You are on page 1of 21

Moagem Reduo de Tamanho

Moagem tradicional do fub de milho Angola

Moagem (Reduo de tamanho) A moagem uma operao unitria de reduo de tamanho, em que o tamanho mdio dos slidos reduzido pela aplicao de foras. As indstrias que trabalham com material slido, geralmente, necessitam dividi-los a fim de que satisfaam certas especificaes de granulometria ou para que possam ser convenientemente empregados nos processos a que devem ser submetidos. As razes para reduo de tamanho podem ser: 1) Aumentar rea externa (superfcie de contato relao superfcie/volume) para aumentar a velocidade de processamento do slido. Exemplos: moagem de cristais para facilitar a sua dissoluo, o britamento e a moagem de combustveis slidos para facilitar a queima, moagem de sementes oleaginosas para acelerar a extrao por solvente. 2) Uniformidade do tamanho das partculas do produto. Exemplos: talco, meio de cultura, levedura utilizada no processo de cerveja. 3) Promover a mistura ntima entre dois slidos (o objetivo mais importante), auxiliando na homogeneizao de produtos em p ou na solubilizao dos mesmos. Exemplos: produtos farmacuticos em p, elaborao de sopas e misturas doces.

Em alguns casos, a moagem no tem como objetivo a reduo do tamanho de partculas. A moagem de cana para fabricao de aguardente, por exemplo, tem a finalidade de extrair o caldo da cana.
Mecanismo de Fragmentao Os slidos podem sofrer reduo de tamanho atravs de vrias maneiras, porm apenas quatro so utilizadas industrialmente. So elas:

Compresso (compactao, esmagamento)


Impacto (choque) Atrito superficial (esfregar) Corte (cisalhamento agudo) Geralmente a reduo de tamanho em uma industria exige uma combinao destas operaes em uma certa seqncia .

Operao de Moagem A moagem pode ser realizada a seco ou a mido. A moagem a seco realizada quando o teor de umidade do material no ultrapassa a 4% em peso. A moagem a mido mais vantajosa, pois: a) Economiza 25% de energia; b) O controle de ps mais perfeito; c) A classificao do material na sada da operao mais simples;

d) As foras de atrao entre as partculas diminuem, impedindo a aglomerao das partculas.

Quanto ao tipo de operao a moagem pode ser realizada de forma: a) Descontnua (batelada): carrega-se o equipamento e procedese a moagem. Aps o trmino da operao (tempo), para-se o equipamento e realiza-se a descarga do mesmo. b) Contnua: o carregamento e a retirada do produto so realizados com o equipamento em operao. Neste tipo de operao tem-se ainda: b.1) Circuito aberto: o material alimentado ao equipamento e passa uma nica vez pela mquina, sendo retirado do circuito aps a moagem. b.2) Circuito fechado: o produto bruto passa por uma separao; os gros finos constituem o produto os gros grossos retornam ao equipamento para outra moagem. Neste tipo de operao o custo inicial mais elevado, mas o consumo de energia por tonelada de produto menor e evita-se a produo de quantidade exagerada de finos, minimizando a poluio e a perda de material processado.

Caractersticas gerais dos equipamentos Alm dos detalhes construtivos especficos de cada tipo de operao, todo equipamento deve apresentar as seguintes caractersticas:

a) Permitir o afastamento rpido do slido fragmentado da superfcie de trabalho. Os finos que se produzem na moagem, se permanecerem junto a superfcie de trabalho funcionam como amortecedores do contato com as novas partculas a serem modas. A descarga rpida do material modo pode ser feita por meio de gua, ar comprimido ou por fora centrfuga.
b) Segurana: os britadores podem expelir partculas com grande energia durante a operao e, tambm, os moinhos podem provocar a queima ou exploso do material em decorrncia do aquecimento excessivo ou acmulo de p fino durante a moagem. Somente uma operao bem conduzida poder evitar estes problemas.

Classificao dos equipamentos A classificao feita a partir do tamanho das partculas da alimentao e do produto. As mquinas que efetuam fragmentao grosseira so chamadas britadores e as que do produtos finos so chamados moinhos. Equipamentos: - Britadores: grande para mdio; - Trituradores: para graus mdios de diviso; - Moinhos: reduzir mdios a p.

Principais tipos de equipamentos usados para reduo de tamanho a) Britadores (partculas grossas e finas) 1. Britador de mandbula 2. Triturador giratrio 3. Moinho de rolos b) Trituradores (tamanho intermedirio e fino) 1. Moinho de martelos 2. Moinho de rolos 3. Moinhos de discos 4. Moinho de bolas c) Trituradores Ultrafinos 1. Moinho de bolas com classificao interna 2. Trituradores que usam fluidos auxiliares 3. Moinhos giratrios d) Trituradores de corte 1. Moinho de facas 2. Escova de pinos

Tipos de equipamentos
Britador de mandbulas Sua principal aplicao em materiais duros e abrasivos. um equipamento adequado quebra inicial de rochas e/ou minrios. Muitas vezes o material alimenta outros moinhos na busca de granulometrias menores. O britador de mandbulas atende vrias necessidades - desde rochas duras e abrasivas at vrios materiais de reciclagem. Os britadores de mandbulas possuem vantagens e desvantagens, como mostrado na tabela abaixo:

Vantagens

Desvantagem

Possuem uma grande capacidade de trabalho


Mecnica simples, facilitando a operao (no ocorre entupimento)

Produto ao sair do britador no possui grande uniformidade.

