You are on page 1of 23

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO UFRRJ

EXTRAO SLIDO - LQUIDO


PROCESSO DE SEPARAO MESTRADO EM ENGENHARIA QUMICA

RAIANE GOMES OLIVEIRA

SEROPDICA, RJ 2013

EXTRAO SLIDO - LQUIDO

A extrao slido-lquido ou lixiviao consiste na tcnica de solubilizar constituintes de uma mistura slida, atravs do contato com um solvente lquido. Usualmente o componente desejvel solvel, e o restante do slido insolvel. O soluto depois de extrado, pode ser recuperado da soluo do extrato, numa outra etapa de separao.

APLICAO
Biotecnologia. Processamento de alimentos. Materiais inorgnicos ou Orgnicos.

FATORES QUE INFLUENCIAM A EXTRAO


TAMANHO DAS PARTCULAS O tamanho das partculas influencia a taxa de extrao em um nmero de maneiras. Quanto menor for o tamanho, tanto maior a rea interfacial entre o slido e lquido, e, portanto, maior a taxa de transferncia de material e menor a distncia do soluto deve difundir dentro do slido tal como j foi indicado.

FATORES QUE INFLUENCIAM A EXTRAO


Solvente O lquido escolhido deve ser um bom solvente seletivo e a sua viscosidade deve ser suficientemente baixa para que possa circular livremente

FATORES QUE INFLUENCIAM A EXTRAO


Temperatura Na maioria dos casos, a solubilidade do material a ser extrado ir aumentar com a temperatura, obtendo um aumento da taxa de extrao.

FATORES QUE INFLUENCIAM A EXTRAO


Agitao de fludos

A agitao do solvente importante, porque esta aumenta a difuso turbulenta e, portanto, a transferncia de material a partir da superfcie das partculas para o seio da soluo. Alm disso, agitao de suspenses de partculas finas impede a sedimentao e uma utilizao mais eficaz feita da superfcie interfacial.

TRANSFNCIA DE MASSA
As taxas de transferncia de massa no interior do resduo poroso so de difcil avaliao. Podemos no entanto usar o conceito de uma partcula fina que proporcione uma resistncia transferncia, sendo descrita como: dM/dt = k A (cs c)/ b
Onde:

A: a rea da interface slido-lquido. b : a espessura efetiva da pelcula de lquido que envolve as partculas. c : a concentrao do soluto no seio da soluo no tempo t. Cs: a concentrao da soluo saturada, em contato com as partculas. M: a massa de soluto transferidas no tempo t, e K : o coeficiente de difuso. (e geralmente assumido constante.)

TRANSFERNCIA DE MASSA
Para o processo descontnuo, qual o Volume constante: dM = V dc Dc/dt = k A (Cs- C)/ bV

TRANSFERNCIA DE MASSA

O tempo t necessrio para que a concentrao da soluo aumento a partir de seu valor inicial Co e um valor de C que encontrado por integrao, pressupondo que b e A so constantes.

Se o solvente puro utilizado inicialmente, C0 = 0, e:

PROCESSOS ENVOLVIDOS
Dissolver o constituinte solvel. Separao da soluo, assim formada, a partir do resduo slido insolvel. Lavagem do resduo slido, a fim de desprender matria solvel ou para obter o mximo de material solvel como produto.

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NA EXTRAO


Os equipamentos industriais para a extrao solido-liquido so desenvolvidos tanto para processos em batelada quanto para processos contnuos. O mtodo de contato do slido com o solvente de percolao do solvente atravs de uma cama de slidos ou pela imerso do slido no solvente com agitao da mistura slido-lquido. Quando a imerso usada a operao de multiestgios comum. Com a percolao pode-se utilizar tanto multiestgios quanto contanto diferencial. Um extrator deve ser eficiente para sua aplicao particular e deve agir minimizando a quantidade de solvente usado devido o alto custo do solvente.

EXTRATOR EM BATELADA
Quando os slidos a serem lixiviados esto na forma de finas partculas, menores que 0,1 milmetros de dimetro a lixiviao em batelada convenientemente conduzida em um vaso com agitao. FIG 1 Tanque Pachuca

Fonte: Chemical Engineering, Vol 2, 2002, p. 514

EXTRATOR CONTNUO

Quando a lixiviao precisa ser realizada em larga escala prefervel usar um extrator que pode ser operado com fluxo contnuo de slidos e lquidos. Inmeros aparelhos patenteados esto disponveis comercialmente especialmente para aplicaes na indstria alimentcia. Estes aparelhos diferem principalmente na maneira com que os slidos so transportados e o grau de agitao da mistura dada no equipamento.

