You are on page 1of 13

Gerador Eltrico

Gerador dispositivo com funo de transformar ou transferir energia. Transforma qualquer tipo de energia em energia eltrica. Exemplos: Usina hidreltrica, usina termoeltrica, pilhas, baterias etc.

Na realidade, o gerador no gera energia eltrica, apenas transforma qualquer tipo de energia em energia eltrica. O gerador fornece energia s cargas livres de um condutor, movimentando-as, mantendo assim uma diferena de potencial entre dois pontos quaisquer desse condutor.

No smbolo de um gerador o trao maior indica um plo positivo e o menor, o plo negativo. Quando se mede a tenso eltrica entre os plos do gerador, obtm-se uma grandeza denominada fora eletromotriz (fem), representada por E. Gerador Real e Gerador Ideal

A corrente eltrica no interior do gerador no espontnea, mas forada. Assim, ela percorre o gerador no sentido do menor para o maior potencial, ou seja, entra pelo plo negativo e sai pelo positivo.

Potncias de um gerador O gerador no cria energia eltrica, ele apenas transforma qualquer tipo de energia em energia eltrica e as fornece s cargas eltricas que o atravessam. Mas, durante a passagem das cargas eltricas pelo interior do gerador, ocorrem perdas energticas. Assim, esquematicamente tem-se:

Potg

GERADOR
Potd

Pot

Onde Potg representa a potncia total gerada (recebida de forma no eltrica), Potd a potncia dissipada ou perdida no interior do gerador e Pot a potncia lanada pelo gerador ao meio exterior.

Potg = E . i Potd = r . i2 Pot = U . i

Rendimento eltrico do gerador

Equao do gerador

Potg = Pot + Potd E.i = U.i + r.i2 E = U + r.i

U = E r.i

Exemplos
1 Um gerador eltrico tem potncia de 0,6kW quando percorrido por uma corrente de 50 A. Qual sua fora eletromotriz? Resoluo:
Dados: i = 50 A / P = 0,6 kW = 600 W P = E.i 600 = E.50 E = 12 V 2 Quando uma bateria est em circuito aberto, um voltmetro ligado em seus terminais marca 12 V. Quando a bateria est fornecendo energia a um resistor R, estabelece no circuito uma corrente de 1 A e o voltmetro registra 10 V nos terminais da bateria. Determine a fem e a resistncia interna da bateria.

Resoluo:
Circuito aberto E = U E = 12 V Circuito fechado U = E r.i 10 = 12 r.1 r = 2

Curva caracterstica do gerador

Exemplos
1 O funcionamento de uma bateria eltrica pode ser descrito pelo grfico U x i a seguir, onde U a diferena de potencial entre os terminais da bateria quando a mesma atravessada pela corrente eltrica i. Determine os valores da fem da bateria e de sua resistncia interna, bem como o valor da corrente para a qual a bateria estar em curto circuito. Justifique suas respostas.

Resoluo: Dados do grfico: icc = 60 A / E = 15 V icc = E/r 60 = 15/r r = 0,25

2 Ao adquirir um gerador, voc observa na sua plaqueta de especificaes a seguinte inscrio: potncia mxima igual a 300 W e corrente de curto circuito igual a 20 A. Qual o valor da fem desse gerador? Resoluo: Dados: Potmax = 300 W / i = 20 A Pmx = E.i 300 = E.20 E = 15 V 3 Uma bateria de automvel tem fem de 12 V e resistncia interna 0,5 . Determine a mxima intensidade de corrente eltrica que se pode obter dessa bateria. Resoluo: Dados: E = 12 V / r = 0,5 imax = icc = E/r imax = 12/0,5 imax = 24 A Exerccios: Pag. 206 do P193 ao P199

Potncia til mxima fornecida pelo gerador

Sendo a parbola uma figura simtrica, a potncia ser mxima quando imx = icc/2 = E/2r Umx = E/2 Pmx = Umx.imx = (E/2).(E/2r) Pmx = E2 / 4r

Se o gerador estiver ligado a uma associao de resistores de


resistncia equivalente Req a potncia mxima fornecida essa associao ser: Umx = Req.imx E/2 = Req.(E/2r) r = Req

Rendimento () do gerador quando a potncia mxima:


= Umx/E =(E/2)/E = 0,5 quando a potncia mxima, o rendimento de 50%.

Exemplos
1 - (PUC) O grfico mostra a potncia lanada por um gerador num circuito eltrico. Dentre as alternativas existe uma que no verdadeira. Assinale-a: a) A fora eletromotriz do gerador 20 V. b) a corrente de curto circuito no gerador de 10 A. c) A resistncia interna do gerador de 2 . d) O gerador pode estar ligado a um circuito constitudo por resistores cuja resistncia equivalente vale 2 . e) Quando a corrente de 10 A, a potncia til mxima. Resoluo: a) Quando Pmx = 50 W, imx = 5 A Pmx = Umx.imax 50 = Umx.5 Umx = 10 V Umx = E/2 10 = E/2 E = 20 V (verdadeira)

b) imx = icc /2 5 = icc /2 icc = 10 A (verdadeira) c) Icc = E/r 10 = 20/r r = 2 (verdadeira) d) Quando P mxima Req = r = 2 (verdadeira) e) Potncia mxima quando i = 5 A (falsa) Alternativa e 2 - (UFMT) Ao adquirir um gerador, voc observa na sua plaqueta de especificaes a seguinte inscrio: potncia mxima igual a 300 W e corrente de curto circuito igual a 20 A. Qual o valor da fem desse gerador?

Resoluo:
imx = icc/2 = 20/2 = 10 A Pmx = Umx.imx 300 = Umx . 10 Umx = 30 V Umx = E/2 30 = E/2 E = 60 V

You might also like