You are on page 1of 23

A OBRA DE ARTE NA ERA DE SUA REPRODUTIBILIDADE TCNICA Walter Benjamin

Quando Marx empreendeu a anlise do modo de produo capitalista, este modo de produo estava ainda nos seus primrdios. [...]

Tendo em vista que a superestrutura se modifica mais lentamente que a base econmica, as mudanas ocorridas nas condies de produo precisaram mais de meio sculo para refletir-se em todos os setores da cultura. S hoje podemos indicar de que forma isso se deu. Tais indicaes devem por sua vez comportar alguns prognsticos. Mas esses prognsticos no se referem a teses sobre a arte de proletariado depois da tomada do poder, e muito menos na fase da sociedade sem classes, e sim a teses sobre as tendncias evolutivas da arte, nas atuais condies produtivas. A dialtica dessas tendncias no menos visvel na superestrutura que na economia. Seria, portanto, falso subestimar o valor dessas teses para o combate poltico. Elas pem de lado numerosos conceitos tradicionais - como criatividade e gnio, validade eterna e estilo, forma e contedo - cuja aplicao incontrolada, e no momento dificilmente controlvel, conduz elaborao dos dados num sentido fascista. Os conceitos seguintes, novos na teoria da arte distinguem-se dos outros pela circunstncia de no serem de modo algum apropriveis pelo fascismo. Em compensao, podem ser utilizados para a formulao de exigncias revolucionrias na poltica artstica.

REPRODUTIBILIDADE TCNICA

A obra de arte sempre foi reprodutvel, mas reproduo tcnica representa um fenmeno novo, que vem se desenvolvendo no curso da histria por etapas sucessivas, separadas por longos intervalos, mas com intensidade crescente. (p.166) Tcnicas de reproduo: a xilogravura (predominantemente, na Idade Mdia); a reproduo tcnica da literatura a partir da prensa de Gutenberg; a litografia, na qual a tcnica de reproduo ganhou um enorme impulso. A mais marcante de todas as tcnicas de reproduo, entretanto, foi a fotografia; pela primeira vez no processo de reproduo da imagem, a mo foi liberada das responsabilidades artsticas mais importantes, que agora cabiam unicamente ao olho. Como o olho apreende mais depressa do que a mo desenha, o processo de reproduo das imagens experimentou uma acelerao que comeou a se situar no mesmo nvel da palavra oral. (p.167). A reproduo tcnica do som (iniciada no final do sc. XIX): a reproduo tcnica atingiu tal padro de qualidade que ela podia no apenas transformar as obras de arte tradicionais em seus objetos, submetendo-as a transformaes profundas, como tambm conquistar um lugar prprio entre os procedimentos artsticos. Para estudar esse padro, Benjamin prope examinar como suas duas funes (a reproduo da obra de arte e a arte cinematogrfica) repercutem uma sobre a outra.

AUTENTICIDADE

Mesmo na reproduo mais perfeita, um elemento est ausente: o aqui e agora da obra de arte, sua existncia nica em que se desdobra a histria da obra, que compreende no apenas as transformaes que ela sofreu, com a passagem do tempo, em sua estrutura fsica, como as relaes de propriedade em que ela ingressou. (p.167) A esfera da autenticidade, como um todo, escapa a reprodutibilidade tcnica, e naturalmente no apenas tcnica. Mas, enquanto o autntico preserva sua autoridade em relao reproduo manual (geralmente considerada falsificao), isso no ocorre com a reproduo tcnica, por duas razes: (p.168)

I) Relativamente ao original, a reproduo tcnica tem mais autonomia que a reproduo manual a fotografia pode acentuar certos aspectos do original, acessveis objetiva; a cmera [filmadora] pode fixar imagens que fogem tica natural. II)A reproduo tcnica pode colocar a cpia do original em situaes impossveis ao prprio original pode aproximar a obra (antes afastada) dos indivduos, seja sob a forma da fotografia, seja do disco. A catedral abandona seu lugar para instalar-se no estdio de um amador; o coro, executado numa sala ou ao ar livre, pode ser ouvido num quarto Esse fenmeno afeta a obra de arte em um ncleo especialmente sensvel que no existe num objeto da natureza: sua autenticidade.

O conceito de aura de aura permite resumir essas caractersticas: o que se atrofia na era da reprodutibilidade tcnica da obra de arte sua aura. (p.168) Esse processo sintomtico, e sua significao vai muito alm da esfera da arte. A tcnica da reproduo destaca o objeto reproduzido do domnio da tradio. Ao multiplicar a reproduo, substitui a existncia nica da obra por uma existncia serial; ao permitir que a reproduo v ao encontro do espectador, em todas as situaes, ela atualiza o objeto reproduzido. (p.169)

Esses dois processos resultam num violento abalo da tradio, que constitui o reverso da crise atual e a renovao da humanidade e se relacionam com os movimentos de massa contemporneos [ escrita do texto]. O cinema o agente mais poderoso desse abalo da tradio.

DESTRUIO DA AURA

A aura uma figura singular, composta de elementos espaciais e temporais: a apario nica de uma coisa distante por mais perto que ela esteja. (p.170) Fatores sociais especficos que condicionam o declnio atual da aura: a) fazer as coisas ficarem mais prximas (a necessidade que as massas modernas tm de possuir o objeto, to perto quanto possvel); b) tendncia a superar o carter nico de todos os fatos atravs da sua reprodutibilidade.

