do que o concreto tradicional como resistncia mecnica inicial e final elevada, baixa permeabilidade, alta durabilidade, baixa segregao, boa trabalhabilidade, alta aderncia, menor deformabilidade por retrao e fluncia, entre outras. O CAD especialmente apropriado para obras em que a durabilidade condio indispensvel. A alta resistncia uma das maneiras de se conseguir peas de menores dimenses, aliviando o peso prprio das estruturas. Ao concreto tambm podem ser adicionadas fibras, principalmente de ao, que aumentam a ductilidade, a absoro de energia, a durabilidade etc. A padronizao de dimenses, a pr-moldagem e o uso de sistemas construtivos adequados permitem a racionalizao do uso de frmas, levando a economia neste quesito. Outro fator pode contribuir para maior reutilizao de frmas o uso de materiais alternativos, como o plstico.

Vantagens, Restries, Providncias


A argamassa armada adequada para prmoldados leves, de pequena espessura. A corroso da armadura pode ser prevenida com controle da fissurao e com o uso de adequado cobrimento da armadura, cujo valor depende do grau de agressividade do ambiente em que a estrutura for construda.

Aplicaes do Concreto
o material estrutural mais utilizado no mundo. Seu consumo anual da ordem de uma tonelada por habitante. Entre os materiais utilizados pelo homem, o concreto perde apenas para a gua. Algumas aplicaes do concreto so relacionadas a seguir: Edifcios: mesmo que a estrutura principal no seja de concreto, alguns elementos, pelo menos, o sero; Galpes e pisos industriais ou para fins diversos; Obras hidrulicas e de saneamento: barragens, tubos, canais, reservatrios, estaes de tratamento etc.; Rodovias: pavimentao de concreto, pontes, viadutos, passarelas, tneis, galerias, obras de conteno etc.; Estruturas diversas: elementos de cobertura, chamins, torres, postes, moures, dormentes, muros de arrimo, piscinas, silos, cais, fundaes de mquinas etc.

Estruturas de Edifcios
Estrutura a parte resistente da construo e tem as funes de suportar as aes e as transmitir para o solo. Em edifcios, os elementos estruturais principais so: Lajes: so placas que, alm das cargas permanentes, recebem as aes de uso e as transmitem para os apoios; travam os pilares e distribuem as aes horizontais entre os elementos de contraventamento; Vigas: so barras horizontais que delimitam as lajes, suportam paredes e recebem aes das lajes ou de outras vigas e as transmitem para os apoios; Pilares: so barras em geral verticais que recebem as aes das vigas ou das lajes e dos andares superiores as transmitem para os elementos inferiores ou para a fundao; Fundao: so elementos como blocos, lajes, sapatas, vigas, estacas etc., que transferem os esforos para o solo.

Estruturas de Edifcios
Pilares alinhados ligados por vigas formam os prticos, que devem resistir s aes do vento e s outras aes que atuam no edifcio, sendo o mais utilizado sistema de contraventamento. Em edifcios esbeltos, o travamento tambm pode ser feito por prticos treliados, paredes estruturais ou ncleos. Os dois primeiros situam-se, em geral, nas extremidades, e os ncleos, em volta da escada e dos elevadores. Nos andares com lajes e vigas, a unio desses elementos pode ser denominada tabuleiro, andar, piso ou pavimento. Os termos piso e pavimento devem ser evitados, quando puderem ser confundidos com pavimentao.

Propriedades do Concreto
Massa especfica Sero considerados os concretos de massa especfica normal (c), entre 2000 kg/m3 e 2800 kg/m3. Para efeito de clculo, pode-se adotar para o concreto simples o valor 2400 kg/m3, e para o concreto armado, 2500 kg/m3. Quando se conhecer a massa especfica do concreto utilizado, pode-se considerar, para valor da massa especfica do concreto armado, aquela do concreto simples acrescida de 100 kg/m3 a 150 kg/m3.

Propriedades do Concreto
PROPRIEDADES MECNICAS As principais propriedades mecnicas do concreto so: resistncia compresso, resistncia trao e mdulo de elasticidade. Essas propriedades so determinadas a partir de ensaios, executados em condies especficas. Geralmente, os ensaios so realizados para controle da qualidade e atendimento s especificaes.

Propriedades do Concreto
Resistncia compresso A resistncia compresso simples, denominada fc, a caracterstica mecnica mais importante. Para estim-la em um lote de concreto, so moldados e preparados corpos de prova segundo a NBR 5738 Moldagem e cura de corpos-de-prova cilndricos ou prismticos de concreto, os quais so ensaiados de acordo com a NBR 5739 Concreto Ensaio de compresso de corpos-de-prova cilndricos. O corpo de prova padro brasileiro o cilndrico, com 15 cm de dimetro e 30 cm de altura, e a idade de referncia 28 dias. Aps ensaio de um nmero muito grande de corpos de prova, pode ser feito um grfico com os valores obtidos de fc versus a quantidade de corpos de prova relativos a determinado valor de fc, tambm denominada densidade de frequncia. A curva encontrada denomina-se Curva Estatstica de Gauss ou Curva de Distribuio Normal para a resistncia do concreto compresso.