Custo de manuteno baixo, devido sua mecnica simplificada


Baixo consumo de energia

Funcionamento bsico: O britador de mandbulas possui uma mandbula mvel e outra fixa, a mvel se movimenta em direo a sem movimento causando a britagem. Este movimento possvel atravs de um motor que integra o equipamento.

Empresa Shanghai Zenith

Corte de um britador mandbulas de dois eixos

de

Moinho de Rolos Ideais para misturar dispersar, homogeneizar e reduzir partculas, fornece um produto de textura mais uniforme. Dois ou mais cilindros pesados giram em direes contrrias, a velocidades iguais ou diferentes. Partculas na alimentao so submetidas a foras de compresso. A distncia entre os rolos, que giram em sentidos opostos, regulvel e deve ser ajustada s condies da matria prima.

Moinho de martelos Este tipo de moinho utilizado para fragmentar materiais frgeis no abrasivos. Utiliza-se igualmente para materiais fribosos, como milho, soja e caf, pois uma parte da ao de fragmentao por corte. Os maiores servem para trabalho pesado como britamento de carvo, calcreo, barita, cal, xisto e osso em pedaos de 20 a 50 cm. Funcionamento bsico: Um rotor de alta velocidade gira no interior de uma capa cilndrica. No exterior do rotor acoplada uma srie de martelos nos pontos de articulao. O material se rompe pelo impacto dos martelos e se pulveriza ao passar por uma esteira na abertura entre os martelos e a capa. Os martelos danificados ou desgastados podem ser substitudos com facilidade. A moagem feita predominantemente por impacto do material com os martelos e com as placas de britamento, mas o corte e o atrito tambm so importantes. Variaes: os martelos podem ser substitudos por cortadores desintegrador de facas rotativas (usado para processamento de frutas).

A carga feita pela parte superior e o produto sai pelo fundo onde h barras que formam uma grelha. Nos modelos menores as barras so substitudas por uma placa metlica perfurada.

Moinho de bolas H diversas variantes, razo pela qual costuma-se usar as vezes a denominao geral de moinhos de queda para englobar todos os modelos. um dos poucos equipamentos desta rea que pode trabalhar tanto em meio seco como mido. um aparelho prprio para moagem ultrafina Velocidade de operao Se a rotao for muito baixa, as bolas apenas rolam no interior do moinho e a ao de moagem bastante reduzida. A medida que a velocidade aumenta, as bolas so levadas at posies cada vez mais elevadas e a ao de moagem torna-se mais intensa. Porm, h uma rotao crtica do tambor a partir da qual as bolas comeam a centrifugar e ento a ao de moagem cai a valores bastante baixos. As bolas normalmente so feitas de cermica ou de ao e ocupam entre 30% e 50% do volume do moinho.

Funcionamento bsico: Uma capa cilndrica, que gira em um eixo horizontal, carregada com bolas de ao ou porcelana. A reduo de tamanho feita pela ao do impacto e da frico das bolar ao girar o moinho.

Operao em batelada

Uso laboratorial Volume de 21 L

Moinho de bolas utilizado na moagem do minrio de cobre.

Operao contnua

Moinho de almofariz Utilizados em escala laboratorial no preparo de amostras para anlises e indstria farmacutica. So usados para triturar, misturar e homogeneizar por meio de presso e atrito. Funcionamento bsico: O material a moer conduzido por uma raspadeira no almofariz em rotao entre a parede deste e a mo. Essa conduo forada assegura que todo o material introduzido seja continuamente submetido ao processo de moagem e atrito, sendo intensamente misturado. A posio da mo excntrica em relao ao almofariz, girando automaticamente em razo do contato com o almofariz em rotao e o material modo. A presso necessria moagem proporcionada pelo prprio peso da mo e a presso ajustvel de uma mola que atua sobre o eixo da mo.

Moinho de Discos Funcionamento bsico: O material introduzido atravs do funil alimentador no compartimento de moagem sendo conduzido centralizadamente por entre dois discos moedores em posio vertical. Um disco mvel gira contra um fixo e arrasta o material. Os efeitos de triturao desejados decorrem de esforos de presso e atrito. O denteamento progressivo dos discos moedores proporciona uma ruptura inicial do material, que ento conduzido por meio de fora centrfuga para o segmento exterior dos discos, onde se d a triturao fina. A amostra moda sai pela fenda de moagem e recolhida num vaso coletor.

You might also like