EXTRAO CONTNUA

Uma planta de lote simples utilizados para slidos grosseiros constituda por um recipiente cilndrico em que os slidos repousam sobre um suporte perfurado. O solvente pulverizado sobre os slidos, e depois disto a extrao est completa, o resduo escorre. Se o slido contm uma elevada proporo de soluto de tal forma que se desintegra, tratada com um solvente no tanque e a soluo decantada. FIG 2 Tanque de extrao contnua

Fonte: Chemical Engineering, Vol 2, 2002, p. 512

EXTRAO EM LEITOS FIXOS


realizada em um tanque com um fundo perfurado, com a finalidade de suspender o slido e permitir a passagem do solvente. Os slidos so alimentados no vaso, onde so pulverizados com o solvente de modo a reduzir o teor de soluto o mximo possvel e, posteriormente o mesmo esvaziado.

FIG 3 Esquema mostrando extrao em leito fixo

Fonte: Geankoplis, 1998, p. 805 adaptado por JUNIOR J. L. L et al

EXTRATOR DE LEITO MVEL


Os slidos movimentam-se atravs do solvente com baixssima ou nenhuma agitao. Os leitos mveis so largamente empregados na extrao de leos de sementes vegetais como algodo, amendoim e soja.
FIG 4 Extrator de Hildebrandt

Fonte: McCABE et al., 1998 adaptado por JUNIOR J. L. L et

EXTRAO DE SLIDOS DISPERSOS


Os slidos que formam camadas impermeveis, antes ou depois da lixiviao, so tratados dispersando-os no solvente, por agitao mecnica no tanque ou no misturador de fluxo. O resduo aps a extrao ento, separado da soluo sendo por sedimentao ou filtrao. Pequenas quantidades podem ser extradas, deste modo, num recipiente simples com agitador, com uma sada no fundo para o resduo sedimentado.

EXTRAO CONTNUA EM CONTRACORRENTE


Lixiviao contnua em contracorrente consiste de uma srie de unidades em cada uma das quais o slido da unidade anterior misturado como lquido da unidade seguinte e possvel a sedimentao da mistura. O slido , ento, transferido para a unidade seguinte e o lquido para a unidade anterior. medida que o lquido flui de unidade para unidade, torna-se enriquecido no soluto, e medida que o slido flui de unidade para unidade, na direo reversa, ele torna-se empobrecido de soluto. O slido descarregado na extremidade do sistema est bem extrado, e a soluo, saindo na outra extremidade, concentrada de soluto.

ESTGIOS IDEAIS DE EXTRAO EM CONTRACORRENTE


O funcionamento eficiente de um sistema em contracorrente pode ser analisado comparando-se uma linha de equilbrio e uma linha de operao, estas linhas podem ser retas ou curvas, variando conforme o mtodo utilizado. FIG 5 Estgios de extrao em contracorrente

Fonte: McCABE et al., 1998 adaptado por JUNIOR J. L. L et al 2011.

Nomenclatura: V taxa de soluo [kg de soluo/tempo ou kg de soluto puro/tempo] L taxa de soluo ou soluto retido [kg de soluo/tempo ou kg de soluto puro/tempo] ya frao molar de soluto na soluo que sai ou em Va yb frao molar de soluto na soluo ou solvente extrator que entra ou em V b xa frao molar de soluto na soluo entrada ou em L a xb frao molar de soluto na soluo retida esgotada que sai ou em L b

ESTGIOS IDEAIS DE EXTRAO EM CONTRACORRENTE


Exemplos:

REFERNCIAS

J. F. RICHARDSON et al Chemical Engineering :Particle Technology and Separation Processes, E. Fifth V 2, cap. 10, 2002. JUNIOR J. L. L et al Lixiviao, Destilao, adsoro e absoro, Universidade Federal do Pampa Campus Bag- Bag Rio Grande do Sul, 2011.

OBRIGADA!

You might also like