Propriedades do Concreto

Curva de Gauss para a resistncia do concreto compresso

Propriedades do Concreto
Na curva de Gauss encontram-se dois valores de fundamental importncia: resistncia mdia do concreto compresso, fcm; e resistncia caracterstica do concreto compresso, fck. O valor fcm a mdia aritmtica dos valores de fc para o conjunto de corpos de prova ensaiados, e utilizado na determinao da resistncia caracterstica, fck, por meio da frmula: fck = fcm 1,65s

Propriedades do Concreto
O desvio padro s corresponde distncia entre a abscissa de fcm e a do ponto de inflexo da curva (ponto em que ela muda de concavidade). O valor 1,65 corresponde ao quantil de 5 %, ou seja, apenas 5 % dos corpos de prova possuem fc < fck, ou, ainda, 95 % dos corpos de prova possuem fc fck. Portanto, pode-se definir fck como sendo o valor da resistncia que tem 5 % de probabilidade de no ser alcanado, em ensaios de corpos de prova de um determinado lote de concreto. NBR 8953 define as classes de resistncia em funo de fck. Concreto classe C30, por exemplo, corresponde a um concreto com fck = 30 MPa ou 300kgf/cm. Nas obras, devido ao pequeno nmero de corpos de prova ensaiados, calcula-se fck,est, valor estimado da resistncia caracterstica do concreto compresso.

Propriedades do Concreto
Demais ensaios: Mdulo de elasticidade;
Trao direta, compresso diametral e trao na flexo.

Coeficiente de Poisson; Mdulo de elasticidade transversal; Estados mltiplos de tenso.

Estrutura Interna do Concreto


O concreto tem uma estrutura interna altamente complexa e heterognea, sendo esta a dificuldade de sua compreenso. Entretanto, o conhecimento da estrutura e das propriedades individuais dos materiais constituintes e da relao entre eles auxilia a compreenso das propriedades dos vrios tipos de concreto. Por isso o concreto dividido em trs constituintes: pasta de cimento hidratada; agregado, e; zona de transio na interface entre a pasta de cimento e o agregado.

Estrutura Interna do Concreto


A fase agregado a principal responsvel pela massa unitria, pelo mdulo de elasticidade e pela estabilidade dimensional. Essas propriedades do concreto dependem, principalmente, da densidade e da resistncia do agregado, que por sua vez so determinadas mais por suas caractersticas fsicas do que pelas qumicas.

Estrutura Interna do Concreto


A pasta de cimento hidratada resultado das complexas reaes qumica do cimento com a gua. A hidratao do cimento evolui com o tempo, o que resulta em diferentes fases slidas, vrios tipos de vazios e gua em diferentes formas.

As quatro principais fases slidas so: silicato de clcio hidratado (C-S-H), parte resistente da pasta; hidrxido de clcio (CH), parte frgil da pasta; sulfoaluminato de clcio, e; gro de clinquer no hidratado.

Estrutura Interna do Concreto


Os vazios presentes na pasta de cimento hidratada so classificados de acordo com o tamanho: espao interlamelar no C-S-H, que so os menores vazios; vazios capilares, espao entre os componentes slidos da pasta; ar incorporado, que so os maiores vazios, s superados pelos relativos ao ar aprisionado, que ocupam os maiores vazios. A classificao da gua presente na pasta de cimento hidratada baseada no grau de dificuldade ou de facilidade com que pode ser removida. So elas, na ordem crescente de dificuldade de remoo: gua capilar ou gua livre; gua adsorvida; gua interlamelar, e; gua quimicamente combinada.

Estrutura Interna do Concreto


A zona de transio, na interface das partculas grandes de agregado e da pasta de cimento, embora composta pelos mesmos elementos que a pasta de cimento hidratada, apresenta propriedades diferentes da matriz. Esse fato se deve principalmente ao filme de gua formado em torno das partculas de agregado, que alteram a relao gua/cimento nessa regio, formando uma estrutura mais porosa e menos resistente.

Fatores Influenciadores
Tipo e quantidade de cimento; Qualidade da gua e relao gua-cimento; Tipos de agregados, granulometria e relao agregadocimento; Presena de aditivos e adies; Procedimento e durao do processo de mistura; Condies e durao do transporte e do lanamento; Condies de adensamento e de cura; Forma e dimenses dos corpos de prova; Tipo e durao do carregamento; Idade do concreto, umidade, temperatura etc.

Ao
O ao uma liga de ferrocarbono com outros elementos adicionais (silcio, mangans, fsforo, enxofre etc.), resultante da eliminao total ou parcial de elementos inconvenientes que se fazem presentes no produto obtido na primeira reduo do minrio de ferro. O teor de carbono nessa liga varia de 0 a 1,7%. Os aos estruturais para construo civil possuem teores de carbono da ordem de 0,18% a 0,25%. Esse material tem grande aplicao na Engenharia graas s seguintes caractersticas: ductilidade; incombustibilidade; facilidade de ser trabalhado; resistncia a trao, compresso, flexo e toro; resistncia a impacto, abraso e desgaste. Em condies adequadas, apresenta tambm resistncia a variaes de temperatura, intempries e agresses qumicas. Como o concreto simples apresenta pequena resistncia a trao e frgil, altamente conveniente a associao do ao ao concreto, obtendo-se o concreto armado.

Diagrama de Resistncia CA50 6,3mm

Dimetros Nominais

Ao
As caractersticas mecnicas mais importantes para a definio de um ao so o limite elstico, a resistncia e o alongamento na ruptura. Essas caractersticas so determinadas em ensaios de trao. O limite elstico a mxima tenso que o material pode suportar sem que se produzam deformaes plsticas ou remanescentes, alm de certos limites. Resistncia a mxima fora de trao que a barra suporta, dividida pela rea de seo transversal inicial do corpo de prova. Alongamento na ruptura o aumento do comprimento do corpo de prova correspondente ruptura, expresso em porcentagem. Os aos para concreto armado devem obedecer aos requisitos:
Ductilidade e homogeneidade; Valor elevado da relao entre limite de resistncia e limite de escoamento; Soldabilidade; Resistncia razovel a corroso.

You might also like