You are on page 1of 26

Variaes Lingsticas

Professora Isabel Oliveira

A lngua faz parte do aparelho comunicativo e esttico da sociedade que a prpria lngua define e individualiza."

(Leonor Buescu)

Variedade Lingstica do nosso portugus


1. Variao e norma; 2.Variedades do Portugus: - Variedades geogrficas; - Variedades scio-culturais; - Variedades situacionais/ estilsticas. 3. Emprstimos lingsticos.

1. Variao e Norma
As lnguas naturais so sistemas dinmicos e extremamente sensveis a fatores como (entre outros) a regio geogrfica, o sexo, a idade, a classe social dos falantes e o grau de formalidade do contexto.

2.Variedades do Portugus

Precisamos

estar atentos aos conceitos de certo e errado no que se refere lngua.

O preconceito lingustico inibe os

processos comunicativos.

Preconceito lingustico
Todas

variedades constituem sistemas lingusticos perfeitamente adequados para a expresso comunicativa e cognitiva dos falantes.

as

O preconceito lingustico uma forma

de discriminao que enfaticamente combatida.

deve

ser

Que importa que uns falem mole Descansado Que os cariocas arranhem os erres na garganta Que os capixabas escancarem As vogais? Que quem tem quinhentos ris meridional Vira tostes do Rio pro Norte? Juntos formamos este assombroso De misrias e grandezas, Brasil, nome de vegetal ...
Mrio de Andrade

2.1 Variedades Geogrficas


Variaes entre as formas que a lngua portuguesa assume nas diferentes regies em que falada. Falares regionais / dialetos:

Linguagem urbana/ rural. (o falar caipira)

Variantes Regionais
Sotaques e expresses

tpicas de cada regio do pas.


bombacha penal estojo vina carta salsicha

farol
sinaleiro carteira

2.2 Variedades Scio-culturais


Variedades devidas ao falante/ grupos

culturais: - O jargo; - A gria.

O jargo
Linguagem

tcnica utilizada por profissionais de uma especialidade em comum. Logo, empregada por um grupo restrito e, muitas vezes, inacessvel a outros falantes da lngua. Ex1: Sutura, traqueostomia, cefalia, prescrio, profilaxia = jargo dos mdicos. Ex2: Variaes diafsicas, anlises diacrnica e sincrnica, metafonia = jargo dos professores de Portugus.

A gria
Linguagem utilizada, predominantemente, por

jovens. Tambm funciona como um meio de excluso dos indivduos externos a esse grupo.

2.3 Variedades Situacionais


A linguagem varia de acordo com a situao em que ela empregada.

Em Situaes formais:
Uma palestra feita para uma platia

sobre matria cientfica;


Uma solenidade de formatura; Uma

carta autoridade.

endereada

uma

Em Situaes informais:
Em uma reunio familiar;
Em conversa com colegas e amigos; Em um bate-papo informal.

2.4 Variedades Temporais


Quando Boorz partiu da abadia, uma voz lhe disse que fosse ao mar, ca Percival o atendia ali. Ele se pertiu ende, assi como o conto j h devisado. E quando chegou a riba do mar, a fremosa nave, coberta de um eixamente branco aportou, e Boorz desceu e encomendou-se a Nostro Senhor,e entrou e deixou seu cavalo fora. E tanto que entrou, viu que a nave se partiu tam toste de riba, como se voasse. E catou pela nave e nom viu rem, que a noite era mui escura; e acostouse ao bordo e rogou a Nostro Senhor que a guiasse tal lugar u sua alma podesse salber.
(Trecho da Demanda do santo Graal, traduzido para o portugus do sc. XIII)

Variantes de poca
telephone deposito domestico escriptorio villa unico

3. Emprstimos Lingsticos
O emprstimo lingustico ocorre quando

uma lngua integra uma palavra existente em outra lngua, sendo que a palavra no sofre grandes alteraes e mantm o mesmo sentido. As palavras tomadas como emprstimo so igualmente denominadas emprstimos.

Exemplos de Emprstimos Lingsticos


INFLUNCIA
Alemo rabe

EXEMPLOS DE ESTRANGEIRISMOS
Gs, nquel. Algodo(al-qu Tun);

Dialetos africanos Acaraj, dend, fub, quilombo, moleque, caula... Espanhol Francs Ingls Italiano Tupi Bolero, castanhola... Palet, bon, matin, abat-jour (abajur), bton (batom), cabaret (cabar), mai... Show, software, hamburger, deletar... Macarro, piano, soneto, bandido, ria, camarim, partitura, lasanha... Nomes de animais e plantas: tatu, arara, jibia, maracuj... Nomes de lugares: Ipanema, Copacabana... Nomes de pessoas: Ubirajara, Iracema.. caju,

Palavras de origem estrangeira


O uso de palavras de origem estrangeira em portugus denominado estrangeirismo: galicismo do francs, anglicismo do ingls, latinismo do latim, etc. Tal uso considerado de mau tom por certos eruditos da lngua; no entanto, tal posio no reflete a dinmica da formao do prprio portugus, que tal como todas as outras lnguas europeias, teve a sua origem e continua hoje a transformar-se com a mistura e o contato entre diversas lnguas.

Lngua Falada x Lngua Escrita


As diferenas entre os dois cdigos no podem ser ignoradas por quem se dispe a se comunicar de forma satisfatria. O domnio da lngua falada, aparentemente mais fcil, ganha complexidade quando se trata do emprego da variedade formal: necessrio aprender o registro da lngua falada mais adequado a situaes de formalidade. O uso do cdigo escrito, entretanto, o que costuma produzir maiores obstculos.

Variaes de Estilo
Estilo formal - apresenta grau de reflexo sobre o

que diz. na linguagem escrita, em geral, que o grau de formalidade mais tenso. O que est acontecendo com os polticos uma fragmentao
dos objetivos sociais... ou seja ... eles perdem a noo do todo e se concentra nas partes relevantes.

Estilo

informal (ou coloquial) se fala sem preocupao, o grau de reflexo mnimo. na linguagem oral , ntima e familiar que esse estilo melhor se manifesta. ... Tem dias que minha voz no sai... T assim meio taquara
rachada...

Modalidades de Uso ou registro lingustico:


Modalidade Registro Formal Tipo Comum; Sofisticado. Descontrado; coloquial; Ultradescontrado.

Registro Informal

Para no esquecer:
A lngua a identidade de um povo. Preserve-a! Um abrao!

You might also like