Retirar o objeto do seu invlucro, destruir sua aura, a caracterstica de uma forma de percepo cuja capacidade de captar o semelhante no mundo to aguda que, graas reproduo, ela consegue capt-lo at no fenmeno nico.

RITUAL E POLTICA

A forma mais primitiva de insero da obra de arte no contexto da tradio se exprimia no culto. As mais antigas obras de arte surgiram a servio de um ritual, inicialmente mgico, e depois religioso (p.171) Uma antiga esttua de Vnus, por exemplo, estava inscrita numa certa tradio entre os gregos (que faziam dela um objeto de culto), e em outra tradio na Idade Mdia (quando os doutores da Igreja viam nela um dolo malfazejo). O que era comum s duas tradies, contudo, era a unicidade da obra ou, em outras palavras, sua aura. O valor nico da obra de arte autntica tem sempre um fundamento teolgico, por mais remoto que seja: ele pode ser reconhecido, como ritual secularizado, mesmo nas formas mais profanas do culto do Belo. Com a fotografia (primeira tcnica de reproduo revolucionria), contempornea do incio do socialismo, a arte pressentiu a proximidade de uma crise, que se aprofundou nos cem anos seguintes. A reao foi a doutrina da arte pela arte (no fundo uma teologia da arte), que rejeita toda funo social e qualquer determinao objetiva.

Com a reprodutibilidade tcnica, a obra de arte se emancipa, pela primeira vez na histria, de sua existncia parasitria, destacando-se do ritual: a obra de arte reproduzida cada vez mais a reproduo de uma obra de arte criada para ser reproduzida. a) A chapa fotogrfica, por exemplo, permite uma grande variedade de cpias; a questo da autenticidade das cpias no tem nenhum sentido. - No momento em que o critrio da autenticidade deixa de se aplicar produo artstica, toda a funo social da arte se transforma. (p.171) Em vez de fundar-se no ritual, ela passa a fundar-se em outra prxis: a poltica. (p.172) b) Nas obras cinematogrficas, a reprodutibilidade tcnica do produto tem seu fundamento imediato na tcnica de sua produo. Esta torna obrigatria a difuso em massa da obra cinematogrfica a produo de um filme to cara que um consumidor, que poderia, por exemplo, pagar um quadro, no pode mais pagar um filme. Alm disso, o filme uma criao da coletividade .

Com a reprodutibilidade tcnica, a obra de arte se emancipa, pela primeira vez na histria, de sua existncia parasitria, destacando-se do ritual: a obra de arte reproduzida cada vez mais a reproduo de uma obra de arte criada para ser reproduzida. a) A chapa fotogrfica, por exemplo, permite uma grande variedade de cpias; a questo da autenticidade das cpias no tem nenhum sentido. - No momento em que o critrio da autenticidade deixa de se aplicar produo artstica, toda a funo social da arte se transforma. (p.171) Em vez de fundar-se no ritual, ela passa a fundar-se em outra prxis: a poltica. (p.172) b) Nas obras cinematogrficas, a reprodutibilidade tcnica do produto tem seu fundamento imediato na tcnica de sua produo. Esta torna obrigatria a difuso em massa da obra cinematogrfica a produo de um filme to cara que um consumidor, que poderia, por exemplo, pagar um quadro, no pode mais pagar um filme. Alm disso, o filme uma criao da coletividade .

VALOR DE CULTO E VALOR DE EXPOSIO

Seria possvel reconstituir a histria da arte a partir do confronto de dois plos, no interior da prpria obra de arte (o valor de culto da obra e seu valor de exposio), e ver o contedo dessa histria na variao do peso conferido seja a um plo, seja a outro. (p.173) O valor de culto quase obriga a manter secretas as obras de arte: certas esttuas divinas somente so acessveis ao sumo sacerdote, na cella, certas madonas permanecem cobertas quase o ano inteiro, certas esculturas em catedrais da Idade Mdia so invisveis, do solo, para o observador. medida que as obras de arte se emancipam do seu uso ritual, aumentam as ocasies para que elas sejam expostas. A exponibilidade de uma obra de arte cresceu em tal escala, com os vrios mtodos de sua reprodutibilidade tcnica, que a mudana de nfase de um plo para outro corresponde a uma mudana qualitativa comparvel que ocorreu na pr-histria

FOTOGRAFIA

Com a fotografia, o valor de culto comea a recuar, em todas as frentes, diante do valor de exposio. Mas o valor de culto no se entrega sem oferecer resistncia. Sua ltima trincheira o rosto humano. No por acaso que o retrato era o principal tema das primeiras fotografias. O refgio derradeiro valor de culto foi o culto da saudade, consagrada aos amo ausentes ou defuntos. (p.174) Mas quando o homem se retira da fotografia, o valor de exposio supera, a primeira vez o valor de culto.

VALOR DE ETERNIDADE

Os gregos foram obrigados, pelo estgio sua tcnica (s conheciam dois processos tcnicos de reproduo de obras: o molde e a cunhagem) a produzir valores eternos. Devem a isso o seu lugar privilegiado na histria da arte e sua capacidade de marcar toda a evoluo artstica posterior. (p.175)

Com o cinema, a obra de arte adquiriu um atributo decisivo, que os gregos no aceitariam ou considerariam o menos essencial: a perfectibilidade. O filme acabado no produzido de um s jato; montado a partir de imagens isoladas e de seqncias de imagens entre as quais o montador exerce seu direito de escolha. O filme a mais perfectvel das obras de arte. A prova de que isso se relaciona com a renncia radical aos valores eternos que, para os gregos, a mais alta das artes era a menos perfectvel, a escultura.

You might also like